Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Avatar do usuário
poeta estradeiro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Jul 2009, 00:29
Localização: Palmas
Contato:

Olá, amigos.

Testes na Viraguinho levam a crer que o problema esteja na bomba de combustível.

Com pouca gasolina, em alta rotação, na cidade, ontem a moto falhou e apagou; provavelmente por insuficiência na alimentação. Com o tanque cheio o problema não apareceu em novos testes hoje cedo, também em pequenos percursos urbanos.

O peso do combustível favorece a alimentaçao, naturalmente, o que a bomba precisa fazer quando a gasolina vai acabando ou chega à reserva. E talvez este seja o provável "nó da questão", segundo o mecânico e eletricista. A motoca vai continuar em observaçao.

BOMBA ALTERNATIVA

Já vi que uma alternativa para reposição da bomba é comprar a da KANSAS 250, da Dafra. É a mesma bomba. R$ 56,00 na concessionária Dafra. Nem fui à Yamaha, claro, ou ao mercado paralelo.

BATERIA

Também vi que, pra quem quer uma bateria selada e mais adequada ao sistema da Viraguinho, uma opção pode ser a bateria original da Kansas 250, de 10Ah: YTX12LA-BS, da Route. Tem conectores compatíveis e tamanho ideal para o compartimento de bateria. O preço é que pode estar salgado: R$ 260,00.

Por enquanto é isso, moçada. Espero ter colaborado com outros visitantes do fórum que tenham Virago 250 com o mesmo problema.
poeta estradeiro
Argus
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Out 2009, 16:31

Como havia prometido, foi assim que ficaram as duas baterias de 5AH que eu coloquei no lugar da original de dez. Estão ligadas em paralelo. Já fezem uns 5 meses. A moto já deu us problemas de carburador que não pegava nem a pau. Cara, forcei muito as baterias. A moto só foi pegar depois de dois dias. As caixinhas nem sentiram.

Parece que as fotos ficaram meia-boca. Whatever!

Imagem



Imagem


Coloquei uma borracha para os fios não ficarem tão emaranhados. Só um detalhe, os terminais estão soldados. É importante p não soltarem com a vibração.
Imagem




Aqui são outras coisas que não são originais na motinha. O sensor da luz de freio traseira, por exemplo, que eu adaptei o da Titan (R$5,00):

Imagem


E os amortecedores que o meu mecânico me jurou de pés juntos que são de um modelo de Harley. Quer saber, tô pouco ligando:

Imagem

Ah, esqueci de por a foto do banco, que também não é origi. Ah, e também o escape. Tá bom, aí vai a lista: Retificador da CB 400 (sei lá, acho que é isso), filtro de ar improvisado da Titan 150, anel de vedação do escape da Biz, Vela CR7HSA (a original é CR6HS), pistões da Crypton. Acho que é "só" isso. É uma Frnakeistein.
93, 93/93.
LUIS CESAR
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Ago 2008, 20:47

A placa do motor de partida da VIRAGO 250 pode, segundo um mecânico da YAMAHA, ser substituída pela da FAZER 250 ou pela da CG TITAN, ano 2000, mas nesta deve-se inverter os rolamentos e trocar a mola por uma mais forte. Este último procedimento pode ser feito também na VIRAGO 535, mas dizem que não é aconselhável pois seu motor é mais forte e aí a mola não aguentará.
Avatar do usuário
bymiranda
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Dez 2010, 01:13
Localização: Nova Friburgo

O meu mecânico, fez os seguintes reparos troca das velas e conjunto de rele de partida mais troca de oleo por minha conta 280,00 paus e a bia ta pegando que é uma beleza.
OBS: esse conjunto de rele custou 180,00 na yamaha.

abrçs a todos.
EX. Virago XV250S 98/98 ATUAL: LOGOS 93 COMPLETO.
LUIS CESAR
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Ago 2008, 20:47

Na realidade a placa da CG do motor de partida só serve nas viragos importadas, as antigas, até 1996 inclusive.
fhpinotti
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jul 2010, 18:44

Hoje, domingo 27/02/2011, dei uma volta com a minha Virago 250 e após uns 25 Km ela morreu em pleno movimento, apesar do tanque quase cheio. Tentei fazer pegar novamente mas nada. Parei e tentei fazer pegar no arranque mas nada... algumas vezes ouvia um barrulho parecendo o arranque mas pegar que é bom nada. Comecei a empurrar a moto para um lugar mais seguro, fiz isso por uns 10 minutos então tentei fazer pegar novamente, e surpresa minha, a moto pegou normalmente. Andei mais uns 500 metros e ela morreu novamente. Alguém sabe o que pode estar acontecendo, parece que algo está aquecendo.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Pode ser várias coisas, mas começe pela bomba de combustível. Confirme também se não está na hora de trocar o filtro de combustível que, se estiver entupido/velho, pode forçar a bomba de combustível.
Imagem
marcus_dalencar
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Mai 2010, 16:16
Localização: Aracaju

A minha 535 apresentou problema semelhante a cerca de um mês e resolvi com a troca da bomba de gasolina e relê de partida.

Marcus
Aju/SE
Marquinhos
Eu_mesm0
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Jul 2010, 14:39
Localização: Veranópolis

Bom gente... tinha um bateria daquelas yousa acho q eh o nome, de 12A esqueci o farol ligado e matou a bateria... bom ate ai td bem... fiz a moto pegar no tranco e fui pra casa...derrepente comeceu a queimar as luzes... queimou farol baixo depois farol alto isto em alta rotacao... fui mais na boa e nem liguei nem pisca... como a bateria nao tava dando resistencia pq estava descarregada mandava alta tensao para os outros componentes... levei a uma auto eletrica e os caras botaram uma bateria HELIAR de 6A hoje peguei uma rodovia em alta rotacao 120 130 por hora... a moto comecou a falhar olhei para debaixo do bando saindo fumaca... encostei a moto morreu e nao pegou e queimou tudo de novo... agora ate os piscas...empurei a moto anda mas falha...nao consigo passar de 20 por hora,agora a minha duvida e a seguinte... devido a bateria ser de 6A poderia acontecer isso q correu... abri o banco e na tinha fio nem nada queimado... oq fritou mesmo foi a bateria
andreluizz
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jan 2012, 14:30
Localização: Maringá

GALERA ESTOU QUERENDO COLOCAR FAROL AUXILIAR NA MINHA VIRAGO 250, POREM UM MECANICO ME DISSE QUE A BATERIA, NÃO AGUENTA E SE USAR O FAROL SEM DESLIGAR A BATERIA IRA QUEIMAR, É VERDADE ISSO?
Responder