Virago 535: Com consumo excessivo

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

FORAGATO
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Mai 2010, 09:12
Localização: Belém

Prezado, pela sua descrição as velas pretas (carbonizadas) indicam mistura rica. Então a mistura da minha está riquíssima, milionária mesmo. Mas afinal, quanto tempo dura uma vela em condições normais de uso da moto ? Não acho normal estar trocando velas a cada dois ou tres meses, mesmo usando pouco a moto. O consumo é alto, situa-se na faixa dos dez km/l. Agora a vela do primeiro cilindro encharca de gasolina, o que provoca isso? Pode ajudar?
Wolverine escreveu:
paulo(Comando do asfalto) escreveu:cara minha virago tanbem estar com essa bronka esta fazendo 10km com 1 lt
para diminuir consumo o caminho é o seguinte:
Filtro de ar sujo éo campeão de consumo.

Verifica a cor das velas, se estiver preta, a mistura tá rica.
Precisa descer a agulha, diminuir giclês e verificar a altura da bóia.

Entrada falsa de ar nos coletores de admissão (tubos que ligam o carburador aos cilindros)

Andar um pouquinho abaixo de 160km/h também ajuda.

Não esperem milagres, essa moto é um canhão, então qualquer coisa entre 15 e 18km/l tá na medida!

Abs
USE O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Ef 6:17
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

fala, meu camarada!
A vela suja não precisa trocar, dá uma boa lavada nela com gasolina e uma escovinha, se estiver muito suja usa escova de aço.
Se a vela encharca de gasolina, é excesso de combustível que não está queimando,mas veja se é gasolina mesmo, e não óleo.

Se for óleo, seu anel tá frouxo (ops!)
Enfie o dedo no buraco (dos escapamentos) e vê se sai melado (de óleo)
Até pode sair um pouco sujo de fuligem,mas seca.
Se estiver melado de óleo aí seria mais sério,precisaria de uma retífica de camisa e troca de anéis.
Mas entendendo ser gasolina, precisa ver se a vela está boa, avalie a faisca (deixe um mecanico fazer isso, se tomar um choque é problema dele!)
O que voce pode fazer é trocar as velas de posição e ver se ela se comporta diferente no outro cilindro.

Após isso, precisa limpar e regular os carburadores, para isso escolha um profissional qualificado e bem referenciado na sua região, pois é aí que vai fazer a diferença de consumo.
O básico para um consumo menor é agulha baixa, bóia baixa, giclês menores e parafuso de mistura com menos voltas.
Mas não é o tipo de coisa que dá pra chutar, existe uma regulagem padrão para cada moto e um erro no acerto destes componentes vai zuar sua carburação, fazendo a moto andar menos e consumir mais ainda.

Tem também as velas de iridium, que tem uma faisca bem melhor e duram uns 40.000 km.
Apesar de caras, compensam bastante em performance e consumo.

O Kings, nosso amigo aquí do forum consegue essas velas num preço muito bom, comprei com ele.

Abs
FORAGATO escreveu:Prezado, pela sua descrição as velas pretas (carbonizadas) indicam mistura rica. Então a mistura da minha está riquíssima, milionária mesmo. Mas afinal, quanto tempo dura uma vela em condições normais de uso da moto ? Não acho normal estar trocando velas a cada dois ou tres meses, mesmo usando pouco a moto. O consumo é alto, situa-se na faixa dos dez km/l. Agora a vela do primeiro cilindro encharca de gasolina, o que provoca isso? Pode ajudar?
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
FORAGATO
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Mai 2010, 09:12
Localização: Belém

Caro Mestre, boa noite! Já dei um trato na vela suja e a recoloquei na sede. Dei partida e houve queima normal no primeiro cilindro. NO dia seguinte, quando vou dar partida acontece de novo: só queima o 2º cilindro. Aí refaço o mesmo ritual para fazer funcionar o primeiro. Não há vestígios de óleo nos escapes e a vela encharca mesmo é de gasolina. Até hoje só a concessionária local da Yamaha é que mexia na minha moto e mês sim, mês não, estava eu lá comprando velas novas da NGK e também limpando e regulando carburadores. Vou seguir seu conselho e procurar um mecânico safo para desfazer esse mistério. Li não sei onde que: "mecânico bom não trabalha em concessionária, pois já é dono de sua própria oficina". Só mais uma dúvida: Quando tu falas em giclês menores, estás a recomendar a substituição daqueles presentes nos carburadores por outros menores, é isso? Te agradeço pelas dicas, foram importantes sim. Abs
Wolverine escreveu:fala, meu camarada!
A vela suja não precisa trocar, dá uma boa lavada nela com gasolina e uma escovinha, se estiver muito suja usa escova de aço.
Se a vela encharca de gasolina, é excesso de combustível que não está queimando,mas veja se é gasolina mesmo, e não óleo.

Se for óleo, seu anel tá frouxo (ops!)
Enfie o dedo no buraco (dos escapamentos) e vê se sai melado (de óleo)
Até pode sair um pouco sujo de fuligem,mas seca.
Se estiver melado de óleo aí seria mais sério,precisaria de uma retífica de camisa e troca de anéis.
Mas entendendo ser gasolina, precisa ver se a vela está boa, avalie a faisca (deixe um mecanico fazer isso, se tomar um choque é problema dele!)
O que voce pode fazer é trocar as velas de posição e ver se ela se comporta diferente no outro cilindro.

Após isso, precisa limpar e regular os carburadores, para isso escolha um profissional qualificado e bem referenciado na sua região, pois é aí que vai fazer a diferença de consumo.
O básico para um consumo menor é agulha baixa, bóia baixa, giclês menores e parafuso de mistura com menos voltas.
Mas não é o tipo de coisa que dá pra chutar, existe uma regulagem padrão para cada moto e um erro no acerto destes componentes vai zuar sua carburação, fazendo a moto andar menos e consumir mais ainda.

Tem também as velas de iridium, que tem uma faisca bem melhor e duram uns 40.000 km.
Apesar de caras, compensam bastante em performance e consumo.

O Kings, nosso amigo aquí do forum consegue essas velas num preço muito bom, comprei com ele.

Abs
FORAGATO escreveu:Prezado, pela sua descrição as velas pretas (carbonizadas) indicam mistura rica. Então a mistura da minha está riquíssima, milionária mesmo. Mas afinal, quanto tempo dura uma vela em condições normais de uso da moto ? Não acho normal estar trocando velas a cada dois ou tres meses, mesmo usando pouco a moto. O consumo é alto, situa-se na faixa dos dez km/l. Agora a vela do primeiro cilindro encharca de gasolina, o que provoca isso? Pode ajudar?
USE O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Ef 6:17
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Fala, camarada!
Pela descrição só pode ser excesso de combustível mesmo.
Eu colocaria (e já coloquei) as velas de Iridium, que garantem uma queima muito melhor.
Quanto aos giclês, realmente sugiro avaliar se há necessidade de substituir por alguns menores, deixando a mistura de combustível mais pobre nos regimes de rotação em que estes atuam.
Mais uma pergunta: Você já verificou a bobina,cabo e cachimbo?
Mas isso tudo só pode ser avaliado por um "cabra bão", do tipo que não aceita mais o salário de fome da concessionária.

Lá estão só os trocadores de peças,mecanicos de verdade estão nas suas oficinas,ou até trabalhando em suas casas.

Grande abraço e continue nos mantendo atualizados!

FORAGATO escreveu:Caro Mestre, boa noite! Já dei um trato na vela suja e a recoloquei na sede. Dei partida e houve queima normal no primeiro cilindro. NO dia seguinte, quando vou dar partida acontece de novo: só queima o 2º cilindro. Aí refaço o mesmo ritual para fazer funcionar o primeiro. Não há vestígios de óleo nos escapes e a vela encharca mesmo é de gasolina. Até hoje só a concessionária local da Yamaha é que mexia na minha moto e mês sim, mês não, estava eu lá comprando velas novas da NGK e também limpando e regulando carburadores. Vou seguir seu conselho e procurar um mecânico safo para desfazer esse mistério. Li não sei onde que: "mecânico bom não trabalha em concessionária, pois já é dono de sua própria oficina". Só mais uma dúvida: Quando tu falas em giclês menores, estás a recomendar a substituição daqueles presentes nos carburadores por outros menores, é isso? Te agradeço pelas dicas, foram importantes sim. Abs
Wolverine escreveu:fala, meu camarada!
A vela suja não precisa trocar, dá uma boa lavada nela com gasolina e uma escovinha, se estiver muito suja usa escova de aço.
Se a vela encharca de gasolina, é excesso de combustível que não está queimando,mas veja se é gasolina mesmo, e não óleo.

Se for óleo, seu anel tá frouxo (ops!)
Enfie o dedo no buraco (dos escapamentos) e vê se sai melado (de óleo)
Até pode sair um pouco sujo de fuligem,mas seca.
Se estiver melado de óleo aí seria mais sério,precisaria de uma retífica de camisa e troca de anéis.
Mas entendendo ser gasolina, precisa ver se a vela está boa, avalie a faisca (deixe um mecanico fazer isso, se tomar um choque é problema dele!)
O que voce pode fazer é trocar as velas de posição e ver se ela se comporta diferente no outro cilindro.

Após isso, precisa limpar e regular os carburadores, para isso escolha um profissional qualificado e bem referenciado na sua região, pois é aí que vai fazer a diferença de consumo.
O básico para um consumo menor é agulha baixa, bóia baixa, giclês menores e parafuso de mistura com menos voltas.
Mas não é o tipo de coisa que dá pra chutar, existe uma regulagem padrão para cada moto e um erro no acerto destes componentes vai zuar sua carburação, fazendo a moto andar menos e consumir mais ainda.

Tem também as velas de iridium, que tem uma faisca bem melhor e duram uns 40.000 km.
Apesar de caras, compensam bastante em performance e consumo.

O Kings, nosso amigo aquí do forum consegue essas velas num preço muito bom, comprei com ele.

Abs
FORAGATO escreveu:Prezado, pela sua descrição as velas pretas (carbonizadas) indicam mistura rica. Então a mistura da minha está riquíssima, milionária mesmo. Mas afinal, quanto tempo dura uma vela em condições normais de uso da moto ? Não acho normal estar trocando velas a cada dois ou tres meses, mesmo usando pouco a moto. O consumo é alto, situa-se na faixa dos dez km/l. Agora a vela do primeiro cilindro encharca de gasolina, o que provoca isso? Pode ajudar?
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Isso está parecendo a agulha da bóia do carburador do primeiro cilindro, encharca a vela e ai tem que tirar para limpar, antes de dar partida pela manhã tira a vela e vê se tem vestígios de gasolina, inclusive da uma virada no motor para ver se tem gasolina no cilindro, velas quando estragam por excesso de gasolina tem que trocar, mesmo limpando não costumam a funcionar bem
Santista e Vera (Viru´s MC)
vinicius9900
Mensagens: 120
Registrado em: 04 Mar 2012, 16:30
Localização: Campo Grande

Wolverine escreveu:Se for óleo, seu anel tá frouxo (ops!)
Enfie o dedo no buraco (dos escapamentos) e vê se sai melado (de óleo)
Até pode sair um pouco sujo de fuligem,mas seca.
Se estiver melado de óleo aí seria mais sério,precisaria de uma retífica de camisa e troca de anéis.
Peguei ontem uma Virago 535, aparentemente tudo normal, não falha em alta nem em baixa, o consumo ainda não fiz uma média. Ligando ela hoje cedo, estava frio e chovendo, notei uma fumaça saindo do escapamento, de cor meio transparente, pelo que li é normal. E também coloquei o dedo dentro dos escapes, e ela saiu melado, realmente parece de oleo, devo me preocupar? Iria leva hoje pra revisão na Yamaha, mas a chuva esta me impedindo.

Valeu

______

Acrescentando uma informação: na hora que eu olhei, tinha acabado de desligar a moto, o escape estava quente ainda. Olhei de novo agora, o 'melado' deu uma secada, mas ao fundo do escape tem fuligem, e o cheiro agora foi de gasolina. Não sei não, mas duvido que seja os dois juntos, pra minha infelicidade :cry:
Renato Princhatti
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Abr 2013, 18:52
Localização: Pirajuí

Possuo uma Virago 535, ano 2001, há quase dois anos. Creio que este negócio de bomba de gasolina seja um mito. Um amigo conhecedor de motos de disse que basta não deixar o tanque na reserva que nunca terá problemas com a bomba de combustível. E é o que sempre fiz. Já fiz diversas viagens muito longas e média de 15 horas por dia pilotando, com paradas apenas para abastecimentos, alimentação e necessidades fisiológicas. Nunca tive problemas com a Virago. As manutenções não são coisas do outro mundo. Existem peças de reposições de outras marcas, bem mais baratas, como por exemplo, troquei as velas há pouco mais de um ano, por velas de GM/Caravan.
Quanto a Shadow, esta eu não conheço, mas em outros fóruns as pessoas a descrevem como uma excelente moto.
Vai do gosto.
Ainda prefiro a marca Yamaha, pois já tive 4 Hondas, e todas elas me deixaram na mão, e não foi por falta de manutenção.
É isso aí, pessoal. Pilotar uma moto é um estilo de vida.
Jvilaca
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Abr 2016, 11:01
Localização: São Paulo

Meus amigos, li tudo que comentaram sobre o consumo de vossas motos mas o meu caso é totalmente inverso! Minha Virago 535 tem feito 23KM/L !!!!!!! Troquei o escapamento recentemente por um Torbal esporte e após isto feito troquei as velas e equalizei a moto com um vacuômetro, deixando ambos carburadores em perfeita sincronia, além disto com base na descrição do manual ajustei as voltas do parafuso de mistura mas mesmo assim, 23km/l!!! Fico de certa forma preocupado por estar usando a moto com mistura pobre e correndo riscos de superaquecimento. Me ajudem! Valew
Responder