Virago 250: Torneira de combustível

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

lucasmsantini
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Fev 2015, 13:41
Localização: Lages

Pessoal, pelo que eu entendi, a posição "PRI" serve pra abrir a passagem do tanque direto pro carburador... é isso? Seria para fazer a moto pegar no caso de longos períodos sem utilização, onde a gasolina do carburador seca... então tu abre no PRI, espera uns segundos e troca pro ON ou RES, certo?
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

lucasmsantini, mais ou menos isso, ela serve para evitar a necessidade da bomba, digamos que numa viagem a sua bomba peça demissão e pule da moto, vc pode seguir viagem sem problemas (bem, quase sem), mas pelo conhecimento que adquiri 'ouvindo por ai', deixar na posição PRI dá mais força pra moto mas faz ela beber mais, porém ao parar a moto se ela estiver na PRI a gasolina pode escorrer pela cuba e encharcar o pistão, eu costumo usar o PRI em viagens que preciso manter um ritmo mais puxado (no meu caso, puxado seria 110km/h), qndo viajo de leve (mantendo 100km/h) deixo na posição ON.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
lucasmsantini
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Fev 2015, 13:41
Localização: Lages

Dead escreveu:lucasmsantini, mais ou menos isso, ela serve para evitar a necessidade da bomba, digamos que numa viagem a sua bomba peça demissão e pule da moto, vc pode seguir viagem sem problemas (bem, quase sem), mas pelo conhecimento que adquiri 'ouvindo por ai', deixar na posição PRI dá mais força pra moto mas faz ela beber mais, porém ao parar a moto se ela estiver na PRI a gasolina pode escorrer pela cuba e encharcar o pistão, eu costumo usar o PRI em viagens que preciso manter um ritmo mais puxado (no meu caso, puxado seria 110km/h), qndo viajo de leve (mantendo 100km/h) deixo na posição ON.
Cara, falar nisso a minha moto está sem a bomba de combustível, só fui saber disso pq um amigo meu disse que estava "faltando algo" debaixo do tanque...

agora pergunto, como q está funcionando sem a bomba?

OBS: a torneira está no RES desde que eu comprei, não mexi
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

lucasmsantini escreveu:Cara, falar nisso a minha moto está sem a bomba de combustível, só fui saber disso pq um amigo meu disse que estava "faltando algo" debaixo do tanque...

agora pergunto, como q está funcionando sem a bomba?
Vixi, sei que ela roda tranquilo sem a bomba, mas dai a por em prática a ideia é um pouco assustadora, pode ser que o antigo dono tenha ligado direto todas as mangueiras, ou seja, independente de PRI, ON ou RES o combustível é jogado por gravidade direto na cuba do carburador, creio que o único problema que pode acontecer é da gasolina escorrer e encharcar o pistão, mas se vc já roda a tempo sem a bomba quem fez isso deve ter dado algum jeito para evitar esse problema.

Minha opinião, não se mexe em time que está ganhando, mas se vc quiser pode comprar a bomba da Kansas 250 pra colocar nela, é a mesma bomba, só que bem mais barata (tipo, aqui na minha cidade, a bomba original na Yamaha custa 400dinheiros, e numa cidade aqui perto, na autorizada Dafra, a bomba original da Kansas 250 sai por 90dinheiros).

Se algum dia vc for tirar o tanque dela pra alguma coisa tira umas fotos das ligações de mangueira dela, fiquei curioso com essa situação!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
carvdaniel
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:03
Localização: Mogi das Cruzes

Ola
Comprei minha viraguinho, linda, show, mas os problemas começaram no primeiro dia.
1 a torneira do combustivel esta dura nao consigo mudar de posição, tem algo que possa fazer para melhorar isso? tem alguma generica?
2 sai ontem pela primeira vez e estava com um barulho estranho tipo tec, tec.. conforme andava.
3Ao parar em um semaforo ela apagou tentei ligar e nada nem a luz do neutro ligava os farois auxiliares ligaram em uma chave independente que o ex dono colocou, imagino que não seja bateria, depois com muito custo ela pegou no tranco (Detalhe não sei nem se pode fazer isso com ela) mas começou a falhar como se o carburador estivesse sujo, ela cuspia o tempo todo ate chegar em casa e agora tentei ligar de novo e nada.
O antigo dono trocou por duas vezes o retificador e a bateria ela esta com 19 mil km rodados, segundo ele teve que fazer isso pois a moto ficava parada, se alguem puder me dar umas dicas agradeceria, ate para saber oque falar com o mecanico no sabado.
Grato.
Daniel
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

carvdaniel, vamos por partes então:

1- A torneira pode ser que seja apenas o reparo redondo com 5 furos, se o seu mecânico tiver as 'manhas' das gambiarras pede pra ele tirar e limpar o reparo, se estiver ruim ele pode improvisar com um de RD350 ou alguma outra, talvez precise fazer algum furo na borracha 9 o da RD soh tem 3 furos se n me engano), verifique tbm se o compartimento (a torneira em si onde fica a borracha) não está esbranquiçado e esfarelento (ao passar o dedo sente a superfície porosa, como uma lixa, e soltando farelos, isso estraga o reparo), a minha estava assim e não teve remendo que resolvesse, tive de trocar a torneira, comprei uma no mercado livre, paguei 180dinheiros, depois descobri que a torneira que comprei é de uma das genéricas da virago que ainda é vendida pelos lados da Índia, tentei achar o tópico onde postei isso mas n consegui (memória ruim ^^"), dei uma pesquisa rápida e vi que já tem torneiras completas por 100dinheiros, se n der pra remendar o reparo troque a torneira inteira.

2- Tec Tec no motor deve ser a corrente de comando, qndo tiver tempo deixe pra fazer uma regulagem de válvula e esticar a corrente de comando, se ela ficou parada muito tempo o antigo dono não deve ter prestado atenção nesses detalhes, na dúvida, verifique, aproveita tbm pra trocar as engrenagens da bomba óleo.

3- A da minha irmã teve algo parecido, mas foi curto no motor de partida, ao tentar ligar ela o motor de partida descarregava a bateria, ai era um sufoco pra dar tranco, uma boa revisão elétrica resolve isso e algo mais que possa aparecer, uma carburação vai bem tbm, mas esteja pronto pra gastar uns 300dinheiros a mais na carburação caso o coletor de admissão esteja ressecado, como ela ficou parada ele deve estar, e pode quebrar qndo for removido para limpeza.

4- ... 4???? Ah, não, era só 3 mesmo... cabõ!

Por enquanto é isso, ando meio ausente da sessão virago por motivos sentimentais, minha irmã trocou a dela numa Vulcan e eu tive que vender a minha por motivos financeiros (fiquei com uma CBX aero 150 que pretendo restaurar e customizar), futuramente pretendo comprar uma virago 750 (sim, ainda sou fanático pelas viragos), mas sempre que possível estou ai pra ajudar com a experiência que acumulei nesse tempo com elas!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
carvdaniel
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:03
Localização: Mogi das Cruzes

Dead escreveu:carvdaniel, vamos por partes então:

1- A torneira pode ser que seja apenas o reparo redondo com 5 furos, se o seu mecânico tiver as 'manhas' das gambiarras pede pra ele tirar e limpar o reparo, se estiver ruim ele pode improvisar com um de RD350 ou alguma outra, talvez precise fazer algum furo na borracha 9 o da RD soh tem 3 furos se n me engano), verifique tbm se o compartimento (a torneira em si onde fica a borracha) não está esbranquiçado e esfarelento (ao passar o dedo sente a superfície porosa, como uma lixa, e soltando farelos, isso estraga o reparo), a minha estava assim e não teve remendo que resolvesse, tive de trocar a torneira, comprei uma no mercado livre, paguei 180dinheiros, depois descobri que a torneira que comprei é de uma das genéricas da virago que ainda é vendida pelos lados da Índia, tentei achar o tópico onde postei isso mas n consegui (memória ruim ^^"), dei uma pesquisa rápida e vi que já tem torneiras completas por 100dinheiros, se n der pra remendar o reparo troque a torneira inteira.

2- Tec Tec no motor deve ser a corrente de comando, qndo tiver tempo deixe pra fazer uma regulagem de válvula e esticar a corrente de comando, se ela ficou parada muito tempo o antigo dono não deve ter prestado atenção nesses detalhes, na dúvida, verifique, aproveita tbm pra trocar as engrenagens da bomba óleo.

3- A da minha irmã teve algo parecido, mas foi curto no motor de partida, ao tentar ligar ela o motor de partida descarregava a bateria, ai era um sufoco pra dar tranco, uma boa revisão elétrica resolve isso e algo mais que possa aparecer, uma carburação vai bem tbm, mas esteja pronto pra gastar uns 300dinheiros a mais na carburação caso o coletor de admissão esteja ressecado, como ela ficou parada ele deve estar, e pode quebrar qndo for removido para limpeza.

4- ... 4???? Ah, não, era só 3 mesmo... cabõ!

Por enquanto é isso, ando meio ausente da sessão virago por motivos sentimentais, minha irmã trocou a dela numa Vulcan e eu tive que vender a minha por motivos financeiros (fiquei com uma CBX aero 150 que pretendo restaurar e customizar), futuramente pretendo comprar uma virago 750 (sim, ainda sou fanático pelas viragos), mas sempre que possível estou ai pra ajudar com a experiência que acumulei nesse tempo com elas!
Obrigado Dead, suas experiências são sempre de grande valia...
Uma pena vc ter vendido a sua viraguinho espero que vc possa em breve adquirir a 750 e que continue nos ajudando com o seu conhecimento.
Grato Daniel.
carvdaniel
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:03
Localização: Mogi das Cruzes

Dead o problema da minha virago era um fusível queimado em baixo do banco, depois de trocado ta zero bala, segundo o mecânico a moto tá impecável fiação, motor que a unica coisa a fazer é trocar a relação pois ela ainda é a original de fabrica ainda.
Obrigado
HenriqueXV
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2015, 11:53
Localização: Serra

Tenho uma virago 250 ano 2001. Comprei ela há pouco tempo e como toda moto comprada usada, ela veio com um problema de brinde: a torneira de gasolina.
Acontece o seguinte: a gasolina simplesmente queima toda e não funciona a reserva, com a torneira virada tanto pro ON quanto pro RES. Eu comprei torneira e bomba novas, por outro motivo, mas esse problema da reserva da moto vai parar com a torneira e bomba novas? Esse problema influencia no consumo?
Henrique Barbosa de Oliveira
HenriqueXV
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2015, 11:53
Localização: Serra

Comprei minha virago há 1 mês e logo no segundo dia já fiquei na mão por causa da torneira de gasolina.
Então comprei uma nova por R$80.
A antiga, se eu assoprasse no ON e tapasse qualquer uma das das entradas, o ar vazava pela aberta. O mesmo acontecia se eu assoprasse no RES.
Já a nova, se eu assoprar no ON só sai ar por uma das duas entradas e vice-versa, mas eu acho que para sair, precisava de um vácuo pelo espigão lá de trás que vai pra membrana.
Pois bem: troquei a torneira velha por uma nova que não funciona. O que devo fazer? Reclamar com o vendedor ou foi uma falha na montagem???
Responder