HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

eu acho que antes do cara pegar uma moto com mais de 250 kg que é o caso da 883 e motor sempre sobrando... tem que pegar uma menor para ter noção de curva, de corredor, de velocidade, de freiada...

É claro que o cara vai ter que reaprender novamente quando trocar de moto, mas tendo já a noçãod e como a coisa funciona, fica muito mais fácil...
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

roddy escreveu:Acho que já me acostumei com a minha, mas como o excesso de confiança é o melhor inimigo, sou do time daqueles que sempre vai ter muito para aprender e principalmente muito respeito com a máquina... rss
Ou o tombo vem no começo por ser caba*o ou vem depois que pegamos prática com a moto e ficamos folgados.
BRUNO - VERMES M.C.
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Pois então, galera! Eu sou um cara de biotipo pequeno, tenho 1,73m e 59Kg (31 anos), tenho uma trudinha 125 toda incrementada com a qual eu já ando há cerca de 4 anos e que é minha companheira de pequenas e frequentes viagens. Eu nunca "caí de maduro" com ela, e perto de uma Harley-Davidson (qualquer uma) a minha moto não passa de uma bicicletinha do Ben10 com buzininha hehehehe. Mas de qualquer jeito, com mais de 24.000 km rodados, me considero um cara razoavelmente experiente pra subir a tal escadinha.

Enfim, estou ansioso e em vias de adquirir minha Harley, mas fico um tanto inseguro porque a maior cilindrada que eu já pilotei foi uma CB300R (notem a ciclística, que é completamente diferente) e já que a princípio, vou multiplicar por DEZ a "cilindrada" é uma escadinha um tanto íngreme, digamos assim.

Só que eu não quero ter de passar um tempo rodando com uma 600 qualquer "Harley wannabe", e só depois pegar a minha Harley Real Deal dos sonhos cromados, lendo os depoimentos do pessoal daqui, eu fiquei um pouco mais tranquilo, mas vamos lá, o que eu quero saber é: em uma escala de ZERO a DEZ, em que nível de loucura eu estaria se eu pegasse a HD 1200 Custom zero km, e no mesmo dia rodasse 130Km com ela, da loja da HD mais próxima até minha casa em Joinville? - Porque é isso que eu pretendo fazer.

ZERO - Tranquilo como um passeio no parque.
DEZ - Inconsequência insana.
Imagem
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

eu acho que é um 5, pode ou não ser uma loucura...

pq? Noção de transito você já tem, e de ultrapassagem e curva e affins...

porém, em uma 1200, que é um monstro perto da tua moto hj, tem a questão do peso, motor e cciclistica...

da pra vc fazer sim os 130km tranquilo, desde que respeite os limites da moto e os seus...

va com calma reduza bastaante pra fazer as curvas, pq pode ter certeza que vc não vai fazer uma curva a 80 com a 1200 do mesmo jeito que faria com sua intruder...

se tiver cautela, da pra ir tranquilo
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Pô mas vocês tem muito medo de cilindrada!!!

Um amigo meu comprou uma Intruder 125 a uns 3 anos, ai empolgou, passou para uma Drag 650 e a um mês pegou uma Fat Boy 1600!!! Sem metade dessas preocupações.

Qualquer moto, independente da cilindrada e do estilo, vai demandar um tempo para você se acostumar com ela (aceleração, freios, curvas...) a não ser que você seja um péssimo piloto ou um piloto mané (desses que quer enrolar cabo, empinar, fazer merd*) você vai dominar a moto em algumas rodadas.

Ando com a minha 883 a 5 anos, esses dias dei uma volta em uma FX 1450cc de um amigo meu, como nunca tinha rodado em uma pilotei igual a uma velha com artrite. Mas se fosse minha moto ia me acostumar bem rápido, é muito boa de rodar.
BRUNO - VERMES M.C.
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

é exatamente isso que eu falei Bruno...

oo cara ja pilota a 125 a uma cara... é só questão de acostummar com o peso e o torque da moto nova... depois de um tempinho pilotando ja consegue se virar na boa...

eu piloto a 4 anos e tive 3 motos nesse tempo: uma yamaha Neo... scooter só acelerar e freiar, e não pesa nada...fiqui 2 anos com ela...

depois uma Mirage 250, excelente moto, me iniciou nas custom e nos roles maiores.... mas a dinâmica toda diferente, moto manual, comandos la na frente, enfim...1 ano e meio com a criança

E a uns 5 meses peguei a 883, como a posição de pilotagem dela é mais street, com pedal mais recuado e guidão mais alto, foi mais fácil pra acostumar, só o peso que demorou um pouco...

mas resumindo, desde que va na manha, não tem porque não trazer a moto para sua cidade pilotando...
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Hehehe Saquei!
De fato, Torresbeto! Acho que o que mais pega mesmo é o peso. Aquele motorzão largo assusta!

Mas se você passou de uma Scooter Neo pra uma 883 em menos de 4 anos, acho que eu também consigo sem maiores problemas. O diacho é que a gente acaba ficando com medo de ter criado vícios quase incorrigíveis.

Quero essa Harley pra casar com ela, pretendo que fique décadas na minha mão. E ri muito com o que você escreveu, Bruno! hahaha Enrolar cabo, empinar... Definitivamente isso não combina comigo. A minha praia é sentir a brisa, não fazer racha. E Harley, não serve pra isso. Uma 883 é uma put* máquina (sou fã e acho linda) reboca um carro, mas se for botar pra rachar, capaz de perder pra uma Ninja 300. A questão da alta cilindrada é mais por causa da durabilidade e confiança de um motor superdimensionado como o das HD.

Até porque, ao que parece, uma 1200 sportster não passa de 190km/h, velocidade que uma CBR 600 (metade da cilindrada) passa fácil. Se eu quisesse fazer essas maluquices, eu acho que comprava uma Hornet... Ou alguma superbike da Kawasaki, e é certo que me matava em menos de um ano.

Quando eu boto 120 na minha trudinha (máximo esgoelado, ponteiro tremendo, na descida com vento a favor, motor quente, sem garupa e com pensamento positivo!!) ela berra demais, judia demais da pequena. Enquanto que com o meu carro, minha velocidade de cruzeiro pra viagem é 120-130km/h, que vocês hão de concordar, eu não acho nenhum absurdo.

Certamente com a Sportster eu vou poder pelo menos trafegar na pista da esquerda, ultrapassar esses ônibus de viagem com segurança, sem ficar puxando fila, nem esgoelar o motor, nem ficar surdo, curtindo a paisagem sem medo de um pistão saltar do bloco. heheheehe
Imagem
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

Ah, isso vc vai conseguir fácil fácil... só que não vai pensando que sua moto não anda não... Anda e anda muito, e logo mais vc vai querer mais, e aí começa a abrir os estágios da moto, 1,2, 3 ... tá certo que não vai aindar com superesportivas, mas anda o suficiente para vc soltar o acelerador pq exagerou um pouco...hehehe

a minha já tem stage 1...
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

shiranduarte escreveu:Certamente com a Sportster eu vou poder pelo menos trafegar na pista da esquerda, ultrapassar esses ônibus de viagem com segurança, sem ficar puxando fila, nem esgoelar o motor, nem ficar surdo, curtindo a paisagem sem medo de um pistão saltar do bloco. heheheehe
Esse é um ponto importante, para quem quer viajar, andar em grupo em estrada, etc... Uma moto de baixa cilindrada na verdade é um perigo. Você não tem força para ultrapassar, não tem estabilidade quando cruza com caminhões (deslocamento de ar) etc...

Quanto as manobras de manés, na verdade dá para empinar até uma Electra Glide!!! Eu achava impossível mas tem vídeos no Youtube. Mas é claro que não é para isso.

Em relação a velocidade isso que eu quis dizer com medo de cilindrada, uma Ninja 300 provavelmente é mais perigosa do que uma HD XL1200, porque permite uma aceleração e velocidade alta, mesmo tendo uma cilindrada baixa.
BRUNO - VERMES M.C.
Leandro Vermelho
Mensagens: 30
Registrado em: 23 Set 2009, 16:09
Localização: Belo Horizonte

shiranduarte escreveu:Hehehe Saquei!
De fato, Torresbeto! Acho que o que mais pega mesmo é o peso. Aquele motorzão largo assusta!

Mas se você passou de uma Scooter Neo pra uma 883 em menos de 4 anos, acho que eu também consigo sem maiores problemas. O diacho é que a gente acaba ficando com medo de ter criado vícios quase incorrigíveis.

Quero essa Harley pra casar com ela, pretendo que fique décadas na minha mão. E ri muito com o que você escreveu, Bruno! hahaha Enrolar cabo, empinar... Definitivamente isso não combina comigo. A minha praia é sentir a brisa, não fazer racha. E Harley, não serve pra isso. Uma 883 é uma put* máquina (sou fã e acho linda) reboca um carro, mas se for botar pra rachar, capaz de perder pra uma Ninja 300. A questão da alta cilindrada é mais por causa da durabilidade e confiança de um motor superdimensionado como o das HD.

Até porque, ao que parece, uma 1200 sportster não passa de 190km/h, velocidade que uma CBR 600 (metade da cilindrada) passa fácil. Se eu quisesse fazer essas maluquices, eu acho que comprava uma Hornet... Ou alguma superbike da Kawasaki, e é certo que me matava em menos de um ano.

Quando eu boto 120 na minha trudinha (máximo esgoelado, ponteiro tremendo, na descida com vento a favor, motor quente, sem garupa e com pensamento positivo!!) ela berra demais, judia demais da pequena. Enquanto que com o meu carro, minha velocidade de cruzeiro pra viagem é 120-130km/h, que vocês hão de concordar, eu não acho nenhum absurdo.

Certamente com a Sportster eu vou poder pelo menos trafegar na pista da esquerda, ultrapassar esses ônibus de viagem com segurança, sem ficar puxando fila, nem esgoelar o motor, nem ficar surdo, curtindo a paisagem sem medo de um pistão saltar do bloco. heheheehe
E aí, tranquilo,

Só pra relatar minha experiência que acho que vai ajudar. Peguei minha 883R na sexta passada, até então nunca tinha andado em moto acima de 250cc e nem custom, piloto há 9 anos. Peguei ela debaixo duma chuva pesada ao entardecer e com trânsito infernal e me senti muito mais seguro e tranquilo no trânsito com ela do que com a teneré 250 que eu tinha. Me apaixonei pela moto na hora. Ela passa muita confiança pro piloto, é uma moto estável que é boa na aceleração e na redução, até tô andando melhor no corredor com ela que com a outra. Ainda não peguei estrada, só um pequeno teste de uns 10km, ela flutua no asfalto e é muito firme e estável, ultrapassa que é uma beleza. Só nesse pequeno teste já achei bem melhor que a mini-big-trail pra viajar.

Falou!
Não tá morto quem Peleia!
HD Iron 2014 Petiça Baia Cabos Negros
ex-HD 883R 2013 Petiça Lobuna
Responder