Virago 250: Consumo de combustível

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
rahkamo
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Fev 2012, 22:59
Localização: São Carlos

Logo que peguei a Virago, o consumo ficava entre 25 e 28 km/l em rodovia, dependendo da tocada e do relevo. Os amortecedores traseiros estavam na posição mais rígida (posição E no manual). Como tenho 70 kg e viajo sozinho, deixei na 2a. mais mole (B). O consumo aumentou, chegando a 21 km/l no mesmo trajeto, e a moto parecia meio frouxa, sofrendo muito nas subidas. Limpei o carburador, mas não melhorou muito. Finalmente, lembrei de dicas do motosblog e coloquei a suspensão traseira na 2a. posição mais rígida (D). Resultado: na última viagem, o consumo foi de mais de 25 km/l...

Não notei grande diferença no conforto no "maravilhoso" asfalto de nossas cidades.
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

rahkamo escreveu:Logo que peguei a Virago, o consumo ficava entre 25 e 28 km/l em rodovia, dependendo da tocada e do relevo. Os amortecedores traseiros estavam na posição mais rígida (posição E no manual). Como tenho 70 kg e viajo sozinho, deixei na 2a. mais mole (B). O consumo aumentou, chegando a 21 km/l no mesmo trajeto, e a moto parecia meio frouxa, sofrendo muito nas subidas. Limpei o carburador, mas não melhorou muito. Finalmente, lembrei de dicas do motosblog e coloquei a suspensão traseira na 2a. posição mais rígida (D). Resultado: na última viagem, o consumo foi de mais de 25 km/l...

Não notei grande diferença no conforto no "maravilhoso" asfalto de nossas cidades.
A regulagem de fábrica é a segunda posição para moto sem garupa.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
RafaSoares
Mensagens: 49
Registrado em: 02 Mai 2009, 18:29
Localização: São Paulo
Contato:

William Alvarenga escreveu:
ricardoindoida escreveu:Meu parecer dos últimos dias...
34,5 Km/l
Para minha motoca a gasolina comum e V-Power faz diferença!!!
Essa semana fiz o teste, 1 tanque de comum fez 30,1 Km/l e hj terminei o tanque de V-Power e bateu 34,5 km/l.
(...)
Vou colocar gasolina V-Power na minha Virago, e marcar quantos quilometro por litro ela faz.
A minha Viraguinho não gosta de V-Power. É colocar V-Power e começa a falhar que dá até raiva. Ponho comum e não falha nada. hahaha

Sei lá, deve ser pepino mecânico e assunto pra outro tópico... :P

Só pra não dizer que desvirtuei de graça:
Meu consumo médio é uns 23km/l, mas eu tenho escape direto, peso 100kg e obviamente o rendimento dela não tá dos melhores.
Rafael Soares
Yamaha XTZ 250 Ténéré (não me expulsem do fórum, por favor :P)
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Galera, não costumo tirar sempre a média dela, mas quando pego pra tirar puxo umas 5 seguidas, e andei ficando meio assustado, antes era sempre na faixa de 19~22 km/l, até aceitável pelo meu peso, suspensão diferente e etc. Mas ultimamente o consumo dela tá oscilando muito, chegando a variação entre 15 e 23km/l. Isso sem nenhum fator que possa ser identificado como culpado! Todas as medições foram rodando na cidade (as vezes pego uns 5km de pista só pra passear, caminho mais longo do trampo até em casa), quase sempre o mesmo trajeto e sem pegar transito (vantagem de cidade pequena).
Fui abençoado com uma moto que tem TPM ou é normal isso? Ela não falha, pode estar o frio que for que ela pega de prima logo cedo, sem afogador, ou seja, a regulagem dela está perfeita, não apresenta problema algum, mas tem essa variação.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Barcellos
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Dez 2013, 12:14
Localização: Vila Velha

Hoje retornei de uma viagem curta entre Vila Velha/ES e Marataízes/ES, aproximadamente 240km ida e volta.
Pois bem, na ida o consumo foi de 29,5km/l. Já na volta... não sei porque, mas caiu para 22,5. Não há grandes diferenças de relevo na estrada, ao menos não para justificar a diferença grotesca. Na cidade ela vinha fazendo entre 24,5 a até excelentes 26,9km/l. Vou rodar mais uns dias pra ver se a média se mantém. Mas fiquei mt assustado com essa diferença toda.

Alguma sugestão do que pode ter influenciado o aumento do consumo?
Allison302v8
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo

Brother, ouvi falar de viragos 250 que faziam 30Km/L e me animei pra comprar uma, mas lendo aqui as mensagens dos camaradas me assustei com relatos de 20, ou 21 Km/L e agora nosso amigo que fez 29,5 na ida e 22,5 na volta. como a mesma moto pode variar tanto?!?!
"Tá com medo vai a pé!"

Intruder 125 - Ramona -
Barcellos
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Dez 2013, 12:14
Localização: Vila Velha

Allison302v8 escreveu:Brother, ouvi falar de viragos 250 que faziam 30Km/L e me animei pra comprar uma, mas lendo aqui as mensagens dos camaradas me assustei com relatos de 20, ou 21 Km/L e agora nosso amigo que fez 29,5 na ida e 22,5 na volta. como a mesma moto pode variar tanto?!?!
A minha fez 30,5 na última medição :D , realmente não tenho ideia do que possa ter acontecido na viagem... Mais pro fim da semana devo ter rodado o suficiente pra ver se o rendimento se mantém.

Dizem que se andar acima de 120km faz o consumo aumentar. Pelo visto no meu caso isso não tem influenciado muito. Eu faço o trajeto Vitória - Vila Velha pela Terceira Ponte, num horário de pouco movimento. Sempre que posso, estico ao máximo e ela chega aos 130, 140km/h na descida.
Allison302v8
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo

Ahhh ai sim está um consumo viável!

Escape aberto pode influenciar no consumo também. O seu é original?

Minha intruder 125 faz 36,7 na cidade e 31 na estrada.

Gasta mais porque é o cabo enrolado o tempo todo pra manter 100/110 Km/h.

Na cidade só de leve no acelerador, aí economiza muito!
"Tá com medo vai a pé!"

Intruder 125 - Ramona -
Barcellos
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Dez 2013, 12:14
Localização: Vila Velha

Sim, meu escape é original.
Hoje abasteci e rodei exatos 200km com 6,25l de gas.
32km por litro, a melhor marca até agora.

Depois que parei pra pensar, a única coisa que pode ter afetado tanto o rendimento na viagem deve ter sido o fato de eu talvez ter calibrado os pneus de forma errada. Quando abasteci antes de voltar aproveitei para calibrar.
willphd
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Set 2014, 11:40
Localização: Limeira

Fala pessoal,

Em Outubro comecei a registrar dados do consumo da minha Virago e montei uma planilha pra fazer alguns cálculos. Até agora, foram 2.480km que tirei as estatísticas.

O método foi o seguinte:
1. Ir ao posto e pedir para encher o tanque;
2. Anotar o valor no odômetro e zerá-lo;
3. Guardar o cupom fiscal;
4. Em uma planilha, anotar: km do odômetro, valor em R$, litros abastecidos e data.

A planilha automaticamente me faz os cálculos. Na imagem há mais detalhes, mas resumidamente:

Consumo médio: 24,8 km/l
Preço médio do km: R$ 0,12 (sempre gasolina aditivada)

Com esses dados, no Google Maps eu sempre pego a distância que vou percorrer numa viagem, por exemplo, e consigo ter uma noção dos gastos. Calculei inclusive que ando em média 880km/mês, gastando em torno de R$ 100,00.

Futuramente pretendo ter dados mais detalhados, como gráficos de consumo mensal, verificar se há épocas do ano que o consumo aumenta, etc.

Imagem
Will
Responder