Intruder 1400: Manutenção

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Responder
Avatar do usuário
Nilo Padovani
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Jul 2009, 16:34
Localização: São Sebastião do Paraíso

Ola! Amigos,

Minha VS1400 estava enrroscando as marchas, pensei que fosse o câmbio, ai descobri que é uma bucha na alavanca de troca das marchas, ela gasta e a alavanca fica bamba, fiz outra bucha no torno e beleza, resolvido.
Olhei para o pneu traseiro e pensei, desde que comprei essa moto no ano passado, ele nunca furou, mas se furar na estrada, certeza que nenhum borracheiro vai querer por a mão. Então resolvi tira-lo para saber como é, tirei até o cardân, e só depois descobri que não precisava ter tirado o diferencial e o cardãn, mas aproveitei para trocar o oleo (SAE90 API GL5 # HYPOID # +/- 200ML).
Para tirar só o pneu, é só soltar o suporte que prende as pinças do freio e o prisioneiro da roda. Para colocar pneu de volta, como recoloquei o diferencial no lugar primeiro, o pneu pega um pouco no escapamento, soltei um pouco o parafuso em baixo da bateria que prende o escapamento e beleza, tudo no lugar de novo e lição aprendida.
Aproveitei a oportunidade e abri as pinças do freio para limpeza e troquei as pastilhas, coloquei as pastilhas da CB400, servem como as originais.
Como essa moto é muito baixa (13cm do chão), comprei um macaco jacaré de 2tonelada e fiz uma peça que pega dos dois lados do quadro entre o cárter e o escapamento, funcionou beleza, se alguém quiser ver o modelo da engenhoca é só me passar um e-mail que mando uma foto.
Um abraço a todos.
Nilo Paraíso
Avatar do usuário
jcfjunior
Mensagens: 700
Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
Localização: Rio de Janeiro

Nilo, posta a foto aqui pra servir de ideia pro pessoal.
Avatar do usuário
Nilo Padovani
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Jul 2009, 16:34
Localização: São Sebastião do Paraíso

Ola! Junior,

Até que tentei colocar a foto, mas não consegui. Ou seja, não sei como colocar a foto junto com a mensagem, se alguém puder me dar a dica, tenho várias fotos e estão à disposição.
Nilo.
Nilo Paraíso
Avatar do usuário
jcfjunior
Mensagens: 700
Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
Localização: Rio de Janeiro

Avatar do usuário
Nilo Padovani
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Jul 2009, 16:34
Localização: São Sebastião do Paraíso

E ai galera beleza!

Na manutenção que fiz na parte do freio da minha VS1400, tive um enrrosco, que foi justamente em sangrar o ar do freio da frente. Alguém tem alguma diga como se tira o ar, porque somente acionando o manete não está funcionando.
Valeu!
:?
Nilo Paraíso
Avatar do usuário
Nilo Padovani
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Jul 2009, 16:34
Localização: São Sebastião do Paraíso

Ola! Galera,

Aqui em São Sebastião do Paraíso temos 4 mecanicas grandes de motos, so que nenhuma dessas oficinas gosta de mexer com motos grandes, princialmente com cardã. Então resolvi fazer eu mesmo a manutenção dos freios da minha VS1400, fato que já narrei em outras mensagens que passei. As vezes achamos que o negócio é dificil ou mesmo impossivel, mas nem sempre é assim, apesar que requer muita paciencia as vezes. Concluindo, nessa iniciativa, fabriquei um suporte para levantar a moto, descobri como tira o pneu traseiro e até o cardã, nessa já troquei o óleo do diferencial, troquei as pastilhas traseiras e dianteira, abri e limpei as pinças, por ultimo apanhei para tirar o ar do flexivel dianteiro, mas consegui, porque dica também os caras daqui não dão.
Estou feliz, consegui meu objetivo! E a VS1400? Esta ótima.
Um abraço a todos, e se alguém precisar de alguma dica estamos ai, é só falar.
Nilo Paraíso
clever
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mar 2010, 10:15
Localização: Rio de Janeiro

BOM DIA AMIGO, SOU DO RIO E DIGO QUE ESTÃO SENDO DE GRANDE UTILIDADE SUAS DICAS SOBRE A VS1400, EU COMPREI UMA ANO 97 E POSSO DIZER QUE O QUE OUTRAS MOTOS TEM DE NOME ESSA TEM DE VERDADE, ESSA É REALMENTE "A MOTO", GANHA DE VARIAS EM ESTILO, POTÊNCIA E CONFORTO, O UNICO PROBLEMA DA INTRUDONA AQUI NO RIO DE JANEIRO É ENCONTRAR PEÇAS E MECANICO QUE SAIBA OU PELO MENOS TENHA CORAGEM DE MECHER, EU AINDA SOU MEIO CEGO EM RELAÇÃO A MECANICA DE MOTOS E AINDA NAO TENHO MUITA INFORMAÇÃO RELEVANTE PRA POSTAR.

PRECISEI TROCAR AS PASTILHAS DE FREIO DA INTRUDONA, O CARINHA ADAPTOU PASTILHAS DE CB400 E ME DISSE QUE TEVE QUE LEVAR NO TORNEIRO PARA FAZER OUTRA FURAÇÃO, EU VI UM COMENTARIO SEU QUE ELA SERVE SEM PROBLEMAS, DETALHE MINHA PASTILHA NOA DUROU UNS 3 MESES DEPOIS DE INSTALADA,HÁ ALGUMA REGULAGEM PRECISE SER FEITA, ACHO QUE O DISCO DEVE TER FICADO AGARRANDO.

VC SABE ONDE ENCONTRO PEÇAS PRA INTRUDER, TELEFONES E SITES AJUDARIAM BASTANTE.

EXISTE UMA LOJA CHAMADA SUZUPARTS, SÓ QUE ESTA ESTA COBRANDO MUITO CARO AS PEÇAS E EXISTE VARIOS FORUNS QUEIMANDO A LOJA. NÃO ESTOU SABENDO ONDE RECORRER.

QUALQUER DICA SERÁ DE BOM AGRADO.

AGRADEÇO DES DE JA.
Avatar do usuário
Nilo Padovani
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Jul 2009, 16:34
Localização: São Sebastião do Paraíso

Ola! companheiro Clever,

Olha eu mesmo troquei as pastilhas da minha VS1400, coloquei a da CB400 e não precisei modificar nada, são dois pinos que prendem elas pela parte de cima, pode ser que o seu mecânico usou outro modelo. As pinças são precionadas pela pressão do fluido do freio ao serem acionadas e não há nenhum dispositivo (mola, alavanca, etc.) que as precionem de volta, ao soltar a pressão dos freios, elas perdem a pressão e recuam naturalmente, ficando bem rente aos discos. Por isso é importante que estejam sempre limpas para que os cilindros que precionam as pastilhas trabalhem livres. Ao abrir as pinças e retirar os cilindros, existem dois aneis de borracha, o primeiro (perfil achatado) é um guarda pó, retem muita sujeira na ranhura onde é alojado, o segundo (perfil o´ring) é o de retenção do fluido´. O reservatório de óleo atrás da pinça, acumula resíduos que parecem uma areinha, que impede a pinça de trabalhar livre. Para tirar o cilindro se estiver preso, sopre no orifício do fluído com o compressor de ar, cuidado pois o cilindro pode espirrar longe.
Com relação a peças, entre no goolgle e digite "peças vs1400" aparece vários sites, ou entre no site da J Toledo do Brasil (Suzuki) eles dão várias dicas também.
Pessoal melhorando a informação, use fluido DOT 5.1, a base de glicol é mais fino e suporta maior temperatura. O DOT 5 a base de silicone, não é recomendado para motos.!!!!!!
Beleza, espero ter ajudado, um abraço e boa sorte amigo, precisando é só falar.
Nilo.
Nilo Paraíso
clever
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mar 2010, 10:15
Localização: Rio de Janeiro

Ae este forum ta sendo de grande utilidade e grande fonte de material técnico, em algum lugar do forum achei o manual com o nome:

"Suzuki VS1400 Intruder 87-03 - Clymer manual.pdf" ( o mesmo esta zipado )

Na página 81 (74 na imagem e 81 na indicação 81/426)
tem a seguinte observação:

"WARNING
Use brake fluid clearly marked DOT 4 and especified for disc brakes. Others may cause brake failure. Do not intermix different brands or types of brake fluid as they may not be compatible. Do not intermix silicone based (DOT 5) brake fluid as it can case brake component damage leading to brake system failure."

Não sou muito bom de inglês mas no tradutor do google obtive o seguinte:

AVISO
Use fluido para freios DOT 4 claramente marcadas e ESPECIFICAÇÃO de freios a disco. Outros podem causar a falha do freio. Não misturar diferentes marcas ou tipos de fluido de freio, pois podem não ser compatíveis. Não misturar com base de silicone (DOT 5 fluido de freio), pois ele pode danificar componentes do freio caso levando à falha do sistema de freio.


Passo esta informação porque li sua recomendação para o DOT 5. caso haja algum equivoco sobre minha informação favor comunicar.

Sempre que houver duvida ou algo a mais que eu venha a perceber no manual comentarei aki no forum, desculpe se eu demorar a notar algo relevante para informar por aaki , meu ingles não e muito bom, faço uma clara ideia do que to lendo porem noa consigo reproduzir em palavras escritas em português, aí fico brincando no tradutor do google e o manual esta em imagem entao demora mais ainda pelo fato de ter de digitar tudo para ter uma tradução mais clara. se fosse texto era só copiar e colar.

Abraços e espero que informação tenha sido útil.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

clever escreveu:..."WARNING
Use brake fluid clearly marked DOT 4 and especified for disc brakes. Others may cause brake failure. Do not intermix different brands or types of brake fluid as they may not be compatible. Do not intermix silicone based (DOT 5) brake fluid as it can case brake component damage leading to brake system failure."...
Clever, pelo que eu entendi, não se deve misturar tipos diferentes de fluidos (óleo). É como usar um óleo mineral para o motor e depois de algum tempo, completar com óleo sintético. Tem que manter sempre o mesmo tipo. Se quiser trocar de óleo, tem que limpar todo o sistema. E se for fazer uma limpeza completa do sistema de freio hidráulico - trocar O'rings, pistões, etc - use fluido hidráulico para isso também. Por exemplo: Não usar querosene para limpar as peças.

Nilo, para "sangrar" o sistema de freio, eu uso a dica no manual da Mirage (em inglês), que manda apertar a alavanca de freio várias vezes, rapidamente. No último acionamento, manter a alavanca pressionada e "sangrar" (abrir e fechar) a válvula do cáliper. Manter o reservatório aberto para completar o nível. Lembre-se de conectar uma mangueira na válvula, para não derramar fluido no cáliper, pastilhas, roda, etc.
A troca fica mais fácil se você manter o reservatório aberto e seguir completando o nível, ao passo que abre a válvula do cáliper para que o fluido velho "puxe" o fluido novo. Feche a válvula assim que constatar que tem fluido novo saindo pela mangueira. Com isso, a geração de bolhas de ar no sistema será menor.
Imagem
Responder