Sportster 883: Opiniões de proprietários (C, R e Iron)

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
Leandro Vermelho
Mensagens: 30
Registrado em: 23 Set 2009, 16:09
Localização: Belo Horizonte

Bruno_VermesMC escreveu:8mil KM???? que óleo você usa?????

Eu trocaria na volta da Viagem, com 3600Km. Eu troco entre 3000 - 3500, prefiro antecipar um pouco a troca do que correr o risco de faltar óleo.
Velho, isso tá no manual mesmo!! Com certeza é baseado no óleo original harley.

Primeira revisão em 1000mi=1600km. Segunda revisão em 5000mi=8000km.

Eu particularmente nem cheguei nos 1600 ainda.

Se tem óleo pra carro pra 10000km porque não pode ter pra moto de 8000km?

As motos até 250cc antigamente eram de 1000 em 1000, hoje em dia já é de 2500 em 2500.

Falou
Não tá morto quem Peleia!
HD Iron 2014 Petiça Baia Cabos Negros
ex-HD 883R 2013 Petiça Lobuna
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Leandro Vermelho escreveu:
Bruno_VermesMC escreveu:8mil KM???? que óleo você usa?????

Eu trocaria na volta da Viagem, com 3600Km. Eu troco entre 3000 - 3500, prefiro antecipar um pouco a troca do que correr o risco de faltar óleo.
Velho, isso tá no manual mesmo!! Com certeza é baseado no óleo original harley.

Primeira revisão em 1000mi=1600km. Segunda revisão em 5000mi=8000km.

Eu particularmente nem cheguei nos 1600 ainda.

Se tem óleo pra carro pra 10000km porque não pode ter pra moto de 8000km?

As motos até 250cc antigamente eram de 1000 em 1000, hoje em dia já é de 2500 em 2500.

Falou
Eu troco o óleo geralmente com 4.000 km ou menos, por um motivo simples: prazo de validade.

O óleo, por melhor que seja, começa a se deteriorar a partir do momento em que é colocado no motor e sua vida útil já está bem comprometida a partir dos 6 meses de uso.

Como eu só uso a Harley nos finais de semana e em viagens, não consigo rodar mais do que uns 4.000 km num semestre.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

A questão não é o que está no manual, mas qual óleo você coloca na moto, cada óleo tem uma especificação de durabilidade. Eu estou usando Yamalube na minha 883, eu troco a cada 4mil Km, até porque como não uso a moto todo dia ele fica uns 6 meses na moto até dar essa quilometragem.

Outra coisa, meu Fiat Punto diz no manual que as revisões são a cada 15mil KM, mas não há óleo para 15mil Km, o Tutela que a Fiat usa dura 10mil Km. Veja o óleo não o que diz o manual.

Para 8mil Km deve ter algum óleo sintético da Motul, mas ai tem que ver se vale o custo benefício. Eu prefiro trocar mais vezes e ter sempre óleo novo. É igual a primária, custa tão barato que acho que vale a pena trocar antes do especificado no manual para evitar problemas. (eu trocava o do cardã da minha virago todo ano)
BRUNO - VERMES M.C.
Leandro Vermelho
Mensagens: 30
Registrado em: 23 Set 2009, 16:09
Localização: Belo Horizonte

Com certeza, é melhor garantir do que remediar!!
Não tá morto quem Peleia!
HD Iron 2014 Petiça Baia Cabos Negros
ex-HD 883R 2013 Petiça Lobuna
Robson Lacerda
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Out 2012, 11:42

Eu troco a cada 8 mil km, e nunca tive problemas.

A única diferença é que antes usava o Motul semi-sintético 5100, e agora estou usando o 100% sintético 7100 (só pra garantir).

Mas não espero seis meses para trocar, porque rodo diariamente e, eventualmente, nos finais de semana. Ou seja, troco com 8 mil km ou a cada 4/5 meses.

O manual está certo, mas não adianta colocar óleo mineral e achar que vai durar tanto...

Abraço,
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Isso que eu quis dizer Robson, o manual diz 8mil Km, mas isso só vale se o óleo usado for o especificado.

De nada adianta usar um Lubrax Mineral de R$20,00 o Litro e achar que vai durar 8mil KM.

Outra coisa que influencia são os filtros, de nada adianta usar um Motul Sintético de 8mil Km e deixar o filtro de óleo com mais de 10mil Km, nesse caso a cada troca do óleo tem que trocar o filtro.
BRUNO - VERMES M.C.
J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

Galera, só para registro, voltando ao assunto sobre o consumo da 883R, da ultima vez que postei a motoca que estava bebendo, depois de ter levado no Dotz e só usando gasolina Podium a dois meses, hoje mesmo eu enchi o tanque rodei 110Km e abasteci novamente, deu 4.11 lts, logo, se eu estiver errado no cálculo, por favor, me corrijam ( km / Lt = 110/4.11) 26.76 por litro, na minha opinião esta mais que ótimo rsrsrs :mrgreen: .

abç
...
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Com Podium e uma 883 bem regulada acho possível. A minha faz 22 - 23. Vou limpar o carburador essa semana e vou rodar 3 dias, uns 5 - 6 tanques cheios.
Com 1 tanque parcial acho meio complicado medir.
BRUNO - VERMES M.C.
J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

Então Bruno_VermesMC, e que eu nem tinha pensado direito, pois eu medi na ida para o Guarujá, nessa conta eu teria que descontar o trecho de serra, onde o consumo e bem baixo por ser descida. De qualquer forma gostei do recorde da minha rsrsrsrs.

Estou para ir a uma viagem mais longa, nesta dará para abastecer logo que acender a luz da reserva, antes de ir, e marcar a quantidade de litros, dai é só rodar até acender novamente, acredito que assim terei mais precisão. Mas na verdade, de qualquer forma, para minha alegria, ela esta bebendo bem menos depois de regulada.
Abç...
...
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Fiz uma viagem de 820Km em 3 dias, saí de tanque cheio e abasteci a moto assim que cheguei a Campinas, foram 38 Litros de gasolina.

820/38 = 21,5 Km/L

Um detalhe, rodei uns 30Km na terra, isso prejudicou o filtro de ar.
Coloquei uns 8litros de gasolina genérica em uma cidade de Minas, vai saber.
Logo vou medir ela em uns 2, ou 3 tanques de BR Podium.
BRUNO - VERMES M.C.
Responder