Sportster 883: Como inverter os espelhos retrovisores

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Avatar do usuário
Rafa Curth
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
Localização: São Paulo

J Cunha escreveu:Valew pelo tópico “Rafa Curth”, fiz este final de semana na minha e realmente é bem fácil.
Eu gostava dos retrovisores para cima, porém, ao ver os comentários aqui postados, inverti e agora vi que a visão é bem melhor, sem falar que deu outro estilo para a motoca, ficou com uma cara mais agressiva na minha opinião :mrgreen: , gostei mesmo.

Agora fica uma pergunta, alguém sabe me dizer se é legal? Não corremos risco de sermos multados? :?:

Abc

De nada irmão, eu criei esse tópico justamente por sentir falta dele aqui no site. Eu queria fazer essa mudança na minha moto e não tinha encontrado nada. Então resolvi ajudar a galera, afinal acho que quase todos os "Sportsters" tem pelo menos um dia a vontade de inverter o seu retrovisor.

Sobre as blitz é bom dar uma olhada nesse blog, tem uma matéria interessante sobre essa dúvida.

http://olddogcycles.com/2012/08/uma-dic ... rtido.html

Abraço.
Rafa Curth
J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

Fala galera, mais uma vez, agradeço o pessoal pelos esclarecimentos.
Através do link fornecido pelo Rafa Curth, pesquisei, pesquisei e pesquisei :mrgreen: e só achei a RESOLUÇÃO do CONTRAN Nº 14 de 06 de fevereiro de 1998, que estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências, CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização. Onde o inten “IV” estabelece a obrigatoriedade dos seguintes equipamentos para as motonetas, motocicletas e triciclos:
1- espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2- farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3- lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4- lanterna de freio, de cor vermelha
5- iluminação da placa traseira;
6- indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7- velocímetro;
8- buzina;
9- pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10- dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.
Não havendo nenhuma especificação de tamanho, tipo, marca, cor ou posição para os espelhos retrovisores.
Segue os links:
http://mundotransito.com.br/index.php/2 ... rovisores/
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 014_98.doc
Assim sendo, fico um pouquinho mais seguro em argumentar com possíveis PMs que questionarem a posição do espelho. :roll:
Abç
...
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

Pessoal,

O máximo que eu acredito que algum policial sacana queira enroscar é dizer que as características originais do veículo foram alteradas. Acho pouco provável isso acontecer, porém, como o Rafa comentou, se existe a página do manual mostrando eles montados na posição contrária, pode valer a pena deixar uma cópia desta página junto ao documento.

Eu acho que não pega nada...

E, além disso, para quem trocou o escapamento original (no meu caso, um Torbal), o retrovisor seria uma preocupação secundária... hehehe :lol:
--
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Ninguém encana com isso.

Uma vez me pararam e eu usava piscas mini bullet em uma Virago 750, o policial veio falar que as setas estavam alteradas, e que eram menores que de uma CG, eu só disse que as originais tinham quebrado e perguntei se havia alguma legislação sobre tamanho da lente da seta, ele ficou parado e disse que não. Eu então perguntei se tinha algo errado na moto, ele me mandou embora. Hahahahahaha

É igual a polêmica da placa lateral, tem mil histórias, mas a questão é se fosse obrigatório ser centralizado quase todo caminhão teria que levar multa. Da posição em que se vê a placa centralizada também se vê a placa no suporte lateral.
BRUNO - VERMES M.C.
J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

Hehehe é mesmo... :mrgreen:
Acho que procurei pelo em ovo, rsrsrsrs, realmente como disse o “tigdias” se for para multar pelo retrovisor o guarda vai multar antes pelos escapamentos diretos rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

E que quando os poucos FDP querem te multam de qualquer forma, eu já fui multado por um marronzinho (agentes de trânsito da CET de SP) por estar parado no farol com a viseira do capacete aberta, vê se pode, o pior e que até perdi a carteira por conta disso, uma vez que esta multa é considerada como gravíssima e suspende a cnh. Tentei recorrer dizendo que estava parado, mas não colou rsrsrsrsrs :roll:

abç
...
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Agora não dá mais multa abrir a viseira com a moto parada, mesmo que ligada.

Também pode circular com a viseira meio aberta, desde que cubra a região dos olhos.

Veja a notícia http://www.moto.com.br/m/noticia/69098.html

Uma vez tomei uma multa de mais de R$500,00 por cruzar sobre faixas (aquelas de desvios) no dia que eu fui comprar minha CB Four, já começou me dando prejuízo. Hahahahaa
BRUNO - VERMES M.C.
Avatar do usuário
Rafa Curth
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
Localização: São Paulo

tigdias escreveu:Pessoal,

O máximo que eu acredito que algum policial sacana queira enroscar é dizer que as características originais do veículo foram alteradas. Acho pouco provável isso acontecer, porém, como o Rafa comentou, se existe a página do manual mostrando eles montados na posição contrária, pode valer a pena deixar uma cópia desta página junto ao documento.

Eu acho que não pega nada...

E, além disso, para quem trocou o escapamento original (no meu caso, um Torbal), o retrovisor seria uma preocupação secundária... hehehe :lol:
Tigdias...

Vc é o cara que eu conheci faz 2 semanas naquele passeio para Cotia que o meu irmão Ricado Curth foi junto? heheh

Pelo que tu falou sobre a tua 883 só pode ser vc. hahah

Abraço.
Rafa Curth
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

RafaCurth

Tigdias...

Vc é o cara que eu conheci faz 2 semanas naquele passeio para Cotia que o meu irmão Ricado Curth foi junto? heheh

Pelo que tu falou sobre a tua 883 só pode ser vc. hahah

Abraço.
hahaha... é isso mesmo! rs... Mal aê não me identificar :P

Abrs
--
Responder