HD: Dica sobre Injeção Eletrônica

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

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Jovi
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Dica sobre Injeção Eletrônica

Muita gente ainda tem receio de ter uma motocicleta com injeção eletrônica , achando que o carburador é mais confiável , facil de mexer e quando a moto quebrar qualquer um conserta . Isso na verdade é passado, todo mundo sempre pensa no pior . Para ter uma idéia, a chance de um pneu furar é 100 vezes maior do que um problema na injeção eletrônica, desde que as manutenções de rotina sejam executadas nas kilometragens recomendadas no manual do proprietário.

Outra vantagem é de que como não há gasolina armazenada em nenhum outro local além do próprio tanque , caso a motocicleta fique muito tempo parada a chance de entupimentos é praticamente nula , em poucas palavras , é só dar partida e sair rodando.

O sistema de injeção eletrônica utilizada nas motocicletas Harley-Davidson é de última geração, desenvolvido por uma das mais conceituadas empresas do ramo, a Delphi em parceria com a própria Harley-Davidson.
O sistema é bastante simples, funciona principalmente dependendo de voltagem da bateria, que deve estar sempre em boas condições e com carga dentro do padrão, que é de 12,8 volts. Além disso vários outros componentes são necessários, como os sensores, que enviam informações para o módulo determinar as ações a serem tomadas, por exemplo, o sensor de posição do virabrequim, localizado no bloco do motor, envia informações sobre a rotação do motor, e a partir disso o módulo determina qual a quantidade de combustível e qual o momento ideal de disparar a faísca na vela de ignição.

Outro sensor muito importante é o sensor ION , que capta a ressonância gerada na queima do combustível admitido pelo motor e faz as correções necessárias, adequando o motor aos diversos tipos de combustíveis encontrados atualmente, proporcionando o melhor funcionamento possível .

Outra vantagem que pouca gente sabe , é o sistema de diagnóstico on-board, ou seja é possível diagnosticar qualquer problema na injeção através do display do velocímetro, que ao ser ativado mostra o código do defeito elétrico.

Isso tudo é tecnologia, que aliada com qualidade e durabilidade formam um nome: Harley-Davidson.

Por: Marcelo Peixoto
http://www.harley-davidson.com.br/article/view/19
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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Aviaum69
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Se o sistema de injeção é bom ou não ai eu não sei, mas o que eu sei é que o mapa que veio nas Harley Tupiniquis é ruim.

Ou seja, é muito pobre a mistura, o que causa aquecimento lenta alta e uma série de outras coisas, a minha esta assim.

Uma dica é usar um enriquecedor de mistura, que ao meu ver tem um ótimo custo bebefício, ou passar para um módulo gerenciavel, mais ai a brincadeira fica $$$
Aviaum69
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2009, 15:42

Bom aqui vai mais uma dica para injeção

Para informação as motos Harley Davidson possuem um diagnostico da injeção e ignição eletrônica, bem como mais alguns componentes no painel, e através dele é possível monitorar todo o sistema elétrico para ver se possui algum problema, similar aos scanners das oficinas.

Para ativar o modo diagnóstico :

1 – Com a moto desligada e sem a chave do contato, ligar o botão da bomba de combustível(aquele botão que desliga a moto e fica ao lado do que liga)

2-Mantenha o botão Reset(aquele que fica atraz do velocímetro no caso das Sportster, Dyna) pressionado e insira a chave no contato e vire a chave até a última posição.

3- Se der tudo certo vai aparecer a palavra “diag” vai aparecer no painel, as luzes irão acender e o velocímetro vai até o 220 e vai voltar voltar ao inicio, pode soltar do botão.

4- Mantenha pressionado o botão Reset por uns 3seg e vai entrar no menu e na tela vai aparecer :
PSSPT(Nas Harley mais atuais aparece mais uma letra, não me recordo qual é, mas vou verificar)
Vai notar que vai estar piscando o primeiro “P”, e ele significa que é o menu do Modulo da injeção do Motor(EFI) ou do módulo de ignição(No caso das carburadas)

Para entrar nesse basta segurar o botão “Reset” por 3seg.

Se tiver algum problema na injeção um código ira aparecer na tela começando com a letra e depois os números, para ver o próximo erro basta clicar mais uma vez no botão “Reset”
.
No final depois de exibir todos os erros vai aparecer a palavra “End”, de mais um clique no reset e poderá aparecer um código como PN com alguns números, fique tranqüilo pois esse ó o Part Number do módulo da injeção, caso de mais um clique, volta para o menu principal.

Caso não tenha comunicação com o módulo depois de entrar no menu vai aparecer "No rsp"(No response) ou seja verifique se o botão (Run/Stop) esta ligado, aquele que faz o barulho quando liga tziiiiiiiiiiiiiiii(bomba de combustível), caso não esteja é problema.

Para limpar os erros do histórico, depois de entrar em algum menu mantenha o botão reset pressionado por 5seg e uma mensagem de clear vai aparecer.

Caso não possua erro na injeção vai aparecer “none” e depois o PN(alguns números) que como já mencionei é o código do módulo



Outras opções do menu
S = TSM/TSSM (Turn Signal/ Turn Signal Security Module)
Acho que as Harley que vieram p/a o Brasil não tem o dispositivo de segurança

SP = speedometer
Velocimetro

T = tachometer
Esse caso sua moto não possuir conta giro vai aparecer “no rsp”
Logo abrirei um novo post com o significado dos códigos de erros.

Ha Braço
porcao
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Aviaum69 escreveu:Se o sistema de injeção é bom ou não ai eu não sei, mas o que eu sei é que o mapa que veio nas Harley Tupiniquis é ruim.

Ou seja, é muito pobre a mistura, o que causa aquecimento lenta alta e uma série de outras coisas, a minha esta assim.

Uma dica é usar um enriquecedor de mistura, que ao meu ver tem um ótimo custo bebefício, ou passar para um módulo gerenciavel, mais ai a brincadeira fica $$$
Acho que a IE vai ser boa um dia, mas as coisas estão engatinhando ainda. Ainda mais as ECU de linha, que são feitas para operar na mediana ou pra baixo nos termos de rendimento do motor. Se quiser ter tudo o que a mecânica te oferece você tem que gastar umas 20x mais para obter o resultado que teria com um carburador. Com isso nem existe discussão, compare o valor de um modulo cobra, para sitar um dos baratos, com um giclê.

Quanto ao rendimento e temperatura isso é por conta das normas da EPA e outras que eu nem sei, por isso que a mistura é ridiculamente pobre nas injetadas. Com isso você tem menor rendimento e maior geração de calor.
O enriquecedor de mistura tenta voltar ao ponto certo e compensar os efeitos da nossa alcolina e trecolina.

Abs. :wink:
luizinho_hd
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Tenho um Electra 2007 injetada e quando comprei ja tinha o modulo Cobra, mas notei dois problemas nele, o primeiro é que nao é a prova de agua, e como estava instalado na lateral, quando lavava a amoto ele ficava completamente doido.
Apos regulagem a moto ficava otima, bem rica, tambem bebia pra caramba, mas não aquecia como antes e andava muito mais, só que ele desregulava sozinho, após um longo trecho tinha que regular novamente, pois com a vibração os potenciometros saiam da posição, resolvi o problema com um pouco de silicone.
Depois disso comecei a ter outro problema, um cilindro falhando com a moto fria, ou quente demais, preocupado em ser algum problema na injeção, retirei o modulo Cobra, e tudo voltou ao normal, calor absurdo do motor, principalmente na perna direita, menos resposta na aceleração, consumo um pouco melhor, também não andava como antes.
Coloquei o módulo Fuel pack da Vance Hines e configurei pelo manual, para o que eu tinha de acessorio, canos e filtro de ar, e sinceramente, não notei muita diferença de estar sem ele, deu até saudade do Cobra rsrs.
Agora vou tentar outra configuração, uma talvez que deixe a mistura mais rica, o dificil é saber qual é ?

Nessas horas bate saudades do carburador, era tão fácil rsrs
Luizinho
Harleys Dogs MC RJ
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www.harleysdogs.com.br
Aviaum69
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Agora vou tentar outra configuração, uma talvez que deixe a mistura mais rica, o dificil é saber qual é ?
Seria PigXied??? hehehehe

Ha Braço
luizinho_hd
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Não entendi ??? O que é PigXied ????
Luizinho
Harleys Dogs MC RJ
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Aviaum69
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Registrado em: 06 Jan 2009, 15:42

É um aparelhinho que vc conecta depois da sondas do escapamento, mandando diferentes valores pra injeção, e que por sua vez manda mais combustível, e sendo assim enriquece a mistura.

Quem ta usando diz q fica mais lisa em baixa e mais fria também.

Segundo o site:
PigXIED - Enriquecedor de mistura para a sua HD injetada. De fácil instalação o PigXIED faz a sua IE injetar um pouco mais de gasolina aproximando a mistura entre ar e combustível do ideal. Além de melhorar o desempenho do motor, deixando-o com um funcionamento mais macio e rápido nas respostas, ele abaixa bastante a alta e incômoda temperatura do motor, devida à mistura muito pobre. O PigXIED é feito com os conectores originais de fábrica e, desta forma, não altera em nada a originalidade da sua moto. Nenhum fio precisa ser desencapado ou cortado. Basta ligar no cabo da sonda de oxigênio do cilindro dianteiro e traseiro e ele já está funcionando. Não é preciso nenhuma regulagem ou tempo de adaptação. É instalar e usar. O manual acompanha o produto.
Pagina para comprar :
http://customking.com.br/catalog/produc ... ucts_id=41


Mas como tem o Cobra, acho melhor ele mesmo, pois tem diversas configurações.

Ha Braço
Weber
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Estou com problemas no velocimetro eletronico de uma HD.
Ele só aumenta, não diminui mais, até chegar ao limite do relogio estacionando. Gostaria de saber se o problema é para trocar todo o velocimetro ou de configuração.
Felipe garcia
Mensagens: 610
Registrado em: 21 Nov 2008, 21:29
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Se vc quer ter uma Harley 8) , antes faça um curso na Nasa :wink:
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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