HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
FingeR
Mensagens: 553
Registrado em: 29 Abr 2009, 09:45
Localização: Curitiba

Uma parcela de medo é sempre saudavel, mas desde que ela nao te impeça de fazer coisas as quais vc tem condição de fazer. Entao vai com fé, comece de leve, pegue dicas com esse amigo que ja pilota, de umas voltas na garupa com ele e peça pra ele ir comentando tudo oq faz/sente enquanto pilota e nao tenha medo. Ele vai te antecipar algums detalhes que, quando surgirem com vc na boleia, nao serao mais surpresa como foram pra mim quando cai. Deixar a moto parada até se sentir confiante nao vai resolver, com a prática que se atinge a perfeição, mas o aprendizado é um processo gradual.

Como ja comentaram, uma estradinha sem movimento pode ser uma escola ate melhor do q andar na cidade. Eu senti mais dificuldade pra dominar minha moto no transito do q na estrada. E tratando-se de uma moto pesada como a sua acho que nao sera diferente contigo.

Só aguenta firme ate vir a CNH. Ate estar com ela na mao, da voltinhas no bairro domingo de manha bem cedinho!!! hahahaha

Bons kms, um forte abrass e nos cruzamos por ai qq hora!!
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Claro, Wagner!

Divirta-se com a sua lindona! Quando você menos esperar, vai estar viajando com ela. Bem vindo ao grupo e lembre-se de pesquisar sobre o contra-esterço! Tem uns vídeos bem instrutivos no youtube. Procure como Counter-Steering.

Pra pilotar sua HD, você vai precisar!

PS.: Tava aqui pensando... hehehe Pilotar antes de tirar a CNH é como levar a namorada pro motel antes do casamento: A gente sente a maior vontade, sempre acha que já está mais do que na hora e, eventualmente, conseguimos. É preciso fazer escondido e com paciência. Mas mesmo com muitos cuidados, uma m*rda pode acontecer. E lembre-se sempre, que pra evitar complicações ainda piores, não esqueça a proteção.
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

shiranduarte escreveu:PS.: Tava aqui pensando... hehehe Pilotar antes de tirar a CNH é como levar a namorada pro motel antes do casamento: A gente sente a maior vontade, sempre acha que já está mais do que na hora e, eventualmente, conseguimos. É preciso fazer escondido e com paciência. Mas mesmo com muitos cuidados, uma m*rda pode acontecer. E lembre-se sempre, que pra evitar complicações ainda piores, não esqueça a proteção.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Essa foi boa! :wink: :lol:
Paulo Moura
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

Essa da namorada foi sensacional. Galera, sem andar na minha HD já estou curtindo. Vocês sāo tops. Agradeço mais uma vez.
HDyna
wolfmann
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Mar 2010, 21:05
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

motocicleta é um vício, mas é perigoso.

Eu rodo em duas rodas há mais de 30 anos. Fiz minha iniciação com uma Suzuki GT 185 e fui subindo os degraus da "escadinha". É uma garantia que não vou cair? Esquece. Sempre que você se sente muito confiante, é quando acontece o acidente.

Atualmente já rodo com minha Fat há 4 anos e nesse tempo já tive três tombos. O primeiro foi na minha garagem assim que cheguei com ela da autorizada... Dor de corno terrível, mas sem qualquer marca na moto... só no orgulho.

Já caí porque um caminhão acertou a lateral da moto (também sem marcas, só a irritação com o motorista do caminhão) e o último tombo foi saindo de casa porque insisti em levar o pneu até o fim da vida útil... chão úmido e pneu gasto é uma receita de tombo e aconteceu exatamente porque achava que podia controlar qualquer situação. Foram todos tombos bobos, sendo que o primeiro e o terceiro foram por culpa exclusiva da auto-suficiência.

Te recomendo calma. Aprenda como sua moto reage, como você reage às reações dela e treine situações onde a frenagem de emergência e o desvio de obstáculo são necessários.

Eu normalmente procuro o local onde é feita a prova do Detran durante a noite para treinar com a Fat ultrapassar os obstáculos da prova: o slalow, o S e o 8 são manobras difícieis que te treinam para algumas situações. Frenagens são treinadas em estacionamento vazio: marca uma linha demarcatória de vaga e vá freando cada vez mais forte para sentir como vai ser a reação da moto.

E pilote sempre equipado: um capacete de 50 merréis é bom para o bolso, mas normalmente causa muitos prejuízos para a cabeça. Não digo que a qualidade se mede pelo valor do capacete, mas pegue o danado e veja se é tem boa forração, se o isolamento de isopor tem boa espessura, se o casco apresenta alguma imperfeição e principalmente: se é confortável. Muitas vezes ele vai ser seu companheiro durante horas e é muito bom que vocês tenham uma boa convivência.

Botas: procure as que te protegem os tornozelos, senão use tênis mesmo... é a mesma coisa que uma bota curta. Tem gente que prefere as botas que protegem as canelas, mas acho desconfortáveis.

E use sempre um casaco adequado à temperatura. Um casaco muito quente em dia de verão vai te fazer passar mal e um casaco que não esquente em dia de inverno vai te deixar desconfortável.

Divirta-se e treine... você tem muitos kms pela frente. E não esquece: só existem dois tipos de motociclistas: os que já caíram e os que vão cair.

Abraço e parabéns pela escolha.
ride hard or stay home
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

Wolfmann, muito obrigado peels toques. Amanhã cedo eu pego a danada e vamo que vamo. Vou comprar o capacete hoje. Uma perguntar. Como vou saber antes de comprar se um capacete vibra ou não? Um amigo comprou um LS2, pagou r$ 1000 pratas e disse que chega a 100km vibra pra cacete. Abs.
HDyna
Andre Tovar
Mensagens: 122
Registrado em: 24 Dez 2008, 15:25
Localização: São Lourenço
Contato:

Infelizmente as lojas não dispõem de tunel de vento pra gente testar capacete. Gostaria de acrescentar um item que considero muito ao escolher capacete : boa viseira, com pelo menos 2 mm de espessura, e material antirrisco (anti scratching). Quando for inevitável guiar a noite, a viseira é fundamental, se for de má qualidade irá refletir o farol dos veículos em sentido contrário. Um capacet bem leve também é boa pedida, mas o preço é inversamente proporcional ao peso, quanto mais leve mais caro. E conforto é segurança.
Só para ilustrar a máxima do Prof Wolfmann : só existem dois tipos de motociclistas, os que já caíram e os que vão cair, e uma boa parte do primeiro grupo pertence também ao segundo grupo !
Gill
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Fev 2010, 13:23
Localização: Belo Horizonte

Wagner,

Tem uma loja da Rs1 na Raja Gabaglia em BH. Lá você encontra muito capacete de boa qualidade. Lá vende capacete das marcas Ls2, AGV e NUVO. Comprei um NUVO FF359 ROAD TEST. Excelente capacete. Bem leve, o casco é tri-composto, Kevlar®, Carbono e Fiber Glass (fibra de vidro). Não achei barulhento, a ventilação interna é ótima e a viseira não embaça. :D
Roberto Moraes
Mensagens: 63
Registrado em: 08 Set 2009, 19:16
Localização: Rio de Janeiro

Wagner, sei o que passa com vc, pois, passei por isso tbm, em dez/09,"nunca gostei de moto", porém minha esposa adora,comprei uma scooter 50, fiquei 40 dd, comprei uma VBlade 250 custom,sem saber andar, ah nunca fui garupa, fiquei louco, entrei na internet para ver como pilotava,montei e sai andando, fiquei rodando pelas redondezas, a moto pesa 160 kg, é brabo, fui ä moto escola que não ensina nada, fiz a prova 04 vezes, até porque o estilo é diferente, agora passei, antes estudei tudo sobre segurança, procure blogs sobre tal, é muito importante, pois lhe passa altas situações que vão ocorrer, estou viajando direto, mas vou lhe falar, estrada é muito complicado, pois como andas com giro alto e rápido tem que ter muita atenção, pois qq coisa é chão, nunca andes sozinho, procure um piloto mas experiente para lhe passar malicias, é o que estou fazendo e não tenha vergonha de perguntar, pois esta com um motão, em 04/10, peguei uma Shadow, que estou hoje, vou ti falar uma coisa o motociclismo é fantástico é um mundo novo para mim, frequento varios eventos, agora ti digo, não poupe com segurança, no começo tudo é muito caro,vestuário, capacete, tem uma infinidade, tem que ser seguro não precisa ser caro, "cabeça não tem remendo", portanto veja bem o que vai comprar, já tive 6, agora achei o ideal, tenho Arai para cidade e AGV para viagens, sendo que aqui em casa é tudo 2, vc ainda é pior pois a sua máquina o pessoal é estilizado onde tudo é muito mas caro, qq dúvida me passe uma mensagem particular.
WAGNER LANNA
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2010, 17:17
Localização: Belo Horizonte

Gil e Roberto, obrigado pelos conselhos. Mas estive na HD de BH no sábado. Fiquei conhecendo uma galera muito massa. Acbou que eu deixei a moto na concessionária, vou pegar no próximo final de semana. Conversei com a turma e ache melhor fazer mais umas aulas. Não tô a fim de deixar minha moto ralar logo na saída. Mas de boa, troquei o escapemento, o som da moto está de outro mundo. O que eu tenho a falar é: e viva a Harley, nāo existe nada parecido. Alèm de uma moto, parece que estou ganhando uma família. Valeu galera.
HDyna
Responder