Sportster XL 883R: É ou não é uma custom?

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Wolverine405
Mensagens: 216
Registrado em: 02 Set 2009, 16:44
Localização: Rio de Janeiro

Xiita não, PURISTA rsrsrsrs

Abs!!!
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

Tenho pesquisado muito a respeito desta questão e não cheguei a um ver um veredito final, de fonte confiável de qual categoria a Sportster pertence.
Ela não é nada parecida com a Indian Chief de 1926. Alguns afirmam aqui que aí nasceu as motos custom.

Imagem

Já os inventores das motos custom (os americanos) dizem que não, que elas se originaram na tendência de seus donos de modificar suas motocicletas nos anos 50 e 60.
A Harley afirma que sua primeira motocicleta custom "de fábrica" é a FX 1200 Super Glide de 1971, ou seja uma moto de fábrica que seguia a tendência de modificação daquela época.
Na realidade a FX 1200 Super Glide(hoje a FXD Dyna Super Glide) era e ainda é, uma moto híbrida entre a Sportster e o motor da Electra Glide.

Imagem

Já a primeira "estradeira" japonesa é a Yamaha Virago de 1981.

Imagem

Acho que uma Sportster que tenha sido modificada por seu dono, se torna uma moto custom, assim como uma Titan de motor cromado se transformou em uma moto custom.
Esse termo é muito genérico e não define a vocação de uma motocicleta, estradeira ou não, desta maneira, uma Sportster modificada pode vir a ser uma custom, uma bobber, uma chopper, café racer, tc, etc...
Se ela é custom de fábrica, acho que não e por isso, estou abandonando este termo custom para definir esse tipo de moto.
Adotei, assim como os americanos o termo cruiser para denomina-las.
Já foi dito aqui "que é uma P... moto" e não interessa se ela é isso ou aquilo...
Ela é pura e simplesmente a lendária HD Sportster, por definição...

Imagem
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
nortista
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2012, 19:59
Localização: Boa Vista
Contato:

Amigo M Valentim, você levantou uma questão realmente interessante, pelo que percebo, a 883 tem muitas caracteristicas de uma naked, como a sportster XL 1200, acho que é o mesmo caso da pequena suzuki intruder 250, que todos acham ser uma custom, mas, na verdade, é fiel às caracteristicas de uma naked retrô. É o que penso.
custom, é puro estilo.
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

nortista escreveu:Amigo M Valentim, você levantou uma questão realmente interessante, pelo que percebo, a 883 tem muitas caracteristicas de uma naked, como a sportster XL 1200, acho que é o mesmo caso da pequena suzuki intruder 250, que todos acham ser uma custom, mas, na verdade, é fiel às caracteristicas de uma naked retrô. É o que penso.
O termo custom é próprio para motos que sofreram alguma modificação que diferencia ela de uma original de série, neste caso com certeza uma Sportster modificada por seu dono é uma custom.
As motos de estrada retrô, que não sofreram modificação, são as estradeiras ou simplesmente cruiser, e a 883R original se enquadra nestra definição, assim como a Intruder 250.
Esqueça a posição de pilotagem isso pode ser adaptado a qualquer momento e banco conforto também...
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
nortista
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2012, 19:59
Localização: Boa Vista
Contato:

M Valentim

Ótimos conceitos esses, lembrarei deles, pois, é meu intuito nesta comunidade, alcançar maiores conhecimentos, vejo que conseguirei.
Obrigado.
custom, é puro estilo.
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

A Sportster é uma motocicleta cruiser (esportiva) para pequenas viagens com enfase no uso urbano, mas pode ser adaptada para maior "conforto" em viagens longas.
O termo custom para estradeiras, não é correto, a não ser que estas tenham sofrido modificações (customizações) por parte de seu proprietário, conforme etimologia da palavra.
Dentro deste entendimento original, este termo se iniciou quando os proprietários de Harley, durante os anos 50, modificavam suas motos para torna-las mais leves, e se aproximar da características das motos européias.
Desta forma, apesar de no Brasil, os termos estradeiras e custom se confundirem, uma moto "custom" é qualquer uma que venha a sofrer alterações por seu dono.
Neste sentido a Sportster, dentre as Harleys, seria a mais custom, pq permite a seu usuário a máxima customização que uma Harley possibilita.

HD Sportster ganha campeonato de customização 2012:

Imagem

Imagem
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

M Valentim escreveu:
Neste sentido a Sportster, dentre as Harleys, seria a mais custom, pq permite a seu usuário a máxima customização que uma Harley possibilita.
Um dia você ainda vai conhecer o potencial para customização das Big Twin (dynas, softails & tourings)...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

Russo escreveu:
M Valentim escreveu:
Neste sentido a Sportster, dentre as Harleys, seria a mais custom, pq permite a seu usuário a máxima customização que uma Harley possibilita.
Um dia você ainda vai conhecer o potencial para customização das Big Twin (dynas, softails & tourings)...
Pode ficar tranquilo Russo, eu já conheço, apenas cito que a Sportster da mais liberdade neste sentido.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

M Valentim escreveu: Pode ficar tranquilo Russo, eu já conheço, apenas cito que a Sportster da mais liberdade neste sentido.
Como assim "a sportster dá mais liberdade"?
Honestamente não consigo entender o que você quer dizer com isso.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
mcarrozza
Mensagens: 129
Registrado em: 17 Set 2008, 16:03
Localização: Rio de Janeiro

Na verdade o termo custom, não é corretamente utilizado, hoje todas as motos são custom..manetes...manoplas...guidões...envelopamentos...bagageiros...baús...pedaleiras...em fim...agora se é ela é uma tipica estradeira....pode-se questionar...pela posição de pilotagem eu entendo ela sendo mais cidade.
GARELLI/MOBILETE/RD50/XL100/RX125/TT125/DT180/RD350/VIRAGO/FAZER/XTZ125X/MIRAGE EFI/COMET/VINTAGE
Responder