HD: Motores vazam oleo?

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

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morgana
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Jun 2011, 16:23
Localização: Belo Horizonte

Pessoal comprei minha primeira HD, ano 2009, semana passada... com apenas 1.900km rodados. Efetuei a troca do óleo do motor e da primária. Após isso notei um certo "merejamento" de óleo na tampa dos cabeçotes, manchas devido a possível evaporamento. Lembro que nas minhas antigas motos, japonesas, também de refrigeração à ar, costumava acontecer logo após a troca, como neste caso, porém limitavam-se à aparecer junto ao filtro de óleo e não como na minha HD, nas tampas do cabeçote.

Isso é normal?
Tem algo que posso fazer além limpar o local das "manchas" e apertar os parafusos do cabeçote?
Morgana - HD XL883R - Standard
Beto Braga
Mensagens: 252
Registrado em: 26 Abr 2010, 05:27

morgana escreveu:Pessoal comprei minha primeira HD, ano 2009, semana passada... com apenas 1.900km rodados. Efetuei a troca do óleo do motor e da primária. Após isso notei um certo "merejamento" de óleo na tampa dos cabeçotes, manchas devido a possível evaporamento. Lembro que nas minhas antigas motos, japonesas, também de refrigeração à ar, costumava acontecer logo após a troca, como neste caso, porém limitavam-se à aparecer junto ao filtro de óleo e não como na minha HD, nas tampas do cabeçote.

Isso é normal?
Tem algo que posso fazer além limpar o local das "manchas" e apertar os parafusos do cabeçote?
Morgana Sugiro perguntar ao Wolfmann ele entende tudo de Harley
Abraços Beto
Estou viciado neste site é muito bom!!!Parabens Galera!!!!
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

morgana escreveu:Tem algo que posso fazer além limpar o local das "manchas" e apertar os parafusos do cabeçote?
Essas manchas que vc se refere, seriam algo próximo de "levemente úmido" de óleo, e que vc só vê com a moto suja depois que a poeira gruda???

Se for isso, o máximo que vc pode fazer é lavar o motor da moto com um pouquinho de querosene utilizando um pincel e só, pois este marejamento que vc se referiu não é nada de anormal.

Essa lavagem periódica do motor fará vc perceber que essa mancha nem é tão perceptível assim.

:arrow: Vc tem certeza que esta mancha não estava lá antes de vc efetuar a troca de óleo :?:
:arrow: Vc se atentou a especificação do óleo antes da troca e tem certeza de não ter colocado um lubrificante mais "fino" :?:

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
morgana
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Jun 2011, 16:23
Localização: Belo Horizonte

ZZO,

Para troca do óleo do motor foi utilizado Lubrax CG-4 e Motul(MA) 3000 20W50 na primária.

As manchas que mencionei são sim algo levemente úmido, porém eu não havia levado em consideração o lance da poeira. Agora se estavam lá antes da troca nunca vou saber... só reparei mesmo depois que rodei nela ontem.

De imediato lavarei a MORGANA para ver como fica e darei uma boa volta pra verificar.

Obrigado pela dica.
Morgana - HD XL883R - Standard
Rosolem
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jul 2011, 17:28
Localização: São Paulo

Pessoal queria esclarecer uma coisa, li alguns tópicos o pessoal falando da troca a cada 8 mil e está errado!!! O óleo das hd's deve ser trocado a cada 4 mil, a revisão que é a cada 8 mil kilometros.

Tenho uma 883 já rodei quase 15 mil e não vaza nada, o óleo nem baixa e trocando o filtro junto da até dó de tirar o óleo clarinho ainda!!
Abraços.

Rosolem.

Let's Ride!!!!!!!!!!
William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte

Antes de ler as mensagens sobre Harley Davidson 883R, eu estava meio receios de comprar a moto, ficava ligado sobre noticia da moto,boatos e cheio de duvida , mas eu queria mesmo uma HD e depois que li todas as mensagens, fui para concessionaria e comprei HD 883R 0 km cor laranja, não vejo a hora buscar meu HD que depois documentos e placa tiverem pronto.
will
Robson BaLa
Mensagens: 79
Registrado em: 21 Mar 2010, 14:57

Parabéns, William. :D
Seja bem-vindo ao clube.
Tenho uma 883r (preta) e a uso no dia-a-dia.
Você vai se apaixonar pela motoca (só quem tem sabe do que estou falando). E, se um dia for trocar de moto, pode ter certeza que será por outra H-D. :wink:

Abraço,
Andre Tovar
Mensagens: 122
Registrado em: 24 Dez 2008, 15:25
Localização: São Lourenço
Contato:

Parabens William, com certeza vai gostar da moto. Quando recebe-la, poste sua impressoes.

Abraço irmão.
Charles Benigno
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Mar 2009, 19:20
Localização: Belém

Amigos,

Comprei uma Dyna Super Glide em novembro. Ou seja, estou há dois meses com a moto e já roei quase 3 mil km porque moto para mim é para andar, não para deixar na garagem. Dirijo motos há mais de 20 anos. Minha moto está com 9 mil km. Nesse tempo já tive que:

1) trocar o interruptor do freio traseiro queimado
2) queimou a lâmpada de led do neutro
3) problema no motor de arranque (recondicionamento do bendix e eixo). Aliás, esse é um problema crônico nos motores twin cam. O mecânico disse que já trocou em quase todas as motos da cidade.
4) painel de velocímetro embaçado
5) curto no botão de start do arranque por causa que peguei chuva na estrada e entrou água (a Harley não pode tomar banho de chuva?)
6)e, finalmente, está aparecendo manchas de óleo de um retentor do motor, exatamente como descrito pelos colegas)
7) problema de ferrugem nas tampas da bateria e de fuzível (mandei pintar)

Minha avaliação? Considerando que outros colegas que possuem Harley relatam que é uma moto que dá muito probleminha, é sempre uma coisa aqui e outra ali, eu diria que a Harley parece é uma bela porcaria.
Ou seja, uma moto para deixar na garagem e passear de vez em quando, não uma moto para se andar mesmo, para tirar proveito do investimento.
Uma moto que vive mais de imagem e tradição do que qualidade mesmo. Não é possível, e nem admissível, que um produto tão testado, com 110 anos de tradição, dê tanto problema. Isso é coisa para motos que têm pouco tempo de mercado, produtos não tão maduros, mais baratos até... Não para uma moto muito cara, que em tese deveria ter um controle de qualidade tipo Honda, Toyota, BMW.
Como não sou do tipo que gosta de fazer charminho em cima da moto, de ser visto como alguém da elite, ou diferenciado, ou de usar isso para ser "incluso" em algum grupo, se aparecer alguém para comprar, eu vendo na hora. Não vou pensar duas vezes.
Andar de moto é um modo de ser feliz.
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Amigo, sem querer ser chato.

Mas ou você deu muito azar, ou o proprietário anterior da sua moto era um porco que estragou tudo. E quanto mais ela ficar parada pior será.

A minha moto é uma 883 2006, ela está beirando os 30mil Km, porque não tenho como usar ela no dia a dia e acabo só rodando com o pessoal do meu MC.

Até hoje só fiz manutenções normais relacionadas ao desgaste: Pneus, Bateria, Pastilhas de Freio.

Sobre vazamentos de óleo:
1. Troquei as juntas do cabeçote, mas eu coloquei sobretampas cromadas então acho que esse processo afetou a vedação.
2. Periodicamente eu reaperto todos os parafusos das tampas do motor, nas tampas dos cabeçotes e nos parafusos de fixação do motor no quadro (Cilindro Dianteiro) é comum vazar óleo se eles não estiverem bem apertados.
3. Vazamentos de óleo são popularmente marcas das motos HD, mas isso na minha opinião não se aplica às motos novas, no meu MC temos muitas HD de anos e modelos diferentes e nenhuma vaza óleo. O negócio é, 1° Reaperto em todos os parafusos periodicamente, 2° se o óleo minar em junta, trocar a junta inteira.
BRUNO - VERMES M.C.
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