Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Kasinski, Colaboradores Kawasaki

Responder
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

tor2 escreveu: 22 Mar 2017, 10:00 B de Bósnia??

Mas agora sério e ainda aproveitando os recentes posts.

Rklein, vc mantem histórico do que passou com cada uma das maquinas? a HD e a Vulcan?

Talvez um breve compilado possa ajudar muito aos colegas.

Vejo muita gente "apaixonada" por HD, mas q quando se aprofundam as perguntas, percebe-se q o cara ama mesmo é o poster da moto.
Também percebo que mesmo uma Vulcan pode não ser a Solução para muitos entusiastas.

Mas mais uma vez, nesse meio, onde a paixão fala muito alto, fica diíicil às vezes ouvir vozes de razão.

deixo votos de rápida recuperação para a Vera Fischer.
Bósnia, Quase isso kkkk

Falo das duas aqui, não dá pra manter dois, muito trabalho :)

Quando eu desisti de esportivas, pra fugir dos bandidos, fui pra minha primeira Custom, escolhi pela razão, e deu Vulcan, que, pra quem sai de uma sport, é uma decepção, pois não tem nada da emoção de uma moto esportiva, tem muito torque em baixa, mas falta potencia e velocidade. Fiquei desapontado. Até que descobri que a V-Rod atende a razão (pouco risco de roubo) e a emoção (muita potencia).

Mas não se pode ter tudo, nenhuma HD é tão confiável quanto uma japonesa, elas não são uma porcaria, mas exigem mais manutenção que uma Japonesa. E aí, entra a razão reclamando de novo.

A V-Rod, não é uma tradicional HD, desde o motor desenvolvido com a Porsche (na Alemanha) até o inédito radiador numa HD, sempre foi uma moto "Out of clan", rejeitada pelos radicais conservadores amantes da marca HD. Então, é uma HD que não é bem uma HD. É como a Ferrari fabricar um SUV, alguns radicais podem torcer o nariz para o grandão. Se a V-Rod fosse uma pessoa famosa, seria Roberta Close, até hoje ninguém sabe afirmar se é uma esportiva ou uma Custom.

Eu gostei de tudo que a HD oferece aos clientes (menos os preços), mas o que eu gosto mais do que a marca HD, é da V-Rod, nem 100% esportiva, nem 100% Custom, mas pouquíssimo visada e com seguro baixíssimo.

Quem quer uma moto confiável, deve ficar com uma japa. Mas tem que abrir mão de esportividade. Quem quer esportividade sem risco de assalto, tem a V-Rod como uma bela opção.

Estou satisfeito com ambas as esposas, nem penso em me divorciar delas, cada uma na sua especialidade me satisfazem, se quero rodar tranquilo, vou de Vulcan, se quero enrugar o asfalto, de V-Rod, cada uma tem seu atributos e hora certa para serem "usadas", cada uma cobra seu preço, e ambas me garantem tranquilidade para rodar sem medo de ver um cano apontado pra meu nariz ;)
Imagem
Imagem
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

KIDMLIRONMAN escreveu: 22 Mar 2017, 11:04 Eu gosto dessa Vrod mais estou pensando seriamente. Abraços e manutenção na Vrod melhoras.
É bom pensar mesmo, pra depois não se arrepender com os gastos, a danada é gostosa demais, mas é cara de manter, mas se decidir por uma, vai gostar, e muito. :)
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
KIDMLIRONMAN
Mensagens: 183
Registrado em: 26 Fev 2014, 19:24
Localização: São Paulo

Esportividade realmente não é o melhor da 900 mais tenho uma curiosidade sob a BOSS 1800 DA Suzuki 122cv, v2 , japonesa será uma opção?
KIDML IRONMAN
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina

Rklein,

Obrigado pela resposta.

entendo então que a V-ROD é mais confiável e tecnológica que uma HD tradicional, e portanto comprar uma HD tradicional só se justificaria pela emoção.

Procurando em faixa de valor, a HD que entra "na disputa" é a 883, que me parece algo mais direcionado para uso urbano, e bem puxando para o apelo emocional (tanque pequeno, vibra muito, e tantos outros atributos q não são ideias para as minhas necessidades).

Eu gostaria de saber saber em qual escala de grandeza está a despesa com uma moto dessas (agora mais interessado a Vulcan), não sei se fazem um controle tipo:
Xmil reais - Doc e seguro
Xmil reais - manutenção preventiva,
Xmil reais - manutenção corretiva,
Xmil Km rodado no período.

Só pra realmente saber me situar em que tipo de compromisso financeiro estarei entrando. Um contrato pré nupcial, afinal conheço casos demais onde a falta dessa preocupação resulta em divórcios devastadores.
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

tor2,

mas não é o BatiXta não, né? :)

Eu acho que o seguro das HDs ficam um pouco mais barato que da Vulcan, mas em manutenção e consumo... o bicho pega para quem tem uma HD.

Consumo, basta você ver no meu banner, só clicar em cada moto e todos os abastecimentos que eu fiz estão lá. Acho que a Vulcan bebe menos que qualquer HD

Manutenção, basta eu dizer que em três anos de Vulcan, nunca troquei peça alguma por causa de quebra. Já na V-Rod, em dois anos, sensor (de ultra som) do marcador de combustível (que estragou em garantia e por sorte não paguei), radiador que vazou, tampa do reservatório de fluido de freio, e agora, a coroa, que junto com a pintura da roda que arranhou pelo aro solto, custou a "bagatela" de:

Imagem

Tudo bem que a causa da quebra do aro da coroa não foi bem um defeito, pois foi por causa de pedras na pista, mas duvido que na Vulcan isso ocorreria. Não dá pra afirmar, pois uma pedra imprensada entre a correia e a coroa não é brincadeira, não tem como saber no que daria na Vulcan. Se fosse corrente não teria quebrado nada, a pedra não ia ficar presa e pressionada, escapava fácil, mas corrente é outra estória, e nem curto pois dá muita manutenção.

Agora é esperar a chegada da coroa, como em toda autorizada nesse país, de carro ou moto, temos que penar aguardando a chegada das peças, que nem sempre estão em estoque aqui no Brasil :(
Imagem
Imagem
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina

Obrigado por Compartilhar Rklein,

Eu vi mais pra trás, neste mesmo tópico, que já precisou substituir uma roda da Vulcan, e que a brincadeira passou dos R$ 3mil, é isso mesmo?

Me incomoda um bocado essa situação de precisar esperar por peças, pq muitas vezes temos "compromissos" para utilização das maquinas.

eu "calculei" que uma moto dessas me daria a mesma despesa q tenho com carro atualmente, R$ 4.500,00/ano com impostos seguro e manutenção. Isso sem contar o valor da aquisição e gastos com combustível. tá mais ou menos dentro essa minha estimativa?

Se estiver, e começo a concluir q uma moto dessas precisará ficar no projeto por mais algum tempo, afinal não estou em condição de dispensar o carro ainda, e manter os 2 tb ainda não é possível.
Kleberson
Mensagens: 211
Registrado em: 15 Mai 2008, 15:11
Localização: São Paulo

Comprei a minha Vulcan em 2015

Antes da revisao dos 12mil KM
Troquei as pastilhas de freio traseiro e dianteiro 2 vezes,
A primeira com 4 mil km, eu abusava demais deles, como a moto é pesada em relacao a Mirage 250 que eu tinha, os freios são mais exigidos. o desgaste me preocupou

Depois troquei as pastilhas na revisao dos 12 mil, depois da primeira troca eu mudei totalmente meu estilo de pilotagem, fazendo durar mais usando freio a motor, andando de boa. agora esta com 14.967km rodados, trocarei em breve.

Troquei tb o Rolamento Caixa Direção, pois estava com um "calo" e fazendo barulhos.

Ainda na revisão dos 12mil:
- Troquei os pneus traseiros e dianteiros, toda a semana eu calibro os pneus, a cada abastecimento tb. sempre.
duraram 11.922km, ja estava no limite de segurança.
- Troquei o Filtro de ar original, velas e óleo.

Resumindo, fora a revisão dos 12mil km troquei apenas as pastilhas de freio e o rolamento da caixa de direção. abaixo os valores:
- Pastilhas - R$ 80,00 cada
- Rolamento Caixa Direção Vulcan + Mão de Obra - R$ 410,00

valores da Revisao dos 12mil
- Filtro de Ar original - Vulcan - R$ 295,00
- 2 Velas de ignição - R$ 70,00
- Filtro de Óleo - R$ 90,00
- Óleo - 4 litros - R$ 240,00
- Pneu Traseiro e Dianteiro - R$ 1.256,00

A proxima revisao com 16 mil km
Imagem
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Opa, Kleberson, me esqueci que também troquei o rolamento da minha em 19/02/2916, aproximadamente aos 20.000 km, (que só chegou 20 dias depois) e custou R$147,00 (não lembro a M.O.).

Sim tor2, troquei a roda, mas isso não foi defeito, nem merece ser considerado, pois foi por distração e erro meu, que passei por cima daquelas "tartarugas" que dividem faixas, não era das grandes que me derrubariam, mas de um tamanho razoável pra amassar um lado da roda.

Muito errado usarem esse tipo de coisa na pista, que pode até causar um acidente, já li que não usam nos EUA e Europa, mas aqui...

Quanto aos custos, melhor se basear no que Kleberson informou. Mas tõ até pensando em consolidar os valores anuais de Suzana. Deixa aparecer o tempo.
Imagem
Imagem
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina

Obrigado Rklein e Kleberson,

Rklein, eu acho importante também incluir no "pre-nup" essa preocupação com gastos extraordinários, afinal o juramento acaba sendo "na saúde e na doença".

Kleberson, Obrigado pelo relato, e baseado nos seus dados, me parece que minha estimativa não está tão fora assim.

Kleberson, como foi a diferença de custo, conforto, e etc entre a Mirage e a Vulcan?

Fiquei curioso com relação ao desgaste dos Pneus, os 2 duraram 12mil km, Rklein teve qual experiencia com pneus?

Muito legal, pelo menos para mim, ter essas informações mais objetivas sobre as motos, Obrigado!
Kleberson
Mensagens: 211
Registrado em: 15 Mai 2008, 15:11
Localização: São Paulo

Fala Brother então, eu falei em um post passado da Mirage, eu fiquei com ela 4 anos, pegava estrada de boa a 120km da tranquilo para viajar, coloquei um banco conforto e SissyBar, óleo eu gastava R$ 35 por mês, trocava sempre a cada mês, pastilhas e pneus duravam bem mais, o pneu no traseiro eu pagava por volta de R$ 550, consumo chegava perto dos 19 a 20 na cidade. gostava dela, só peguei a Vulcan pq um cara atravessou fora da faixa a pé e eu peguei em cheio, deu PT na moto e quase morri.

Comprei a vulcan depois de pesquisar bem, o fator decisivo foi este diário do Rklein, eu o li todo, o nível de detalhe que nosso amigo nos deixou me fez apostar, e cara, nao me arrependo, ela tem muito torque, parece um touro. velocidade final ok, no meu caso eu sempre ando no limite de velocidade por causa de minha esposa e minha segurança. sempre me perguntam "é Harley? qual a cinlidrada 1.200 ?? " rss.
A diferença é que na Vulcan , nestes dois anos (completou esta semana) eu nao parei a moto por pane eletrica ou no motor, só tive o azar de dar o problema com a caixa de direção, de resto, a manutenção é mais cara, mas em um intervalo maior.

Com a mirage, tive uns problemas chatos nos 4 anos. mas no geral deu para me divertir, apenas de ser Kasinski, apesar de ser 250cc

Estou satisfeito, bem satisfeito.

Cuidando bem dos pneus, calibrando toda semana, eles duram bem. eu nao falei mas comprei na Central de Peneus na R. dos Gusmões, 663.
Metzeler Marathon M/C
Dianteiro : 90/90-21 54H - SEM CAMERA - R$ 540,00 (o original da moto era 80/90-21)
Traseiro: 180/70-15 76H - SEM CAMERA - R$ 733,00

Andando como um custom e nao uma trail ou speed, tranquilo, sabendo o limite da moto, os freios irão durar bem.
Imagem
Responder