Intruder 125: Dificuldade na partida em dias frios

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

OpteroN
Mensagens: 20
Registrado em: 28 Ago 2010, 00:11

Leia o manual da Intruder 125 atentamente.
A Suzuki recomenda velas de grau termico NGK de 7 a 9.

Sujestão: coloque uma vela NGK Iridium. Maior durabilidade, eficiencia e combustão mais completa. Não se iluda com oque dizem sobre potência!

Geralmente a Intruder vem de fabrica com a Vela CR8E, que é a intermediária.

Use a 7 para temperatura climatica alta.
Use a 9 para temperatura climatica baixa. Como eu utilizo aqui no RS. No inverno congela tudo. xD

Gracias
Não têm medo de vocês! Têm medo do que significam... Significam a liberdade. Easy Rider 1969
Avatar do usuário
Rodrigo Gustavo
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Ago 2014, 17:23
Localização: São Carlos

Fala Pessoal, a minha intruder ta ruim de pegar, nos dias frios normalmente nem pega, só no tranco, levei no mecânico ele fez os testes e constatou que seria a bateria ruim, alguem tem alguma outra idéia do que seja ou posso trocar a bateria mesmo, (obs., ele já deu carga na bateria mas parece que ela não segurou essa carga, e também já troquei essa bateria há mais ou menos um ano e meio)

Vlw
Esperando o próximo fim de semana pra pegar a estrada, nem que seja por alguns Km,s!!
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

OpteroN escreveu:Leia o manual da Intruder 125 atentamente.
A Suzuki recomenda velas de grau termico NGK de 7 a 9.

Sujestão: coloque uma vela NGK Iridium. Maior durabilidade, eficiencia e combustão mais completa. Não se iluda com oque dizem sobre potência!

Geralmente a Intruder vem de fabrica com a Vela CR8E, que é a intermediária.

Use a 7 para temperatura climatica alta.
Use a 9 para temperatura climatica baixa. Como eu utilizo aqui no RS. No inverno congela tudo. xD


Gracias
Olá...

é ao contrário: se estiver numa região muito quente, use a 9, ela dissipa mais calor do que a 8 e a 7 sucessivamente. As velas mais frias (9 é mais fria que 8 ) deixam o funcionamento do motor áspero enquanto ele não estiver bastante quente...

dê uma olhada nisto:
http://www.ngkntk.com.br/direct/p3.html

Rodrigo Gustavo escreveu:Fala Pessoal, a minha intruder ta ruim de pegar, nos dias frios normalmente nem pega, só no tranco, levei no mecânico ele fez os testes e constatou que seria a bateria ruim, alguem tem alguma outra idéia do que seja ou posso trocar a bateria mesmo, (obs., ele já deu carga na bateria mas parece que ela não segurou essa carga, e também já troquei essa bateria há mais ou menos um ano e meio)

Vlw
sempre tem gente comentando sobre as escovas do motor de arranque como mais uma causa de dificuldades na partida... mas, a menos que esse motor de arranque seja extremamente forçado, essas escovas não gastam rápido, têm uma boa durabilidade.

Um dos problema é o relê de partida. Recentemente tive que trocar o da minha Yes, e acredito que terei que trocar o da Intruder também, em breve.

O sintoma nesse caso era os "tec" que ele fazia cada vez que o botão de partida era apertado. Insistindo várias vezes ele acabava conseguindo acionar o motor, mas era uma sequência de tec's considerável. Depois da troca, aciona instantaneamente.

Depois vou voltar neste tópico para colocar as imagens desse relê aberto (estou no trampo), mostrando-lhes a causa disso.

Os carburadores com as regulagens originais das concessionárias (todos os modelos até agora) em geral conseguem dar partida sem afogador, por causa de regulagens ricas no parafuso de mistura da lenta. Se o motor pega no frio sem o afogador, é porque esse parafuso está muito aberto. Depois de corrigido isso, torna-se necessário usar o afogador, que irá enriquecer a mistura da lenta enquanto estiver aberto...

Um carburador com a regulagem correta, e com uma vela de ignição em bom estado (com regulagens corretas, a vela não fica carbonizada e tem vida útil bastante ampla, coisa de mais de 20 mil km nesses motores) sempre funcionará sem dificuldade no frio, com o uso do afogador. E, na minha experiência pessoal nas regulagens que faço, sempre que a temperatura do ar está inferior a 23~24 graus uso o afogador na primeira partida, desligando-o poucos segundos depois...
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Rodrigo Gustavo escreveu:Fala Pessoal, a minha intruder ta ruim de pegar, nos dias frios normalmente nem pega, só no tranco, levei no mecânico ele fez os testes e constatou que seria a bateria ruim, alguem tem alguma outra idéia do que seja ou posso trocar a bateria mesmo, (obs., ele já deu carga na bateria mas parece que ela não segurou essa carga, e também já troquei essa bateria há mais ou menos um ano e meio)

Vlw
Quantos anos já tem a bateria? Normalmente ela dura 2 anos, de boa marca vai a 3 anos, e no inferno o motor está muito frio e precisa de mais energia pra movimentar todas as peças, então se não segura carga é porque já está na hora de trocar...
Imagem
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

De fato, uma bateria de boa qualidade pode durar até mesmo mais de 5 anos, se for dada bastante atenção à manutenção, em conjunto com o uso adequado do todo o sistema.

Detalhes como "dar a partida com farol e lanterna desligados", "não ficar muito tempo segurando a moto no freio (uma lâmpada de 21W geralmente, acesa) num semáforo e com o farol ligado (outra lâmpada de no mínimo 35W)", "não deixar a ignição ligada e farol ou freio acionados sem que o motor esteja funcionando", "não rodar com o farol desligado à toa, porque isso pode sobrecarregar a bateria, aquecendo e danificando-a!"... saber que para cada partida normal dada, deverá rodar um tanto para que a carga consumida seja reposta... (não sei como está atualmente nas motos, mas uma revista Quatro Rodas creio que da década de 70 ainda, dizia algo como um carro ter que rodar uns 15 km para repor a carga da bateria usada na sua partida). E por aí vai...
Então vai depender de como essa bateria foi usada nesse ano e meio para se ter idéia de se ela ainda está boa ou não.

E para a possibilidade do problema ser com o relê de partida, esse era o da minha Yes (o da Intruder é igual). Já aberto, com os dois terminais principais retirados. Um recebe o cabo da bateria, e do outro sai o cabo para o motor de arranque.

Imagem

detalhe da oxidação do contato de um dos terminais

Imagem

esse é o conector, a peça que fecha o circuito para passar a corrente para o motor de arranque

Imagem

essa é a bobina de acionamento. Os dois pinos são ligados no botão de partida e no terra (chassi). Quando se aperta o botão, a bobina cria o campo magnético que puxa o cilindro metálico no centro, para dentro, fazendo com que aquele conector seja empurrado contra os dois terminais para fechar o circuito.

Imagem

A oxidação nos terminais e no conector pode impedir a passagem de corrente, impedindo o motor de arranque de ser ligado, assim como pode diminuir a corrente que consiga passar, fazendo com que o arranque fique mais fraco... sem um maquinário adequado, não dá para abrir, restaurar os contatos, e fechar o relê... então a solução foi realmente comprar um novo.

Fiz um pequeno vídeo para que possam visualizar melhor como esse trequinho é por dentro

Imagem

Isto é apenas para mostrar "coisinhas" que atazanam muita gente...
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
Responder