Virago 250: Comando de Válvulas

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Topan
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
Localização: Itapira
Contato:

Galera. boa noite! Peguei minha primeira moto, minha primeira viraguinho "ainda sem nome" hehe. Bom, como sou novato venho aqui pedir opniões e suporte a vocês.

Acontece o seguinte: Percebi um certo barulho que meu pai diz ser válvula batendo, como hoje para mim tudo é novidade gostaria de saber de vocês quais as ações que devo tomar para resolver esse caso e para prevenir. Espero que seja somente uma regulagem =D

Espero que minha pergunta não tenha sido idiota e muito leiga hehe.

Saudações a todos!
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

bater válvula no pistão é algo muito violento, nao faça o motor girar até falar com um mecânico!!! se o pistão arrancar a tulipa da haste, pode esqueçer seu cabeçote inteiro, e comprometer o pistão com isso é bem fácil.
agora, se for a válvula mal regulada, é um problema muito tranquilo de resolver, é uma folga entre o balanceiro/comando e balanceiro/válvula, acredito que nao dá problema nenhum se voce rodar pouco com ela desse jeito. o maior problema é a perda de potência (válvula abre menos e por menos tempo).
se voce tiver umas ferramentas em casa, e quiser se aventurar:
http://www.youtube.com/watch?v=2xkXQi_aPuw
eu fiz na minha moto, mas nao consegui tirar o barulho completamente. vou levar prum mecânico.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Muito legal este vídeo! Bem instrutivo. Vou me aventurar na Mirage! 8)
Imagem
Topan
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
Localização: Itapira
Contato:

Muito legal o video mesmo. Más não vou arriscar tão já, vou levar para um bom mecânico verificar o que ocorre. Abraço!
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Muito legal este vídeo! Bem instrutivo. Vou me aventurar na Mirage! 8)
Pode se aventurar, mas na Mirage o sistema é completamente diferente da Virago e do Video, na Mirage o acionamento é direto e não por balancins. Na Virago o ajuste é bem mais simples, com apenas uma chave fixa, chave de fenda e um calibre de laminas.
Imagem
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

é, o vídeo é unica e exclusivemante pra motos OHC com balanceiros, dependendo, se o comando for embaixo ou acionamento direto, é diferente. mas a idéia é a mesma, voce pode estudar como regula e aproveitar a idéia de como apertar e como aferir a folga.
Topan
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
Localização: Itapira
Contato:

Galera irei levar minha menina para uma revisão geral! Fui hoje pela tarde verificar um local onde o pessoal aqui da cidade diz que é o cara das custom. Questionei ele sobre o barulhinho diferenciado que notei e ele disse que pode mesmo ser válvula para regular. Questão de valor de revisão colegas, ele disse que a completa com verificação geral sai por 120,00. O que acham, sou viragueiro de primeira viagem e não sei se está cara ou barato para uma custom.

Abraço!
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

cara, eu não faço ideia de quanto custe pra moto desse porte. mas eu acho caro.
eu tenho uma ML e mandei hoje fazer o motor inteiro, tirando o pistão que já tá feito. mas tudo mesmo, desde carburador, comando, balancin, válvua, retífica, escape, e o cara cobrou $160 de mão de obra.

a quetão é, motor OHC é relativamente comum, e nao muito complicado. mas a desmontagem pra revisão é algo bem parecido pra qualquer motor...
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
Contato:

Pessoal,

Desculpa me intrometer no tópico, acabei de comprar uma Virago 535 e na loja também ouvi (chegando com o ouvido muito perto do motor) um pequeno barulho que me parece ser de válvula, não era batida, era um tec-tec a cada virada do motor. Os mecânicos da loja me garantiram que isso é normal, o barulho só se ouve bem de perto do motor mesmo. E aí, será que é isso mesmo? Perguntei se as válvulas da moto precisavam de regulagem e eles me garantiram que não.

Obrigado!
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

se for regulagem das válvulas realmente nao é batida, é mais uma folga que se ouve, se voce realmente estiver a fim de comprar a moto, diga que voce compra, porém só se puder antes levar num mecânico pra ele ouvir o tal som, e ter uma terceira opinião.
Responder