Virago 250: Customização

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Galeura, tô vendo que não tardará a eu precisar trocar os sapatos da minha Viraguinha. Como o tema é customização, tô precisando de dicas sobre a instalação de pneus mais largos e de perfil mais baixo nela. Andei olhando e pareceu que o espaço que tá sobrando entre os pneus originais e os paralamas não é lá muita coisa, então talvez precise "ampliar" os paralamas. Mas enfim, fora isso, que mais deve ser observado ou feito quanto a isto? Rodas (aros)? Balanças? Alguma sugestão de como fazer esta customização sair mais barata?
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
silvio luiz menti
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Fev 2009, 16:09
Localização: Toledo

Na minha eu uso pneu com as medidas originais.
Na trazeira uso 150/90-15, confere nas fotos postadas acima. É so tirar um e instalar o outro que vai ficar bom.
Agora vou modificar a balança trazeira e trocar o aro pra instalar um pneu 180/70-15, assim que ficar pronto posto as fotos aqui.
Abs
100 Anos
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Então... minha dúvida era mais ou menos essa!
Pra instalar um pneu mais largo tem que trocar a balança mesmo né!!!
Mas e a roda? apesar de que vc está querendo manter o aro 15, essa roda original suporta um pneu mais largo? Pq em alguns casos o aro tem que ser mais largo também, mesmo mantendo o diâmetro.
No seu caso, vc tá rebaixando o pneu e mantendo o aro (15), consequentemente a moto vai ficar mais baixa na traseira, a intenção é essa mesma? Deixar a frente mais alta? Calculou pra ver se não vai ficar batendo nada no chão?
Na minha motoca eu não quero isso, tô querendo deixar ela alinhada Frente/Traseira, então pra colocar um perfil mais baixo no pneu, o aro terá que ser maior, acho que 17 deve dar.
Mas também tô querendo um sapato mais largo na frente.
Minha dúvida é sobre o que precisarei mudar além de pneu e aro.
Vc já deu a dica da balança, na traseira. Será que tem que mexer em Freio (disco, tambor), Balança da dianteira, paralamas...? Alguém aí sabe?
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Pô, tu já tinha falado do aro também né??? Foi mal!!!!!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
silvio luiz menti
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Fev 2009, 16:09
Localização: Toledo

Veja bem Bio o fato de eu mudar o perfil para menos não significa que a moto vai ficar mais baixa.
O valor do perfil significa quantos % (porceto) da largura do pneu é a altura, por exemplo:

130/90-15
130 é a largura do pneu em mm.
90 significa que a altura do pneu é 90% da sua largura ou seja 117 mm.
o aro é 15 polegadas.

180/70-15
180 mm de largura
70% é o perfil (altura) que neste caso é 126 mm.
o aro é 15 polegadas.

Então veja que um pneu com perfil 70 pode ser mais alto do que um com perfil 90, tudo depende da largura do pneu.

Quanto ao cubo trazeiro, deve-se fabricar novos centralizadores, o freio continua o mesmo.
Deve-se calçar a coroa, vou fazer isso torneando uma coroa usada e trocando os prisioneiros.
O problema é como deslocar o pinhão, mas já estou projetando uma solução.
Quando estiver tudo pronto vou postar aqui.

Abs
Abs
100 Anos
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Valeu a aula irmão!!!
De fato eu não tinha esse conhecimento. Achava que quando o nº que identificava a altura do pisante aumentava ou diminuia, a coisa era linear (70<80<90...), e não proporcional.
Essas dicas já vão ajudar no meu projeto.
Fallow...
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

Quanto ao cubo trazeiro, deve-se fabricar novos centralizadores, o freio continua o mesmo.
Deve-se calçar a coroa, vou fazer isso torneando uma coroa usada e trocando os prisioneiros.
O problema é como deslocar o pinhão, mas já estou projetando uma solução
pondo calço na coroa ela vai chegar mais pro lado...certo?
Se sim, esse deslocamento vai demandar a troca da corrente também? Alguma outra peça da relação?
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
silvio luiz menti
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Fev 2009, 16:09
Localização: Toledo

Não Bio,

A relação (corrente, coroa) pemanece a mesma.
O que estou tentando resolver é como deslocar o pinhão mais para fora, pois se não fizer isso a corrente vai trabalhar desalinhada. Já vi gente fazendo isso, mas não acho o correto.
Já tenho algumas formas de fazer isso, porém só vou postar quando estiver pronta, pois quero que seja algo bem feito e que todos possam fazer também.
Minha moto está toda desmontada e vai passar por uma customização completa. Estou registrando tudo e depois vou postar o projeto todo.
Abs
100 Anos
Bio
Mensagens: 75
Registrado em: 26 Jan 2009, 13:12
Localização: Brasí­lia

OK! Camará...
Mais uma vez, valeu a aula.
O que resta agora é esperar!!!!!!
"Que bons ventos os tragam... que bons asfaltos os levem"!
silvio luiz menti
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Fev 2009, 16:09
Localização: Toledo

Espero que não demore muito, pois estou a 120 dias sem andar com ela depois do acidente, e ainda tenho um Opala 6cil para terminar a reforma, mas devagar a gente chega lá.

Abs
100 Anos
Responder