Harley-Davidson - História das Familias de motores

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

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Russo
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Familias de motores Harley-Davidson:
Parte 2 - Motores Flathead


Os motores Flathead, como o nome já diz, caracterizam-se por ter o cabeçote plano, sem peças móveis e tinha apenas um buraco para encaixar a vela, com as válvulas de admissão e escape instalados lateralmente... mais simples (e robusto) que isso, impossível. Foram tão importantes para a indústria automobilística que vale à pena discorrer um pouco sobre a sua história:

Os motores Flathead derivaram dos motores T-Head, desenvolvidos pelo Engenheiro Inglês Harry Ricardo ("pai" dos motores Merlin Rolls Royce que equiparam aviões como o Supermarine Spitfire, De Havilland Moskito e o Mustang P51).

A diferença entre os motores T-Head e os Flatheads é que nos T-Heads as válvulas de admissão ficavam de um lado do cabeçote e as de exaustão oo outro lado, gerando um fluxo cruzado de gases (cross flow) que favorecia a potência.

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Já nos Flathead ambas as válvulas ficavam do mesmo lado do cabeçote (por isso também eram chamados de L-Heads), o que diminuia a potência mas simplificava e barateava a produção.

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Uma das principais características dos motores Flatheads é que eles são capazes de gerar muito torque à baixa potênca (baixas rpms). Outra característica importante é a resistência e durabilidade do comando de válvulas lateral.

Essas características fizeram com que esse tipo de motor fossem largamente adotado pela indústria automobilística, tendo sido utilizado em versões de 4 e 6 cilindros em linha e também nas versões V8 e V12.

As aplicações mais conhecidas foram as da Ford, que teve os motores FH V8 de 3,6 L (85 hp) como "carro chefe" em suas linhas de produção de 1932 a 1953. Esse motor foi utilizado até 1961 nos Simcas. Na Divisão Mercury, intermediária entre a Ford e a Lincon, entre 1950 e 1953 foram utilizados os motores FH de 4.2L (125 hp).


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A Willis Overland utilizou motores FH de 4 e 6 cilindros em linha, sendo que o Jeep utilizou motores de 4 cilindros de 1942 até 1972.

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Na linha de utilitários maiores (pick-up e "Rural") foram utilizados motores FH de 6 cilindros em linha.A Simca também utilizou esses motores:

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Após a aquisição da Willis pela Ford, a Ford do Brasil utiliizou esses motores nos Ford Maverick (eu tive um Maverick 1975 branco com motor Flathead 6 em Linha 3.0L de 112 hp... ele unia o desempenho do mavequinho 4 cilindros com o consumo do Mavecão V8 ).

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As versões V12 dos motores Flathead eram utilizados em carrões e limusines de alto luxo, como Rolls Royce e Lincon Zephyre. O motor FH V12 Forde foi lançado junto com o V8 em 1932, com 4.4L e 110 hp e evoluiu até o modelo de 5.0 L e 132 hp, utilizado nas Limousines Lincon até 1958 e sobreviveu nos caminhões Ford até 1975.

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Até hoje os motores Flatheads são utilizados nos Hot Rods, sendo os motores preferidos pelos entusiastas

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Quanto à Harley-Davidson, ela lançou a primeira moto com motor FlatHead em 1919. Era a Modelo W, com motor monocilindrico horizontal de 35" (580 cc), 6 hp e três marchas, fabricado até 1923.


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A partir de 1924 foram fabricados, para o mercado externo, motos motos monocilindricas com motores de 21" (340 cc - 1924-34) e de 30" (500 cc - 1929-34).

Os primeiros motores V2 Flathead da Harley Davidson foram lançados no final de 1929. Erammodelos de 45" (742 cc) e cerca de 22 hp. Foram chamadas modelo DL (1929-31) e RL (1932-36). Em 1930 foi lançado o primeiro "BigTwin", um FlatHead de 74" (modelo VL de 1210 cc) e em 1935 foi lançado um Flathead "BigTwin" de 80" (modelo VLH de 1300 cc).


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Um fato curioso sobre esses modelos é que o seu sistema de lubrificação era conhecido como "Total-loss oiling system" (http://en.wikipedia.org/wiki/Total-loss_oiling_system).
Era um sistema simples no qual a bomba de óleo puxava o lubrificante do reservatório para o motor e o óleo que não era queimado na câmara de combustão era jogado fora... ia para o chão. Esse sistema certamente foi o criador da lenda que fala que "todas as Harleys vazam óleo"... de fato, de 1929 a 1936, todas as Harleys vazavam óleo.
A partir de 1937 foi introduzido um dispositivo de recirculação de óleo que devolvia o lubrificante para o reservatório. Desde então os vazamentos das Harleys passaram a ser fruto de desgaste ou de manutenção inadequada.
Esses motores ficaram conhecidos como motores U/UL ( 1200 cc) e UL/ULH (1300 cc).


Talvez a Harley mais famosa equipada com motor Flathead tenha sido a WLA: com, motor de 45" (742 cc). Essa moto foi desenvolvida para o Exército Americano (U.S.Army) entrando em produção em 1942. Até o final da guerra cerca de 88 mil motos WLA haviam sido entregues.

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Os motores Flathead foram substitidos nas motos Harley Davdson pelos motores Knuckelhead em 1947 porém continuaram em produção, equipando o triciclo Harley Davidson (Service Car) até 1973.

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" A smooth sea never made a skilled mariner "
William Alvarenga
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Russo escreveu:Familias de motores Harley-Davidson:
Parte 2 - Motores Flathead


Os motores Flathead, como o nome já diz, caracterizam-se por ter o cabeçote plano, sem peças móveis e tinha apenas um buraco para encaixar a vela, com as válvulas de admissão e escape instalados lateralmente... mais simples (e robusto) que isso, impossível. Foram tão importantes para a indústria automobilística que vale à pena discorrer um pouco sobre a sua história:

Os motores Flathead derivaram dos motores T-Head, desenvolvidos pelo Engenheiro Inglês Harry Ricardo ("pai" dos motores Merlin Rolls Royce que equiparam aviões como o Supermarine Spitfire, De Havilland Moskito e o Mustang P51).

A diferença entre os motores T-Head e os Flatheads é que nos T-Heads as válvulas de admissão ficavam de um lado do cabeçote e as de exaustão oo outro lado, gerando um fluxo cruzado de gases (cross flow) que favorecia a potência.

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Já nos Flathead ambas as válvulas ficavam do mesmo lado do cabeçote (por isso também eram chamados de L-Heads), o que diminuia a potência mas simplificava e barateava a produção.

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Uma das principais características dos motores Flatheads é que eles são capazes de gerar muito torque à baixa potênca (baixas rpms). Outra característica importante é a resistência e durabilidade do comando de válvulas lateral.

Essas características fizeram com que esse tipo de motor fossem largamente adotado pela indústria automobilística, tendo sido utilizado em versões de 4 e 6 cilindros em linha e também nas versões V8 e V12.

As aplicações mais conhecidas foram as da Ford, que teve os motores FH V8 de 3,6 L (85 hp) como "carro chefe" em suas linhas de produção de 1932 a 1953. Esse motor foi utilizado até 1961 nos Simcas. Na Divisão Mercury, intermediária entre a Ford e a Lincon, entre 1950 e 1953 foram utilizados os motores FH de 4.2L (125 hp).


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A Willis Overland utilizou motores FH de 4 e 6 cilindros em linha, sendo que o Jeep utilizou motores de 4 cilindros de 1942 até 1972.

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Na linha de utilitários maiores (pick-up e "Rural") foram utilizados motores FH de 6 cilindros em linha.A Simca também utilizou esses motores:

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Após a aquisição da Willis pela Ford, a Ford do Brasil utiliizou esses motores nos Ford Maverick (eu tive um Maverick 1975 branco com motor Flathead 6 em Linha 3.0L de 112 hp... ele unia o desempenho do mavequinho 4 cilindros com o consumo do Mavecão V8 ).

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As versões V12 dos motores Flathead eram utilizados em carrões e limusines de alto luxo, como Rolls Royce e Lincon Zephyre. O motor FH V12 Forde foi lançado junto com o V8 em 1932, com 4.4L e 110 hp e evoluiu até o modelo de 5.0 L e 132 hp, utilizado nas Limousines Lincon até 1958 e sobreviveu nos caminhões Ford até 1975.

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Até hoje os motores Flatheads são utilizados nos Hot Rods, sendo os motores preferidos pelos entusiastas

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Quanto à Harley-Davidson, ela lançou a primeira moto com motor FlatHead em 1919. Era a Modelo W, com motor monocilindrico horizontal de 35" (580 cc), 6 hp e três marchas, fabricado até 1923.


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A partir de 1924 foram fabricados, para o mercado externo, motos motos monocilindricas com motores de 21" (340 cc - 1924-34) e de 30" (500 cc - 1929-34).

Os primeiros motores V2 Flathead da Harley Davidson foram lançados no final de 1929. Erammodelos de 45" (742 cc) e cerca de 22 hp. Foram chamadas modelo DL (1929-31) e RL (1932-36). Em 1930 foi lançado o primeiro "BigTwin", um FlatHead de 74" (modelo VL de 1210 cc) e em 1935 foi lançado um Flathead "BigTwin" de 80" (modelo VLH de 1300 cc).


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Um fato curioso sobre esses modelos é que o seu sistema de lubrificação era conhecido como "Total-loss oiling system" (http://en.wikipedia.org/wiki/Total-loss_oiling_system).
Era um sistema simples no qual a bomba de óleo puxava o lubrificante do reservatório para o motor e o óleo que não era queimado na câmara de combustão era jogado fora... ia para o chão. Esse sistema certamente foi o criador da lenda que fala que "todas as Harleys vazam óleo"... de fato, de 1929 a 1936, todas as Harleys vazavam óleo.
A partir de 1937 foi introduzido um dispositivo de recirculação de óleo que devolvia o lubrificante para o reservatório. Desde então os vazamentos das Harleys passaram a ser fruto de desgaste ou de manutenção inadequada.
Esses motores ficaram conhecidos como motores U/UL ( 1200 cc) e UL/ULH (1300 cc).


Talvez a Harley mais famosa equipada com motor Flathead tenha sido a WLA: com, motor de 45" (742 cc). Essa moto foi desenvolvida para o Exército Americano (U.S.Army) entrando em produção em 1942. Até o final da guerra cerca de 88 mil motos WLA haviam sido entregues.

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Os motores Flathead foram substitidos nas motos Harley Davdson pelos motores Knuckelhead em 1947 porém continuaram em produção, equipando o triciclo Harley Davidson (Service Car) até 1973.

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O motor BF-161 fez muito sucesso na década 60 e 70.
will
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Russo kd vc?! :roll: :lol:
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Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Monaski escreveu:Russo kd vc?! :roll: :lol:
To aqui...

já falei dos F-Head e dos Flat Head... mas sei que é só o começo,falta muita coisa ainda:
knukelheads, panheads, ironheads, panshovels, shovelheads, evolutions, TC 88/96/100/103 e revolutions...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Parabéns!!!!
Interessantíssimo!
Praticamente um tratado!
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Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Russo escreveu:
Monaski escreveu:Russo kd vc?! :roll: :lol:
To aqui...

já falei dos F-Head e dos Flat Head... mas sei que é só o começo,falta muita coisa ainda:
knukelheads, panheads, ironheads, panshovels, shovelheads, evolutions, TC 88/96/100/103 e revolutions...
Opa, então teremos continuação?!?! *____*

:lol:
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AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Russo! Estou aqui ancioso pela "continuaHead"...rs Aguardando as próximas histórias desses motores.

Um abraço!
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