Virago 535: Gasolina (Tanque, Bomba etc)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Queiroz1984 escreveu:Olá Damasceno, valeu pela dica.

Cara, ela simplesmente não liga (não escuto aquele famoso estalo). Estou rodando 130-150 km e abastacendo logo em seguida (nesse ritmo calculei 17km por 1 litro na cidade), mas certa vez ele me deixou na mão com 100km.

Mesmo assim não consome os 11 litros todo, e sim 8 a 9 litros. Daí a minha duvida do funcionamento da bomba se só serve para acionar a reserva ou não.

Vou verificar as conexões dela para ver se não é mau contato.
A reserva não é acionada na chave do punho?
Imagem
Aguia Salvador
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Out 2015, 00:06
Localização: Salvador

cros escreveu:
Queiroz1984 escreveu:Olá Damasceno, valeu pela dica.

Cara, ela simplesmente não liga (não escuto aquele famoso estalo). Estou rodando 130-150 km e abastacendo logo em seguida (nesse ritmo calculei 17km por 1 litro na cidade), mas certa vez ele me deixou na mão com 100km.

Mesmo assim não consome os 11 litros todo, e sim 8 a 9 litros. Daí a minha duvida do funcionamento da bomba se só serve para acionar a reserva ou não.

Vou verificar as conexões dela para ver se não é mau contato.
A reserva não é acionada na chave do punho?
Olá! Estou chegando agora no fórum e queria compartilhar com o grupo algum conhecimento adquirido na 535. Bem, a reserva só é acionada no botão próprio no punho direito. A torneira embaixo, no lado esquerdo, é elétrica e manual, ao mesmo tempo, porém eletricamente ela aciona a reserva e manualmente ela corta combustível. O tanque de baixo não é inteiramente reserva. Nele é que a torneira está instalada. Entre os dois tanques há uma interligação, o que, na prática significa serem somente "um". A bomba de combustível é elétrica e irá impulsionar tanto a gasolina principal, como da reserva. Ela puxa combustível através da torneira elétrica e filtro.
Abraços aos colegas viragueiros!
caparica1975
Mensagens: 89
Registrado em: 26 Jan 2015, 03:28
Localização: Caruaru
Contato:

Aguia Salvador escreveu:Bem, a reserva só é acionada no botão próprio no punho direito. A torneira embaixo, no lado esquerdo, é elétrica e manual, ao mesmo tempo, porém eletricamente ela aciona a reserva e manualmente ela corta combustível.

Olá Águia!
Seja bem vindo!

Ñ entendi.
Na pratica, como funciona?

Podes descrever Oq acontece para cada posição da chave no punho e para cada posição na torneira embaixo da moto?
;-)
caparica1975
Mensagens: 89
Registrado em: 26 Jan 2015, 03:28
Localização: Caruaru
Contato:

caparica1975 escreveu: Podes descrever Oq acontece para cada posição da chave no punho e para cada posição a torneira embaixo da moto?
Pra ilustrar...

Imagem

Imagem
;-)
Edmar Montarelli
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Out 2015, 17:12
Localização: Santo André

Aguia Salvador escreveu:
cros escreveu:
Queiroz1984 escreveu:Olá Damasceno, valeu pela dica.

Cara, ela simplesmente não liga (não escuto aquele famoso estalo). Estou rodando 130-150 km e abastacendo logo em seguida (nesse ritmo calculei 17km por 1 litro na cidade), mas certa vez ele me deixou na mão com 100km.

Mesmo assim não consome os 11 litros todo, e sim 8 a 9 litros. Daí a minha duvida do funcionamento da bomba se só serve para acionar a reserva ou não.

Vou verificar as conexões dela para ver se não é mau contato.
A reserva não é acionada na chave do punho?
Olá! Estou chegando agora no fórum e queria compartilhar com o grupo algum conhecimento adquirido na 535. Bem, a reserva só é acionada no botão próprio no punho direito. A torneira embaixo, no lado esquerdo, é elétrica e manual, ao mesmo tempo, porém eletricamente ela aciona a reserva e manualmente ela corta combustível. O tanque de baixo não é inteiramente reserva. Nele é que a torneira está instalada. Entre os dois tanques há uma interligação, o que, na prática significa serem somente "um". A bomba de combustível é elétrica e irá impulsionar tanto a gasolina principal, como da reserva. Ela puxa combustível através da torneira elétrica e filtro.
Abraços aos colegas viragueiros!
Uma Pergunta, se por ventura retirarmos esta ligação do tanque maior ao menor e ligar o tanque maior diretamente no carburador como é feito nas motos convencionais, eliminado bomba e torneira elétrica, a moto não funcionaria pela gravidade igual uma CG ?
Edmar Montarelli
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Out 2015, 17:12
Localização: Santo André

Olá, sou nov no Forum e acabei de comprar uma 535, linda e impecável, e por ver tanto relato de problema com bomba e reserva tive uma duvidae uma Pergunta, se por ventura retirarmos esta ligação do tanque maior ao menor e ligar o tanque maior diretamente no carburador como é feito nas motos convencionais, eliminado bomba e torneira elétrica, a moto não funcionaria pela gravidade igual uma CG ? ou é necessário uma certa pressão pela bomba para o carburador trabalhar direito, estou pensando em ligar direto a mangueira do tanque superior no carburador e usar a gravidade para fazer o papel da bomba, esta teoria não estaria certa?
Avatar do usuário
Damasceno
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jul 2015, 10:46
Localização: Teresina

Edmar Montarelli escreveu:Olá, sou nov no Forum e acabei de comprar uma 535, linda e impecável, e por ver tanto relato de problema com bomba e reserva tive uma duvidae uma Pergunta, se por ventura retirarmos esta ligação do tanque maior ao menor e ligar o tanque maior diretamente no carburador como é feito nas motos convencionais, eliminado bomba e torneira elétrica, a moto não funcionaria pela gravidade igual uma CG ? ou é necessário uma certa pressão pela bomba para o carburador trabalhar direito, estou pensando em ligar direto a mangueira do tanque superior no carburador e usar a gravidade para fazer o papel da bomba, esta teoria não estaria certa?
Correto! Porem vale ressaltar que o tanque superior tem aproximadamente 8 litros e que em uma velocidade um pouco acima provavelmente sua motocicleta não iria responder da mesma forma. E mais, a função da bomba de combustível não é só "jogar" a gasolina pra dentro dos carburadores, mas sim regular a pressão que sai do tanque.

Ex.: Quando você esta com o tanque cheio, a gravidade vai funcionar da mesma formar ligando a mangueira de combustível no tanque de baixo ate o tanque de cima esvaziar... só que dessa forma (sem bomba) você vai esta "forçando" as agulhas do carburador podendo ocorrer em algumas ocasiões de passar mais combustível do que o necessário e afogar os carburadores. Vale ressaltar que afogar carburadores não causa defeito algum a motocicleta, só é chato pro motociclista kkkk.

DICA¹:Eu uso a bomba de combustível normal, se a sua esta queimando com facilidade tente revisar a parte elétrica da motocicleta e comprar uma bomba original, é caro nos sabemos, mas vale a pena.
DICA²: Tem uma galera ai que ta usando uma bomba a Vácuo, ela é ótima te garanto, só é chato se você deixar faltar combustível, ai vai ter que dar umas sopradas no tanque pra poder seguir o fluxo, levando em consideração que ela usa o vácuo da moto pra funcionar e não é elétrica.

Um Abraço a todos viragueiros e boa estrada.
Tibiano (._. )
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Uma duvida, o tanque de cima não teria 4 litros e o de baixo 9 litros?
Imagem
Queiroz1984
Mensagens: 20
Registrado em: 14 Jun 2015, 12:31
Localização: Vila Velha

Dasmaceno, como seria a instalação dessa bomba a vacuo?
Virago 535
Avatar do usuário
Damasceno
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jul 2015, 10:46
Localização: Teresina

cros escreveu:Uma duvida, o tanque de cima não teria 4 litros e o de baixo 9 litros?
Cara eu não tenho certeza de quantos litros são, mas deve ser por ai mesmo... desculpe o equivoco.
Queiroz1984 escreveu:Dasmaceno, como seria a instalação dessa bomba a vacuo?
Brother, a instalação da bomba a vácuo pelo que vi de um parceiro viragueiro é muito simples.
a bomba tem duas mangueirinhas que você liga na saída de vácuo dos carburadores e outras duas mangueiras mais grossas que são pra ligar 1 na saída do tanque e a outra na entrada de combustível do carburador. é super simples e "nunca" da problema.
Espero ter ajudado... vou ver se encontro algumas fotos que vi, se achar posto aqui pra vocês.


Abraço e boa estrada a todos. 8)
Tibiano (._. )
Responder