Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Dead escreveu:Vampy, acho que se fosse o alternador ela não ia pegar mais, pois não mandaria mais carga pra abastecer a bateria, creio que o problema pode ser o estator, ele fica na carenagem lateral esquerda, logo abaixo do banco, recomendo que passe numa oficina e peça para medir a corrente dele e da bateria, caso não ache nada veja se o mecânico não tem uma bateria pra emprestar pra vc fazer uns testes, se for o estator tem alguns que podem substituir, se não me falhe a memória que não é muito boa, o estator da CB400 serve, mas ele tem uma aba que precisa ser cortada, ela servia para parafusar o estator abaixo, mas na virago ele é parafusado apenas em cima.
O estator foi feito recentemente e depois de um teste ele não apresentou problemas. Nem o estator e nem o retificador. O que eu sei é que a minha bateria não está carregando enquanto anda! Isso é o trabalho do alternador não é? Ir recarregando a bateria?
A minha moto pega depois de um tempo desligada, mas a bateria não aguenta por muito tempo quando a moto está ligada e morre minutos depois de ligada

Valeu Dead!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Vampy escreveu:Vc saberia me dizer como é e onde fica o alternador na Virago 250?
Os componentes de uma moto, pelo menos das antigas até onde eu sabia, eram: Relé de partida, Regulador/Retificador, Estator, CDI, Bobina de partida, , ,
Não tem o alternador como nos carros, quem faz isso seria o estator. (Não sou expert em elétrica de motos)

viewtopic.php?t=662
https://www.youtube.com/watch?v=OdqJ7Ws-PcQ
Vampy escreveu: Ah! Esquecí de dizer que a minha buzina parou de funcionar faz uns meses antes da minha moto começar a apagar. Ela começou a ficar fraca e com mal contato até parar de funcionar de vez. Troquei a buzina e ela ficou fraca em alguns dias e parou de funcionar também. Fiquei alguns meses com a buzina sem funcionar até acotnecer tudo isso que mencionei acima
Mais um motivo pra achar que é a bateria.
Imagem
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Valeu cros!

Queria saber onde fica esse alternador, porque um amigo meu falou que ele trabalha em conjunto com o estator e era isso que resolveu o problema que era parecido com o meu
Achei que não poderia ser só a bateria, mas vc falando isso fico mais tranquilo. To a um mês sem ela, pegando metrô e demorando 1 hora e 50 pra chegar no trampo e mais 1 hora e 50 pra voltar do trampo todos os dias. Com ela eu chego em 20 minutos.. Quero pegar ela logo! E se quando eu pegar, o problema voltar depois, acho que eu vou enlouquecer de vez..


Enfim, valeu galera pelo help que vcs estão dando, principalmente vc cros, que é sempre o primeiro a responder a galera há anos!
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Vampy, fiquei curioso e fui 'googlar' o alternador, infelizmente a notícia não é boa, ele é igual o da CG, fica dentro do motor, na tampa lateral esquerda,
é inviável abrir pra ver se o problema é nele (segue um vídeo pra ver onde estou falando: https://www.youtube.com/watch?v=hWenZ9pKGig), o jeito de testar o alternador sem desmontar tudo é dar uma carga na bateria, ligar a moto e desconectar o fio que entra no estator, dai vc testa através dele pra ver se o alternador está mandando carga certa para o estator, caso tenha alguma problema tente achar o começo do fio, perto do motor pra ver se o problema não está no fio.
Amanhã vou passar na oficina, meu mecânico conhece bem a moto, se tiver mais alguma dúvida já avisa aqui que eu tento ver com ele.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Dead escreveu:Vampy, fiquei curioso e fui 'googlar' o alternador, infelizmente a notícia não é boa, ele é igual o da CG, fica dentro do motor, na tampa lateral esquerda,
é inviável abrir pra ver se o problema é nele (segue um vídeo pra ver onde estou falando: https://www.youtube.com/watch?v=hWenZ9pKGig), o jeito de testar o alternador sem desmontar tudo é dar uma carga na bateria, ligar a moto e desconectar o fio que entra no estator, dai vc testa através dele pra ver se o alternador está mandando carga certa para o estator, caso tenha alguma problema tente achar o começo do fio, perto do motor pra ver se o problema não está no fio.
Amanhã vou passar na oficina, meu mecânico conhece bem a moto, se tiver mais alguma dúvida já avisa aqui que eu tento ver com ele.
Nossa cara, valeu mesmo! Pelo esforço e tudo mais

O motor dela foi aberto a pouco tempo. Refiz o motor inteiro dela,não estava sendo lubrificado o motor e arregaçou tudo lá dentro!
Quero ter certeza de que não é o alternador. Porque já foi trocado o retificador há mais ou menos 2 anos. O estator foi consertado também. Só me resta saber se é o alternador. Porque sei que vou ficar encanado dela morrer se eu trocar só a bateria. Ela apagar ligada e depois ligar normalmente se esperar não me parece ser coisa só da bateria. Tenho a sensação de que vou ficar na mão se eu só trocar a bateria.
É muito amor mesmo.. To refazendo a moto inteira!
E quanto ao módulo, será que poderia ser isso também? Não sei o que o módulo é responsável por, mas não quero descartar nenhuma possibilidade

Assim que eu descobrir o que é, vou estar postando aqui.
Preciso apenas de descobrir o que poderia ser e pedir pro mecânico dar uma olhada. Não aguento mais deixar ela na oficina. De 6 meses desde que alguns problemas apareceram, 4 meses ela ficou com o mecânico. Só tenho ela pra me levar pro trampo e pra faculdade. To enfrentando alguns problemas de saúde, mesmo sendo novo. E ficar sem ela, só me atrasa tudo.
Não vejo a hora dela ficar nova de novo..
Valeu, toda essa ajuda está me ajudando muito!
Ah, outra coisa que eu percebo nela é que raramente acontecia algo estranho nela. Não sei se tem muito a ver com esse problema. As vezes quando eu dou aquela puxada muito rápida no acelerador pra puxar rotação do motor, a moto ameaça a apagar. Ela faz um barulho como se fosse o barulho único de TEC bem alto, como se fosse uma faísca ou mal contato, apaga bem rápido, mas volta a vida em um segundo. Houve umas poucas vezes que ela apagou nessas e eu dei partida andando mesmo e ela voltou normal. Isso já aconteceu alguma vez com vc?
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Galera, encontraram um defeito no retificador e em um terminal do chicote
O mecânico me deu a opção de comprar um original que sai pela porrada de 830,00!!!
Ou recondicionar que sai 280,00

O que vale mais a pena fazer?

Update: Estou pesquisando os preços dos retificadores.

O retificador da Virago 250 costuma dar muito pau, to certo?
Qual retificador vcs indicam pra mim? Sem ter que fazer gambiarras
830 tá fora do meu orçamento agora..

Update: Coloquei um retificador da Magnetron mesmo. Estou pra trocar a bateria, mas a Yuasa tá em falta em todo o lugar. O zica da porrx!

Uma coisa que eu e ninguém no mundo conseguiu descobrir, é essas falhas que ela dá e me assusta toda vez que acontece. As falhas que acontecem quando eu acelero pra puxar rotação rápido. Ela ameaça apagar, apagando durante menos de um segundo e voltando, e faz um barulho tipo "Puff!" parecendo o barulho do Noturno fazendo o teletransporte no filme do X-Men (Foi mal, mas esse foi o único barulho parecido que conseguí lembrar pra fazer alguma relação pra vcs. haha)
Avatar do usuário
brunobacelar
Mensagens: 57
Registrado em: 05 Mai 2010, 11:12
Localização: Londrina

Boa noite galera.
Alguém já precisou substituir os cabos condutores da bateria? Os que vão nos polos positivo/negativo?
Aqui na autorizada da cidade não tem, e eu não sei se posso colocar outro cabo....
Alguém aí já trocou?
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

brunobacelar escreveu:Boa noite galera.
Alguém já precisou substituir os cabos condutores da bateria? Os que vão nos polos positivo/negativo?
Aqui na autorizada da cidade não tem, e eu não sei se posso colocar outro cabo....
Alguém aí já trocou?
Bruno, se precisar trocar, não tem mistério. Leve o cabo antigo em uma loja de material elétrico e compre um similar, de mesma espessura ou superior. Instale os terminais também. Se não tiver cabo com capa vermelha, não tem problema: Você pode identificá-lo passando uma fita isolante vermelha por cima.
Duvido que você irá encontrar cabos originais para vender. Se encontrar, custarão muito mais caros do que se fizer por conta própria.
Imagem
Avatar do usuário
brunobacelar
Mensagens: 57
Registrado em: 05 Mai 2010, 11:12
Localização: Londrina

jirschik escreveu:
brunobacelar escreveu:Boa noite galera.
Alguém já precisou substituir os cabos condutores da bateria? Os que vão nos polos positivo/negativo?
Aqui na autorizada da cidade não tem, e eu não sei se posso colocar outro cabo....
Alguém aí já trocou?
Bruno, se precisar trocar, não tem mistério. Leve o cabo antigo em uma loja de material elétrico e compre um similar, de mesma espessura ou superior. Instale os terminais também. Se não tiver cabo com capa vermelha, não tem problema: Você pode identificá-lo passando uma fita isolante vermelha por cima.
Duvido que você irá encontrar cabos originais para vender. Se encontrar, custarão muito mais caros do que se fizer por conta própria.
Obrigado!.

Bom mais uma dúvida..agora sobre retificador...
Após ler tantos relatos de problemas nele resolvi fazer o teste de carga na bateria hoje.
Os resultados obtidos foram:

Moto parada desde ontem as 23h ate 13h de hoje (hora da medição).
Bateria em 12.7v com a moto desligada.
Marcha lenta com farol apagado: 13v
Marcha lenta com farol ligado: 12.3v~12.4v
Acelerado farol apagado: 13.7v
Acelerado farol ligado: 13v

Estes valores estão normais? Minha preocupação é essa queda quando liga o farol...
Mineirinho
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Nov 2014, 12:01
Localização: Juiz de Fora

Olá jirschik e amigos do Motocustom,
Sou novo aqui, por isso a demora em ver esta mensagem e responde-la.
Bom,
É normal quando o farol está aceso, a tensão cair, mas ela nunca deve estar abaixo dos 13v com a moto ligada e em meia aceleração.
Se isto ocorrer, certamente o estator está indo pro saco.
Vou trocar o retificador/regulador e talvez o estator da minha viraguinho, ambos são ainda originais de fábrica, e estou pensando em colocar ambos da magnetron. Alguém tem eles em sua moto, tá durando? O original eu não vou colocar por dois motivos, é mais caro e queima. E claro, o da minha viraguinho foi pro saco.
Em relação aos relatos mais antigos sobre a moto morrer e não pegar, e depois de uns minutos pegar e funcionar novamente, pode ser duas coisas:
1- mal contato nos cabos e interruptores principais ou oxidação (zinabre) nos terminais da bateria (menos provável, pois neste caso o corrente vinda do retificador, manteria a tensão normal, caso o zinabre atrapalhasse fluir corrente saindo da bateria). Como no relato o amigo disse que quando isso ocorria a luz do painel ficava bem fraca, pode excluir o problema na CDI (TCI) ou algo curto-circuitando na moto, pois isso queimaria o fusível principal ou do pisca.
2- seu retificador/regulador está batendo as botas, quando ele esquenta ele começa a dar passagem de corrente pro terra (-) (Transistor do circuito do regulador começa a fechar o circuito sem ter recebido tensão no seu gate), a motor morre por que a tensão cai demais, e as bobinas de ignição param de enviar a alta tensão para centelhamento nas velas. Passa uns minutos ele esfria e volta a funcionar, esquenta de novo e repete-se o ciclo, pois o regulador/retificador só entra em funcionamento com a moto ligada, recebendo corrente do estator, retificando e regulando a tensão para carregar a bateria e alimentar o consumo de energia de todas as partes elétricas da moto. (este é o mais provável de está ocorrendo).
É isso aí pessoal!
Estou com o regulador/retificador aqui na mão, e depois de amanhã vou fazer os testes finais no estator, se ele não passar no teste, vou troca-lo também.
O teste é simples:
Ligue a moto, retire o conector que vem do estator (na viraguinho é o terminal com três fios brancos, pois o estator dela é trifásico) com a moto na marcha lenta messa a tensão (multímetro em AC) na saída, conjugando as ponteiras nos três polos do terminal. Na marcha lenta a tensão AC não estará muito acima de 14v (dependendo da marcha lenta da sua moto), se estiver acima, diminua a marcha lenta da moto no parafuso do carburador. Meça novamente, estando no máximo em 14v coloque juntamente com as ponteiras do multímetro uma lampada 12v (faça uma gambiarra de fio com soquete de lampada ou use a lampada do farol da moto com fio preso nela pelos buraquinhos dos termianis). (cuidado para não fechar um curto! faça com cautela!)
Alterne nos três polos apenas duas combinações (não precisa realizar a terceira combinação) verificando o mesmo, se a lampada acender e a tensão não cair muito, seu estator está bom, se a lampada quase apagar (tensão muito baixa) ou mesmo nem acender, seu estator foi pro saco. (cuidado!!! não acelere a moto neste teste!! se acelerar a lampada vai queimar!!! Não ligue a lampada se a tensão estiver muito acima de 14v!).
Outro teste preliminar e muito simples é ligar a moto, ligar o farol e dar umas aceleradinhas... quando acelerar a luminosidade do farol tem que aumentar. Se isso não ocorrer, seu estator ou retificador foi pro saco. Foi assim que percebi que o sistema de geração e ou retificação da minha viraguinho tinha ido pro beleléu.
Espero ter ajudado.
Grande abraços a todos!
Até...
Responder