Salve galera.
Vou compartilhar minha experiência com vocês:
Minha menina estava apresentando os mesmos sintomas que a maioria relatou:
- Ao dar a partida, ela ameaçava, de primeira, mas não ligava. Na segunda tentativa fazia o tal do barulhinho, de "acendedor de fogão".
- Todos os componentes (luz do neutro, farol, setas, etc.) funcionavam normalmente.
- Só pegava no tranco (As vezes - mas só as veeeezes mesmo - ela ligava
), andava normal, porém, com o afogador puxado (pois, se parasse, ela morria).
- Bastavam 20min. com ela parada para que ela não ligasse mais.
Cheguei a conclusão de que seria ou a bateria ou o retificador.
Pois bem. Fui no meu mecânico (na Yamaha mesmo) e ele me ensinou um macetizinho para sanar a dúvida, de qual dos dois seria: Fazer a moto pegar e, apontado para uma parede, de preferência, acelerar bem ela. Se a luz enfraquecer, é a bateria. O que foi o meu caso, então, comprei uma bateria nova (ele mesmo sugeriu que comprasse em outro lugar, que sairia mais barato, o que descarta lorota de vendedor). Comprei uma bateria selada, da ROUTE (R$189). Bateria instalada, eu louco pra sentar nela e voltar pro asfalto, fomos medir a tensão dela e tcharam: quase 18v
Fomos verificar o retificador e, para desespero da minha carteira, este também estava zuado (havia até um racho na parte de trás).
Bom, tive de morrer com mais R$250 (230 Retificador MAGNETRON + 20 serviço).
A brincadeira foi cara e eu sei que poderia ter economizado (muito) se optasse por outras alternativas. Porém, isso demandaria de pesquisa, estudo, consultas... o que exigiria algum tempo - coisa que eu não disponho muito - e, como eu a uso no dia a dia e dependo dela para trabalhar, a solução precisava ser rápida. Como não queria continuar fazendo ela pegar no tranco, o que não é
nada bom, fora o inconveniente de ficar fazendo isso no centro da cidade, principalmente correr com ela de jaqueta e luva embaixo de sol, respirei fundo (rsrs) e mandei bala.
O que me consola é o fato de que agora dois componentes, essenciais para o bom funcionamento dela, são novos (ambos já vieram nela quando a comprei, há cerca de 01 ano e 03 meses e sabe-se lá quanto tempo de uso já tinham).
Agora, só de olhar pro botão
start ela já ronca (música para meus - nossos - ouvidos).
Maaass (que graça teria sem o "mas"?!) após ler o tópico, uma coisa me intrigou:
beryalves escreveu:brimep escreveu:Pessoal.
Gostaria que me recomendassem algumas baterias pra virago 250cc e seus preços pra eu procurar aqui no rj.
É melhor selada ou com gel? vale a pena?!
Obrigado.
Brimep, o pessoal do forum sugere não usar bateria selada porque se esquentar por algum motivo pode explodir, ela fica debaixo do banco do piloto, então fica a sua escolha, a normal tem um ladrão, se esquentar o liquido vasa pelo dito cujo. Bateria alternativo fica +ou- 180,00 na mesma característica da original.
Agora fiquei preocupado do meu c* explodir em uma viagem. Principalmente quando for para São Paulo (700km), que é para onde costumo ir.