Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

stalking escreveu:...ele falou que o problema deve tá no chicote todo pq o antigo dono parece que andou fazendo umas gambiarras e ai amigos ferrou tudo o mecanico não tá conseguindo descobrir onde tá a bronca, é muito dificil de refazer um chicote eletrico desses da Virago?...
O chicote nada mais é do que um monte de vários pedaços menores de fios com terminais, todos presos por uma fita. Tecnicamente não é difícil de fabricar, mas dá trabalho e demanda tempo. A questão é saber se o mecânico vai encarar uma atividade demorada dessas e te cobrar por tempo de serviço ou atividade. Pode não ser financeiramente viável para ele, mas se você tiver jeito e paciência para economizar uma grana e fazer bem feito, pode tentar fazer por conta própria. Se tiver uma escola técnica em eletrônica aí por perto, experimente conversar com algum aluno para fazer isso para você, pois é uma atividade que será desafiadora para ele e você poderá pagar mais barato.
Imagem
stalking
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2011, 21:00
Localização: Natal

jirschik escreveu:
stalking escreveu:...ele falou que o problema deve tá no chicote todo pq o antigo dono parece que andou fazendo umas gambiarras e ai amigos ferrou tudo o mecanico não tá conseguindo descobrir onde tá a bronca, é muito dificil de refazer um chicote eletrico desses da Virago?...
O chicote nada mais é do que um monte de vários pedaços menores de fios com terminais, todos presos por uma fita. Tecnicamente não é difícil de fabricar, mas dá trabalho e demanda tempo. A questão é saber se o mecânico vai encarar uma atividade demorada dessas e te cobrar por tempo de serviço ou atividade. Pode não ser financeiramente viável para ele, mas se você tiver jeito e paciência para economizar uma grana e fazer bem feito, pode tentar fazer por conta própria. Se tiver uma escola técnica em eletrônica aí por perto, experimente conversar com algum aluno para fazer isso para você, pois é uma atividade que será desafiadora para ele e você poderá pagar mais barato.

Ok jirschik valeu pela dica, vou tentar pq não me resta muitas alternativas.
Go Might Warrior
webthiago
Mensagens: 31
Registrado em: 11 Fev 2010, 00:27
Localização: São Paulo

Boa tarde pessoal,
Na verdade tenho outra moto, o clone chinês da Viraguinho.
Estou com um problema elétrico nela e vou trocar o retificador que queimou, mas antes disso efetuei algumas medições no estator dela e com o motor ligado está dando valores de 23/27VAC em marcha lenta e 130VAC em alta rotação.
Como não tenho base de comparação e as duas motos são bem parecidas queria saber se esses valores são compatíveis com os da Viraguinho ou se realmente estão mais altos, já que me falaram que o "normal" seria no 18/19VAC de lenta e 80V de alta.

Muito obrigado por qualquer ajuda.
Thiago
webthiago
Mensagens: 31
Registrado em: 11 Fev 2010, 00:27
Localização: São Paulo

Boa noite pessoal, mais uma dúvida, qual é a temperatura aceitável para o retificador da moto trabalhar?
Após recondicionar o meu estator e colocar um retificador novo original reparei que ele fica numa temperatura "morno quase quente", isso com o farol desligado.
Posso ficar tranquilo ou desse jeito há risco dele queimar?

Obrigado!
Thiago
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Thiago, pode ser apenas um erro de escrita, mas verifique se a leitura de tensão está sendo feita de forma correta:
-Na saída do alternador/estator (entrada do retificador) a tensão é alternada e deve ser medida com o multímetro na escala de Vac (tensão alternada).
-Na saída do retificador (entrada da bateria) a tensão é contínua e deve ser medida com o multímetro na escala de Vdc (tensão contínua).

O dissipador de calor do retificador costuma esquentar, mas nunca mesurei a temperatura. Porém, se houver uma fuga de corrente no circuito ou carga elétrica extra (faróis auxiliares, por exemplo), ele irá aquecer ainda mais, podendo abrir/curto. Outra opção é mudá-lo de posição, de forma que receba mais vento, esfriando com mais rapidez.
Imagem
Fava
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jan 2013, 15:58
Localização: Campo Grande
Contato:

ola pessoal, estou passando uma dor de cabeça com a minha virago 250

a minha bateria simplesmente morreu e nao quer mais carregar, ja dei carga nela e simplesmente nao adiantou nada

entao tive que ir atras de uma nova
ai que entra o problema, nao consigo achar em nenhum local a bateria de 12a para ela

unico local que tem e' na autorizada e estao me cobrando 390 reais nela

teria alguma paralela mais recente? pois a da CB 400 tbm nao encontro em nenhum local
sou de Campo Grande - MS

obrigado desde ja
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Se ninguém te responder com a marca e código que você precisa, a minha dica é que você faça uma pesquisa nos sites dos fabricantes e encontre um modelo similar à original.

A tensão elétrica é sempre de 12V
A capacidade, pelo que você indicou, é de 12Ah
Meça as dimensões de largura, altura e profundidade.
Identifique a posição dos terminais + e - , para que não cruze os cabos.

http://www.bateriasroute.com.br/site/in ... eria&id=10

http://www.ajax.com.br/ajax/pt/index.ph ... o_linha=4&

http://www.erbs.com.br/ver_produto_free ... =75&tipo=M
Imagem
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Fava, se não conseguir nada e tiver que apelar, em 2011 (eu nem pensava em ter uma custom nessa época) o Argus postou detalhes sobre a adaptação da bateria que ele fez:
Argus escreveu:Como havia prometido, foi assim que ficaram as duas baterias de 5AH que eu coloquei no lugar da original de dez. Estão ligadas em paralelo. Já fezem uns 5 meses. A moto já deu us problemas de carburador que não pegava nem a pau. Cara, forcei muito as baterias. A moto só foi pegar depois de dois dias. As caixinhas nem sentiram.

Parece que as fotos ficaram meia-boca. Whatever!

Imagem

Imagem

Coloquei uma borracha para os fios não ficarem tão emaranhados. Só um detalhe, os terminais estão soldados. É importante p não soltarem com a vibração.

Imagem

Aqui são outras coisas que não são originais na motinha. O sensor da luz de freio traseira, por exemplo, que eu adaptei o da Titan (R$5,00):

IMAGEM

E os amortecedores que o meu mecânico me jurou de pés juntos que são de um modelo de Harley. Quer saber, tô pouco ligando:

Imagem

Ah, esqueci de por a foto do banco, que também não é origi. Ah, e também o escape. Tá bom, aí vai a lista: Retificador da CB 400 (sei lá, acho que é isso), filtro de ar improvisado da Titan 150, anel de vedação do escape da Biz, Vela CR7HSA (a original é CR6HS), pistões da Crypton. Acho que é "só" isso. É uma Frnakeistein.
Essa postagem está na página 6 deste tópico, e depois, na página 13 (mais de 2 anos depois) ele ressurge para nos dizer como anda a 'adaptação técnica':
Argus escreveu:Salve todos.
Postei algumas coisas sobre bateria de nobreak lá nas páginas 4 a 6.
Quero dar um retorno, pois tinha dito que iria testar as baterias. Pois é, já fazem mais ou menos 2 anos e as danadas ainda estão como novas. Tudo OK.
Fica ai uma saída, bom, no caso dele, era pra ser um quebra galho e virou solução definitiva!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Fava um mecanico me falou para nunca usar a bateria da CB400 na virago, ele disse que isso é um erro comum e que com o tempo dá um problemão. Não sei exatamente o porque ou que causa com o tempo, converse com seu mecanico sobre isso antes de colocar bateria da CB
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Avatar do usuário
gabrielishida
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jan 2014, 08:34
Localização: Bauru
Contato:

Olá a todos do forum.
Estou com um problema que não consigo identificar e parece que não tem eletricista bom aqui na cidade... vou listar os dados:
1) bateria nova, retificador novo, foi testado ontem com bateria zero e retiricador paralelo novo;
2) O cabo com vários fios que vem do motor passando por tras do pinhão até o retificador está esquentando muito. Se não acelerar, não esquenta muito, mas acelerando ele chega a queimar a mão. Abri a tampa e verifiquei, aparentemente não tem nenhum curto ali em todo o percurso deste cabo, só se for na parte dele dentro do motor. Essa tampa se eu abrir sai todo o óleo ne? Por isso nao abri.
3) Não está dando carga na bateria; O retorno, medido na bateria com retificador tudo conectado, moto ligada, fica em torno de uns 12.algumacoisa volts; Não me lembro se seria amperagem, mas mediram na loja e não varia, nem com farol ligado/desligado (aqueleindicador de verde vermelho / bom forte fraco).
4) O restante parece ok, exceto que ha um tempo estava queimando o farol, era o retificador que tinha ido pro saco, a bateria também foi então ela chegou a cozinhar. troquei junto com o retificador na época (um mes atras) foi medido e tudo ok na entrada na bateria, variando perfeitamente. Achei que estava resolvido.
5) Conversei com um eletricista qeu fez a instalação do retificador ele disse que não seria nenhum componente (o mesmo remontou o plug pq estava com um retificador de twister...).Disse que é curto mesmo, porque componente não esquenta cabeamento assim.
6) Com o cabo fora do retificador, este não esquenta. Ou seja, o retificador faz parte do circuito que está em pane, só não sei se como conexão ou se como causa, pelo jeito conexão já que foi testado com um novo e não deu diferença; O retificador também esquenta. Eu trocaria toda a elétrica, mas não sei onde vende o chicote completo nem quanto ficaria... e se vale a pena fazer isso.

Se alguém tiver alguma idéia... agradeço muito! Estou tentando descobrir pra não gastar uma nota no eletricista... valeu
Responder