Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Avatar do usuário
brunobacelar
Mensagens: 57
Registrado em: 05 Mai 2010, 11:12
Localização: Londrina

Boa noite a todos.
Minha luz de freio parou de funcionar. Quando aciono o freio ela acende, porém a meia luz, a que fica acesa para indicação não acende.. Onde pode estar o problema? Verifiquei o punho de luz e não encontrei nenhuma anormalidade...
cavaleiro_andante
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mar 2015, 07:42
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde, pessoal!

Venho aqui contar uma experiência que me ocorreu tem pouco mais de 1 mês, mas serve de alerta para quem não entende nada de mecânica, principalmente parte elétrica.

Tenho a Virago 250 desde setembro de 2014 e, fora alguns problemas ou outros normais da idade da moto, ela sempre foi uma maravilha. Entretanto, em julho deste ano resolvi "incrementa-lá", coloquei uma bolha, mata-cachorro, troquei o escapamento original por um esportivo, e fiz a cagad* de colocar faról auxiliar.

Bom, da parte mecânica eu entendo muito pouco, parte elétrica, então, nem se fala...

Resolvi levá-la em determinada oficina no RJ (famosa até, conserta moto da PRF, PM, GM) para fazer o serviço. Dias depois fui buscá-la e O.K, tudo certo. No início de setembro, estava indo para a casa quando senti um forte cheiro de queimado vindo da parte do banco. Como estava muito perto de casa, resolvi continuar devido ao trânsito intenso. Em determinado semáforo, a moto, LITERALMENTE, começou a sair fumaça do banco e ter um princípio de incêndio. Tive que jogar ela para a calçada e uma boa alma já chegou com um extintor para apagar o fogo. Como ando com o banco desaparafusado, levantei ele e puxei os chicotes e os plugs que já estavam derretido até.

Enfim, levei ela em outro lugar para verificar o que poderia ter ocorrido. O mecânico me disse que a instalação do faról auxiliar foi realizada diretamente na bateria. Perguntei o que ele quis dizer e ele me disse que não foi colocado nenhum relê, nenhum fusível, nada. Faz sentido, pois o fio estava derretido e boa parte dos chicotes também.

Assim, àqueles que forem comprar uma Virago, atentem-se à parte elétrica, principalmente se houver faról auxiliar instalado. Claro que, no meu caso, a oficina que fez a instalação foi displicente, tendo feito um serviço de porco, mas não deixem de verificar as partes mais importantes.

Grande abraço!
CARLA
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:45
Localização: Goiânia

OLÁ VOCÊ PODE ME INDICAR A OFICINA E A LOJA QUE VC COMPRPOU EM GOIANIA? POIS FUI EM UMA OFICINA ESTÃO QUERENDO COBRAR 250 NO RETIFICADOR DA CB 400 PARA COLOCAR NA MINHA VIRAGO.

oBRIGADA!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

CARLA escreveu:OLÁ VOCÊ PODE ME INDICAR A OFICINA E A LOJA QUE VC COMPRPOU EM GOIANIA? POIS FUI EM UMA OFICINA ESTÃO QUERENDO COBRAR 250 NO RETIFICADOR DA CB 400 PARA COLOCAR NA MINHA VIRAGO.

oBRIGADA!

Procure outra oficina, ou então compre o retificador/regulador da CB (se servir) e troque, pois é só conectar os fios... (Não posso dizer se não precisa de alguma alteração de fiação)

Se não me engano comprei um retificador/regulador, mais um relé de partida e uma bobina pra CB e não gastei mais que r$ 150,00
Imagem
CARLA
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:45
Localização: Goiânia

Boa tarde!

fiz uma viagem recente na minha virago 250, apos rodar 170 km ele nao estava dando partida porém todas as funçoes que necessitam de bateria funcionando em perfeito estado. Aos trancos cheguei em uma oficina que testou a bateria e detectou que o problema seria na bobina ou no retificador (troquei a 3 meses) pois a bateria nao estava carregando o suficiente quando a moto estava em funcionamento. Como estava em uma cidade sem recursos retornei para a capital e deixei a moto em uma oficina especializada em custons, pois o mecanico fez testes e descobriu que o verdadeiro problema estava no motor de partida. mas então queria saber por qual motivo a bateria nao estava carregando, se o carregamento da bateria tem alguma ligação com o motor de partida.

Obrigada!
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola Carla,

nao sei se ja resolveu o problema, mas vamos por partes.
O primeiro mecanico apontou que a sua moto nao ligava por um problema eletrico.
O segundo mecanico falou que sua moto nao ligava por um problema mecanico.

A energia gerada na Bobina, é mandada de forma bruta pro retificador e esse manda em doses moderadas pra bateria e td o sistema da moto (inclusive motor de partida).

O motor de partida nao tem participação nenhuma em carregar a bateria. Ele apenas da a partida (puxa td a força da bateria, e transforma em movimento). No começo do post vc fala que tds as funções q necessitam da bateria funcionavam perfeitamente.. entao Ou o problema é no motor de partida, ou sua bateria nao tem força o suficiente pra fazer o motor de partida girar.
Harpista
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Mai 2015, 15:31
Localização: Araucária

Compartilho minha experiência com problemas (sim, no plural) com retificador:

Essa bendita peça pode derreter o sistema elétrico da sua Virago, o que felizmente não chegou a ocorrer, ela conseguiu secar uma bateria e danificar uma segunda.
Isso ocorre porque o retificador deixa passar uma carga mais alta para os componentes, e piora em altas rotações, assim como pode "apagar" a moto na lenta.
A primeira tentativa de solucionar a questão, foi substituir por outro, mas da Magnetron. Acabei detonando a segunda bateria e lâmpada do farol.

Conversando com o excelente mecânico em Araucária (Navarqui), ele recomendou usar o retificador da CB400, da Magnetron também. Foi o divisor de águas, perfeito.
E o pulo da gato? O plugue é diferente, e, para que você não tenha que alterar o do retificador, altere o da própria moto, assim, SE um dia precisar, bastar trocar o retificar por outro de CB400.
Frazatto
Mensagens: 128
Registrado em: 07 Ago 2009, 09:36
Localização: Curitiba

Nossa, faz tempo que não preciso postar nada aqui pedindo ajuda!

Então, minha viraguinho sempre teve problemas elétricos gerais que ninguém parece encontrar um motivo. De saco cheio com mecânico, agora estou fazendo tudo que posso eu mesmo.....

O problema da vez é que os piscas e a luz de neutro pararam de funcionar.
Ok, já fiz o básico, pesquisei o problema (tem muito pouca informação!), fui seguindo os fios e cheguei no fusível de 10A. Estava queimado e já fiz a troca pelo reserva que fica na caixinha, mas ainda não está funcionando.

Então primeira dúvida, a luz de neutro e os piscas ficam no mesmo circuito?!?!?!?
O próximo componente na fila é o rele que fica na tampa da direita. Testando os terminais sem o relé, funciona como eu esperava, desligado não tem continuidade, ligando a seta da continuidade. Mas o relé está me dando sempre continuidade, não é o que eu esperava mas parece ser o certo!
Como eu testo se ele está funcionando corretamente?
Que outro safado poderia estar com defeito?
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Olá Frazatto.
Realmente é um tanto misterioso isso ai.
No momento, temos 2 suposições: que os problemas estejam relacionados e que eles nao estejam relacionados.

Caso estejam, creio que deve ser um problema de alimentação. Algum fio que faz ambos se interligarem ao sistema de energia.
Não estou plenamente certo disso, mas vale tentar.
Segue uma imagem do diagrama eletrico da viraguinho pra vc ter uma ideia:
http://www.wordpress.bozobozoca.com/fil ... sca_01.jpg

*minha suspeita é o fio Br (marrom), que vai do 15 (luz de neutro) e passa pelo 18 (rele do pisca).
Frazatto
Mensagens: 128
Registrado em: 07 Ago 2009, 09:36
Localização: Curitiba

Então.....eu tenho esse diagrama no manual, mas olhei a primeira vez e achei tão útil quanto uma zebra hahahaha
Agora que você coloriu as linhas, realmente faz muito sentido o problema e explica pq a luz do neutro sempre "perde o brilho" quando liga o pisca.
Por algum motivo os dois sistemas são aterrados no relé.

Alguém sabe a especificação desse relé? Ou melhor ainda, uma peça alternativa mais barata que funciona melhor?!?! (não achei na lista)
Responder