HD: Dica sobre Sistema de Freio

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Dica sobre Sistema de Freio

Os flexíveis de freio (mangueiras), devem ser trocados a cada 4 anos ou se apresentarem qualquer dano, corte ou ressecamento. Uma ótima opção é substituir por mangueiras do tipo “aeroquip” que são feitas de teflon e recobertas por malha de aço inoxidável. Esse tipo de mangueira é muito utilizada em competições ou uso extremo, por permitirem frenagens mais eficientes e menor dilatação, evitando que o freio fique borrachudo.

As pastilhas de freio também são importantíssimas e devem ser utilizadas somente as que forem de marcas conhecidas, que são testadas rigorosamente. Atualmente existem vários tipos de pastilhas de freio com vários tipos de material frenante.

Os que eram feitos de amianto eram eficientes, mas o pó expelido por esse tipo de material é cancerígeno e a maioria das empresas substituiu por compostos orgânicos (que são à base de Kevlar), compostos metálicos (que são à base de ligas de cobre, ferro e alumínio), semi-metálicos ( à base de ligas orgânicas e metálicas ) e os mais atuais chamados de sinterizados (à base de cobre e alumínio em pó ), que são compactados e injetados em alta temperatura na base da pastilha, que permitem a mesma qualidade de frenagem independente das condições de pilotagem (chuva, sol, calor, frio, etc.), mas elas desgastam razoavelmente o disco de freio, exceto se o sistema já tiver sido projetado para utilizar esse tipo de pastilha, como por exemplo nas motocicletas Harley-Davidson.

Esse tipo de pastilha emite um ruído um pouco alto, como se estivesse raspando ferro com ferro, mas isso não é um defeito, é uma característica do material.

Os discos de freio também podem ser de diversos tipos e composições. Os utilizados nas motocicletas Harley-Davidson são feitos de aço inoxidável, material de extrema resistência mecânica. Dispomos na nossa linha de acessórios de um tipo de disco de freio chamado “flutuante”.

Esse tipo de disco é composto de três peças, um disco central que vai fixado ao cubo da roda, geralmente feito de aço carbono cromado, um disco externo de aço inoxidável , que é a pista frenante onde a pastilha entra em contato e os espaçadores , que fazem a união entre o disco externo e o interno. Esse tipo de disco permite maior dissipação do calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco.

Em um disco convencional, o calor é transmitido da borda para o centro, o que pode, em extremas condições de uso, causar distorção e empenamento da área que fica em contato com a pastilha, comprometendo a frenagem.

Já no disco flutuante o calor dificilmente é transmitido para o centro pois há maior área entre as duas peças proporcionando maior refrigeração e também pela diferença entre os materiais, que propagam o calor em velocidade diferente.

Por Marcelo Peixoto

http://www.harley-davidson.com.br/article/view/70

Mais dicas aqui:
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... f=43&t=802
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Evertons
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jul 2014, 20:31
Localização: Londrina

Boa noite, amigos
Minha filha apertou para baixo na minha fatboy proximo ao acelerador uma especie de boia q afundou e subiu um oleo
Oq de fato eh isso, e como se resolve?

Abs e agradeço se alguem puder ajudar
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Poe uma foto pra sabermos do que exatamente se trata!!
Imagem
Evertons
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jul 2014, 20:31
Localização: Londrina

É bem onde eu marquei em amarelo, ao lado esquerdo proximo ao acelerador

Agradeço quem puder me ajudar nesta duvida

abs!!

Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Ai fica o reservatório do fluido de freio, é um liquido corrosivo, agora precisa entender o que quer dizer com espécie de bóia, normalmente o manete do freio apenas empurra uma especié de embolo ou pistão enviando o fluido para o tambor de freio.

Ali tem uma tampa com uma vedação, normalmente não se move, sem afrouxar os dois parafusos em cima da tampa.

Tens que ver como está a frenagem da moto e levar na oficina para ver se tem maiores vazamentos ou trocar algum reparo.
Imagem
Evertons
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jul 2014, 20:31
Localização: Londrina

Essa tampinha afundou
Foi la pra baixo... Rs
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Evertons escreveu:Essa tampinha afundou
Foi la pra baixo... Rs
Ahhhhhhhhh isso é o visor, pra se ver o nível do fluido...
Simples, abre essa tampa, mas protege as peças, pois como disse esse fluido é corrosivo, com muita exposição ele descasca a tinta.

E tenta recolocar o visor no lugar, pressionando ele no furo. Não sei exatamente o tamanho do "dano".
Use um pano para secar as partes.

Se tu for fazer isso tenta deixar o reservatório o mais nivelado possível para não derramar fluido, e quem sabe uma tira de pano enrrolado pra conter algumas "gotas".
Imagem
Evertons
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jul 2014, 20:31
Localização: Londrina

Blz amigo
Vou tentar sim, nao parece dificil mesmo
Obrigado pela ajuda e vou ser cuidadoso

Abs
Responder