Dica técnica sobre Escapamentos Esportivos
Os atuais sistemas de escapamento que equipam originalmente as Harley-Davidson são desenvolvidos para proporcionar baixo ruído e redução na emissão de poluentes para poder atender as rigorosas normas internacionais, tendo instalado na parte interna das ponteiras um sistema de catalizador semelhante aos utilizados nos automóveis, o que deixa o motor um pouco preso e o desempenho limitado. Muitas pessoas optam por trocar somente as ponteiras por outras mais livres, que proporcionam som mais alto, mas para que isso não traga problemas ao motoralgumas outras partes devem ser adequadas a essa nova condição de funcionamento.
A regra é básica, deve haver um equilíbrio entre o ar que é aspirado pelo motore os gases expelidos pelo escapamento. se você altera a quantidade e velocidade de saída dos gases do motor, a entrada também deve ser aumentada na mesma proporção. Mas não é só isso, se o motor aspira mais are a quantidade de combustível permanece a mesma, o motor irá funcionar com mistura pobre, ou seja muito ar e pouco combustível. Para quem não sabe, a relação ideal de funcionamento de qualquer motor é de 14,7:1 ou seja 14,7 partes de ar para uma de combustível. Se somente o escapamento for substituido, essa relação de ar/combustível irá variar muito, podendo chegar a 16, 17e até 18 partes de ar para uma de combustível, fazendo com que vários problemas possam ocorrer, principalmente superaquecimento, amarelamento do cromado do escapamento e até aumento no consumo de combustível, pois a injeção irá detectar o aumento na temperatura do motor e irá injetar mais combustível para tentar resfriar. No caso de motocicletas com carburador o problema é ainda maior, pois não há essa correção da quantidade de combustível, permitindo com que problemas mais sérios possam ocorrer, podendo atéfundir o motor .
Para proporcionar sempre um bom funcionamento de sua Harley-Davidson, recomendamos sempre a instalação de um “kit” que é composto de ponteiras de escapamento, filtro de ar de maior vazão (que possui elemento filtrante lavável que dura até 5 vezes mais que um filtro convencional)kit de recalibração do carburador, o famoso Dynojet,e nas motocicletas com injeção eletrônica, várias opções que dependem muito do tipo de ponteira instalada. No caso de ponteiras “street legal” (uso legal para as ruas), que foram
desenvolvidas visando som um pouco mais alto que o original,disponibilizamos um programa de injeção diferenciado que somente pode ser instalado através do equipamento chamado Digital Technician que as nossas concessionáriaspossuem. Vale ressaltar que esse programa foi desenvolvido pela própria Harley Davidson, exclusivamente para nossas condições e nosso combustível.
No caso das ponteiras “screaming´eagle”, que foram desenvolvidas visando desempenho melhor, o programa de injeção também funciona, mas o ideal é que seja instalado um outro tipo de equipamento, chamado EFI race fueler, que permite uma regulagem mais precisa da quantidade de combustível necessária para um bom funcionamento.Um outro equipamento que também pode ser utilizado é o EFI race tuner, que é um equipamento de última geração, permitindo além da regulagem de combustível, o ajuste da curva de ignição, limite de giro entre outras facilidades. Esse equipamento éaltamente recomendado em casos de alterações maiores, como instalação de kit de aumento de cilindrada, comando de válvulas de alta performance entre outros.
Por Marcelo Peixoto
http://www.harley-davidson.com.br/article/view/72
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[]´s Jovi
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Valeu Joviman, suas explicações sobre sistema de escapamento foi muito importante, porque a maioria troca o escape original e não se atentam para a segurança do motor só querem curtir o ronco.Para mim foi legal saber um pouco mais sobre as amadas Harley - Davidson. Att. J.L
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Boa Joviman....
Só complementando, existem no mercado soluções para remapear o modo como o motor trabalha essa relação ar/combustível. Temos a solução nacional desenvolvida pelo Pigster do FHD que é o suricato e outras gringas como o SEST (Screamin Eagle Super Tuner), dynaqqcoisa, entre outros.
Para entender como funciona melhor os dispositivos de remapeamento vou postar uns links que peguei de uma postagem do Papito no FHD:
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-1.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... e-nos.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-3.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-4.html
Só complementando, existem no mercado soluções para remapear o modo como o motor trabalha essa relação ar/combustível. Temos a solução nacional desenvolvida pelo Pigster do FHD que é o suricato e outras gringas como o SEST (Screamin Eagle Super Tuner), dynaqqcoisa, entre outros.
Para entender como funciona melhor os dispositivos de remapeamento vou postar uns links que peguei de uma postagem do Papito no FHD:
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-1.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... e-nos.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-3.html
http://www.infernaismotorcycles.com/201 ... rte-4.html
Pensei que todo mundo soubesse que o remapeamento do motor com a substituição de um elemento por outro fosse obrigatório.
É isso ou ainda tem algo mais.
Quando substituir meu original pelo V&H (Van Halen )vau mandar instalar na HD mesmo.
Mas vai precisar mesmo trocar filtro e ETC ?
É isso ou ainda tem algo mais.
Quando substituir meu original pelo V&H (Van Halen )vau mandar instalar na HD mesmo.
Mas vai precisar mesmo trocar filtro e ETC ?
Instalar no dealer aqui do Rio ?
Eles não instalam nenhum tipo de escapamento esportivo.
Eles não instalam nenhum tipo de escapamento esportivo.
Na primeira revisão tinham duas motos na fila para instalar escapes...Galocha escreveu:Instalar no dealer aqui do Rio ?
Eles não instalam nenhum tipo de escapamento esportivo.
Possivelmente revisaram a política deles..A menos que seja alguma mamata.
fdel escreveu:Pensei que todo mundo soubesse que o remapeamento do motor com a substituição de um elemento por outro fosse obrigatório.
É isso ou ainda tem algo mais.
Quando substituir meu original pelo V&H (Van Halen )vau mandar instalar na HD mesmo.
Mas vai precisar mesmo trocar filtro e ETC ?
Eu nunca imaginei que tinha todo este precedimento, sempre achei que era só tirar os abafadores para sair mais o som!!!!
Muito bom saber desta parte mais tecnica.
Então não é em qualquer lugar que pode instalar um novo escapamento!!!!!! Tem que ficar atento nisso!!!!
Ex: CB300 2010, Atual: Shadow 750 2006.
Você pode não gostar de moto, mas sua filha gosta!!!!!
Você pode não gostar de moto, mas sua filha gosta!!!!!
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Na verdade instalar o novo escampamento é fácil e qualquer oficina mecânica, ou vc mesmo pode fazer....no caso da 883, se vc instalar uma ponteira 3" (medida próxima ao original) dá pra andar sem mexer em outras coisas, desde que vc esteja ciente do backfire que vai produzir. Já no caso de um escapamento tipo V&H Short shots vai haver perda de potência em baixa rotação.MSulista escreveu:fdel escreveu:Pensei que todo mundo soubesse que o remapeamento do motor com a substituição de um elemento por outro fosse obrigatório.
É isso ou ainda tem algo mais.
Quando substituir meu original pelo V&H (Van Halen )vau mandar instalar na HD mesmo.
Mas vai precisar mesmo trocar filtro e ETC ?
Eu nunca imaginei que tinha todo este precedimento, sempre achei que era só tirar os abafadores para sair mais o som!!!!
Muito bom saber desta parte mais tecnica.
Então não é em qualquer lugar que pode instalar um novo escapamento!!!!!! Tem que ficar atento nisso!!!!
Para suprimir, ou melhor, corrigir a relação de mistura do que entra e sai do motor aí é necessário a troca do filtro por um menos restritivo (permita uma maior entrada de ar) ou o uso de dispositivos de remapeamento de injeção (SEST, SEPT, Suricato, Redline...) Se a bichinha for carburada basta regular melhor o carburador.....
Quanta coisa envolvida..
Troquei as ponteiras originais da Bob pelas Cobra de 3 polegadas há 15 dias. Rodei 200Km e ainda não revi essas coisas.
Vou procurar o tal kit stage 1 da H-D e ver qt cobram p/ recalibrar o sistema na Rio H-D.
Vcs conhecem alguém que faça esse serviço no Rio além da autorizada?
Abraço
Troquei as ponteiras originais da Bob pelas Cobra de 3 polegadas há 15 dias. Rodei 200Km e ainda não revi essas coisas.
Vou procurar o tal kit stage 1 da H-D e ver qt cobram p/ recalibrar o sistema na Rio H-D.
Vcs conhecem alguém que faça esse serviço no Rio além da autorizada?
Abraço
Coimbra
Então era mamata mesmo. Pois liguei p Rio HD e disseram que não fazem nenhuma alteração na moto.fdel escreveu:Na primeira revisão tinham duas motos na fila para instalar escapes...Galocha escreveu:Instalar no dealer aqui do Rio ?
Eles não instalam nenhum tipo de escapamento esportivo.
Possivelmente revisaram a política deles..A menos que seja alguma mamata.
Pensei em adquirir o kit stage 1 e tb não é instalado no BR. Pois, segundo o suporte tecnico, pode vir a apresentar danos ao motor.
E agora? Quem procurar p rever o pequeno aumento de consumo e uns pipocos nas desacelerações depois que troquei as ponteiras originais?
As Cobra que comprei são tão bonitas e deram um valor e tanto no ronco.
Coimbra