Virago 535: Gasolina (Tanque, Bomba etc)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Acho que as peças 48 e 62 da foto mostram o que seriam as 2 bombas, a inferior 62 do tanque de baixo que deve estar sempre enviando gasolina pro carburador e a 48 que deve ser a elétrica acionada no punho!
Imagem
nomadeestradeiro
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Nov 2015, 11:37
Localização: Patrocínio

quando gira a chave, toda vez escuta um barulho da bomba de combustivel ligando ? um 'treeeeeee' e para, a minha as vezes escuto isso, as vezes não, to achando que o problema da moto é a bomba de combustivel, ja vi varios reclamando dela dar defeito nisso, e de varios falando pra usar de carro, de outras motos, qual seria a melhor opção pra trocar essa bomba de combustivel, de qual carro/moto ?
Queiroz1984
Mensagens: 20
Registrado em: 14 Jun 2015, 12:31
Localização: Vila Velha

Nomade, o que eu tenho ouvido falar é que pode-se usar a bomba a vácuo que seria uma boa. Mas nunca vi, nem sei se é de carro ou moto. O que sei que dá certo com certeza é a bomba da Shadow.
Virago 535
marcopgoncalves
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mar 2015, 16:01
Localização: Belo Horizonte

Não são duas bombas. Uma coisa deve ficar claro é que a bomba de gasolina é unica, e funciona sob demanda, e para quando a cuba dos carburadores está cheia. O normal, ao estar com o motor ligado, é que a bomba funciona 1 vez (um estalo) a cada 3 segundos em média.

Outra coisa é a torneira elétrica, localizada embaixo do tanque inferior. A chave que a aciona é localizada no guidão do lado direito, e tem duas posições (ON e RES).
Posição ON: a torneira está com o solenoide em posição normal(desenergizado), e a gasolina flui pela saída da torneira elétrica somente até o ponto que começa a reserva;
Posição RES: normalmente coloca-se nesta posição quando a moto "pede" reserva. Neste ponto, em condições originais da torneira elétrica, o solenoide é ativado e a gasolina da reserva (aprox. 2,5L) é utilizada, fluindo pela saída da torneira elétrica.

É recomendável acionar a REServa pelo menos uma vez na semana, para evitar que o diafragma existente dentro da torneira elétrica resseque. Caso isso aconteça, existem reparos para essa torneira no ML e em outros sites, e custam em torno de R$ 30,00.

Sobre ruídos: é normal a bomba de gasolina fazer um ruido tipo "trrrrr" ao girar a chave, antes de ligar a moto. Caso isso não aconteça, pode ser que a cuba do carburador esteja cheia antes de ligar a moto. Já para a torneira elétrica, faça o seguinte teste: com a chave ligada e o motor DESLIGADO, acione a chave no lado direito do guidão. Deverá ouvir um "TEC" vindo da região em baixo do tanque inferior. Isso significa que o sistema está acionando o solenoide da torneira elétrica. O perfeito funcionamento da torneira é atestado quando a moto pede reserva, aciona-se a chave no guidão e pouco tempo depois o motor volta à plena potencia.

Há outro assunto polêmico sobre a bomba de combustível: a posição de instalação. O normal é que a bomba seja instalada com os tubos de entrada e saída voltados para baixo. No caso de instalação com estes tubos voltados para cima, um eventual vazamento acarretaria em acumulo de combustível na capinha da extremidade oposta, justamente onde ficam os contatos. Isso deve ser evitado ao máximo pelo risco de incêndio.

Espero ter esclarecido alguns pontos, qualquer coisa estou à disposição.
marcopgoncalves
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mar 2015, 16:01
Localização: Belo Horizonte

Mais uma informação... No caso de falta de bomba, encha o tanque. A moto funcionará até esgotar o volume do tanque superior, que no momento eu não lembro o volume exato, mas não deve ultrapassar 3 Litros...
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

pra que simplificar se podemos complicar. Acho que a engenharia da Yamaha fez pos graduação em portugal
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

BetoCB escreveu:pra que simplificar se podemos complicar. Acho que a engenharia da Yamaha fez pos graduação em portugal
É o problema do tanque ficar abaixo dos carburadores, coisa que as motos tradicionais não tem...
Imagem
marcopgoncalves
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mar 2015, 16:01
Localização: Belo Horizonte

O Funcionamento desses sistemas não é "trivial"... é quase preciso um treinamento para saber o funcionamento deles...

Eu apanhei até entender.
caparica1975
Mensagens: 89
Registrado em: 26 Jan 2015, 03:28
Localização: Caruaru
Contato:

marcopgoncalves escreveu:Espero ter esclarecido alguns pontos, qualquer coisa estou à disposição.
Foi lindo!
Quase (*) zerou as dúvidas...

Ontem, fiquei na rua com a minha... Consumo está alto, não fiz mais que 11Km/litro. Pane seca mesmo... Tava "tudo certo", mandei ver o botão pra RES no punho e... nada. Acredito que devo ter algum problema na tal membrana da chave (a do selenoide) embaixo da moto.

Por "sorte" estava há 1 Km de um posto de gasolina, era só deixar a moto descer o declive da rua e eu chegava lá. Boto em ponto morto, dou um embalo e vou na manha, só segurando no freio até entrar no posto e... Descubro que o posto fechou há uns 20 dias. Ok... pego o celular e ligo pra esposa. Explico que ela precisa passar no posto perto de casa e comprar um vasilhame de socorro e pah.

O selenóide da torneira debaixo do tanque que fica abaixo do assento do piloto funciona. Quando aciono a chave da reserva nno punho (RES/ON), posso ouvir (se estiver sem capacete) o "plec" da coisa alternando lá embaixo. Mas como a minha moto tem a "gambiarra da bomba de Kadet", a lógica de ouvir o barulho da bomba de combustível ligar/desligar em função no nível de combustível na cuba do carburador se perde.

Com este esquema da bomba de gasolina do Kadet, a bomba de combustível trabalha o tempo todo e há um sistema que faz com que a gasolina que iria vazar retorne para o tanque. Eu confesso que eu ainda não entendi direito como raios é isto... Mas foi assim que o antigo dono da moto me explicou. E como a bomba fica mesmo trabalhando o tempo todo e a moto não vira um chafariz de gasolina, tendo a acreditar que a informação procede! :D

Assim que possível (em algum final de semana de dezembro, provavelmente) vou desmontar bancos e fazer um video com calma registrando os barulhos e os funcionamento disto. Posto aqui pra compartilhar as coisas...

* - pq do quase?

Vc descreve perfeitamente a lógica de funcionamento da bomba nas posições RES/ON do botão no punho. Mas ainda fica faltando uma descrição inteligível da lógica de funcionamento de tudo em relação às posições que temos disponíveis na própria torneirinha embaixo do tanque, próximo ao solenóide.

Imagem

--- / ---

Imagem
;-)
gregori
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Nov 2014, 19:26
Localização: Porto Alegre

Pessoal, desculpe se essa for uma dúvida besta, mas como desconheço mecânica em geral, surgiu essa dúvida:

É possível converter a 535 pra álcool? Qual seria "mais ou menos" o valor para tal conversão?
Vale a pena (custo/benefício)?

Obrigado.
Responder