Sportster 883: Tensão da Correia Dentada

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Caro Bilorider,

Teoricamente o conjunto correia/polias é projetado de forma a garantir a transmissão do torque à roda traseira com uma certa margem de tolerância à situações extremas de torque e temperatura (gerada pelo atrito)

A correia mais estreita diminui esta margem de segurança, além do que pode apresentar deslocamentos axiais (em largura) por estar trabalhando com polias mais largas. O que se conclui com isso é que existe o risco de rompimento quando em situações extremas de torque (saídas mais fortes dos semáforos, reduções mais bruscas)

Como o torque desta máquina é simplesmente "animal" convém ficar atento e substituir a correia atual pela especificada assim que tiver chance.

É isso, Abraço
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Bilorider
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Mar 2011, 13:29

opa fico agradecidp Virus!!!
vou providenciar isso?
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Bilorider escreveu:opa fico agradecidp Virus!!!
vou providenciar isso?
Então Bilorider...

Só uma coisinha... VIRUS é o MC do qual participo e vc pode me chamar de Zzo (Lê-se...Zê Zê Ó)

Fique à vontade pra tirar as tuas dúvidas aqui no fórum, é sempre um prazer ajudar.

Abrax

Zzo
Família VIRUS
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Bilorider
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Mar 2011, 13:29

Opa sim eu vou prestar mais atenção da proxima vez...
mesmo asim fico agradecido pela sua resposta!!
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Sres.

até agora só tive moto com corrente. Sistema lambuzento porém bem simples e confiável.

Eis que ao adquirir a 883r começaram a surgir as duvidas com a correia.

No manual da minha Sportster não fala com precisão, porém há um nível de km certo para ajustar a correia? Tipo de 5k em 5k? Alguma limpeza é necessária (li aqui que deve se lavar com sabão e agua mesmo).

Outra coisa, com a moto desengatada eu empurro com o dedo a correia debaixo para cima e ela chega no penultimo risco daquela janela de inspeção da capa de proteção, de forma que passa os 1,59 cm de folga anotados no manual, quais as implicações dela andar solta assim num curto prazo de uns 3 mil km? Da alguma ziguezira?

Como eu vi que tem que alinhar a roda toda vez que estica a correia, estava pensando em ver a tensao só na proxima revisao, mas gostaria de saber se haverao danos tocar a moto com ela meio "folgada".
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder