Sportster 883: Pequenas modificações no motor

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

marceloaj
Mensagens: 22
Registrado em: 10 Mai 2012, 19:08

Saudações, galera. Estava procurando no Mercado livre por peças pra minha 883 e me deparei com uns itens interessantes (lista abaixo). A pergunta é se algum de vcs conhece ou tem algum deles instalado e se eles melhoram msmo o desempenho da moto.


Cones de potência
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-moto-_JM

Filtro de ar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ivo-kn-_JM

cabo de vela
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ginais-_JM
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

marceloaj escreveu:Saudações, galera. Estava procurando no Mercado livre por peças pra minha 883 e me deparei com uns itens interessantes (lista abaixo). A pergunta é se algum de vcs conhece ou tem algum deles instalado e se eles melhoram msmo o desempenho da moto.


Cones de potência
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-moto-_JM

Filtro de ar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ivo-kn-_JM

cabo de vela
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ginais-_JM
Nenhuma dessas tranqueiras, isoladamente, vai aumentar a potência da motoka.

Prá melhorar a potência da sua 883 você terá que:
- usar um filtro esportivo, esse K&N serve;
- usar escapes menos restritivos, podem ser os SE ou os VH;
- remapear a injeção, usando um SERT, um SEST ou Power Comand ou coisa similar;

Nessa brincadeira, que se chama Stage 1 você terá gasto de R$ 1500 a R$ 2000 e terá ganho de 5 a 10 CV.

Depois dá prá partir pro Stage 2, Stage 3... o bolso é o limite.

Mais dicas: http://www.forumhd.com.br/index.php?topic=2826.0
" A smooth sea never made a skilled mariner "
marceloaj
Mensagens: 22
Registrado em: 10 Mai 2012, 19:08

Bem então eu vou ficar com meus cavalinhos por enquanto msmo rs. Talvez compre só o filtro então. Vlw pela dica.
guerreroblanco
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2013, 23:21
Contato:

Oi Russo,

Eu coloquei o Redline, no futuro vc acha que eu devo evoluir para um SEST? Como assim só se usa o SEST em uma moto?
MARCOS
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

guerreroblanco escreveu:Oi Russo,

Eu coloquei o Redline, no futuro vc acha que eu devo evoluir para um SEST? Como assim só se usa o SEST em uma moto?
Ae Kamerad:

Eu usei o Suricato (versão anterior do Redline) na minha motoka.
A resposta do motor ficou um pouco melhor, mas nada absurdamente normal.

Entretanto, numa viagem que fiz queimou a bomba de gasolina e um outro sensor. Acredito que a queima dos componentes não tenha nada a ver com o suricato, porém achei melhor removê-lo para, depois de consertada, poder regular a motoka na sua configuração original.

E atér que ela ficou boa... olha só a velocidade final que peguei com a FX 1450, sem o suricato:
Imagem

No velocímetro, a velocidade indicada era de 220 km/h.

Já a minha antiga 883, com filtro de ar e velas comuns, escapes esportivos e carburação afinadinha, deu 175 km/h na reta (158 reais pelo GPS). Mas eu senti que ela poderia ir um pouco mais, sei lá, acho que ia até uns 165 reais, mais ou menos uns 185 no velocímetro mas, infelizmente, o retão deserto acabou antes que eu pudesse chegar lá.

Imagem

Tá bão não tá? Então, prá que gastar dinheiro com essas mandraquisses?
Eu gastei com o suricato, mas não tive "aquele retorno".

Se fosse prá usar um treco desses, compraria um SEST, só que o phoda dessas paradas "oficiais", tipo SEST, é que elas "casam" com a central eletrônica da moto, ou seja, na hora em que você instala o negócio, ele lê o número de série da ECU e grava, passando a funcionar só com essa central. Se você vender a moto, o SEST tem que ir junto pois não funcionará em outra moto. Da mesma forma, se a ECU queimar, tem que jogar o SEST fora, pois ele não funcionará com uma nova central. Não gosto disso.

Mas eu ví que você está animado com sua motoka e quer gastar uns trocos incrementando-a. Então, faça o seguinte:
- comece pelas suspensões (se já não o fez) - um bom par de amortecedores PS 412 ou até mesmo FAR já farão "milagres" na sua motoka;
- mande trocar o óleo da suspensão dianteira por um mais grosso (15W);

Depois, Stage 1: filtro K&N ou SE, velas de irídium e um par de ponteiras esportivas (V&H, SE ou Pithon3) acompanhados de um remapeamento da injeção em uma oficina especializada.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Russo escreveu:
guerreroblanco escreveu:Oi Russo,

Eu coloquei o Redline, no futuro vc acha que eu devo evoluir para um SEST? Como assim só se usa o SEST em uma moto?
Ae Kamerad:

Eu usei o Suricato (versão anterior do Redline) na minha motoka.
A resposta do motor ficou um pouco melhor, mas nada absurdamente normal.

Entretanto, numa viagem que fiz queimou a bomba de gasolina e um outro sensor. Acredito que a queima dos componentes não tenha nada a ver com o suricato, porém achei melhor removê-lo para, depois de consertada, poder regular a motoka na sua configuração original.

E atér que ela ficou boa... olha só a velocidade final que peguei com a FX 1450, sem o suricato:
Imagem

No velocímetro, a velocidade indicada era de 220 km/h.

Já a minha antiga 883, com filtro de ar e velas comuns, escapes esportivos e carburação afinadinha, deu 175 km/h na reta (158 reais pelo GPS). Mas eu senti que ela poderia ir um pouco mais, sei lá, acho que ia até uns 165 reais, mais ou menos uns 185 no velocímetro mas, infelizmente, o retão deserto acabou antes que eu pudesse chegar lá.

Imagem

Tá bão não tá? Então, prá que gastar dinheiro com essas mandraquisses?
Eu gastei com o suricato, mas não tive "aquele retorno".

Se fosse prá usar um treco desses, compraria um SEST, só que o phoda dessas paradas "oficiais", tipo SEST, é que elas "casam" com a central eletrônica da moto, ou seja, na hora em que você instala o negócio, ele lê o número de série da ECU e grava, passando a funcionar só com essa central. Se você vender a moto, o SEST tem que ir junto pois não funcionará em outra moto. Da mesma forma, se a ECU queimar, tem que jogar o SEST fora, pois ele não funcionará com uma nova central. Não gosto disso.

Mas eu ví que você está animado com sua motoka e quer gastar uns trocos incrementando-a. Então, faça o seguinte:
- comece pelas suspensões (se já não o fez) - um bom par de amortecedores PS 412 ou até mesmo FAR já farão "milagres" na sua motoka;
- mande trocar o óleo da suspensão dianteira por um mais grosso (15W);

Depois, Stage 1: filtro K&N ou SE, velas de irídium e um par de ponteiras esportivas (V&H, SE ou Pithon3) acompanhados de um remapeamento da injeção em uma oficina especializada.
Grande Kamerad Russo, quanto tempo. Não vejo você desde do tempo do CB Brasil (mais ou menos meados de 2003, 2004). Na ocasião nós estavamos olhando a questão de colocar um Kit Retrô na CB 400.

Pegando um gancho na sua conversa aqui no forum, queria que você me falasse mais sobre a troca do óleo da suspensão dianteira pelo 15W. O óleo que vem na 883 é pior? em termos de densidade? Com relação aos amortecedores, eu vi que os originais não foram desenvolvidos mesmo para o padrão de asfalto que nós tempos no Brasil. Estes FAR que você mencionou tem vida útil de qntos mil Km em média? Me recomendaram os amortecedores da RK também. Mas acredito que eles sejam o dobro, senão o triplo dos da FAR.

Bom saber que você já teve 883, assim vc vai poder me passar algumas recomendações, assim como fazia na época da CB no CBBrasil.

Abraços Kamerad e boas estradas.
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

neubert_bh escreveu: Grande Kamerad Russo, quanto tempo. Não vejo você desde do tempo do CB Brasil (mais ou menos meados de 2003, 2004). Na ocasião nós estavamos olhando a questão de colocar um Kit Retrô na CB 400.

Pegando um gancho na sua conversa aqui no forum, queria que você me falasse mais sobre a troca do óleo da suspensão dianteira pelo 15W. O óleo que vem na 883 é pior? em termos de densidade? Com relação aos amortecedores, eu vi que os originais não foram desenvolvidos mesmo para o padrão de asfalto que nós tempos no Brasil. Estes FAR que você mencionou tem vida útil de qntos mil Km em média? Me recomendaram os amortecedores da RK também. Mas acredito que eles sejam o dobro, senão o triplo dos da FAR.

Bom saber que você já teve 883, assim vc vai poder me passar algumas recomendações, assim como fazia na época da CB no CBBrasil.

Abraços Kamerad e boas estradas.
Ae Kamerad... a quanto tempo hein?

Então, com relação às suspensões das 883, eu só tive experiência prática com as PS e com relação aos amortecedores FAR e de RK eu só ouvi falar (bem) sobre eles.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Blz. Estou pensando em trocar os meus. Eles dão fim de curso fácil. E olha que a moto está com baixa quilometragem.

Agora com relação ao óleo da suspensão, eu li em varios lugares o pessoal falando que o óleo que vem original de fábrica não presta. Que o ideal é troca-lo por o 15w da motul. Isso procede?
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

neubert_bh escreveu:Blz. Estou pensando em trocar os meus. Eles dão fim de curso fácil. E olha que a moto está com baixa quilometragem.

Agora com relação ao óleo da suspensão, eu li em varios lugares o pessoal falando que o óleo que vem original de fábrica não presta. Que o ideal é troca-lo por o 15w da motul. Isso procede?
Sim, procede. Só cuidado para não exceder o volume, pois isso danifica os retentores das bengalas (de qualquer tipo de moto).
" A smooth sea never made a skilled mariner "
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Bom saber Russo. E vc sabe me dizer sr essa troca é fácil?
Bom, acho que vou ter que transferir essa conversa para o tópico de suspensão antes que eu tome um puxão de orelha de algum moderador.
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
Responder