Drag Star 650: Eixo Cardam

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Avatar do usuário
Gustavo Nascimento
Mensagens: 15
Registrado em: 14 Abr 2009, 14:07

Vamos lá para a informação geral.

A peça que preciso está entre o números 8 e 9 da figura no link abaixo.
http://www.boats.net/images/diagrams/ya ... _SHAFT.png

Esta peça é fundida com as outras e para separá-las é
preciso uma força de 3500 kg, podendo quebrá-la. Como a minha já está desgastada, fato do vazamento de óleo, fui recomendado pelo mecânico a comprar todo o novo conjunto ou arrumar em bom estado de segunda mão.

Assim pergunto já conformado: Alguém conhece um local que eu possa comprar barato?

O mais barato que arrumei foi lá fora, ao qual nem imagino quanto custará a remessa.
http://www.boats.net/parts/search/Yamah ... parts.html
http://www.boats.net/parts/detail/yamah ... 00-00.html
Viva e aprecie como se fosse o último dia...
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Gustavo, o que vi na peça é o rolamento do pinhão que ta quebrado, ele é preso sob pressão mas dá para tirar e trocar esse rolamento, a ferramenta para isso é um saca rolamentos especial, eu tenho esse saca, as estrias internas do pinhão estão boas? se sim é fácil de arrumar, esse pinhão não é vendido separadamente, ele faz par com a coroa, são ajustados um para o outro, se trocar só uma peça vai ficar roncando porque uma não casa com a outra, se morar por perto vem com a peça que tiro o rolamento
Santista e Vera (Viru´s MC)
Avatar do usuário
Gustavo Nascimento
Mensagens: 15
Registrado em: 14 Abr 2009, 14:07

Santista, obrigado pela ajuda.

Abaixo estão as fotos do estado do eixo. Não existem rachaduras estruturais, mas o pinhão está sem umas lasquinhas que acredito ser um problema.

Quem puder me dizer se esta peça está condenada eu agradeço.

Outro detalhe é que ninguém vende este eixo separado.

https://picasaweb.google.com/1161214060 ... 57/Cardan2

Obrigado pessoal.

Santista escreveu:Gustavo, o que vi na peça é o rolamento do pinhão que ta quebrado, ele é preso sob pressão mas dá para tirar e trocar esse rolamento, a ferramenta para isso é um saca rolamentos especial, eu tenho esse saca, as estrias internas do pinhão estão boas? se sim é fácil de arrumar, esse pinhão não é vendido separadamente, ele faz par com a coroa, são ajustados um para o outro, se trocar só uma peça vai ficar roncando porque uma não casa com a outra, se morar por perto vem com a peça que tiro o rolamento
Viva e aprecie como se fosse o último dia...
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

A peça está perfeita só precisa trocar o rolamento
Santista e Vera (Viru´s MC)
Avatar do usuário
Gustavo Nascimento
Mensagens: 15
Registrado em: 14 Abr 2009, 14:07

Santista,

Obrigado. Com suas informações levei a peça em um torneiro aqui na Rua Ceará que conseguiu tirar o rolamento quebrado do jeito dele.

O mecânico falou que vai ficar roncando pois as pás estão meio descagastadas. Mesmo assim vou arriscar já que nem tudo está perdido. Colocarei já que ainda tenho chances de recuperar a peça sem um gasto absurdo.

Comprei este rolamento abaixo, já que aqui na yamaha o valor é de R$270,00:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayI ... 0281080301

Acredito que o próximo problema será colocar o rolamento e o retentor de volta. Alguma peça deverá ser aquecida?

Obrigado mais uma vez.

Santista escreveu:A peça está perfeita só precisa trocar o rolamento
Viva e aprecie como se fosse o último dia...
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Gustavo, pega as medidas do rolamento e vai numa loja que vende rolamentos la deve ter, me parece que o rolamento é comum, deve custar uns 20,00 ve se tem da marca SKF, TINK ou FAG, para colocar é até mais fácil, vai em alguma oficina que tenha prensa o torneiro que tirou o rolamento deve ter
Santista e Vera (Viru´s MC)
Avatar do usuário
Gustavo Nascimento
Mensagens: 15
Registrado em: 14 Abr 2009, 14:07

Santista escreveu:Gustavo, pega as medidas do rolamento e vai numa loja que vende rolamentos la deve ter, me parece que o rolamento é comum, deve custar uns 20,00 ve se tem da marca SKF, TINK ou FAG, para colocar é até mais fácil, vai em alguma oficina que tenha prensa o torneiro que tirou o rolamento deve ter
Amigos, após um perrengue o problema no eixo foi resolvido. A moto não ficou com ronco no motor, e está rodando muito melhor. Ao montar o mecânico encontrou mais um rolamento desgastado. O rolamento 8 neste link:
http://www.boats.net/parts/search/Yamah ... parts.html

No fim de tudo o bom mesmo é saber que posso contar com vocês e dizer que podem contar comigo em alguma dúvida ou busca por peças. Vlw Galera.
Viva e aprecie como se fosse o último dia...
cirrose69
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Mai 2011, 09:49
Localização: Belo Horizonte

OLHA PESSOAL APOS O MEU ULTIMO REPARO NO CARDÃ POUCO MAIS DE 3MIL KM RODADOS TROQUEI UM MONTE DE PEÇAS E f*deu D NOVO!! SOU APAIXONADO PELA MINHA MOTO , MAS COM MUITO PESAR VOU PASSÁ-LA PRA FRENTE. BOA SORTE A TODOS VCS . TD D BOM!!
Drag Toda Customizada ! BRUTAL
Topan
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Dez 2009, 12:42
Localização: Itapira
Contato:

Pessoal, alguém pode indicar o melhor óleo SAE80 APIGL-4(marca) para o cardã da DS650?

Abraço,
Topan

Sons of Road MC
Itapira - SP
Paulinho Blues
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Dez 2011, 07:47
Localização: Campinas

Topan escreveu:Pessoal, alguém pode indicar o melhor óleo SAE80 APIGL-4(marca) para o cardã da DS650?

Abraço,

Eu uso o Lubrax SAE 80W

Só lembrando que a troca deve ser feita a cada 20.000 Km ou 24 meses, valeu?!

Eu, particularmente, troco a cada 10.000 Km, mais por mania ou precaução exagerada mesmo... ehehehehehehehe!!!

Abraço.
"Você pode enterrar meu corpo lá em baixo na beira da auto estrada!!!" - Robert Johnson
Responder