Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

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bozobozoca
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05 Abr 2017, 12:07

Esse rele, original ta mais de 400 reais.
Mas voce pode usar algum outro da yamaha que tenha a especificação:
12.8v / 85c/m - 21Wx2

Dando uma olhada rapida no mercado livre, tem varios desses de motos como: Yamaha RDZ 125, RD 125, TDM 125, Fazer.
Sinceramente, eu compraria algum usado pra ver se é isso mesmo. Ou melhor: pegar um emprestado de alguem e ver se tudo volta a funcionar.

Até mais

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Frazatto
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05 Abr 2017, 16:13

Aha!
A luz do velocímetro e a luz de freio não estão funcionando também!

Mas antes da solução hahahaha vamos ao diagnóstico.
Testar se o relé é o culpado não é difícil. Primeiro você tem que lembrar que um relé é só uma chave, então você pode substituir ele por um fio (da mesma grossura dos que alimentam o relé), se funcionar então era isso, só trocar o relé (não resolveu meu problema). Massss, esse é um relé térmico (por isso os dois terminais e não 3 ou 4), em temperatura ambiente ele deveria ficar sempre fechado, então meu teste original estava certo e o relé está funcionando corretamente.

Blz, olhando mais de perto o diagrama, testei todos os componentes ligados nessa trilha do chicote e descobri que esses dois caras ai também não funcionavam.
A única coisa imediatamente antes do interruptor do freio traseiro é a droga do fusível que estava quimado eu acabei de trocar :shock:

Ok então......eliminando todas as possibilidades lógicas, o que nos resta, por mais absurdo que seja, tem que ser a verdade! :roll:
Fui lá eu cutucar o fusivel.......e tudo voltou a funcionar.

Raios e trovões e todos os palavrões da terra, três dias mexendo nisso e já tinha resolvido o problema nos primeiros 15min!!!!!!

Edsanmi
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04 Mai 2017, 00:02

Olá pessoal,

Minha Virago 250 vem apresentando problemas elétricos na região do estator, retificador e bateria. Da última vez foi solucionado com um retificador da Falcon, que esquentava muito e queimou agora em janeiro. Coloquei outro no lugar, mas estava passando 19V para bateria, então troquei o estator, só que ainda passa 17V. Agora comprei um retificador da Wortech, porque vi alguns relatos que a magnetron caiu de qualidade e pelo fato da Wortech dizer que possui dois circuitos, caso um falhe o outro entra em ação. Já li alguns posts sobre esse mesmo assunto aqui no fórum, porém ainda tenho as seguintes dúvidas:
  • Para testar o estator, disseram que tenho que ligar as pontas do multímetro em dois fios do trifásico, isso não fecharia um curto? Na lenta deve ficar em 14V, na alta é entre 70 e 90V?
  • Como testo o retificador desligado da moto (novo)? Faço o teste de continuidade em quais contatos? E quais são os valores que tem que dá?
  • Alguém já comprou esse retificador da Wortech? Eles são melhores que os da magnetron?
  • Alguém disse em ligar dois retificadores em paralelo, isso é possível? Na entrada a energia é dividida entre os dois, mas a saída permanece equivalente a um retificador? Como a carga estará dividida entre os dois retificadores, isso pode aumentar o tempo de vida dos retificadores?
Virago 250 ... Ao infinito e além!

SemControle
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04 Mai 2017, 06:09

da uma olhada nesse vídeo, o da mirage é trifásico tmb....
https://www.youtube.com/watch?v=ohUxg1Q4ZyE

essa ultima colocação so falo pra vc desapegar de engenharia de gambiarra, se por acaso separar em 2, depois vai juntar como, cada um vai mandar no mínimo 14V, sendo q não vao mandar exatamente a mesma tensão nem corrente, pq são circuito com componentes q tem tolerância, então não trabalham 100% identicos
Mirage preta 250cc 12/13
Lead preta 108cc 14/14

Edsanmi
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05 Mai 2017, 10:43

SemControle, obrigado pelo vídeo, esclareceu bastante sobre o assunto.

Quanto ao utilizar dois retificadores era somente uma curiosidade, pretendo deixá-la perto dos 100% sem gambiarras.

O retificador que está atualmente na moto é o da Falcon, neste final de semana vamos colocar o da Virago 250 (tenho um da Magnetron e um da Wortech), porém, eles vêm sem o encaixe, então gostaria de saber quais são os pinos de entrada (os 3 do estator), de saída (bateria) e o terra do retificador?

Uma curiosidade mais ousada, tem como eu identificar os pinos de qualquer retificador somente utilizando um multímetro?
Virago 250 ... Ao infinito e além!

SemControle
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06 Mai 2017, 07:01

com multímetro vc identifica sim, não lembro se nesse vídeo ou em outro tem a forma de testar se esta em curto e aberto, ai tem 3 pinos do estator dao o mesmo valor...identificando esses e ligando, com o multímetro vc confere a polaridade nos 2 restantes com a moto em funcionamento.....

mas em geral, são 5 laminas pra contato no conector, as 3 do estator alternada são menores, as de saída continua são mais parrudas....

segundo o manual de serviço da mirage (parece ter 6 conectores, mas são 5 apenas, 2CC e 3CA)
Imagem
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Edsanmi
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15 Mai 2017, 09:27

Olá,

Primeiramente, valeu pela ajuda SemControle.

Após os testes realizados na parte elétrica:

Resultados:
  • O estator está gerando na alta 105V;
  • O retificador da Magnetron fixou em 13V, tanto na alta quanto na baixa, e esquenta um pouco (o normal);
  • O retificador da Wortech varia dos 13 aos 14,6V e não esquenta NADA (deixei esse na moto).
Dúvidas:
  • 105V está dentro dos padrões da Virago ou está muito acima do tolerável?
  • Os 13V do retificador na alta será que mantém a bateria carregada?
  • Onde encontro aqueles terminais plásticos que conectam ao retificador e ao estator, a minha moto está sem os conectores?
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SemControle
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15 Mai 2017, 21:50

tirando por mim carrega sim, em lenta parado c freio acionado a minha fica abaixo de 13,5, andando fica nessa faixa tmb.....c todos os terminais bem limpos chega em 13,7, mas basta a primeira garoa pra mirage já começar a oxidação de tudo qnt é terminal e voltar aos 13,5, não cai tanto...
esta dentro sim essa voltagem do estator, mesmo em lenta c pouca voltagem gerada já é o bastante pro retificador converter em 13v

os terminais eu encontrei na rua santa Ifigênia em SP, tem varias lojas de eletrônicos.....tanto o 2 vias como o 3 vias.....
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