Quais as diferenças entre os motores pré 2008 e pós 2008 tirandoa injeção eletrônica.
E no quesito manutenção (inclusive peças) e desempenho como eles se comparam ?
HD: Diferenças entre motores pré 2008 e pós 2008
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Ae Kamerad... se não me engano:fdel escreveu:Quais as diferenças entre os motores pré 2008 e pós 2008 tirandoa injeção eletrônica.
E no quesito manutenção (inclusive peças) e desempenho como eles se comparam ?
Até 2008 - motor TC 88 (1450 cc), câmbio de 5 marchas, comando de válvulas por corrente e tuchos hidráulicos;
Após 2008 - motor TC 96 (1600 cc), câmbio de 6 marchas, comando de válvula por engrenagens e tuchos hidráulicos.
A sexta marcha do TC 96 é overdrive, joga o giro lá prá baixo e deve ser usada a partir dos 120 km/h.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
apenas uma correção: os TC88 foram substituídos pelos TC96 em 2006, são os modelos 2007 earlier.
Em 2008 não houve mudanças nos motores TC, apenas os EVO das Sportsters abandonaram a carburação.
Em 2009 as tourings trocaram o quadro e implementaram diversas mudanças na eletrônica aprimorando o EIMTS (parade mode), o cruise control, o ABS e o acelerador fly-by-wire.
Agora em 2011 as softails adotaram o ABS.
Antes dos TC88, os EVO mandavam em toda a linha HD (TC foi adotado em 2000, sendo carburado até 2003/2004).
as mudanças nos motores implicaram em mudanças dos planos de manutenção e quase todos os técnicos que analisam esses motores são unânimes em dizer que a adoção dos TC96 consolidou a confiabilidade desses motores, que tem alguns pontos delicados de manutenção nos TC88 como a imposição de troca de tensores de comando de válvulas na marca de 40000 milhas.
A adoção do cambio de 6 marchas vem com o TC96.
Em 2008 não houve mudanças nos motores TC, apenas os EVO das Sportsters abandonaram a carburação.
Em 2009 as tourings trocaram o quadro e implementaram diversas mudanças na eletrônica aprimorando o EIMTS (parade mode), o cruise control, o ABS e o acelerador fly-by-wire.
Agora em 2011 as softails adotaram o ABS.
Antes dos TC88, os EVO mandavam em toda a linha HD (TC foi adotado em 2000, sendo carburado até 2003/2004).
as mudanças nos motores implicaram em mudanças dos planos de manutenção e quase todos os técnicos que analisam esses motores são unânimes em dizer que a adoção dos TC96 consolidou a confiabilidade desses motores, que tem alguns pontos delicados de manutenção nos TC88 como a imposição de troca de tensores de comando de válvulas na marca de 40000 milhas.
A adoção do cambio de 6 marchas vem com o TC96.
ride hard or stay home
Muito obrigado pelas respostas.
Poderia deduzir que:
Uma FXST 2005 teria que efetuar uma troca de peças aos 40000 KM, tem 5 marchas, portanto teria um consumo superior a uma 2008 (?) com injeção eletrônica, e que motos de motor TC96 são mais confiáveis do que os TC 88, e no quesito peças, posso supor que achar peças TC 88 é bem mais sacal que de motores TC 96.
Ouvi reclamação, não sei se válidas ou não da injeção eletrônica das HD em um período mais remoto. Procede ? Ouve melhoria recente.
Estou perguntando isso porqué tem uma fxst 2005 sendo anunciada, mas está tão cara quanto algumas Dynas 2008.
Bom e informação nunca falta, a grana sim...
Obrigado.
Poderia deduzir que:
Uma FXST 2005 teria que efetuar uma troca de peças aos 40000 KM, tem 5 marchas, portanto teria um consumo superior a uma 2008 (?) com injeção eletrônica, e que motos de motor TC96 são mais confiáveis do que os TC 88, e no quesito peças, posso supor que achar peças TC 88 é bem mais sacal que de motores TC 96.
Ouvi reclamação, não sei se válidas ou não da injeção eletrônica das HD em um período mais remoto. Procede ? Ouve melhoria recente.
Estou perguntando isso porqué tem uma fxst 2005 sendo anunciada, mas está tão cara quanto algumas Dynas 2008.
Bom e informação nunca falta, a grana sim...
Obrigado.
Padrão de preço de uma softail sempre será maior que o das Dynas.
Sobre a FX 2005, é o TC88 e pela km você vai encarar uma troca obrigatória dos tensores da corrente do comando. Estou fazendo isso na minha Fat este mês e o meu melhor orçamento aqui no Rio ficou em R$ 2K. Vai acrescer meu custo de manutenção em R$ 0,04/km rodado, mas para quem vai começar a usar a moto é uma despesa cara.
As TC96, a princípio, resolveram esse problema da manutenção obrigatória aos 40000 kms.
Sobre a injeção, definitivamente as Delphis de 2005 em diante são melhores que as Magnetti Marellis anteriores à 2005, mas não são grande problema.
E os motores TC96 já apresentam progressos nessas mesmas injeções Delphis. Em termos de peças, não existem problemas, nem mesmo para os motores EVO anteriores a 99... se consegue quase tudo no e-bay com a mesma facilidade.
Sobre a FX 2005, é o TC88 e pela km você vai encarar uma troca obrigatória dos tensores da corrente do comando. Estou fazendo isso na minha Fat este mês e o meu melhor orçamento aqui no Rio ficou em R$ 2K. Vai acrescer meu custo de manutenção em R$ 0,04/km rodado, mas para quem vai começar a usar a moto é uma despesa cara.
As TC96, a princípio, resolveram esse problema da manutenção obrigatória aos 40000 kms.
Sobre a injeção, definitivamente as Delphis de 2005 em diante são melhores que as Magnetti Marellis anteriores à 2005, mas não são grande problema.
E os motores TC96 já apresentam progressos nessas mesmas injeções Delphis. Em termos de peças, não existem problemas, nem mesmo para os motores EVO anteriores a 99... se consegue quase tudo no e-bay com a mesma facilidade.
ride hard or stay home
Obrigado pela informação, a FXST na verdade tem entre 15K e 20K km.
Wolf, esta troca em qual você fala teria que ocorrer em que KM ?
Isso me interessa por ser obviamente assunto de negociação.
Wolf, esta troca em qual você fala teria que ocorrer em que KM ?
Isso me interessa por ser obviamente assunto de negociação.
não existe uma quilometragem de "validade".
A HD recomenda a troca dos tensores a cada 40000 milhas (64000 kms), mas a turma recomenda a troca aos 40000 kms.
Para te dar uma idéia, a FX da minha esposa trocou os tensores com 25000 kms porque já indicavam desgaste excessivo. Minha Fat vai com 47000 kms e ainda não apresenta esse desgaste, mas estou fazendo a troca porque pretendo fazer uma viagem mais longa em Junho.
Já colegas de HOG RJ já trocaram aos 40000/56000/60000 kms (não são muitas que chegam nessa quilometragem).
Como parâmetro, juntas, o´rings, tensores, óleo e filtro acrescidos de mão de obra vão custar R$ 2.200,00 em mecânico independente.
A HD recomenda a troca dos tensores a cada 40000 milhas (64000 kms), mas a turma recomenda a troca aos 40000 kms.
Para te dar uma idéia, a FX da minha esposa trocou os tensores com 25000 kms porque já indicavam desgaste excessivo. Minha Fat vai com 47000 kms e ainda não apresenta esse desgaste, mas estou fazendo a troca porque pretendo fazer uma viagem mais longa em Junho.
Já colegas de HOG RJ já trocaram aos 40000/56000/60000 kms (não são muitas que chegam nessa quilometragem).
Como parâmetro, juntas, o´rings, tensores, óleo e filtro acrescidos de mão de obra vão custar R$ 2.200,00 em mecânico independente.
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Por favor, explique melhor essa frase: São poucos os colegas que já rodaram até essa quilometragem ou isso é relativo a uma falha do motor quando chega nesse ponto?wolfmann escreveu:...Já colegas de HOG RJ já trocaram aos 40000/56000/60000 kms (não são muitas que chegam nessa quilometragem)...
o perfil médio dos colegas de HOG é o que dão nome de coxas: andam pouco (menos de 5000 kms/ano) e trocam de moto assim que termina a garantia.
Para te dar uma idéia, hoje a minha moto é a mais antiga e rodada dentor do Chapter RJ: 4 anos e meio e 47.000 kms rodados.
Tem mais um colega de Chapter que se agregou agora com uma Heritage com dois anos a mais que a minha Fat, mas ainda não completou 30.000 kms.
Os que rodaram mais antes de trocar de moto também tinham Heritages, que estariam com a idade da minha Fat, e levaram até os 60.000 kms. Um fez a troca dos tensores e o outro vendeu porque não queria arcar com o custo dessa manutenção... e 60.000 kms é muito perto do limite máximo previsto pela fábrica (64.000 kms) e bem longe do recomendado pelos mecânicos (40.000 kms).
Outro colega, este de Biduzidos, já fez essa troca duas vezes. Atualmente a Electra dele já ultrapassou os 100.000 kms.
Se mantidos conforme prevê o manual, esses motores tem "vida eterna".
Para te dar uma idéia, hoje a minha moto é a mais antiga e rodada dentor do Chapter RJ: 4 anos e meio e 47.000 kms rodados.
Tem mais um colega de Chapter que se agregou agora com uma Heritage com dois anos a mais que a minha Fat, mas ainda não completou 30.000 kms.
Os que rodaram mais antes de trocar de moto também tinham Heritages, que estariam com a idade da minha Fat, e levaram até os 60.000 kms. Um fez a troca dos tensores e o outro vendeu porque não queria arcar com o custo dessa manutenção... e 60.000 kms é muito perto do limite máximo previsto pela fábrica (64.000 kms) e bem longe do recomendado pelos mecânicos (40.000 kms).
Outro colega, este de Biduzidos, já fez essa troca duas vezes. Atualmente a Electra dele já ultrapassou os 100.000 kms.
Se mantidos conforme prevê o manual, esses motores tem "vida eterna".
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O perfil que vc vé na internet, é por ai mesmo muito poucas são rodadas, até as mais antigas, vá entender..