Pessoal, tudo bem?
Tenho uma Intruder e passei duas vezes pelo mesmo problema de bateria e na época não procurei saber. Estou com minha terceira bateria, geralmente dura um ano e meio. Acontece fiquei na mão nessas ocasiões e comprei uma bateria nova, sem ter ao menos ter dado carga na bateria.
Queria saber em quais situações eu dou uma carga nela (nunca fiz isso) ou qual situação eu compro uma nova, como saber?
Obrigado.
Carga na bateria
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki
Eduardo,
Normal a bateria ir pro saco, quando a moto é pouco solicitada. Não sei se é o seu caso, caso não seja é bom a opinião de um eletricista.
Pra minha moto, como uso pouco, comprei um carregador daqueles tipo inteligente. Mantenho ligado direto e quando a carga começa a baixar ele mesmo vai se completando. Só desligo quando vou dar uma saída com a moto.
Diz a lenda em alguns fóruns, que a bateria pode até passar de 5 anos. Como a minha moto completou um ano e uso o carregador há menos de um mês, com certeza vou levar tempo pra confirmar.
Quase me esqueço, comprei um carregador da WSPOWER, de site com mesmo nome e anunciado no ML.Paguei 370 + frete.
Abraço
Normal a bateria ir pro saco, quando a moto é pouco solicitada. Não sei se é o seu caso, caso não seja é bom a opinião de um eletricista.
Pra minha moto, como uso pouco, comprei um carregador daqueles tipo inteligente. Mantenho ligado direto e quando a carga começa a baixar ele mesmo vai se completando. Só desligo quando vou dar uma saída com a moto.
Diz a lenda em alguns fóruns, que a bateria pode até passar de 5 anos. Como a minha moto completou um ano e uso o carregador há menos de um mês, com certeza vou levar tempo pra confirmar.
Quase me esqueço, comprei um carregador da WSPOWER, de site com mesmo nome e anunciado no ML.Paguei 370 + frete.
Abraço
O importante é andar de moto.
Então, Jotace, tudo bem? Eu uso a moto regularmente, saio com ela quase todos os dias e mesmo assim minha bateria durou apenas um ano e meio, mas não sei se o problema era só falta de carga. Estou com as duas baterias aqui.Jotace escreveu:Eduardo,
Normal a bateria ir pro saco, quando a moto é pouco solicitada. Não sei se é o seu caso, caso não seja é bom a opinião de um eletricista.
Pra minha moto, como uso pouco, comprei um carregador daqueles tipo inteligente. Mantenho ligado direto e quando a carga começa a baixar ele mesmo vai se completando. Só desligo quando vou dar uma saída com a moto.
Diz a lenda em alguns fóruns, que a bateria pode até passar de 5 anos. Como a minha moto completou um ano e uso o carregador há menos de um mês, com certeza vou levar tempo pra confirmar.
Quase me esqueço, comprei um carregador da WSPOWER, de site com mesmo nome e anunciado no ML.Paguei 370 + frete.
Abraço
Vou comprar um carregador desses e ver se é possível fazer a carga, se funciona.
Vê se compensa o gasto. Existem carregadores bem mais baratos, tipo 30/40 temers.
O importante é andar de moto.
Mas com esses carregadores baratos, como eu saberei que a carga da bateria está "cheia"?Jotace escreveu:Vê se compensa o gasto. Existem carregadores bem mais baratos, tipo 30/40 temers.
Passei 3 anos com minha bateria, serviu muito bem e acho que só morreu porque ficou na moto (sem ligar) por aproximadamente 6 meses. Mesmo assim dei carga nela e liguei a moto de primeira (nos dias seguintes a tensão ficou caindo muito rápida e solicitei logo outra bateria).eduardorb escreveu:Mas com esses carregadores baratos, como eu saberei que a carga da bateria está "cheia"?Jotace escreveu:Vê se compensa o gasto. Existem carregadores bem mais baratos, tipo 30/40 temers.
Comprei um carregador pelo AliExpress por R$15 na época, foi um grande investimento. É simples, só pra moto, mas já quebrou vários galhos. Quando a bateria tá carregada um led indicador muda de cor.
Ter um multímetro também é de suma importância, tem uns baratinhos e ser a várias ocasiões.
Multímetro eu tenho aqui, como faço a medição pra ter certeza que a carga está cheia?FIlIPy65 escreveu:Passei 3 anos com minha bateria, serviu muito bem e acho que só morreu porque ficou na moto (sem ligar) por aproximadamente 6 meses. Mesmo assim dei carga nela e liguei a moto de primeira (nos dias seguintes a tensão ficou caindo muito rápida e solicitei logo outra bateria).eduardorb escreveu:Mas com esses carregadores baratos, como eu saberei que a carga da bateria está "cheia"?Jotace escreveu:Vê se compensa o gasto. Existem carregadores bem mais baratos, tipo 30/40 temers.
Comprei um carregador pelo AliExpress por R$15 na época, foi um grande investimento. É simples, só pra moto, mas já quebrou vários galhos. Quando a bateria tá carregada um led indicador muda de cor.
Ter um multímetro também é de suma importância, tem uns baratinhos e ser a várias ocasiões.
Na escala de tensão contínua, o valor deve ser superior à 12,6V.
Quanto mais desgastada a bateria, menos carga ela conseguirá manter.
Acredito que o momento de substituir uma bateria seja quando ela perde sua carga muito rápido, ou seja, se você passar dois dias sem ligar a moto e quando for ligar não conseguir, está na hora de procurar por uma nova.
Baseado no manual que tenho aqui, é recomendado que a bateria tenha ao menos 12,4V.
Tá se popularizando umas baterias de gel, que prometem ao menos o dobro de durabilidade. Ainda não conheço ninguém que a use pra falar algo.
Quanto mais desgastada a bateria, menos carga ela conseguirá manter.
Acredito que o momento de substituir uma bateria seja quando ela perde sua carga muito rápido, ou seja, se você passar dois dias sem ligar a moto e quando for ligar não conseguir, está na hora de procurar por uma nova.
Baseado no manual que tenho aqui, é recomendado que a bateria tenha ao menos 12,4V.
Tá se popularizando umas baterias de gel, que prometem ao menos o dobro de durabilidade. Ainda não conheço ninguém que a use pra falar algo.