Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Eu não acredito na hípotese de ser a bateria, de qualquer forma seja qual for a solução poste aqui, para que todos possam ter conhecimento!!!


Boa Sorte
Caruso


Imagem
Jastre
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Nov 2008, 13:44

wasduarte escreveu:Olá,
Sou novo por aqui e novo no mundo das motos. Minha moto está com problema na partida, só péga no tranco. E percebo que as funções que dependem da bateriam, como buzina, farol, etc, estão funcionando quando liga a chave. Apenas quando vou dar a partida fica um ZRZRZRZRZRZR e nada.
Isso está acontecendo quando a deixo parada por algumas horas. Tipo, chego na faculdade as 19h quando vou embora as 22h tenho que empurrar. Quando levanto cedo pra trabalhar, tenho que empurrar. Alguem tem idéia do que rola? Motor de partida? Bateria? Retificador? sei lá...Álguém dá um help ai..tá difícil encontrar um mecânico que compreenda e conserte a moto.
Bem.. sugestões de quem ja passou por esses problemas..

1) bateria ngeralmente não é, ou apaga tudo, ou não apaga.

2) motor de partida, quando zoa ( ja troquei o meu) ou não gira, ou gira em falso ( quando descola as placas de ímã da bobina de partida, nesse caso retirando o motor de partida vc percebe, mas se vc desliga, e liga logo em seguia e ela pega, bom o motor de partida está ok.

3)minha hipótese: Esta moto com 2 cilindros costuma dar problema no cilindro traseiro. Como saber, retire as velas, e veja se ela está encharcando ( preta e molhada) mais do que a da frente. Limpe as 2, ande vá a faculdade, etc. Na volta retire as duas, se a de tra´s estiver mais suja que a da frente, acontece muito do encharcamento do cilindro traseiro, e isso acontece quando o diaframga da torneira está ruim, mandando as vezes mais para trás do que pra frente ( hipótese 1), a segunda é algum problema no seu cilindro traseiro, como valvulas desreguladas ou falta de compressão no mesmo. Devido a baixa refrigeração do cilindro traseiro ele sofre de mais problemas que o da frente.

Bom é isso, leve em um mecãnico bom ou procure essas infos sobre diafragma na comu virago 250 no orkut, que tem mais coisas lá.


(desculpe se falei merd* em algumas coisas, pq me confundo que é uma beleza)

Abraços viragueiros e boa sorte.
"Viajeiros MT"
Imagem
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Problema: A moto não pega se fica algum tempo parada... Se ligar, andar um pouco, desligar e ligar novamente ela pega...

Não acho que esse problema tenha a ver com os cilindros, torneira, válvulas, etc... Se fosse algum problema assim ela ia reinar pra pegar.. mas o motor giraria igual na partida.. o que acontece é que o motor de partida não gira por falta de corrente...

Acho que o problema não é nem no estator, é na bateria mesmo, pq carregando ela tá pelo que percebo... mas a bateria não segura carga... Vai na bateria, troca ela.. empresta uma só pra testar se não quiser comprar...

Respeito a opinião de todos, sempre é de grande ajuda... mas que é a bateria é.. uahauhauahuahaua

Vlw...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Meus caros,
Há cerca de um mês, minha viraginho começou a não ter forças para a partida. passei uns 03 dias tendo que empurrá-la pra pegar. Levei em duas oficinas que apontaram a bateria como sendo a causa do problema. Problema "detectado", bateria trocada. Iuasa zero km.
Eis que quatro dias depois de colocar a nova bateria, voltando de uma viagenzinha de 200 km (fui em Goiânia fazer uma revisão geral na motoca, que não encontrou defeito algum), estava tudo tranquilo até que parei pra abastecer, já no DF. Abastecimento feito, fui dar partida, nada de motor de arranque. Como eu já estava na estrada há mais de duas horas, não dá pra dizer que é problema de moto que fica parada né?!
Bem, como precisava chegar em casa, empurrei, ela pegou e eu fui embora pra casa.
Dois dias depois, resolvi ir de moto pro trabalho, mais uma vez bateria sem força pra dar a partida. Pegou no tranco, fui pro trabalho e na hora do almoço levei à loja que havia me vendido a bateia (tinha 08 dias que tinha feito a troca).
Os caras deram uma carga na bateria e disseram que não encontraram problema, que ela tá segurando carga, e pediram pra eu fazer o teste novamente, andar com ela e ver o que acontece. Tudo funcionando na mais perfeita ordem.
Eis que pouco mais de uma semana depois, sábado passado, fui dar um "rolé" e, na volta, tinha um engarrafamento no meio da estrada por conta de obras na pista. Tive que reduzir a velocidade de uns 90 km/h pra 20 ou 15 km/h, por que tava tudo parado. Nessa redução, ela apagou geral, no meio do trânsito, não tinha farol, buzina, nem nada. Serpentiei empurrando ela no meio dos carros até o acostamento. Liguei/desliguei a chave umas três vezes, desliguei farol, rezei, e apareceu sinal da bateria (acendeu a luz do neutro e farolete). Mas não tinha força pra dar partida. Empurrei, pegou, fui pra casa e não mexi mais na moto. Coincidentemente, a moto estava em movimento ou seja, não tava parada quando apareceu o problema.
Hoje, fui ligá-la pra vir pro sereviço, mais uma vez não tinha carga pra dar partida. Empurrei, pegou e eu decidí vir nela pra levá-la à loja novamente. Mas mau andei 50m, ela apagou. Tive que empurrar novamente. Andei mais 200m e reduzindo pra fazer uma curva fechada, novamente apagou, do nada, só de reduzir a rotação.
Bem, como estava perto de casa, optei por não arriscar vir pro trabalho nestas condições.
Recaptulando, bateria é nova, é iuasa original. Os testes feitos não detectaram problemas no processo de carregamento.
Bem, preciso resolver esta pendenga mas não tenho ideia do que fazer. Será que pode ser defeito da bateria (dei azar)? Ou haveria outra possibilidade?
Onde posso levá-la aqui em BsB?
Agradeço as possíveis ajudas!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
wasduarte
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2009, 08:42
Localização: Goiânia
Contato:

Olá moçada. O problema na moto foi causado pelo Retificador.
Pesquisando na net vi que a função do retificador é:

RETIFICADOR/REGULADOR – Trata-se de um componente, normalmente em peça única, cuja função é transformar a corrente alternada (C.A.) produzida pelo gerador, em corrente contínua (C.C.) que em seguida, transfere ao circuito regulador para fornecer uma tensão (voltagem), limitada em até 14 volts aproximadamente, ligado diretamente à bateria, com a principal e única responsabilidade de mante-la (a bateria), em constante carga, durante o funcionamento do motor;

Pelo que o mecanico me disse, o retificador pode fornecer uma tensão muito forte ou não gerar o suficiente, que era o meu caso. Troquei a peça. Comprei um paralelo MAGNETRON por R$ 174,00 + R$ 10,00 pela mão de obra. Na Internet vi a peça mais barata, mas em Goiânia foi o que encontrei. Me disseram que o retificador da CB serve também, é um pouco mais barato, cerca de R$ 134,00.

Bio, Peça ao mecânico pra ver o retificador. Dizem que é comum na Virago estragar essa peça.

É isso. andei ontem e hj e está tudo bem. Espero que seja definitivo.
Salve, salve!
Washington Duarte
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Bio, Peça ao mecânico pra ver o retificador. Dizem que é comum na Virago estragar essa peça.
Valeu garoto, vou falar isso com ele!!!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Putz... e não é que não era a bateria... mas tinha a ver... hehehe... Na minha acontecia a mesma coisa é era a bateria... Por isso estava tão convicto...

BIO ...
quando peguei a minha Virago, tive o mesmo problema que o seu... ela não aguentava nem ficar ligada em baixas rotações... mas, no final das contas, era só o conector do retificador que estava oxidado e não passava corrente...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Bem...
Troquei o retificador na 5ª! Rodei com a motoca ainda na quinta, na sexta e no domingo, já tendo ficado pra trás mais de 250km nessa brincadeira. O problema não apareceu novamente, mesmo sem dar carga lenta na bateria, que já estava sem força. Parece que realmente está resolvido. O f0d@ é que eu passei por 02 mexânicos que acusaram a bateria e, depois de trocar essa, mais um que fez a revisão geral e também não encontrou problemas na moto (será q o cara não fez o teste do retificador?). Bem, esse mecânico é conceituado, o bicho é ex-piloto profissional e agora prepara motos pra competição. Mas não detectou falha no recarregamento da bateria? Vai saber né? E eu faço o que com a bateria que troquei? Devolvo, já que não era de fato ela o problema...
Coisas da vida!!!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Bio ...

Bom, se quiser me doar a sua ex bateria eu aceito =)... A minha tá uma naba... e é a bateria mesmo, o retificador tá funcionando certo... Mas não tenho $$ para trocar ela no momento... então, todo dia de manhã é morro abaixo pra fazer pegar =\... Ainda bem que durante o dia ela guenta a carga...

Mas.. que bom que tu resolveu o problema...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Pô, é só chegar ai!!!!! :)
Troco ela num cachecol ai de Blumenau!!!!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
Responder