HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

Galera, muito obrigado antes de tudo. Não vou mais viajar esse feriado. Porque pensando melhor, quem corre disco maior são as outras pessoas. Até sexta-feira farei mais 4 aulas, por mais que eu não deice a moto morrer na arrancada, pilotar é muito mais que isso. Vou rodar do Ladonna de casa, devagar e quando estiver tudo deserto. Um abraço especial para os motociclistas cruzeirenses de BH. Vamos armar uma saída par comemorar minha carter. Abs. E aguardo mais conselhos, final, estou nascendo nessa bagaça. Abs.
HDyna
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

Deculpe o português. Estou no celular.
HDyna
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Independente da marca da motocicleta, vou repetir o que sempre digo nos diversos tópicos criados quando pede-se opiniões sobre a primeira moto.
A primeira moto deve ser de fácil pilotagem, leve. Se quiser estabelecer uma cilindrada, limite-se aos 250cc ou 300cc. Comparar uma motocicleta de 250cc com uma de mais de 1000cc, seria como começar a dirigir um automóvel, trocando de um VW-GOL ou GM-Celta por um Galaxie, Landau, F250. E no automóvel ainda tem-se a vantagem que ele já está equilibrado sobre os 4 pneus.

"Ah... mas depois de 500km você já vai querer uma moto maior..."
Mas tem muita coisa para aprender com uma moto de até 300cc. Eu comecei com uma Mirage 250 e hoje tenho também uma Shadow 600. Hoje, quando subo na Mirage, sinto como se tivesse subido em uma bicicleta de tão leve que ela parece se comparar com a Shadow. Mas isso é porque hoje já tenho mais prática com as motocicletas do que tinha a 3 anos atrás.

Então, se puder começar com uma motocicleta mais fácil, mais leve, será melhor, pois o peso irá influenciar no aprendizado. Saiba explorar o máximo desta motocicleta menor, pois sempre terão técnicas para se aprender.

Mas se já comprou uma motocicleta mais pesada, então tome cuidados triplicados. Não pense que "não dá para acontecer um acidente em volta da praça", pois é possível sim, já que em baixa velocidade o equilíbrio é prejudicado. Dê uma busca pelo site e veja os relatos de "caí fazendo manobra" ou "caí quando retornava na minha rua".

Parabéns pela aquisição e cuidado nos primeiros passeios. Se puder praticar em uma estrada com pouco movimento, acho que seria a melhor opção, pois assim você poderá conhecer melhor o veículo.

Boa Sorte!
Imagem
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Interessante suas considerações, Jirschik!

Valem pra mim também, que estou querendo trocar ano que vem a minha (hehehe) "bicicletinha" 125cc por uma HD, Heritage Classic.
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

O negocio é ir com calma!

Tem um mundo infinito que coisas que vc só vai aprender na pratica, e algumas podem ser aprendidas do pior modo. Digo isso porque aprendi uma delas dessa forma, assim que sai da auto escola, "dei 3 voltas no quarteirão" não deixava ela morrer e já achei que podia dar um passo a mais, resultado, fui querer andar em via com grande trafico, acabei batendo a moto em um carro por não saber frear a moto da forma correta!
Depois isso prolonguei e muito minhas voltas no quarteirão.
Outra dica, é procurar andar com outras pessoal, é incrivel o que você aprende, mesmo sem perceber.

Mas é isso, vai com calma que dá tudo certo!

Parabens pelo brinquedo e boa sorte!
Paulo Moura
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

MASSA, VOU TOMAR OS CUIDADOS DEVIDOS, E FAZER A PARADA CERTA. VALEU A TODOS.
HDyna
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Nossa, percebi agora que fui injusto e herege. Eu não quis dizer que pretendo TROCAR a minha Intruder por uma HD. Eu não vou me desfazer da minha pequenina. Vou comprar a HD e deixar a Intruder pra rodar na cidade e pra minha frau aprender a pilotar.

Grande, Moura! Nossa lendo o seu comentário fui transportado às minhas memórias do tempo de motoescola. É verdade! Senti a mesma coisa. Até o dia em que arranquei o retrovisor de um carro com o freio da frente ao passar pelos corredores. Daí fui com mais calma.
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

shiranduarte escreveu:Grande, Moura! Nossa lendo o seu comentário fui transportado às minhas memórias do tempo de motoescola. É verdade! Senti a mesma coisa. Até o dia em que arranquei o retrovisor de um carro com o freio da frente ao passar pelos corredores. Daí fui com mais calma.
No começo é sempre complicado, mas isso faz parte do aprendizado :wink: :lol: :lol:
Paulo Moura
FingeR
Mensagens: 553
Registrado em: 29 Abr 2009, 09:45
Localização: Curitiba

É galera...eu inclui a categoria A em minha carteira 1 ano atras.....ai fiquei sem pilotar ate o mes de julho, qdo comprei minha Mirage!! Todos indicavam a mirage como uma moto adequada para iniciantes, mas mesmo assim tem que ter em mente que ela É uma custom, baixa, relativamente mais pesada e, naturalmente "complicadinha" de curva se colocarmos em comparação com as bicicletinhas da auto escola.

Comecei de vagar, dando voltinhas no bairro....ate que ACHEI que ja estava mandando bem....doce ilusao....levei um tombo por pura falta de experiencia e total imperícia na pilotagem da moto (sim, ela é chatinha de curva se vc nao tem a manha).

aprendi a lição....fiquei mais de 1 mes com ela parada, gastei uma put* grana pra arrumar e tive apenas escoriações leves....mas aprendi a lição!!

Agora voltei a pilotar com muito mais consciencia das minhas limitações. Ja somei 2mil km de agosto pra cá e volta e meia ainda tomo uns sustos. Aprendi a dominar o contra-esterço e, afirmo com toda a certeza que pra esse estilo de moto ele é tão importante quanto saber arrancar!!!

Entao amigo, parabens pela aquisição, muito boa sorte nos primeiros passeios e, principalmente, muita responsabilidade e consciencia de que vc tem uma maquina perigosa nas maos se nao for bem domada.

Foi oq consegui aprender no pouquissimo tempo de guidão que tenho....muito disso graças as boas dicas dos amigos daqui do forum!!

Aquele abrass.
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

p*rra velho, valeu demais o toque. Vou ficar pianinho, esse fórum pode ter salvado a minha vida...rsrsrsrsrs... Já comprei a minha moto e ainda não fui buscar na HD, aqui em BH está uma put* chuva, vou deixar pra pegar sábado. Mas mesmo assim vou levar um amigo pra pilotar pra mim. Vou fazer mais aulas pra depois começar a tocar a bagaça. Mas de boa, não posso ficar com medo da moto, né? Não acho que não ter comprado uma Burgman pode comprometer alguma coisa. Claro, desde que eu tenha consciência do que está na minha mão. Valeu Finger R.
Abs,
HDyna
Responder