Sportster 883: Comparativo com a Shadow 750 e DragStar 650

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

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J Cunha
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torresbeto escreveu:Tem uma palavra que disseram em outro tópico que simplesmente define a 883:

BRUTAL
Concordo plenamente... :twisted:
...
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
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Rafa Curth escreveu:Bom galera, depois de ler e reler muitas vezes esse tópico nos últimos 6 meses agora chegou a minha vez de dar opinião.

Tive uma 4 motos em 1 ano.
A primeira foi a dafra laser, ou como o pessoal fala por aí dafra "lazer" . hehe
Fiquei 2 dias com ela, devolvi a moto e peguei o meu dinheiro de volta. Graças a deus...
Depois comprei uma mirage 150 2011 preta que foi a minha primeira moto de verdade. Andei 9 mil km em 6 meses que fiquei com ela. Fui de São Paulo capital até Blumenau/Sc e voltei em um fim de semana, só me deu alegrias, tirando alguns pequenos probleminhas que acontecem com qualquer moto.
Depois comprei a tão sonhada Drag Star 650 prata 2004. Foi aí que li e reli diversas vezes esse tópico entre outros... Eu li quase tudo que se podia achar sobre Drag star, shadow 600/750 e Sportster 883. Não sobrou nada nenhum video pra ver no youtube ou fórum que eu não tenha visto.
Como eu não queria gastar tando dinheiro a ponto de comprar um shadow 750 ou a Sportster resolvi me focar na drag star e na shadow 600.
Optei pela Drag star pelo visual, conforto, potência e tamanho do tanque de combustível.
Depois que eu comprei foram os 4 melhores dias sobre 2 rodas até então. Peguei a estrada na decida para o litoral que foram mais de 400 motos até Santos e só alegria. Na volta comecei a ouvir um barulhinho... Foi aí que começou o pesadelo.
Levei no mecânico e bomba, era o câmbio que estava pra estragar.
Preço do serviço... 3700 reais! E voltei a pé pra casa.
Por sorte e muita conversa consegui que a pessoa que me vendeu a moto me pagasse esse dinheiro. Então mandei arrumar ela. Duas semanas sem moto...
Peguei ela e pensei... Agora vai ser só alegria, mas não foi.
Nas primeiras médias percebi que mesmo com o tanque de 16 litros a moto não passava de 200km com um tanque, as vezes não passava de 160km com um tanque, então comecei a fazer os cálculos. Ela estava fazendo 9 por litro, depois 8 por litro, e por fim os maravilhosos 7 por litro na cidade. Na estrada não passava de 14.
Levei na oficina e mandei regular o carburador,na verdade fiz uma revisão completa que custou 800 reais, troquei tudo que tinha direito, deixei a moto zero. Lá se foram mais duas semanas sem a moto. Primeira média ela fez 12 por litro na cidade e 17 na estrada. Até não era mal, mas a moto estava tomando pau de motos 150 cilindradas. Absurdo...
Claro, custom não foi feita pra correr, mas uma 650 andando igual ou menos que uma 150 é complicado.
Depois do freio traseiro trancar no meio da estrada e colocar um escape JJ para tentar fazer a Drag andar um pouquinho mais sem resultado, eu desisti da moto.
Mudei o nome dela de Drag Star 650 para Drog Stress 125.
Comecei a pensar em gastar mais dinheiro numa moto nova pra não me incomodar do que gastar menos numa moto mais velha que parecia um sonho e virou um pesadelo.
Nesse meio tempo o meu irmão Ricardo Curth trocou a intruder 125 por uma shadow 600.
Andei bastante na shadow 600 e achei maravilhosa a moto, ela não é tão no chão e nem tem o mesmo conforto da Drag Star, mas é MUITO divertida de guiar e confiável. Meu irmão está fazendo 31 por litro na estrada com ela.
Porém eu senti um pouco de falta de motor na shadow 600.
A Drag Star antes de regular o carburador para ficar econômica dava um soco no peito quando eu acelerava, já na shadow 600 eu não senti isso tão forte, mas é uma moto maravilhosa e especialmente divertida de pilotar, sem contar que é linda.
Meu irmão Ricardo Curth que também faz parte desse fórum está felizão com ela.
Voltando a minha estrada...
Como eu gostei da shadow 600, mas eu sentia falta de um pouquinho de motor e conforto eu fui atrás da shadow 750.
Comecei a testar e olhar todas as shadows 750 que encontrei, veredito...
Ela tem pouco motor pra uma 750, ela tem um plástico tão vagabundo que era igual ao da minha mirage 150. Quase todas que eu vi já eram 2008 pra cima e estavam com bastante ferrugem. Nas lojas os caras falavam...
- Não vale a pena trocar uma Drag Star linda como a sua por uma shadow 750.
O pior de tudo é que eles tinham razão, foi o que eu achei depois de analisar muito as duas motos.
O que sobrou pra mim então?
Comecei até a pensar em comprar uma intruder 125 e parar de me incomodar. Afinal a intruder é boa demais. Pena que tem tão pouco motor e é muito pequena. Mas ela vai longe e não estraga de jeito nenhum.
Ela é honesta, faz muito bem aquilo que se propõe.
Eu já estava triste e não queria dar um passo pra trás.
Numa dessas idas as lojas eu sentei numa Sportster 883 iron. Achei dura, mas fiquei encantado com a sensação de estar sentado em cima do motor. Mas não me deixaram testar ela, então ficou só no gostinho...

Comecei a pesquisar a fundo a história da sportster e descobri que ela é a moto mais antiga da Harley ainda em fabricação, desde 1957, até o mito EVEL KNIEVEL usava ela nos seus saltos, era uma moto usada em corridas ovais na terra e até o Elvis Presley tinha uma na sua coleção. Foi colocada em linha para concorrer com a Bonneville da Triumph.
Enfim, com essa história toda eu fui atrás e descobri que a SPORTSTER XL883R "Roadster" não era aquela harley "baratinha" que os playboys compram pra se exibir, ela é muito mais que isso. Tinha mais curso nas suspensões que as outras versões, tinha 3 discos de freio, 51 cavalos e um grande torque.
Sem contar no mito escrito no tanque "Harley Davidson".
Li muita bobagem, "ela vibra demais", "gasta muito combustível" , "não anda nada", " é muito dura", "não da pra andar com garupa", "as pedaleiras no meio são horríveis", "não faz curva" ...
Tudo bobagem e mentira.

A moto é incrível!!!

Anda demais, muito no chão, gasta pouco combustível, sozinho na estrada entre 80 e 120km faço entre 30 e 27 por litro.
Faz curva demais!
A pedaleira no meio é ótima, posso levantar quando tem buracos e assim as dores que eu tinha nas costas acabaram.
Ela simplesmente não sente o garupa, é como andar sozinho.
Vai MUITO bem na cidade e ainda melhor na estrada.
Ela é tão bem feita que literalmente dá pra levantar a moto com os piscas traseiros, até o espelho da moto pesa uma tonelada. hehe
Andando com outras harleys de 1600cc ela não fica pra trás, pelo contrário a relação peso potência e freios fazem dela uma moto muito ágil.
O banco pro carona não é bom, mas o das outras também não são, todo mundo que tem custom troca o banco e com a sporster não é diferente.
Que jogue a primeira pedra quem gosta do banco do garupa original da sua moto. heheh
O único defeito seria o final de curso na suspensão traseira quando estou com garupa, mas isso se resolve colocando uma suspensão da P.S ou dá Far. Na estrada não é problema, isso só será problema se quem estiver pilotando querer andar forte em ruas esburacadas. Mas isso quem tem custom não faz...
Vou na Harley da rua jardim europa todo sábado pela manhã e tem buffet de café da manhã de graça com banda ao vivo. Fui num passeio esse fim de semana e tem até carro de apoio com reboque para se alguma moto estragar. O melhor de tudo, tudo de graça.
Bem que a honda e a yamaha podiam tratar assim os seus clientes. Agora vejo porque alguém se dispõe a ler e aprender sobre a HD. Porque ao invés de ser tratado como um qualquer o cara é tratado com respeito.
Até pra comprar as peças os caras da Harley pedem o chassi e a placa da moto, eles fazem isso para pegar ladrão e inibir os bandidos, cada peça da moto tem um código específico.
Se a honda fizesse isso, os roubos e mortes cairiam pela metade.
É complicado.

Enfim galera eu teria muito mais a escrever, não quero desmerecer a moto de ninguém, tem gente que gosta de morena e outros que gostam de loira. Com motos não seria diferente não é?
Alguns gostam das japas e outros das americanas, a quem goste das coreanas e chinesas. Mas o importante é achar a moto certa pro seu gosto.
Eu estou felizão com Sportster xl883 roadster preta 2008 a "Trezinha". Essa nem penso em trocar tão cedo.

Abraço!
E aí amigo!

Chê e eu que achava que escrevia demais!...brincadeirinha. :mrgreen: :mrgreen:
Quero te dar os parabéns por este relato tão aprofundado e sem passionalidades, você demontra racionalidade e conhecimento na quilo que escreve, especialmente pelas experi~encias vivenciadas. Quanto a HD eu gostei do teu relato principalmente no quesito consumo e a maneabilidade dela, em que pese o grande motor e peso.

Um abraço!
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torresbeto
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Localização: São Paulo

Realmente ela só bebe se você quiser torcer o cabo, aí do mesmo jeito que um ponteiro sobe e o outro desce, a minha já não fazz essas médias pq já esta com o Stage 1 aberto, e quanto a maneabilidade, não tem custom melhor do que a 883 para se fazer curvas, na minha ultima viagem, eu e um amigo saimos de SP em direção a Serra do Rio do Rastro, ele com uma Drag Star e eu com a 883R, ele ficou de boca aberta do jeito que a moto deita nas curvas e na saida delas...
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
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Rafa Curth
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Localização: São Paulo

AJ Souza escreveu:
Rafa Curth escreveu:Bom galera, depois de ler e reler muitas vezes esse tópico nos últimos 6 meses agora chegou a minha vez de dar opinião.

Tive uma 4 motos em 1 ano.
A primeira foi a dafra laser, ou como o pessoal fala por aí dafra "lazer" . hehe
Fiquei 2 dias com ela, devolvi a moto e peguei o meu dinheiro de volta. Graças a deus...
Depois comprei uma mirage 150 2011 preta que foi a minha primeira moto de verdade. Andei 9 mil km em 6 meses que fiquei com ela. Fui de São Paulo capital até Blumenau/Sc e voltei em um fim de semana, só me deu alegrias, tirando alguns pequenos probleminhas que acontecem com qualquer moto.
Depois comprei a tão sonhada Drag Star 650 prata 2004. Foi aí que li e reli diversas vezes esse tópico entre outros... Eu li quase tudo que se podia achar sobre Drag star, shadow 600/750 e Sportster 883. Não sobrou nada nenhum video pra ver no youtube ou fórum que eu não tenha visto.
Como eu não queria gastar tando dinheiro a ponto de comprar um shadow 750 ou a Sportster resolvi me focar na drag star e na shadow 600.
Optei pela Drag star pelo visual, conforto, potência e tamanho do tanque de combustível.
Depois que eu comprei foram os 4 melhores dias sobre 2 rodas até então. Peguei a estrada na decida para o litoral que foram mais de 400 motos até Santos e só alegria. Na volta comecei a ouvir um barulhinho... Foi aí que começou o pesadelo.
Levei no mecânico e bomba, era o câmbio que estava pra estragar.
Preço do serviço... 3700 reais! E voltei a pé pra casa.
Por sorte e muita conversa consegui que a pessoa que me vendeu a moto me pagasse esse dinheiro. Então mandei arrumar ela. Duas semanas sem moto...
Peguei ela e pensei... Agora vai ser só alegria, mas não foi.
Nas primeiras médias percebi que mesmo com o tanque de 16 litros a moto não passava de 200km com um tanque, as vezes não passava de 160km com um tanque, então comecei a fazer os cálculos. Ela estava fazendo 9 por litro, depois 8 por litro, e por fim os maravilhosos 7 por litro na cidade. Na estrada não passava de 14.
Levei na oficina e mandei regular o carburador,na verdade fiz uma revisão completa que custou 800 reais, troquei tudo que tinha direito, deixei a moto zero. Lá se foram mais duas semanas sem a moto. Primeira média ela fez 12 por litro na cidade e 17 na estrada. Até não era mal, mas a moto estava tomando pau de motos 150 cilindradas. Absurdo...
Claro, custom não foi feita pra correr, mas uma 650 andando igual ou menos que uma 150 é complicado.
Depois do freio traseiro trancar no meio da estrada e colocar um escape JJ para tentar fazer a Drag andar um pouquinho mais sem resultado, eu desisti da moto.
Mudei o nome dela de Drag Star 650 para Drog Stress 125.
Comecei a pensar em gastar mais dinheiro numa moto nova pra não me incomodar do que gastar menos numa moto mais velha que parecia um sonho e virou um pesadelo.
Nesse meio tempo o meu irmão Ricardo Curth trocou a intruder 125 por uma shadow 600.
Andei bastante na shadow 600 e achei maravilhosa a moto, ela não é tão no chão e nem tem o mesmo conforto da Drag Star, mas é MUITO divertida de guiar e confiável. Meu irmão está fazendo 31 por litro na estrada com ela.
Porém eu senti um pouco de falta de motor na shadow 600.
A Drag Star antes de regular o carburador para ficar econômica dava um soco no peito quando eu acelerava, já na shadow 600 eu não senti isso tão forte, mas é uma moto maravilhosa e especialmente divertida de pilotar, sem contar que é linda.
Meu irmão Ricardo Curth que também faz parte desse fórum está felizão com ela.
Voltando a minha estrada...
Como eu gostei da shadow 600, mas eu sentia falta de um pouquinho de motor e conforto eu fui atrás da shadow 750.
Comecei a testar e olhar todas as shadows 750 que encontrei, veredito...
Ela tem pouco motor pra uma 750, ela tem um plástico tão vagabundo que era igual ao da minha mirage 150. Quase todas que eu vi já eram 2008 pra cima e estavam com bastante ferrugem. Nas lojas os caras falavam...
- Não vale a pena trocar uma Drag Star linda como a sua por uma shadow 750.
O pior de tudo é que eles tinham razão, foi o que eu achei depois de analisar muito as duas motos.
O que sobrou pra mim então?
Comecei até a pensar em comprar uma intruder 125 e parar de me incomodar. Afinal a intruder é boa demais. Pena que tem tão pouco motor e é muito pequena. Mas ela vai longe e não estraga de jeito nenhum.
Ela é honesta, faz muito bem aquilo que se propõe.
Eu já estava triste e não queria dar um passo pra trás.
Numa dessas idas as lojas eu sentei numa Sportster 883 iron. Achei dura, mas fiquei encantado com a sensação de estar sentado em cima do motor. Mas não me deixaram testar ela, então ficou só no gostinho...

Comecei a pesquisar a fundo a história da sportster e descobri que ela é a moto mais antiga da Harley ainda em fabricação, desde 1957, até o mito EVEL KNIEVEL usava ela nos seus saltos, era uma moto usada em corridas ovais na terra e até o Elvis Presley tinha uma na sua coleção. Foi colocada em linha para concorrer com a Bonneville da Triumph.
Enfim, com essa história toda eu fui atrás e descobri que a SPORTSTER XL883R "Roadster" não era aquela harley "baratinha" que os playboys compram pra se exibir, ela é muito mais que isso. Tinha mais curso nas suspensões que as outras versões, tinha 3 discos de freio, 51 cavalos e um grande torque.
Sem contar no mito escrito no tanque "Harley Davidson".
Li muita bobagem, "ela vibra demais", "gasta muito combustível" , "não anda nada", " é muito dura", "não da pra andar com garupa", "as pedaleiras no meio são horríveis", "não faz curva" ...
Tudo bobagem e mentira.

A moto é incrível!!!

Anda demais, muito no chão, gasta pouco combustível, sozinho na estrada entre 80 e 120km faço entre 30 e 27 por litro.
Faz curva demais!
A pedaleira no meio é ótima, posso levantar quando tem buracos e assim as dores que eu tinha nas costas acabaram.
Ela simplesmente não sente o garupa, é como andar sozinho.
Vai MUITO bem na cidade e ainda melhor na estrada.
Ela é tão bem feita que literalmente dá pra levantar a moto com os piscas traseiros, até o espelho da moto pesa uma tonelada. hehe
Andando com outras harleys de 1600cc ela não fica pra trás, pelo contrário a relação peso potência e freios fazem dela uma moto muito ágil.
O banco pro carona não é bom, mas o das outras também não são, todo mundo que tem custom troca o banco e com a sporster não é diferente.
Que jogue a primeira pedra quem gosta do banco do garupa original da sua moto. heheh
O único defeito seria o final de curso na suspensão traseira quando estou com garupa, mas isso se resolve colocando uma suspensão da P.S ou dá Far. Na estrada não é problema, isso só será problema se quem estiver pilotando querer andar forte em ruas esburacadas. Mas isso quem tem custom não faz...
Vou na Harley da rua jardim europa todo sábado pela manhã e tem buffet de café da manhã de graça com banda ao vivo. Fui num passeio esse fim de semana e tem até carro de apoio com reboque para se alguma moto estragar. O melhor de tudo, tudo de graça.
Bem que a honda e a yamaha podiam tratar assim os seus clientes. Agora vejo porque alguém se dispõe a ler e aprender sobre a HD. Porque ao invés de ser tratado como um qualquer o cara é tratado com respeito.
Até pra comprar as peças os caras da Harley pedem o chassi e a placa da moto, eles fazem isso para pegar ladrão e inibir os bandidos, cada peça da moto tem um código específico.
Se a honda fizesse isso, os roubos e mortes cairiam pela metade.
É complicado.

Enfim galera eu teria muito mais a escrever, não quero desmerecer a moto de ninguém, tem gente que gosta de morena e outros que gostam de loira. Com motos não seria diferente não é?
Alguns gostam das japas e outros das americanas, a quem goste das coreanas e chinesas. Mas o importante é achar a moto certa pro seu gosto.
Eu estou felizão com Sportster xl883 roadster preta 2008 a "Trezinha". Essa nem penso em trocar tão cedo.

Abraço!
E aí amigo!

Chê e eu que achava que escrevia demais!...brincadeirinha. :mrgreen: :mrgreen:
Quero te dar os parabéns por este relato tão aprofundado e sem passionalidades, você demontra racionalidade e conhecimento na quilo que escreve, especialmente pelas experi~encias vivenciadas. Quanto a HD eu gostei do teu relato principalmente no quesito consumo e a maneabilidade dela, em que pese o grande motor e peso.

Um abraço!

Tchê, obrigado pelos elogios e por ter paciência pra ler tudo que escrevi. hehe
Também sou gaúcho, mas estou morando em Sampa.

A Sportster 883r é boa demais. Comprei ela em setembro e já andei 4 mil km com ela.
Até agora só alegria.
Fiz uma viagem de 1300km com garupa é foi fantástico o desempenho da moto, não existe morro pra ela.
O consumo com o garupa cai um pouco, fica em torno de 21, 23 por litro na estrada.
Coloquei uma suspensão da P.S 412 e o final de curso na suspensão acabou, também comprei um banco confort pra ela e a dor na bunda em viagens longas acabou.

Enfim, tanto eu quanto minha noiva estamos adorando a moto. Amanhã vou viajar até Blumenau/sc com ela e dia 26 vou de Blumenau até Porto Alegre. Depois volto com ela pra São Paulo.

Será legal pegar esse chão todo com Harley.

Abraço.
Rafa Curth
wilson0840
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jan 2014, 19:32
Localização: Guarulhos

li todas as 16 páginas deste tópico,estava entre a shadow 750,a harley 883 iron,e a boulevard
depois de todos estes tópico com certeza este ano ainda estarei montado em uma 883 iron pretendo gastar na faixa dos 23 mil então vou ficar com uma 08,09


pretendo trocar banco pois viajo com minha esposa,e a suspensão e fora o seguro que irei fazer, não vejo a hora de estar com a minha to me segurando pois quero comprar a vista até o final do ano estarei com a grana na mão
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

wilson0840 escreveu:li todas as 16 páginas deste tópico,estava entre a shadow 750,a harley 883 iron,e a boulevard
depois de todos estes tópico com certeza este ano ainda estarei montado em uma 883 iron pretendo gastar na faixa dos 23 mil então vou ficar com uma 08,09


pretendo trocar banco pois viajo com minha esposa,e a suspensão e fora o seguro que irei fazer, não vejo a hora de estar com a minha to me segurando pois quero comprar a vista até o final do ano estarei com a grana na mão
Fala Wilson,

Cara, se vc vai usar bastante com sua esposa, sugiro a 883R ou a Custom em vez da Iron. Imagino que provavelmente vc curta mais o visual da Iron, mas ela é feita para uma pessoa só (no documento sai como capacidade para uma pessoa) então, apesar de eu achar que raramente alguém vai te parar numa HD e encrencar com isso, mas, se vc pegar um agente de trânsito chato, o cara pode te multar.

Bom, fica só a sugestão para vc dar uma pensada :wink:

Bom, vc será bem vindo ao grupo de felizes proprietários da 883 :)
--
wilson0840
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jan 2014, 19:32
Localização: Guarulhos

eu queria por causa do motor preto fosco só a iron tem? cada vez mais que leio sobre a harley mas tenho vontade de ter uma
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

não, a 883r tbm tem o motor preto fosco, a diferença são alguns detalhes como as rodas na R que são aluminio e as espadas, setas e manetes que são cromados.


mas tudo coisa de facil resolução...manda pintar e ja era.
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
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J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

wilson0840 escreveu:li todas as 16 páginas deste tópico,estava entre a shadow 750,a harley 883 iron,e a boulevard
depois de todos estes tópico com certeza este ano ainda estarei montado em uma 883 iron pretendo gastar na faixa dos 23 mil então vou ficar com uma 08,09


pretendo trocar banco pois viajo com minha esposa,e a suspensão e fora o seguro que irei fazer, não vejo a hora de estar com a minha to me segurando pois quero comprar a vista até o final do ano estarei com a grana na mão
Caraca, ia dar a mesma dica dos colegas acima, acho que é mais fácil vc modificar a R e deixar ela toda black, do que mudar a iron para andar garupado,o motor da R já vem preto fosco, restando mudar as setas e o Paralama traseiro que são fáceis de trocar, bem como aquela proteção da suspensão dianteira da Iron q tbm é fácil de encontrar para vender, o mais difícil acho eu é pintar o tanque e os Paralamas de preto fosco (caso esse seja seu gosto)... fora que a R vem com duplo freio a disco e é mais barata que a I... procurando bem vc pode até achar uma usada já com todas essas modificações.

Boa Sorte amigo
...
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