HD: Diferenças entre motores pré 2008 e pós 2008

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Andre Tovar
Mensagens: 122
Registrado em: 24 Dez 2008, 15:25
Localização: São Lourenço
Contato:

Como é feita a inspeção do estado dos tensores de corrente de comando nos TC88 ?
Quanto à kilometragem para troca, será que não há confusão entre milhas e Km dentre os que recomendam troca aos 40000 Km ?
wolfmann
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Mar 2010, 21:05
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

a inspeção é visual. Na troca de óleo, é aberta a timer cover e você examina o estado dos tensores.

é uma pequena peça em plástico que quando começa a apresentar desgaste na sua espessura aconselha-se a troca.

Sobre a "confusão" entre milhas e kms, eu acredito que a turma da oficina não faz confusão. Usa uma conversão de 1 para 1 como forma de validar a "empurroterapia" comum nas oficinas.

Antes de começar a investigar sobre isso, passei por um episódio com a FX da Silvana que precisou fazer a troca bem cedo (cerca de 20.000 kms de odômetro). Certo que comprei a moto usada, e pode muito bem ter sido trocado o odômetro indicando uma quilometragem abaixo da real, mas mesmo assim esse problema (e vi o desgaste nas peças na oficina do Pimenta em São Paulo) me fez pesquisar sobre a recomendação da fábrica, tempo de oficina e etc., além das opções existentes no mercado.

Te garanto que vale a pena checar esse desgaste a partir dos 40.000 kms (e não 40.000 milhas com prevê a HD). Mais de um TC88 apresentou desgaste excessivo nessa quilometragem, assim como mais de um TC88 apresentou a necessidade somente perto das 40.000 milhas.

De toda a forma, se você pretende manter a moto por mais 40.000 kms (e eu pretendo fazer isso e mais com a Fat) essa manutenção precisará ser feita em algum momento.

Não é uma manutenção barata, mas é necessária e verificando em cada revisão de 5000 milhas (8000 kms) você consegue se programar para fazê-la no melhor momento para o seu bolso.

Quando verifiquei pela primeira vez não havia necessidade de troca. Agora aos 47000 kms também não existe essa necessidade, mas como farei uma viagem longa e já havia me programado para fazer, estou fazendo.

Com certeza, se não tivesse programado a manutenção iria empurrar para a próxima revisão porque ainda é possível fazer isso (mantendo sempre a pulga atrás da orelha quanto a qualquer barulho ou alteração no funcionamento do motor).
ride hard or stay home
icaroblues
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Mar 2015, 11:31
Localização: Salvador

Bom dia pessoal,

Acredito que vocês saibam que existe um kit que substitui as correntes em questão por engrenagens e elimina para sempre os tensores. Vêem alguma desvantagem em trocar, além do preço?
As correntes são tão melhores assim em termos de ruídos mecânicos?
Andre Tovar
Mensagens: 122
Registrado em: 24 Dez 2008, 15:25
Localização: São Lourenço
Contato:

Para instalar um sistema de engrenagens no acionamento do comando de válvulas, é necessário conferir se a ponta do virabrequim está perfeitamente alinhada e centralizada. A tolerància neste caso é menor do que para o sistema de acionamento por correntes do projeto original. Não acredito que a fábrica se preocupe com um alinhamento tão preciso, devido a custos na produção. Portanto é uma questão de sorte. Convém antes de instalar, aferir através de um relógio comparador, e conferir a tolerância com o fabricante do sistema a ser instalado.
O sistema de correntes é mais silencioso, e foi lançado em dois tipos, não me lembro em ano foi mudado para um perfil de corrente mais silenciosa.
Responder