Drag Star 650: Preparada no dinamômetro - 170km/h real

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Galera, depois de muito estudo sobre a Dragstar eu e meu mecânico fechamos uma receitinha de preparação para a Dragstar

Olha o resultado:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/YAN6Naj2_FY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/YAN6Naj2_FY&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Torque máximo: 6,52 kgf-m
Potencia máxima: 47,2 cv
Velocidade Máxima: 171 km/h (real)
Consumo: 21,5 km/l (média estrada 120km/h)


Vamos lá, dados da receita:

Ar:
Removido todo o sistema de admissão de ar da Dragstar (caixa do filtro,coletor,caixa de ar)
Foi desenvolvida uma nova caixa de ar em alumínio para a Drag, com uma porrada de contas malucas.
Nela tem um filtro bem grande, cobrindo todo o espaço antes ocupado pela caixa preta que fica encima dos carburadores.

Carburação:

Os carburadores da Drag são muito pequenos para "todo esse motor", então foram trocados giclês de alta, de baixa, de ar, modificada posição das agulhas, nível de bóia,posição do TPS,etc...

Ajuste de mistura:
O preparador tem uma máquina igual a do controlar para regular a mistura.Conecta o troço no escapamento e começa a pagelança...Liga,desliga,acelera,aperta daquí, parafusa dalí,troca giclê,mexe nuns parafusinhos dentro do carburador,bla...bla...bla...
Com isso a distribuição de ar e combustível fica ideal em todas as faixas de rotação.Assim a moto fica bem econômica e andando tudo que pode.

Uns 20 minutos desse ritual tecnológico, ele colocou o banco e me disse pra dar uma volta...

Cara!!!!Que absurdo!!! Não dá pra acreditar que é a mesma moto!!!
Na primeira saída,sentí uma bicuda nas costas semelhante a que sentia com uma Virago 1100 que tive faz algum tempo.
1ª engatada no farol...Verde!!!....senti a Drag pular forte...Empolgado, troquei quente pra segunda, e o pneuzão traseiro cantou pela primeira vez!!!
A velocidade sobe muito rápido, acompanhada de um barulho de sucção de ar empolgante debaixo do tanque.
A força é constante durante todas a marchas e em qualquer posição do acelerador.A moto parece injetada.

Tempo final de montagem:
Deixei a moto as 13:00 e voltei da oficina as 20:00 com ela pronta!

Achei muito barato pelo resultado. Minha moto já teve Jet Kit + K&N (que estou vendendo), já andei em moto com Hypercharger e o resultado é ainda melhor, por metade do preço de peças e instalação.
Outra vantagem é que ele me devolvue tudo que substituiu, então o processo é facilmente reversível.


No dia seguinte marcamos uma passada no dinamômetro para o ajuste fino final.

A receita deu tão certo que a primeira passada foi a melhor de todas!
Torque máximo: 6,52 kgf-m
Potencia máxima: 47,2 cv

A linha de referencia foi a puxada com a Drag montada com tudo original.
Torque máximo: 4,78 kgf-m
Potencia máxima: 34,4 cv

Imagem


Abs

Tags: drag star customizada, Drag Star 650, Yamaha Drag Customizada
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Frazatto
Mensagens: 128
Registrado em: 07 Ago 2009, 09:36
Localização: Curitiba

A diferença é realmente MONSTRO. :lol:

Mas eu tenho algumas dúvidas, principalmente quanto a durabilidade mecânica de uma moto mexida para trabalhar TÃO no extremo.
Sim sim, tenho certeza que vocês só resolveram as tosquices da montadora, mas mesmo assim, é uma questão válida.

Além disso, a informação mais importante q vc ñ mencionou.
ONDE você foi fazer essa preparação?
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Quanto à durabilidade não deve ter qualquer alteração, pois não foi mexida em taxa de compressão,cabeçote,etc...Nada invasivo, apenas carburação e liberar mais ar.
Inclusive acho que andando normalmente seria até mais tranquilo para a durabilidade do motor, pois preciso acelerar menos para chegar à mesma velocidade que antes.
A moto está mais leve, respirando melhor!
Para o contato,me manda uma MP,para não desvirtuar o tópico.


Abs
DoghQuch escreveu:A diferença é realmente MONSTRO. :lol:

Mas eu tenho algumas dúvidas, principalmente quanto a durabilidade mecânica de uma moto mexida para trabalhar TÃO no extremo.
Sim sim, tenho certeza que vocês só resolveram as tosquices da montadora, mas mesmo assim, é uma questão válida.

Além disso, a informação mais importante q vc ñ mencionou.
ONDE você foi fazer essa preparação?
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Metal Omega
Mensagens: 33
Registrado em: 16 Dez 2009, 19:31
Localização: Brasí­lia
Contato:

Wolverine escreveu:Galera, depois de muito estudo sobre a Dragstar eu e meu mecânico fechamos uma receitinha de preparação para a Dragstar

Olha o resultado:


Torque máximo: 6,52 kgf-m
Potencia máxima: 47,2 cv
Velocidade Máxima: 171 km/h (real)
Consumo: 21,5 km/l (média estrada 120km/h)


A receita deu tão certo que a primeira passada foi a melhor de todas!
Torque máximo: 6,52 kgf-m
Potencia máxima: 47,2 cv


A linha de referencia foi a puxada com a Drag montada com tudo original.
Torque máximo: 4,78 kgf-m
Potencia máxima: 34,4 cv
Vamos lá:

Primeiro => onde vc fez o serviço???
Segundo => quanto vc pagou???
Terceiro => quanto tempo de garantia???
Quarto => a partir de qual cilindrada o cara mexe???
Quinto => dá para preparar moto injetada???
Moto Filmagem Brasília... Ajudando aos aspirantes ao Motociclismo
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

1-Não pretendo transformar este tópico num classificado, se tiver interesse, me manda uma MP que te passo o contato.
2-Pelo resultado, muito barato!
3-Se houver qualquer problema decorrente do serviço prestado ele garante.Estamos falando de uma preparação,não é uma compra de fogão ou geladeira...
4-Sendo moto pode ser a YBR ou a Hayabusa
5-Não sei,mas se der é um processo completamente diferente
Metal Omega escreveu:
Vamos lá:

Primeiro => onde vc fez o serviço???
Segundo => quanto vc pagou???
Terceiro => quanto tempo de garantia???
Quarto => a partir de qual cilindrada o cara mexe???
Quinto => dá para preparar moto injetada???
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Aproveitando a remoção do sistema de ar, mandei fazer um escudo para por no local.

Visual limpo:
Imagem

Resultado final:
Imagem

Detalhe do escudo:
Imagem


Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

A moto realmente ficou a um foguete.

Em um outro tópico quando disse que a Drag pelo Cardã (15% de perda de potência que qualque sistema secundário tem) a potência real era próximo a 35 quase fui apedrejado, mas ta aí a prova.

Mas e quanto meio ambiente? (momento verde)

Os níveis de poluição não subiram muito não, será que vai passar na inspeção? Pois as motos vem digamos de fábrica geralmente reguladas para se enquadrar nos níveis de poluição tanto sonora, como do ar.

E a vibração não aumento muito não? Tem gente que fala que a Drag comum a 120km/h já vibra muito.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Cálculos de potencia real

35cv na roda é uma drag bem afinadinha.
Testes de revista apontam 32cv cravados!

Considerando a potência declarada de 40cv e real de 32cv (testes de revistas especializadas), a perda chega a 25%.
Tendo medido 47,2 cavalos na roda,chegaria a 59cv no motor.
Acredito em uns 18%, que me dá 55,6cv, 2cv a mais que a Midnight Star e quase 3cv a mais que a Boulevard M800.
Perco em torque,mas por uma diferença irrisória, se considerarmos o tamanho dos motores.

Emissão de poluentes:
O ajuste fino da regulagem foi feito com um equipamento de medição de gases, semelhante ao do Controlar (empresa responsável pela inspeção em Sampa) e os dados apontam para indices de emissão de poluentes em torno de 25% dos limites de emissão para a Drag.
Engana-se quem acha que deixar a moto gorda (mistura com muito combustível) fará ela andar mais...
O que foi feito aquí foi oferecer a maior quantidade de mistura possível, mas essa mistura está próximo da mistura estequiométrica (14,7 partes de ar para 1 de gasolina)
O processo foi: define como mandar para os carburadores a maior quantidade possível de ar, e depois ajusta a quantidade de gasolina necessária.
Como medimos a emissão dela quando original, asseguro que ela está bem mais "verde".

Vibração:
Vibração é relacionada mais a equalização que qualquer outra coisa.
Minha moto sempre vibrou muito pouco,o normal de um motor em V.
Quem fala que Dragstar vibra muito, ou a moto está muito mal regulada ou nunca viu uma HD ligada...


Abs

Yan.Metal escreveu:A moto realmente ficou a um foguete.

Em um outro tópico quando disse que a Drag pelo Cardã (15% de perda de potência que qualque sistema secundário tem) a potência real era próximo a 35 quase fui apedrejado, mas ta aí a prova.

Mas e quanto meio ambiente? (momento verde)

Os níveis de poluição não subiram muito não, será que vai passar na inspeção? Pois as motos vem digamos de fábrica geralmente reguladas para se enquadrar nos níveis de poluição tanto sonora, como do ar.

E a vibração não aumento muito não? Tem gente que fala que a Drag comum a 120km/h já vibra muito.
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
rmfontes
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Nov 2010, 04:13
Localização: São Paulo

Olá,

Tenho uma virago 535 ano 2000.

Dizem que ela tem 46.2 cavalos, será que melhora isso?


Por favor, me passe o contato do preparador e valores que vc gastou para preparar a Drag.

Obrigado
Virago 535.
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

RMFontes,

Toda a moto original pode ser melhorada,não importa que motor seja...
O que vai definir o projeto ideal é sua vontade e disponibilidade de recursos.
A preparação atual da minha moto ficou barata, em torno de R$ 900,00 com excelentes resultados, mas antes gastei muito dinheiro com outras receitas populares que apresentaram resultados medíocres.

Estamos aí para o que precisar,abraço!
rmfontes escreveu:Olá,

Tenho uma virago 535 ano 2000.

Dizem que ela tem 46.2 cavalos, será que melhora isso?


Por favor, me passe o contato do preparador e valores que vc gastou para preparar a Drag.

Obrigado
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Responder