Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Avatar do usuário
iron kid
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jun 2012, 10:55
Localização: Jaboatão dos Guararapes

brimep escreveu:Bom dia galera,

Tenho uma Virago 250cc, estava funcionando normal. Esses dias ela pegou chuva e ao dar a partida deu "XIIIIIIIII" e nada de pegar. Farol, seta, buzina tudo funcionando. O que acontece as vzs, só as vzs, é que nessas tentativas de dar a partida a buzina perder a força e ficar fraquinha.

Pois bem, fiz a famosa chupeta nela com um carro, a moto pegou normalmente, andei pelo quarteirão e funcionou. 40 min depois ao ligar a moto ela pegou, morreu e ao ligar mesmo problema.

No dia seguinte fiz outra chupeta, só que mais demorada e com o afogador ligado, ela funcionou. Agora, dia seguinte, fui pegar a moto e mesmo problema.

A bateria é aquela alternativa da brandy, tem menos de um ano de uso (10 meses). Olhei o nível dela e está OK, apesar de eu nunca ter regulado o nível dela nesse tempo todo.

Será que é a bateria? Vale a pena ir na loja dar uma carga lenta? Trocar velas adianta?

Abraço

Brother possivelmente sua bateria foi pro saco, tenta dar uma carga lenta e obeserva se ela descarrega com frequencia...se descarregar troca ela, e dar uma conferida no retificador/regulador pode acontecer dele não estar fucionando corretamente( não envia corrente recomendada para a bateria). abraços!!!
brimep
Mensagens: 17
Registrado em: 31 Mar 2012, 16:15
Localização: Niterói

Complementando o post anterior.

Fiz na loja e pedi pro cara testar a bateria. A principio ele usou um recarregador inteligente e através dele detectou que a bateria não iria pegar carga. Ele insistiu e ela recarregou. Fiz a recarga lenta, coloquei na moto e funcionou normalmente. Hoje de manha fui dar o start e ela funcionou, porém eu não acelerei, ela morreu e não voltou mais. Agora a tarde fui tentar de novo e tá tudo fraquissimo: farol, buzina, e nem o start tá indo.

Será que é certo de ser a bateria? Amanha vou testar o retificador de voltagem

A minha bateria é da brandy e tem 11 meses, e vi que a garantia é de apenas 4 meses. Caso precise comprar, qual vocês modelos alternativos vocês me indicam? Tem algum em gel? Me falaram que é melhor...

Aguardo....
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Ates de comprar bateria nova experimenta uns dois dias pela manhã quando ela não pegar fazer uma chupeta com outra bateria, pode ser do seu carro. Se com a chupeta ela pegar normal e os eletricos funcionarem normal com certeza é bateria. O ideal seria colocar uma Yuasa que é a marca original das montadoras, é um pouco mais cara mas acabar com esse perrengue todo compensa o preço
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
brimep
Mensagens: 17
Registrado em: 31 Mar 2012, 16:15
Localização: Niterói

Yuasa tá custando 200 reais no ML. é isso mesmo?

Uma em gel não seria melhor que a Yuasa?
William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte

brimep escreveu:Yuasa tá custando 200 reais no ML. é isso mesmo?

Uma em gel não seria melhor que a Yuasa?
Tenho Virago XV250, comprei bateria convencional marca Yuasa custou 220,00. Cada 4 meses, verifico nível da bateria, se for preciso completar coloco água destilada, reaperto as porcas do terminais.
Faz 2 anos e 6 meses que a bateria esta funcionando perfeitamente.
A bateria selada (gel) não necessita de água destilada.
Eu uso a bateria para moto marca Yuasa ou Heliar ou Tudor, pois é pouco caro, mas dura mais.
will
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

brimep escreveu:Yuasa tá custando 200 reais no ML. é isso mesmo?

Uma em gel não seria melhor que a Yuasa?
No ML acho ser mais caro, de uma pesquisada em casas de pçs para motos.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Poli Jack
Mensagens: 17
Registrado em: 04 Jan 2012, 15:36
Localização: Franco da Rocha

Salve galera.
Vou compartilhar minha experiência com vocês:

Minha menina estava apresentando os mesmos sintomas que a maioria relatou:
- Ao dar a partida, ela ameaçava, de primeira, mas não ligava. Na segunda tentativa fazia o tal do barulhinho, de "acendedor de fogão".
- Todos os componentes (luz do neutro, farol, setas, etc.) funcionavam normalmente.
- Só pegava no tranco (As vezes - mas só as veeeezes mesmo - ela ligava :? :?: ), andava normal, porém, com o afogador puxado (pois, se parasse, ela morria).
- Bastavam 20min. com ela parada para que ela não ligasse mais.

Cheguei a conclusão de que seria ou a bateria ou o retificador.
Pois bem. Fui no meu mecânico (na Yamaha mesmo) e ele me ensinou um macetizinho para sanar a dúvida, de qual dos dois seria: Fazer a moto pegar e, apontado para uma parede, de preferência, acelerar bem ela. Se a luz enfraquecer, é a bateria. O que foi o meu caso, então, comprei uma bateria nova (ele mesmo sugeriu que comprasse em outro lugar, que sairia mais barato, o que descarta lorota de vendedor). Comprei uma bateria selada, da ROUTE (R$189). Bateria instalada, eu louco pra sentar nela e voltar pro asfalto, fomos medir a tensão dela e tcharam: quase 18v :shock:
Fomos verificar o retificador e, para desespero da minha carteira, este também estava zuado (havia até um racho na parte de trás). :cry:
Bom, tive de morrer com mais R$250 (230 Retificador MAGNETRON + 20 serviço).
A brincadeira foi cara e eu sei que poderia ter economizado (muito) se optasse por outras alternativas. Porém, isso demandaria de pesquisa, estudo, consultas... o que exigiria algum tempo - coisa que eu não disponho muito - e, como eu a uso no dia a dia e dependo dela para trabalhar, a solução precisava ser rápida. Como não queria continuar fazendo ela pegar no tranco, o que não é nada bom, fora o inconveniente de ficar fazendo isso no centro da cidade, principalmente correr com ela de jaqueta e luva embaixo de sol, respirei fundo (rsrs) e mandei bala.
O que me consola é o fato de que agora dois componentes, essenciais para o bom funcionamento dela, são novos (ambos já vieram nela quando a comprei, há cerca de 01 ano e 03 meses e sabe-se lá quanto tempo de uso já tinham).
Agora, só de olhar pro botão start ela já ronca (música para meus - nossos - ouvidos). :D 8)

Maaass (que graça teria sem o "mas"?!) após ler o tópico, uma coisa me intrigou:
beryalves escreveu:
brimep escreveu:Pessoal.

Gostaria que me recomendassem algumas baterias pra virago 250cc e seus preços pra eu procurar aqui no rj.
É melhor selada ou com gel? vale a pena?!

Obrigado.
Brimep, o pessoal do forum sugere não usar bateria selada porque se esquentar por algum motivo pode explodir, ela fica debaixo do banco do piloto, então fica a sua escolha, a normal tem um ladrão, se esquentar o liquido vasa pelo dito cujo. Bateria alternativo fica +ou- 180,00 na mesma característica da original.
Agora fiquei preocupado do meu c* explodir em uma viagem. Principalmente quando for para São Paulo (700km), que é para onde costumo ir. :?
tóim!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

poeta estradeiro escreveu:Minha Virago 250/1998 falha, como se faltasse combustível, e vai perdendo torque até parar. Isso ocorre geralmente nos primeiros 15 quilômetros rodados, em velocidade acima dos 80 km/h. A moto só pega depois de um tempinho, como se tivesse que desaquecer alguns componentes elétricos ou de alimentação de combustível.

Os primeiros sintomas foram falhas breves, durante viagens. Parecia combustível ruim ou sujeira na carburação. Nos pequenos percursos, na cidade, o problema não aparecia. Depois a coisa foi se tornando freqüente nas minhas idas e vindas diárias numa estrada de 30 quilômetros entre o centro e um distrito onde moro.

O que antes eram falhas breves acima dos 80 km/h (o que permitia baixar o torque e seguir em frente até a moto recuperar fôlego e retomar velocidade melhor) virou problema certo, enguiço esperado mesmo. Já fiz vários serviços de limpeza de carburação e checagem elétrica. Até agora não achei o nó da questão.

Já vi, em alguns tópicos do fórum, vários comentários que levam a crer que outras pessoas enfrentam o mesmo problema. Já vi também que a maioria não acha solução.

Estou usando uma bateria de 12 amperes, código YB12A-A. O Código bate com o da bateria original, de 11 amperes.

Tem alguma idéia do que pode estar rolando?
Olha, uma moto como a Virago não tem problemas sem solução, basta achar um bom mecanico, (isso sim não tem solução, achar um bom mecanico cada vez mais escasso). Mas depende de muitos fatores, pois toda mecanica e eletrica sofre desgastes e precisa de manutenção preventiva e corretiva, até nós humanos.

Precisa verificar problemas de carburação, uma limpesa, verificar velas, verificar sistema de ar (filtro de ar) e quem sabe parte eletrica como, CDI, (alternador, retificador talvez)
Imagem
Avatar do usuário
shinner
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Mar 2012, 10:37
Localização: Viana

Gostaria de uma ajuda de alguém que tenha passado pelo problema ou tenha experiência com o assunto.
Minha moto ficou parada uns 20 dias e quando liguei para dar uma volta ela queimou o fusível de 10 amperes,as lâmpadas do farol e as dos piscas
Notei que a água da bateria estava baixa,completei e dei carga,a moto liga normalmente,mas,queima o fusível de 10 Amperes e 'enfraquece'
parece que esta funcionando apenas um cilindro.

Agradeço desde já a ajuda.
Se você está sempre certo, você está errado
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Shinner, quais são os sistemas alimentados por esse fusível de 10A?
Você tem o esquema elétrico da Virago250? Procure-o para download no tópico "Manuais Diversos".

Por enquanto, com essas informações, eu sugiro que você avalie os bobinas de ignição.
Imagem
Responder