Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
wasduarte
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2009, 08:42
Localização: Goiânia
Contato:

Olá,
Sou novo por aqui e novo no mundo das motos. Minha moto está com problema na partida, só péga no tranco. E percebo que as funções que dependem da bateriam, como buzina, farol, etc, estão funcionando quando liga a chave. Apenas quando vou dar a partida fica um ZRZRZRZRZRZR e nada.
Isso está acontecendo quando a deixo parada por algumas horas. Tipo, chego na faculdade as 19h quando vou embora as 22h tenho que empurrar. Quando levanto cedo pra trabalhar, tenho que empurrar. Alguem tem idéia do que rola? Motor de partida? Bateria? Retificador? sei lá...Álguém dá um help ai..tá difícil encontrar um mecânico que compreenda e conserte a moto.
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Caro wasduarte,

Primeiramente seja bem vindo, não deixe de visitar este tópico: Apresente-se aqui. Deixe seu recado


Segundo o que você diz, já podemos descartar a bateria, mas pode ser sim o motor de partida!!!
Caruso


Imagem
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Ao contrário, pelo que parece é a bateria...

Se você andar com ela, desligar e ligar logo em seguida ela pega???

Pq, pelo que parece sua bateria não está segurando carga, ai quando a moto fica parada por algum tempo ela descarrega...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Jolise
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Abr 2009, 21:22
Localização: São Paulo

Olá Duarte, sou nova tbm no mundo das motos, então mtu provavelmente posso falar besteira, mas... a teve um dia que eu fiquei tentando dar partida e não pegava de jeito nenhum e fazia esse barulho que vc disse, ZRZRZRZRZ, então meu pai falou que eu tinha que deixar ela esquentando um tempo com o afogador ligado, e eu fiquei por uns 3, 4min... dai ela pegou..rs (é uma coisa besta, e básica, mas as vezes por vc tbm ser iniciante, não tenha se dado conta e não teve um "pai" para lhe chamar a atenção..rs..)
Outro dia aconteceu isso tbm e eu tive que deixar o afogador por mais tempo, pois ela tinha tomado chuva e demorou mais...
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Jolise escreveu:eu tinha que deixar ela esquentando um tempo com o afogador ligado, e eu fiquei por uns 3, 4min... dai ela pegou..rs
esquentando como? Se ela esquentou ligada é porque pegou!!! então ela deu partida...

Mas no caso em questão se eu entendi é que a moto tenta virar o arranque mas não pega, o barulho seria do relé de partida tentando acionar o motor de arranque (senão tiver dizendo bobagem) porém a bateria precisa ter carga (corrente) suficiente para esse momento que é quando ela mais precisa de força para virar o arranque e o motor.

Acho que a bateria chegou no seu limite, pode ter farol, etc... mas não tem corrente suficiente para virar toda a mecanica. Corrijam-me os bons...
Imagem
Jolise
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Abr 2009, 21:22
Localização: São Paulo

Ai Cros! rs.. não faz pergutna difícil!! huauhuauha
Ela ligava...mas demorava... ficava fazendo esse pbarulho ae... ZRZRZ, dai meu pai me xingou e disse que se eu ficasse insistindo eu iria estragar algo (nao me lembro o que), mas o problema dela nao pegar era o afogador que nao tava ligado... usei o termo esquentando errado...rs
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Jolise escreveu:Ai Cros! rs.. não faz pergutna difícil!! huauhuauha
Ela ligava...mas demorava... ficava fazendo esse pbarulho ae... ZRZRZ, dai meu pai me xingou e disse que se eu ficasse insistindo eu iria estragar algo (nao me lembro o que), mas o problema dela nao pegar era o afogador que nao tava ligado... usei o termo esquentando errado...rs
ah tá, nesse caso ela não pegava por problema de carburação/gasolina em que precisa puxar o afogador e não por problema de bateria, claro que ficar dando partida nessa condição acaba matando a bateria.

Quando uma moto precisa frequentemente usar o afogador tá na hora de verificar os reparos e limpeza de carburação.
Imagem
wasduarte
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2009, 08:42
Localização: Goiânia
Contato:

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.

Cross, mesmo sem força pra dar partida a bateria pode permitir o fucionamente de outras partes elétricas? Tipo a buzina, farol e até um farol de milha que consome bem liga (Tem uma chave liga/desliga) especial pra ele.
O Pior é que cheguei no trabalho hj às 8h saí as 11h30, tive que dar tranco (O que não deve ser nada bom né?) fiquei na oficina por duas horas esperando pra ver se dá o problema, quando vou ligar, pega de primeira. Só acontece quando tá longe da oficina.
Washington Duarte
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

wasduarte escreveu:Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.

Cross, mesmo sem força pra dar partida a bateria pode permitir o fucionamente de outras partes elétricas? Tipo a buzina, farol e até um farol de milha que consome bem liga (Tem uma chave liga/desliga) especial pra ele.
O Pior é que cheguei no trabalho hj às 8h saí as 11h30, tive que dar tranco (O que não deve ser nada bom né?) fiquei na oficina por duas horas esperando pra ver se dá o problema, quando vou ligar, pega de primeira. Só acontece quando tá longe da oficina.
Uma coisa que seria interessante saber é quanto tempo de vida já tem essa bateria, normalmente elas durão 2 anos, com faroletes usados com frequancia, é pior..
Provavelmente é uma bateria dom acido, quem sabe ainda dá pra limpar e trocar o acido e ela funcione por mais uns tempos.

Mas o tranco da bateria mesmo é na hora do arranque, mas não descarta o relé de partida tbm.

Ela pode ter farol, pisca e buzina normal, mas sem motor ligado a bateria não pega uma carguinha e a iluminação vai morrendo tbm.
Imagem
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Pelos sintomas é a bateria mesmo... Não esta segurando a carga, e quando fica algum tempo parada ela não tem carga pra partida... É normal acontecer... Na minha já aconteceu...

Tente recuperar a bateria ou troque ela...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Responder