O chicote nada mais é do que um monte de vários pedaços menores de fios com terminais, todos presos por uma fita. Tecnicamente não é difícil de fabricar, mas dá trabalho e demanda tempo. A questão é saber se o mecânico vai encarar uma atividade demorada dessas e te cobrar por tempo de serviço ou atividade. Pode não ser financeiramente viável para ele, mas se você tiver jeito e paciência para economizar uma grana e fazer bem feito, pode tentar fazer por conta própria. Se tiver uma escola técnica em eletrônica aí por perto, experimente conversar com algum aluno para fazer isso para você, pois é uma atividade que será desafiadora para ele e você poderá pagar mais barato.stalking escreveu:...ele falou que o problema deve tá no chicote todo pq o antigo dono parece que andou fazendo umas gambiarras e ai amigos ferrou tudo o mecanico não tá conseguindo descobrir onde tá a bronca, é muito dificil de refazer um chicote eletrico desses da Virago?...
Virago 250: Sistema Elétrico
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jirschik escreveu:O chicote nada mais é do que um monte de vários pedaços menores de fios com terminais, todos presos por uma fita. Tecnicamente não é difícil de fabricar, mas dá trabalho e demanda tempo. A questão é saber se o mecânico vai encarar uma atividade demorada dessas e te cobrar por tempo de serviço ou atividade. Pode não ser financeiramente viável para ele, mas se você tiver jeito e paciência para economizar uma grana e fazer bem feito, pode tentar fazer por conta própria. Se tiver uma escola técnica em eletrônica aí por perto, experimente conversar com algum aluno para fazer isso para você, pois é uma atividade que será desafiadora para ele e você poderá pagar mais barato.stalking escreveu:...ele falou que o problema deve tá no chicote todo pq o antigo dono parece que andou fazendo umas gambiarras e ai amigos ferrou tudo o mecanico não tá conseguindo descobrir onde tá a bronca, é muito dificil de refazer um chicote eletrico desses da Virago?...
Ok jirschik valeu pela dica, vou tentar pq não me resta muitas alternativas.
Go Might Warrior
Boa tarde pessoal,
Na verdade tenho outra moto, o clone chinês da Viraguinho.
Estou com um problema elétrico nela e vou trocar o retificador que queimou, mas antes disso efetuei algumas medições no estator dela e com o motor ligado está dando valores de 23/27VAC em marcha lenta e 130VAC em alta rotação.
Como não tenho base de comparação e as duas motos são bem parecidas queria saber se esses valores são compatíveis com os da Viraguinho ou se realmente estão mais altos, já que me falaram que o "normal" seria no 18/19VAC de lenta e 80V de alta.
Muito obrigado por qualquer ajuda.
Na verdade tenho outra moto, o clone chinês da Viraguinho.
Estou com um problema elétrico nela e vou trocar o retificador que queimou, mas antes disso efetuei algumas medições no estator dela e com o motor ligado está dando valores de 23/27VAC em marcha lenta e 130VAC em alta rotação.
Como não tenho base de comparação e as duas motos são bem parecidas queria saber se esses valores são compatíveis com os da Viraguinho ou se realmente estão mais altos, já que me falaram que o "normal" seria no 18/19VAC de lenta e 80V de alta.
Muito obrigado por qualquer ajuda.
Thiago
Boa noite pessoal, mais uma dúvida, qual é a temperatura aceitável para o retificador da moto trabalhar?
Após recondicionar o meu estator e colocar um retificador novo original reparei que ele fica numa temperatura "morno quase quente", isso com o farol desligado.
Posso ficar tranquilo ou desse jeito há risco dele queimar?
Obrigado!
Após recondicionar o meu estator e colocar um retificador novo original reparei que ele fica numa temperatura "morno quase quente", isso com o farol desligado.
Posso ficar tranquilo ou desse jeito há risco dele queimar?
Obrigado!
Thiago
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Thiago, pode ser apenas um erro de escrita, mas verifique se a leitura de tensão está sendo feita de forma correta:
-Na saída do alternador/estator (entrada do retificador) a tensão é alternada e deve ser medida com o multímetro na escala de Vac (tensão alternada).
-Na saída do retificador (entrada da bateria) a tensão é contínua e deve ser medida com o multímetro na escala de Vdc (tensão contínua).
O dissipador de calor do retificador costuma esquentar, mas nunca mesurei a temperatura. Porém, se houver uma fuga de corrente no circuito ou carga elétrica extra (faróis auxiliares, por exemplo), ele irá aquecer ainda mais, podendo abrir/curto. Outra opção é mudá-lo de posição, de forma que receba mais vento, esfriando com mais rapidez.
-Na saída do alternador/estator (entrada do retificador) a tensão é alternada e deve ser medida com o multímetro na escala de Vac (tensão alternada).
-Na saída do retificador (entrada da bateria) a tensão é contínua e deve ser medida com o multímetro na escala de Vdc (tensão contínua).
O dissipador de calor do retificador costuma esquentar, mas nunca mesurei a temperatura. Porém, se houver uma fuga de corrente no circuito ou carga elétrica extra (faróis auxiliares, por exemplo), ele irá aquecer ainda mais, podendo abrir/curto. Outra opção é mudá-lo de posição, de forma que receba mais vento, esfriando com mais rapidez.
ola pessoal, estou passando uma dor de cabeça com a minha virago 250
a minha bateria simplesmente morreu e nao quer mais carregar, ja dei carga nela e simplesmente nao adiantou nada
entao tive que ir atras de uma nova
ai que entra o problema, nao consigo achar em nenhum local a bateria de 12a para ela
unico local que tem e' na autorizada e estao me cobrando 390 reais nela
teria alguma paralela mais recente? pois a da CB 400 tbm nao encontro em nenhum local
sou de Campo Grande - MS
obrigado desde ja
a minha bateria simplesmente morreu e nao quer mais carregar, ja dei carga nela e simplesmente nao adiantou nada
entao tive que ir atras de uma nova
ai que entra o problema, nao consigo achar em nenhum local a bateria de 12a para ela
unico local que tem e' na autorizada e estao me cobrando 390 reais nela
teria alguma paralela mais recente? pois a da CB 400 tbm nao encontro em nenhum local
sou de Campo Grande - MS
obrigado desde ja
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Se ninguém te responder com a marca e código que você precisa, a minha dica é que você faça uma pesquisa nos sites dos fabricantes e encontre um modelo similar à original.
A tensão elétrica é sempre de 12V
A capacidade, pelo que você indicou, é de 12Ah
Meça as dimensões de largura, altura e profundidade.
Identifique a posição dos terminais + e - , para que não cruze os cabos.
http://www.bateriasroute.com.br/site/in ... eria&id=10
http://www.ajax.com.br/ajax/pt/index.ph ... o_linha=4&
http://www.erbs.com.br/ver_produto_free ... =75&tipo=M
A tensão elétrica é sempre de 12V
A capacidade, pelo que você indicou, é de 12Ah
Meça as dimensões de largura, altura e profundidade.
Identifique a posição dos terminais + e - , para que não cruze os cabos.
http://www.bateriasroute.com.br/site/in ... eria&id=10
http://www.ajax.com.br/ajax/pt/index.ph ... o_linha=4&
http://www.erbs.com.br/ver_produto_free ... =75&tipo=M
Fava, se não conseguir nada e tiver que apelar, em 2011 (eu nem pensava em ter uma custom nessa época) o Argus postou detalhes sobre a adaptação da bateria que ele fez:
Essa postagem está na página 6 deste tópico, e depois, na página 13 (mais de 2 anos depois) ele ressurge para nos dizer como anda a 'adaptação técnica':Argus escreveu:Como havia prometido, foi assim que ficaram as duas baterias de 5AH que eu coloquei no lugar da original de dez. Estão ligadas em paralelo. Já fezem uns 5 meses. A moto já deu us problemas de carburador que não pegava nem a pau. Cara, forcei muito as baterias. A moto só foi pegar depois de dois dias. As caixinhas nem sentiram.
Parece que as fotos ficaram meia-boca. Whatever!
Coloquei uma borracha para os fios não ficarem tão emaranhados. Só um detalhe, os terminais estão soldados. É importante p não soltarem com a vibração.
Aqui são outras coisas que não são originais na motinha. O sensor da luz de freio traseira, por exemplo, que eu adaptei o da Titan (R$5,00):
IMAGEM
E os amortecedores que o meu mecânico me jurou de pés juntos que são de um modelo de Harley. Quer saber, tô pouco ligando:
Ah, esqueci de por a foto do banco, que também não é origi. Ah, e também o escape. Tá bom, aí vai a lista: Retificador da CB 400 (sei lá, acho que é isso), filtro de ar improvisado da Titan 150, anel de vedação do escape da Biz, Vela CR7HSA (a original é CR6HS), pistões da Crypton. Acho que é "só" isso. É uma Frnakeistein.
Fica ai uma saída, bom, no caso dele, era pra ser um quebra galho e virou solução definitiva!Argus escreveu:Salve todos.
Postei algumas coisas sobre bateria de nobreak lá nas páginas 4 a 6.
Quero dar um retorno, pois tinha dito que iria testar as baterias. Pois é, já fazem mais ou menos 2 anos e as danadas ainda estão como novas. Tudo OK.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Fava um mecanico me falou para nunca usar a bateria da CB400 na virago, ele disse que isso é um erro comum e que com o tempo dá um problemão. Não sei exatamente o porque ou que causa com o tempo, converse com seu mecanico sobre isso antes de colocar bateria da CB
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
- gabrielishida
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Olá a todos do forum.
Estou com um problema que não consigo identificar e parece que não tem eletricista bom aqui na cidade... vou listar os dados:
1) bateria nova, retificador novo, foi testado ontem com bateria zero e retiricador paralelo novo;
2) O cabo com vários fios que vem do motor passando por tras do pinhão até o retificador está esquentando muito. Se não acelerar, não esquenta muito, mas acelerando ele chega a queimar a mão. Abri a tampa e verifiquei, aparentemente não tem nenhum curto ali em todo o percurso deste cabo, só se for na parte dele dentro do motor. Essa tampa se eu abrir sai todo o óleo ne? Por isso nao abri.
3) Não está dando carga na bateria; O retorno, medido na bateria com retificador tudo conectado, moto ligada, fica em torno de uns 12.algumacoisa volts; Não me lembro se seria amperagem, mas mediram na loja e não varia, nem com farol ligado/desligado (aqueleindicador de verde vermelho / bom forte fraco).
4) O restante parece ok, exceto que ha um tempo estava queimando o farol, era o retificador que tinha ido pro saco, a bateria também foi então ela chegou a cozinhar. troquei junto com o retificador na época (um mes atras) foi medido e tudo ok na entrada na bateria, variando perfeitamente. Achei que estava resolvido.
5) Conversei com um eletricista qeu fez a instalação do retificador ele disse que não seria nenhum componente (o mesmo remontou o plug pq estava com um retificador de twister...).Disse que é curto mesmo, porque componente não esquenta cabeamento assim.
6) Com o cabo fora do retificador, este não esquenta. Ou seja, o retificador faz parte do circuito que está em pane, só não sei se como conexão ou se como causa, pelo jeito conexão já que foi testado com um novo e não deu diferença; O retificador também esquenta. Eu trocaria toda a elétrica, mas não sei onde vende o chicote completo nem quanto ficaria... e se vale a pena fazer isso.
Se alguém tiver alguma idéia... agradeço muito! Estou tentando descobrir pra não gastar uma nota no eletricista... valeu
Estou com um problema que não consigo identificar e parece que não tem eletricista bom aqui na cidade... vou listar os dados:
1) bateria nova, retificador novo, foi testado ontem com bateria zero e retiricador paralelo novo;
2) O cabo com vários fios que vem do motor passando por tras do pinhão até o retificador está esquentando muito. Se não acelerar, não esquenta muito, mas acelerando ele chega a queimar a mão. Abri a tampa e verifiquei, aparentemente não tem nenhum curto ali em todo o percurso deste cabo, só se for na parte dele dentro do motor. Essa tampa se eu abrir sai todo o óleo ne? Por isso nao abri.
3) Não está dando carga na bateria; O retorno, medido na bateria com retificador tudo conectado, moto ligada, fica em torno de uns 12.algumacoisa volts; Não me lembro se seria amperagem, mas mediram na loja e não varia, nem com farol ligado/desligado (aqueleindicador de verde vermelho / bom forte fraco).
4) O restante parece ok, exceto que ha um tempo estava queimando o farol, era o retificador que tinha ido pro saco, a bateria também foi então ela chegou a cozinhar. troquei junto com o retificador na época (um mes atras) foi medido e tudo ok na entrada na bateria, variando perfeitamente. Achei que estava resolvido.
5) Conversei com um eletricista qeu fez a instalação do retificador ele disse que não seria nenhum componente (o mesmo remontou o plug pq estava com um retificador de twister...).Disse que é curto mesmo, porque componente não esquenta cabeamento assim.
6) Com o cabo fora do retificador, este não esquenta. Ou seja, o retificador faz parte do circuito que está em pane, só não sei se como conexão ou se como causa, pelo jeito conexão já que foi testado com um novo e não deu diferença; O retificador também esquenta. Eu trocaria toda a elétrica, mas não sei onde vende o chicote completo nem quanto ficaria... e se vale a pena fazer isso.
Se alguém tiver alguma idéia... agradeço muito! Estou tentando descobrir pra não gastar uma nota no eletricista... valeu