Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Argus
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Out 2009, 16:31

Pessoal, não fiz medição nenhuma. Apenas segui um esquema que peguei na rede, o qual assegurava que na ligação em paralelo, ficaria 12V e 10A/h.
A medição está sendo feita na prática. Ando com a moto normalmente com o farol ligado, dou partida pela manhã e por enquanto está respondendo muito bem.
Detalhe, antes de fazer essa gambitec eu mandei verificar se a moto estava gerando normalmente e o cara da oficina me disse que estava OK.
Assim que tiver tempo posto fotos.
93, 93/93.
Argus
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Out 2009, 16:31

Noronha escreveu:Pois é, tinha visto essa sugestão em um outro forum.
O pessoal de lá estava levantando como seria a durabilidade com trepidação dessas baterias de no break.

Acho que vc vai conseguir testar pra gente. :)

Uma outra dúvida que tenho é a corrente de descarga. Vc chegou a comparar?

Abraços
Tenho visto relatos de pessoas que fizeram isso e não se arrependeram. Basta tentar manter ao máximo as especificações de potência e carga recomendadas para a motoca.
93, 93/93.
rafanubi
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jun 2010, 20:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Salve amigos,

Estou querendo trocar a lâmpada do painel da minha Virago, pois acho a iluminação original bem fraca.

Alguém já fez isso? Alguma dica?

Eu tenho o manual dela e o manual de serviço também, mas não encontrei como fazer para abrir o painel. Alguém sabe me indicar?

Abraços.
Rafael Santos

skype: rafanubi

"The body loves variety. The body is the same as the seasons: It likes change." Priscilla Welch, British marathon runner
rafanubi
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jun 2010, 20:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Salve amigos,

Estou querendo trocar a lâmpada do painel da minha Virago, pois acho a iluminação original bem fraca.

Alguém já fez isso? Alguma dica?

Eu tenho o manual dela e o manual de serviço também, mas não encontrei como fazer para abrir o painel. Alguém sabe me indicar?

Abraços.
Rafael Santos

skype: rafanubi

"The body loves variety. The body is the same as the seasons: It likes change." Priscilla Welch, British marathon runner
rafanubi
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jun 2010, 20:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ninguém?
Rafael Santos

skype: rafanubi

"The body loves variety. The body is the same as the seasons: It likes change." Priscilla Welch, British marathon runner
rafaelivri
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Nov 2010, 16:34
Localização: Porto Velho

Irmãos agora pouco vi, umas dicas sobre a parte elétrica e o sofrimento de muitos em relação a questão elétria da Virago250v, sobre bateria, retificador, não da partida, parar no meio do transito e etc. Bem, há 4 meses atras adquiri uma virago 250V - 1999, o cara tinha queimado o cdi, retificador e a bateria tb. O cara da oficina pediu pra eu comprar tudo novo, troquei cdi, troquei retificador Magnetron, e ele tinha colocado uma bateria lá. A moto funcionou bakana durante um mês, depois ele começou a ter os mesmo sintonas da galera acima, ficou tudo fraco, buzina, farol, o painel, e depois para do nada. Levei na oficina o cara disse q o Retificador tinha queimado, e que o problema era bateria pois a bateria q tinha nela era de 7ampere. Comprei um novo retificador 174,00 + uma bateria zero bala da Yausa 12amp 200,00. Isso faz um mes e meio atrás, quando foi ontem, a moto começou a ficar fraca novamente quase parando, sorte q deu tempo de chegar em ksa. Hoje pela manha não funcionou mais. Vi nos topicoas acima q o problema de muitos se resolveu com um retificador novo, mas creio q não resolveu, daqui alguns dias ela pode parar tb. Portanto, se não é cdi, não é bateria, não é retificador o que seria então? O cara da oficina disse q se voltasse a ficar assim, eu teria q comprar um Retificador ORIGINAL da Virago, e se eu comprar e ela da esse mesmo problema? O que vcs viragueiros tem a me dizer. Não sei o q fazer. E existe retifcador orignal? Onde?
YeshuaMashiach
Avatar do usuário
poeta estradeiro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Jul 2009, 00:29
Localização: Palmas
Contato:

AGORA MESMO VEJO ESTE COMENTÁRIO DO RAFAEL. E acho que vou ter que encarar a parada com calma. Retificador... CDI... ih!!! Acho que viragueiros devem se juntar pra buscar orientação da Yamaha, que é a matriarca da máquina.

Explico colando aqui também o que publiquei noutro tópico, curioso por informações sobre a tal pane que anda aterrorizando donos de Viraguinho.

Minha Virago 250/1998 falha, como se faltasse combustível, e vai perdendo torque até parar. Isso ocorre geralmente nos primeiros 10-15 quilômetros rodados, em velocidade acima dos 80 km/h. A moto só pega depois de um tempinho, como se tivesse que desaquecer alguns componentes elétricos ou de alimentação de combustível.

Os primeiros sintomas foram falhas breves, durante viagens. Parecia combustível ruim ou sujeira na carburação. Nos pequenos percursos, na cidade, o problema não aparecia. Depois a coisa foi se tornando freqüente nas minhas idas e vindas diárias numa estrada de 30 quilômetros entre o centro e um distrito onde moro.

O que antes eram falhas breves acima dos 80 km/h (o que permitia baixar o torque e seguir em frente até a moto recuperar fôlego e retomar velocidade melhor) virou problema certo, enguiço esperado mesmo. Já fiz vários serviços de limpeza de carburação e checagem elétrica. Até agora não achei o nó da questão. Nem mesmo o pessoal da Yamaha aqui sabe o que se passa.

Já vi, em alguns tópicos do fórum, vários comentários que levam a crer que outras pessoas enfrentam o mesmo problema. Já vi também que a maioria não acha solução.

Estou usando uma bateria “Touch” de 12 amperes, código YB12A-A. E não sei se estou usando uma bateria incompatível com o sistema original da motoca, nem se isso pode ter acarretado alguns danos no sistema elétrico.

ACHO QUE UMA PERGUNTA FINAL SERIA... Alguém da Yamaha poderia nos orientar nisso?
poeta estradeiro
Avatar do usuário
poeta estradeiro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Jul 2009, 00:29
Localização: Palmas
Contato:

Volto para dizer que, relendo todo o tópico, admito que lá vou eu fazer aquela velha checagem geral na magrela novamente. Ela esta há mais de dois meses parada alí num canto, me "olhando" de modo meio comprido como se me dissesse: "Mova-me ou venda-me!!!".

Ah. Também devo dizer que ri pra caramba de uns comentários, principalmente uns do BIO.

Fé na vida e HUMOR, galera.

É isso aí!!!
poeta estradeiro
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Caro poeta,

foi como eu lhe disse em outro tópico, alguns componentes elétricos ou até mesmo fios podem não ser do calibre da amperagem da bateria que você usa e essa bateria pode sim estar lhe sobrecarregando o sistema...

Ter uma bateria com amperagem maior não é o problema, afinal de contas, você terá mais força pra levantar alguns acessórios como faróis de milha e alarme que consome mais, mas o problema é: A parte elétrica da moto tem estrutura pra aguentar isso????

No outro tópico está melhor explicado.

Abraço
Caruso


Imagem
Avatar do usuário
poeta estradeiro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Jul 2009, 00:29
Localização: Palmas
Contato:

Então, Caruso. Entendi perfeitamente. Vou checar os componentes do sistema elétrico da moto.

Não uso nada que precise de mais amperagem, mas a bateria que está nela é a da CB-400, de 12 amperes.

A bateria sugerida para a Virago 250 (pela Brandy, por exemplo) é a BYB10L-A2, de 11 amperes. É a mesma bateria indicada para as motos GS500 e Intruder 250. O código bate com o da Yamaha: B10LA2.

O que não sei é qual a amperagem da bateria original da moto.

Obrigado.
poeta estradeiro
Responder