Sportster XL 883R: É ou não é uma custom?

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

Harley-Davidson Sportster
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Produção: 1957 - atual
Tipo Custom
Similar: Yamaha Virago, Honda Shadow, Suzuki Boulervard

Sportster é uma família de motocicletas custom da fabricante Harley-Davidson dos Estados Unidos. Possui modelos com motores de 883 cc e 1200 cc.
É a família de maior longevidade desse fabricante, tendo completado 50 anos em 2007[1].

Linhas
XL 883 Standard
XL 883 Low
XL 883 Custom
XL 883 R
XL 883 Iron

Linhas anteriores
Modelo "K" (1952-1956)
Ironhead (1957-1985)
Evolution (1985-atual)

Tenho observado qua não existe um concenso a respeito da categoria da Sportster 883R, até os próprios proprietários de motos HD de outras familias, tem um certo "preconceito" sobre o modelo. Tenho que admitir que quando vi a 883R pela primeira vez, achei estranho o visual da moto. Com o passar do tempo aprendi sua história e suas caracteristicas e vi que é uma moto única dentro do universo HD. Após fazer uma avaliação de todos os modelos tradicionais da marca, fiquei convencido que a melhor opção para o uso que faria de uma harley e a unica opção para mim seria a XL883 e assim o foi.
Mas uma coisa ainda me intriga e muito: o fato de alguns motociclistas, usuários ou não do modelo R, entenderem que a moto não é uma representante das custons, mas apenas o primeiro passo dentro do mundo HD. Na minha opinião não vejo como usar uma moto de 1450 a 1600 cc, sem refrigeração liquida, em transito urbano, então qualquer HD, não Sportster 883, seria moto apenas para fins de semana, e esse com certeza não é meu caso, ficar com a moto o tempo todo na garagem não faz meu estilo, seja HD ou qualquer outra.
Então vamos a pergunta que não quer calar:

Se a Sportster XL883(exceto a 883C, tanque maior, muitos cromados, etc), não é uma moto custom, o que então ela é?

1- Moto custom estilo "Roadster", conforme Wikipedia
2- Naked
3- Chopper
4- Esportiva
5- Street
5- Não pertence a nenhuma categoria
6- É de uma nova categoria após 60 anos de fabricação (Sportster - 1957, oriunda do modelo K de 1952)
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

A 883R é uma boa moto, o resto é blábláblá...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Avatar do usuário
BarãoRS
Mensagens: 182
Registrado em: 04 Out 2010, 22:47

.
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

Marcelo Teles escreveu:As 883, a XR1200, etc, são excelentes motos Street, competem no mercado com Honda Hornet e Yamaha XJ6 por exemplo. Se eu gostasse deste estilo compraria com certeza uma HD.
Concordo com vc quando diz que as XR possam ser street, mas a questão se limita as XL883.
Acho que levando em conta o preço e o mercado de motos no Brasil a XL883R, na realidade compete diretamente com a nova Shadow 750, A Boulervard M800 ou até a Midnight Star.
Não vejo os usuários de motos Street de média e grande cilindrada cogitarem comprar uma XL883.
Tenho um conhecido do trabalho que tem uma XJ6 e ele diz que a Sportster é moto para "tiozinho" ou seja o mesmo seguimento das custons tradicionais.
Acho que problema de interpretação da categoria da Sportster está simplesmente entre os usuários das demais familias da Harley, que comparam diretamente as outras a Sportster, mas a verdade é que não há comparação entre as Sportster e as demais familias, são motos custom de visual e destinação totalmente diferente das demais Harley, e é onde reside seu charme e longevidade dentre todas as outras.
Acho que a miscelanea visual da Sportster XL883R, acaba agradando tanto a amantes de custom de média cilindrada que precisam tambem da moto para uso urbano, como até de seguimentos não custom, como vc disse, e aí também reside o sucesso da motocicleta por tanto tempo.

Tirado do site www.moto.com.br:

Sportster XL 883 R

Ficha Técnica
Estilo:Custom
Procedência: Importada
Cilindrada:883.0
Potência:51.0
Tanque:12.0
Transmissão:5
Peso Seco:251.0
Tipo Motor: 4 tempos
Freio: Disco Traseiro e Dianteiro
Refrigeração: Ar
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Avatar do usuário
BarãoRS
Mensagens: 182
Registrado em: 04 Out 2010, 22:47

.
Robson BaLa
Mensagens: 79
Registrado em: 21 Mar 2010, 14:57

Não importa o que digam. Tambem comprei uma 883R pela versatilidade no uso diário.
A Sportster eh a mais clássica H-D (55 anos em continuidade). Se vc esta feliz com ela, o que interessa a opinião dos outros?
Abraço,
M Valentim
Mensagens: 263
Registrado em: 14 Dez 2008, 20:19
Localização: Bariri-SP

Robson BaLa escreveu:Não importa o que digam. Tambem comprei uma 883R pela versatilidade no uso diário.
A Sportster eh a mais clássica H-D (55 anos em continuidade). Se vc esta feliz com ela, o que interessa a opinião dos outros?
Abraço,
Que a moto é muito boa, ninguém questiona.
Apenas fiquei um pouco confuso sobre as opiniões dela ser uma custom ou não, pelos proprietários de Harley de maior porte.
Que ela tem elementos custom, não há duvida, mas se comparada com suas irmãs maiores, causa essa dúvida em todos e aí cada um interpreta da forma que quiser.
Caso ela não seja representante das custons, seria justo traçarmos o que ela é. Esta dúvida não existe na série XR, ela definitivamente não é uma custom.
O que causa confusão também é a existencia do modelo C (custom) 883 e 1200(recem chegada ao Brasil) e a Iron 883 consirada pelo própria HD uma "Dark Custom"...e aí a discussão esquenta não acha?
Quanto a moto ser uma Harley, acho que ninguém discorda...
Quanto a ser a Harley mais clássica, não deveria existir dúvida...
Quanto a ser uma custom ou não é que a grande incógnita...Haja vista que os próprios harleyros não a entendem assim.
Mas para mim ela é uma custom com estilo, personalidade e uso próprios, uma moto única não sendo possível compará-la de forma simplista com nenhuma moto Harley ou imitação de Harley...
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Robson BaLa
Mensagens: 79
Registrado em: 21 Mar 2010, 14:57

Se a Iron é uma dark custom, a 883r é uma custom também, só que não faz parte da linha dark.
Porque ambas são semelhantes (as pequenas diferenças são os grafismos, o guidão um pouco menor, o banco solo e um só disco na roda dianteira da Iron).

Mas o importante é que as Sportsters são excelentes motos.

Vai rodar, camarada! :lol:
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

com preço de 24,500,00 (preço fechado numa sporty amarela na agenica de campo grande) po uma moto de 883cc são quase 900cc, mais de 50 cv, por uma harley, ela é excelente, meio durinha, mas excelnte pela proposta, a vulcan 900 ferve (fato comprovado e declarado pela agencia de s.j.rio preto) se enrolar o cabo e mater 160 por mais de 1 hora.
a shadow é fraca como sempre, a midnigth, fora de cogitação, feia de doer, quem a projetou nunca andou de custom.
A boulevard m800 (ah essa sim..rsrs) é a unica concorrente da sporty, com 100cc amenos, mesma cv praticamente, mas não é HARLEY, além de ser mais cara mais de 5 a 6 mil reais, a sporty veio pra ficar, no BRASIL, pois ela tem 50 anos de existencia, pelo incrivel custo beneficio, e ah ELA É SIM UMA CUSTOM...
Dirceu Machado
Mensagens: 27
Registrado em: 16 Dez 2009, 10:17
Localização: Foz do Iguaçu

M Valentim escreveu:
Robson BaLa escreveu:Não importa o que digam. Tambem comprei uma 883R pela versatilidade no uso diário.
A Sportster eh a mais clássica H-D (55 anos em continuidade). Se vc esta feliz com ela, o que interessa a opinião dos outros?
Abraço,
Concordo em gênero, número e grau com o Robson...a 883 acima de tudo é uma moto, ponto final. Não faz diferença para mim em qual modelo ela se enquadra, atendendo as minhas necessidades (e isso ela faz muito bem) tá valendo.

Que a moto é muito boa, ninguém questiona.
Apenas fiquei um pouco confuso sobre as opiniões dela ser uma custom ou não, pelos proprietários de Harley de maior porte.
Que ela tem elementos custom, não há duvida, mas se comparada com suas irmãs maiores, causa essa dúvida em todos e aí cada um interpreta da forma que quiser.
Caso ela não seja representante das custons, seria justo traçarmos o que ela é. Esta dúvida não existe na série XR, ela definitivamente não é uma custom.
O que causa confusão também é a existencia do modelo C (custom) 883 e 1200(recem chegada ao Brasil) e a Iron 883 consirada pelo própria HD uma "Dark Custom"...e aí a discussão esquenta não acha?
Quanto a moto ser uma Harley, acho que ninguém discorda...
Quanto a ser a Harley mais clássica, não deveria existir dúvida...
Quanto a ser uma custom ou não é que a grande incógnita...Haja vista que os próprios harleyros não a entendem assim.
Mas para mim ela é uma custom com estilo, personalidade e uso próprios, uma moto única não sendo possível compará-la de forma simplista com nenhuma moto Harley ou imitação de Harley...
A 883 vem de uma linhagem e uma época em que rótulos de modelo não eram usados e motos não eram feitas para se encaixar em determinado modelo. A moto hoje pode ser enquadrada como custom pois ela vem customizada (daí a origem do nome) em suas diferentes versões.
Com relação a comparação com suas irmãs maiores, elas vieram depois para atender nichos de mercados criados com a introdução de novas motos.
Falando sobre donos de harley de maior porte. Conheço muitos harleyros de boa que não "discriminam" ou fazem pouco caso de 883´s. Para eles a moto é uma Harley como qualquer outra, e esses caras são motociclistas mesmo que usam suas motos como elas devem ser usada, remetendo neste ponto a uma outra classe de Harleyros, os chamados coxinhas que tem uma Hyper Ultra Mega Glide ou similares que as usam ocasionalmente para ir nos cafés da manhã de concessionária e se mostrar para os amigos falando "Olha a minha Harley" e, que depois de 5 anos com a moto rodaram 1.000 Km....Para essa categoria, nem ligo para o que falam. Minha moto tá com 1400 Km em um mês de uso, uso ela todo dia até pra comprar pão na esquina!!!
Não se ligue muito em rótulos, apenas compre sua moto e seja feliz com ela não importando muito o que os outros dizem...

Abraços
Responder