Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
GCésar
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Jun 2013, 09:06
Localização: Taguatinga
Contato:

Vampy escreveu:Fala galera!

Há umas semanas minha Virago 250 estava apagando e depois de um tempo funcionava de novo. Andava mais uns 10 minutos e ela apagava de novo. Troquei o retificador e a bateria e o estator estava bom. Agora percebi que o meu farol alto no "Low" está igual o farol baixo. O farol normal não funciona, só o baixo e o alto em "High". Será que isso pode ter acontecido por eu ter andado com o retificador queimado e a bateria zoada? Agora que eu troquei o retificador e a bateria fico pensando se o problema era mesmo o retificador, já que estou apenas com o farol baixo e o mais alto agora.
Vai dar algum problema na elétrica se eu andar com o farol médio queimado?
Pensei em trocar a lâmpada, mas não sei como funciona o farol baixo, o médio e o alto, já que quando eu ligo o alto, a lâmpada funciona normalmente. (A lâmpada do farol médio e do alto é a mesma?)
Devo trocar essa lâmpada principal? E qual é a lâmpada usada na Virago 250 para o farol médio e alto dianteiroo?

Cheffe, minha sugestão é fazer uma pequena revisao eletrica na propria yamaha, so esta parte fica barato e vale a pena.
já para as outras especificações, me manda um e mail que te mando todos os manuais da virago, lá tera esta e outras informações.


meu e mail:
[PROIBIDO DIVULGAR E-MAIL NO FÓRUM]
PROIBIDO DIVULGAR E-MAIL NO FÓRUM. Mais detalhes em: Sobre divulgar endereços de email

Divulgar e-mail nos posts não é mais permitido para evitar que o fórum seja alvo de robôs de spam. Para informar um endereço de e-mail para outro usuário utilize MP (mensagem privada) ou crie uma conta no EmailGuard e informe no campo "Link de e-mail protegido" no seu perfil.

DehCarmo - Moderação
GCésar BRUTUS MC - ADSUMUS 21
PauloFaisca
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:57
Localização: São Paulo

Buenas Vampy,

Elétrica não é meu forte mas tentarei ajudar.

Na caixa do farol você tem 2 lâmpadas, uma fica instalada fora do centro e esta é o do baixo.
E a outra lâmpada fica no centro da carcaça que é a do médio e alto (na mesma lâmpada), esta lâmpada possui 2 filamentos, um pra cada intensidade. Pelo visto, apenas um dos filamentos se queimou.

Acho que problema de andar com a lâmpada assim não vai ter, mas é algo de baixo custo e facílima troca.

A especificação é:
Farol - 12V 60/55W

Como você percebeu, andar com regulador e bateria zuados pode trazer vários problemas consequentes na moto, uma dica que lhe dou é ter certeza que o estator está bom. Nas duas primeiras vezes que fui ao mecânico ele mediu meu estator e tava bala, meu problema continuou, eu insisti que era estator ai a peça foi mandada para um cara especializado que testa dentro de um forno, o estator tava com problema, refiz e ficou otimo.

Peço desculpas se comi bola em alguma coisa e agradeço se alguém me corrigir.

Tenho 2 manuais de serviço da Virago que muito me foram úteis:
https://www.dropbox.com/sh/81ran9o8byc8 ... DzUAa?dl=0
Ex: Virago 250 Grena (2000) - Dona Zica
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Vampy, isso ai que o PauloFaisca falou, como ela estava com problema elétrico pode ter queimado a de posição, qndo for trocar recomendo uma de LED com pelo menos 3 LEDs, usei uma de 1 LED e ela não iluminava muito bem (não dava visibilidade para a moto, tinha que usar o farol baixo mesmo), tente achar alguma parecida com essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ho-24v-_JM, atente que esse anuncio é de uma 24v, a da virago tem que ser 12v.

PauloFaisca , apenas uma detalhe, vc disse que a especificação da lâmpada é 60/55, a minha veio com uma 35/30 e troquei por uma super branca da philips 35/30, bem, fui olhar no manual de serviço que eu tenho mas ele é do ano modelo 1996, nele consta apenas uma lâmpada 65/60W, vou tentar olhar o manual dela chegando em casa, mas queria saber onde vc viu que a lâmpada é 60/65, pois agora fiquei encanado de estar usando a errada na minha, apesar dela iluminar bem.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
PauloFaisca
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:57
Localização: São Paulo

Dead escreveu:Vampy, isso ai que o PauloFaisca falou, como ela estava com problema elétrico pode ter queimado a de posição, qndo for trocar recomendo uma de LED com pelo menos 3 LEDs, usei uma de 1 LED e ela não iluminava muito bem (não dava visibilidade para a moto, tinha que usar o farol baixo mesmo), tente achar alguma parecida com essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ho-24v-_JM, atente que esse anuncio é de uma 24v, a da virago tem que ser 12v.

PauloFaisca , apenas uma detalhe, vc disse que a especificação da lâmpada é 60/55, a minha veio com uma 35/30 e troquei por uma super branca da philips 35/30, bem, fui olhar no manual de serviço que eu tenho mas ele é do ano modelo 1996, nele consta apenas uma lâmpada 65/60W, vou tentar olhar o manual dela chegando em casa, mas queria saber onde vc viu que a lâmpada é 60/65, pois agora fiquei encanado de estar usando a errada na minha, apesar dela iluminar bem.
Fala Dead, beleza?

No link que eu enviei do dropbox tem um manual de serviço de 1° de julho de 1997
Ref.: 4XT-F8197-PO
O outro link é de um manual que peguei de você, aliás obrigado.

Farol 12 V 60/55W x 1

Aqui no trabalho não tem acesso ao imageshack se não eu printava.
Ex: Virago 250 Grena (2000) - Dona Zica
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

PauloFaisca, conferi o manual da minha em casa e agora acho que tomei na lâmpada mesmo, realmente a indicada é a 60/55W, o pior de tudo é que estou usando uma super branca da philips que paguei 45 dinheiros e tenho mais uma super branca que paguei 20 dinheiros de reserva (ambas 30/35).

Agora minha questão fica: usar uma lâmpada com metade do consumo indicado pode dar algum problema grave, pois apesar dela ser metade ela ilumina bem, pretendo trocar mais pra frente mas quero saber se devo me preocupar e tentar agilizar a troca!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
PauloFaisca
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:57
Localização: São Paulo

Fala Dead,

Meu pouco conhecimento em elétrica imagina que, por você estar utilizando uma lâmpada de menor potência você está consumindo menos energia do sistema.

Se fosse uma lâmpada normal a diminuição da luminosidade seria perceptível, mas talvez essa "super branca" compense isso, fornecendo boa iluminação e consumindo menos energia.

Aaaaaacho, já passei por elétrica a alguns semestres atrás e salvei tudo na memória RAM, já foi pro saco hahaha
Ex: Virago 250 Grena (2000) - Dona Zica
GCésar
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Jun 2013, 09:06
Localização: Taguatinga
Contato:

Papai,

Acredito que possa ate usar isso ao seu favor, colocando dois pequenos farois com estas lampadas, e por ser uma moto que tem CDI , talvez utilizar as propias do consumo, ou seja, 60/65


att

achoooo tb, rs
GCésar BRUTUS MC - ADSUMUS 21
willphd
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Set 2014, 11:40
Localização: Limeira

Alface rox escreveu:boa tarde!!!
gostaria de saber se o 'pezinho' da virago de vcs, se ele volta sozinho , ou se é q nem uma titan ou yes q tem como vc esquecer o pezinho lá em embaixo e poder cair com a moto.

pq a minha moto tem uma mola q logo q eu levanto a moto para posição de pilotagem , o pezinho volta , por causa dessa mola q tem. Como comprei a moto de um cara aí e ele nao sabe, entao gostaria de perguntar para vcs. eu não sei se isso é de fábrica ou nao.

e então ??

Obrigado! no aguardo =]
Minha Virago não fazia nada em relação ao descanso lateral e várias vezes saí com ele abaixado e quase caí. Ontem dei uma olhada e vi que o antigo dono havia cortado os fios que impedem a partida com o pezinho abaixado.

Quando comecei a religar, pensei "E se eu quiser testar a moto parada?". Pra isso, adicionei no meio do circuito um interruptor. Quando desligado, a moto dá a partida em qualquer situação e quando ligado, só com o descanso levantado.

Meio difícil ver pela foto, mas o interruptor ficou próximo à buzina, do lado de dentro, perto do motor. Queria ter colocado um sinal de luz no painel, mas ontem foi feriado e não achei nenhuma elétrica aberta pra comprar algumas coisas.

Imagem
Will
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

willphd escreveu:Quando comecei a religar, pensei "E se eu quiser testar a moto parada?". Pra isso, adicionei no meio do circuito um interruptor. Quando desligado, a moto dá a partida em qualquer situação e quando ligado, só com o descanso levantado.
A virago, assim como outras motos que eu já vi, tem outro sensor na luz de neutro, se a ela estiver acesa a moto liga mesmo com o pezinho abaixado e sem segurar a embreagem, até mesmo com a moto engatada, sim, engatada mesmo! Meu sensor do neutro deu problema e ficava aceso direto, as vezes ia dar partida e ela pulava pois estava em primeira, ele deve funcionar com um sensor mestre dentre os 3 (neutro, embreagem e pezinho), tente deixar ela no neutro e ligar com o pezinho abaixado pra saber se esse sensor está em ordem, se estiver pode dispensar esse interruptor.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
willphd
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Set 2014, 11:40
Localização: Limeira

Dead escreveu:...tente deixar ela no neutro e ligar com o pezinho abaixado pra saber se esse sensor está em ordem, se estiver pode dispensar esse interruptor.
Ontem fiz isso, primeiro só liguei os fios pra testar e tentei dar partida. Nada feito, com o pezinho abaixado a moto não dá partida.
Como meu conhecimento de elétrica e mecânica é pequeno, não fui atrás de procurar o sensor do neutro e usei um interruptor que eu tinha aqui.
Will
Responder