Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

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Topan
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Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
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Não tem cavalete, eu senti a roda dianteira um pouco mais forçada depois que troquei o flexivel do freio. Vou me atentar a esse detalhe novamente e venho postar aqui. Fora isso teria algo mais que poderia ocasionar esse tipo de problema?
Topan

Sons of Road MC
Itapira - SP
Martinez
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Registrado em: 05 Dez 2009, 15:46
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Bom dia Willian,
Na minha "Ruiva" a roda traseira tava meio pressa por varios motivos:
sujeira que vai acumulando do desgaste natural das pastilhas e tambor, o tempo que ela ficou parada na garagem do antigo proprietário (um ano )o que acarretou uma oxidação dentro do tambor travando as portes moveis do acionamento e falta de lubrificação do cabo de freio.
Eu comprei e já fui direto fazer uma revisão, foi onde consegui sanar os problemas rápido, pois se continuasse andando assim eu detonaria o tambor.
Erga a sua motoca deixando as rodas livres e as gire com a mão elas tem que rodar livre, assim é um teste facil para saber se estão presas ou não.
Abraços e espero ter ajudado.
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Topan
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
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É a roda dianteira esta meio "presa" mesmo. Eu rodo ela manualmente e sinto que faz um barulho de algo em atrito. Porém não é muito preso, até porque consigo rodar com a mão. A de traz não consegui rodar porque não tenho cavalete. Vou levar para meu mecânica avaliar e dar a cartada final do problema. Tomara que seja só isso. Valeu galera pela ajuda.
Topan

Sons of Road MC
Itapira - SP
James_FdF
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jun 2010, 08:33

Olá pessoal, de tanto resolver problemas na minha Virago e de procurar posts e ver qu minha gente tb tem ou tinha os mesmo problemas q eu resolvi colaborar com o fórum.

Bom em primeiro lugar vou falar da experiências que tive na "elétrica "da minha Virago que hj está saudável e não graças ao mexânicos porqueiras que existem poraí:

- Um dos primeiros problemas que tive com ela é o famoso:" Apagou, tive q empurrar de depois de um tempinho ela pegou". Familiar???

Bom, no caso acima vou falar logo de quem é a culpa: é do REGULADOR DE VOLTAGEM. pq ele para de enviar carga para a bateria, e como o estator da virago ( aquele que GERA ENERGIA ) manda a carga direta e primeiramente para o regulador qdo a carga da bateria acaba, scaput!, the end! a moto para.

Blz, vc irá trocar o regulador de voltagem, e daqui a 6 meses ai vc irá iniciar um novo capítulo da nova temporada " O REGULADOR É NOVO ,MAS PAROU DE NOVO".

Ótimo, vc vai levar ela ao seu mexânico de confiança, intaum se ele for daqueles que "manja pra caramba" ele vai logo dizer: Bom se o Regulador é novo, intaum a bateria já era, pq ela danificou de tanto levar carga da ultima vez q vc trocou o regulador.

Bom, faria sentido, se o seu mexânico tivesse medido a tensão do regulador de voltagem na hora ( pq eles nuncam mexem na hora, vc tem q deixar lá pra eles verem e depois te falar por telefone ou sinal de fumaça) ai vc vai comprar uma bateria nova, Que BLZ, bateria novinha, vou viajar com minha gata, meus amigos, q qdo penso q vou curtir AQUELA viajem, Puf!!! a moto parou de novo ( familiar???)



Bom de quem é a culpa? ( da bateria? do mexânico? Conjunção estelar inadequada ao dia e ao seu signo? NÃO!!!! a culpa é sua!! por não ter levado em outro mecânico pra tirar a dúvida e ver que novamente o REGULADOR de VOLTAGEM foi pro brejo.



Mas DE NOVO?? , outro regulador??

Ai vc irá pesquisar e achará tópicos q dizem q o regulador de voltagem da virago é uma peça crônica, defeito de projeto e blá blá blá.



Eis q vc começa a usar aquela famosa ferramenta chamada MULTIMETRO.

e com o multimetro em mãos vc vai descobrir que um regulador de voltagem saudavél manda para sua bateira até 14 volts ( eu disse 14, não 13) qdo vc acelera ela.

e que fio eu vou medir se o multimetro te um fio vermelho e preto e no regulador eu vejo 5????

Bom, vc vai achar 3 fios de cores identicas ( amarelas ou brancas) e saiba q esses fios vem do Estator ( aquela q gera a energia tá lembrado q falei lá em cima?) ignore-os ( por enquanto)

acho um fio preto e um vermelho( pode ser verde dependendo da marca do regulador de voltagem) q SAI do regulador , ai é pura dedução use os fio do multimetro em medida C/C 9 corrente continua até 110 volts e descubra qto o seu regulador está enviando para sua bateria. ( acelerando a moto)



Não está enviando nada?? Que blz, mais um que foi para o céu dos reguladores.

Não chega a 13 ou 14??? Que blz, outro foi para o céu dos reguladores

Tá passado de 15???? Precisa falar que vai pro céu dos reguladores junto com qualquer outra coisa que ele possa queimar junto??



E agora? bom o jeito é colocar um regulador de voltagem novinho em folha ( ou recondicionado se bem que esse é lenda urbana, dizem q existe mas nunca consegui achar um)

Blz, já depois de tantos reguladores trocados vc acha q tá tudo blz, mas É AI Q MORA O PERIGO. vou te falar pq, Vc num acha q num tá na hora de medir o seu ESTATOR??? É AQUELE Q GERA A ENERGIA, PQ SE VCJÁ TROCOU MAIS DE UMA VEZ O REGULADOR EM MENOS DE UM ANO PODE CRER Q ESSE CARINHA TA NO BOLO.

O estator da virago ( nã cosegui chegar a uma fonte confiável nem no manual de serviço) mas aparentemente ela GERA cerca de 25 VOLTS A/C ( CORRENTE ALTERNADA) POR FIO ( lembre-se q vem 3 láde baixo do motor, e de fábrica esses fios são brancos, vem para o chicote principal q manda para o regulador de voltagem. O estator já é aterrado, intaum peguem o multimetro ,coloquem o fio preto no quadro da moto e o vermelho e cada um desses fios. Vc num vai conseguir muita coisa além de descobrir se ele tá enviando carga o não, o mais correto pra vc num ter mais dor de cabeça depois que vc colocou um regulador novinho, é manda no minimo enrolar esse estator , ou se vc tiver bom de grana trocar ele, que é um pouco carinho.

Aproveite para revisar a fiação de ponta a ponta, desmonte o farol, de uma olhada nos terminais, isole se precisar novamente, refaça se precisar tb.

Outra dica importante em relação aos REGULADORS DE VOLTAGEM PARA REPOSIÇÃO. é que os terminais ( os encaixes plásticos ) parecem q foram feitos pra solteram , quebrarem ou derreterem logo , eu sem querer puxei um pouco pra alongar o fio e ele desmanchou na minha mão então o q eu fiz??? para os fio negativo e positivo q SAEM do regulador e vão para a bateria usei um SINDAL de ceramica de CHUVEIRO , e os outro fios SOLDEI diretamente ( lembre-se q os fusíveis da sua moto devem estar todos em dia senaum Blau blau ele'trica da moto)

Depois de feito tudo isso, certifique-se tb que o RELÊ de partida, ( aquela cebolinha q fica escondida entre o tanque e a bateria não esteja em contato direto com o quadro, pois se ela estiver ela permiti roubar carga da bateria, e blau blau, amahã cedo vc vai ter q empurrar moto de novo rs.



Senhores, essa foi a experiencia que tive com minha Virago e hj ela está saudável e rodo tranquilo pq sei como ela está como foi tratada e revisada.

tenho outras histórias ,mas essas vão para setores diferentes neste fórum,

Abraços a todos o Viragueiros de plantão e boa sorte!
James - Filhos do Fogo - MC
muerte
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Registrado em: 28 Jul 2010, 21:42
Localização: Governador Valadares

[quote="Topan"]Bom dia irmãos, aproveitando carona na dúvida do nosso amigo neubert_bh estou com a pulga atras da orelha com minha guerreira.

Percebi que ela de um tempo pra cá ficou pesada para andar, ou seja, sinto que ela ta forçando para andar como se ela estivesse presa sei la. Muito estranho mesmo porque quando estou em marcha leve e entro em uma descida não preciso nem buscar freio, ela começa a reduzir a velocidade sozinha, como se tivesse algo segurando a garota. O que poderia ocasionar isso? Tive um problema recente com o flexivel e troquei. Ela esta revisada, com óleo em dia conforme pede o figurino e a um tempo fiz a regulagem das válvulas, do freio, etc ...

Ontem descendo a serrinha sentido de Serra Negra - Lindóia antes de chegar nas curvas eu nem precisa encostar se quer nos freios, era só soltar um pouco a mão que ela reduzia muito, se deixa-se ela derrubava muito mesmo a velocidade. Estou com medo de ser algo grave, estou com uma viagem marcada para Paraty em Dezembro e não quero ter surpresas ...

Cara, tenho uma e este sintoma na minha foi até que trancou o motor(não sei se é seu caso) a minha não de
senvolvia a velocidade normal, ficava presa. Pede pra um mecânico tirar a tampa do motor do lado da embreagem e verificar a engrenagem da bomba de òleo, se ela tiver gasta a bomba tá rodando presa. Motivo: tem um filtro tipo uma rede que fica em baixo do motor . na direção do quadro(é necessário levantar um pouco o motor para ter acesso a este filtro)ele é um parafuso que fica logo em baixo do quadro e quando vc tira ele tem uma tela, que com o tempo entope e prejudica a lubrificação do motor fazendo a bomba de óleo trabalhar peza até que a engrenagem não aguenta e quebra os dentes e aí by, by motor. Isto já aconteceu com a minha.
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Bruno_Drummer
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fev 2010, 12:15
Localização: Tupaciguara

E ai Pessoal!! Alguém sabe dizer as medidas do coletor de admissao da virago 250, pq eu comprei um e parece ser menor do que o q esta na moto, tambem n tem como eu saber pq eu n sei abrir pra olhar e n da pra ter uma ideia olhando por fora.

Mt obrigado desde já.
Turq
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Out 2010, 14:52
Localização: Pato Branco

Olá amigos Viragueiros.
Sou novo aqui,comprei a minha virago fazem três meses e por imperícia acabei caindo o primeiro tombo.
O reservatório do fluido de freio quebrou e eu precisava saber se existe algum similar que eu possa colocar no lugar, pois na loja querem me cobrar 500 paus somente por essa peça. Será que algum de outra moto é compatível, ou tem algum similar que dá certo?

Obrigado e abraço a todos
juventudista
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Nov 2010, 22:12
Localização: Caxias do Sul

Olá virageiros de plantão, estou dando um trato geral na minha virago que comprei a pouco tempo.
Mas estou com dificuldade para conseguir o cabo de aço do freio traseiro, aqui em caxias do sul é raro peças de virago, as auto peças padem 200 pelo cabo e demora de 15 a 30 dias para chegar, eu nao achei no mercado livre para comprar.
Algém sabem uma paça que serve, já pensei em mandar fazer ema barra de aço rigida mas vai ter que passar em baixo do motor, pode não dar certo, se eu fazer muita gambiarra vai ficar feio.
Agradeceria muito se algém me desse uma mão.
Obrigado
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

juventudista escreveu:Olá virageiros de plantão, estou dando um trato geral na minha virago que comprei a pouco tempo.
Mas estou com dificuldade para conseguir o cabo de aço do freio traseiro, aqui em caxias do sul é raro peças de virago, as auto peças padem 200 pelo cabo e demora de 15 a 30 dias para chegar, eu nao achei no mercado livre para comprar.
Algém sabem uma paça que serve, já pensei em mandar fazer ema barra de aço rigida mas vai ter que passar em baixo do motor, pode não dar certo, se eu fazer muita gambiarra vai ficar feio.
Agradeceria muito se algém me desse uma mão.
Obrigado
Caro juventudista,

procure aqui: Virago 250: Peças Genéricas
Caruso


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gleibsoncg
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Nov 2010, 22:54
Localização: Goiânia
Contato:

Boa noite, gostaria de parabenizar a todos por este ótimo site, tenho uma neguinha VX250, estou fazendo uma geral nela gostaria da ajuda de vocês, primeiro tenho que trocar os dois retentores de bengala, comprei por 17,00R$ original da yamaha, o técnico da loja me falou que é o mesmo da ybr, ainda não instalei ele para confirmar a vocês, como minha moto tem 32.000Km, esta na hora de trocar a engrenagem de lubrificação, saberiam me informar onde posso encontrar essa engrenagem mais em conta?
quero encontrar tambem a lente da lanterna trazeira a minha esta faltando um pedacinho.
por ultimo é sobre o motor, meu motor esta com um tec tec meio alto apenas no cilindro traseiro proximo a perna, levei a um mecanico e ele ajustou as valvulas porem continua, o torque da moto esta ótimo não fuma nada, alias não se vê nenhuma fumaça no escape, conversando com um mecanico me falou que não é facil encontrar uma pessoa que saiba ajustar um motor v-twin, pode ser valvula desrregulada, acham que isso procede, o que recomendam para descarbonizar as galerias de óleo do motor e limpar os discos de embreagem, essa moto ficou parada por 12 meses.
Muito obrigado aguardo ajuda.
Gleibson Correia
Virago VX250 96/97
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