Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Kasinski, Colaboradores Kawasaki

Responder
Avatar do usuário
KIDMLIRONMAN
Mensagens: 183
Registrado em: 26 Fev 2014, 19:24
Localização: São Paulo

Manobrando a moto na garagem senti um balanço na roda dianteira peguei o cavalete e tirei a roda do chão folga rolamento , já tinha ate programado a troca do par 6004DDU (R$20,00 cada) fiquei receioso em trocar as peças com 24000km decidi olhar novamente com mais atenção para minha surpresa os espaçadores estavão girando que indica falta de aperto ,ate ai ok fui ajustar a porca para minha surpresa solta soltei tudo e reapertei resultado ficou zero bala, moral da historia depois que troquei a caixa de direção o mecânico encostou a porca e na deu o aperto final, eu quebrei meu protocolo de segurança também não verifiquei fui para praia e voltei 120-140 Deus existe e o anjo da guarda ele trabalhou fica a lição confie sempre duvidando, uma falha dessas e fatal.
KIDML IRONMAN
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Essas coisas são de assustar quem é leigo em mecânica como eu.
Imagem
Imagem
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Aumentar ou diminuir a altura do pneu onde se tem o medidor afeta sim a leitura de velocidade e odômetro, vamos supor que o leitor (esqueci o nome) esteja na roda dianteira e que originalmente você use um 90/90-18 então temos a altura do do solo ao centro da roda = 18*2,54/2 + 9*0,9 = 30,96cm

ai você coloca um 100/90-18 então temos = 18*2,54/2 +10*0,9 = 31,86cm que da uma diferença de 0,9cm ou 2,9%. Teoricamente a moto esta percorrendo mais distância e marcando menos dando diferença nas suas medições, falei teoricamente pois há a deformação do pneu a se considerar.


Alterar a altura do pneu traseiro é como alterar a relação da moto, falo por experiência própria tenho uma Honda Lead e a máxima dela é de 89km, o sistema cvt não permite muita alterações logo substituir o pneu 90/90-13 por um 110/90-13 rendeu uns 7 km de final a mais, fazendo a moto chegar a 95km, o leitor de velocidade e hodômetro ficam na roda dianteira, de forma que as medições não foram alteradas. A moto perdeu em aceleração, algo lógico mas ganhou em estabilidade também, no final os benefícios superaram as perdas.

Lógico se você quiser alterar muito a aceleração/velocidade da moto tem de se mexer na relação como o Joca falou, agora em motos com sistema de correias como a Vulcan alterar a altura do pneu é uma artimanha para fazer pequenas alterações na relação, apenas a altura interfere nesse quesito a largura da banda de rodagem interfere mais na estabilidade e talvez consumo se for muito alterada, na roda dianteira pode prejudicar a ciclística uma vez que ela quem muda a direção da moto podendo fazer o guidão ficar muito pesado.
Ygor P
Avatar do usuário
JocaMartins
Mensagens: 1247
Registrado em: 30 Jun 2008, 19:42
Localização: São Paulo

Caro Ygor...

Foi feliz no que nos demonstrou, é isto que podemos alcançar, mas temos que nos preocupar com a carga de peso também do pneu na hora de tração.

Para ganhar alguns km a mais, não é providencial, pois já teve uma equipe de engenheiros e chegou a um acordo para está medida que estão ai no momento.

Então vamos continuar do jeito que estamos e continuar recebendo as coisa do jeito que vem e vamos rodar...

Bele ....
Imagem
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Muito boa as colocações de Joca e Igor. Mas lembro que ao colocar pneus mais altos não tive como objetivo ganhar velocidade final, e sim proteger a roda dianteira nos buracos com um "colchão " de ar/borracha maior e levantar um pouco mais a moto pra não raspar tanto em lombadas. Não sou adepto de alterar especificações em carros e motos, mas achei que essa primeira alteração que fiz na Vulcan foi positiva, talvez porque não foi tão grande assim.

Até achei que a estética melhorou, os originais são finos demais, acho que é a parte mais feia da Vulcan CT. Preferia que fosse ainda mais gordos.

Mesmo com estes "efeitos colaterais " continuo satisfeito e pretendo continuar com pneus com estas dimensões na próxima troca.
Imagem
Imagem
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Suzana fará dois anos no próximo mês, e a vontade de experimentar uma Indian Scout (Preta Gil) já tá coçando, O que me faz querer essa troca é o ABS que a Vulcan não tem, por outro lado fica o receio de me desfazer de uma moto tão confortável, econômica e confiável para pegar uma incógnita.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
KIDMLIRONMAN
Mensagens: 183
Registrado em: 26 Fev 2014, 19:24
Localização: São Paulo

http://wilsonroque.blogspot.com.br/2015 ... ndian.html
H-D Sportster 1200 Custom vs. Indian Scout
Indian Scout 2015 e Harley-Davidson 1200 Custom 2015
A revista virtual MotoUSA fez um teste comparativo entre a Harley-Davidson Sportster 1200 Custom e a Indian Scout.
Com a entrada da Indian Motorcycles no mercado brasileiro, onde o modelo mais acessível deve ser a Scout, considero válido comentar o teste.
A Harley-Davidson e a Indian competiram, ombro a ombro durante muitas décadas, as duas marcas são as mais icônicas nos EUA, ainda que a Motor Company seja a única das duas que está em operação plena desde sua fundação, em 1903. A Indian Motorcycles, apesar de ter seu início dois anos antes como Hendee Manufacturing Company (o nome Indian só foi usado a partir de 1928), perdeu a liderança do mercado americano para sua concorrente de Milwaukee a partir de 1920. Várias decisões estratégicas equivocadas fizeram com que a Indian Motorcycles tenha falido em 1953.
2015 Harley-Davidson 1200 Custom
As motocicletas Sportster e Scout tem uma história muito antiga. O modelo produzido pela Harley-Davidson debutou em 1957 e é produzida até hoje, em 5 versões diferentes, mostrando que a Sportster tem uma valor bem forte para a fábrica e seus clientes. Pelo volume de vendas, tanto doméstico como internacional, a Sportster não mostra nenhum indício de velhice e continua como um dos carros-chefes da lendária marca.
Já a Indian Scout, produzida de 1920 a 1949, tem sua própria história no mundo do motociclismo. Muitos consideram a 101 Scout como a melhor motocicleta já produzida pela Indian. Este modelo foi imortalizado pelo recorde de velocidade obtido pelo neozelandês Burt Munro (Herbert James Munro, 1899-1978) em 1967, quando ele atingiu a velocidade oficial de 295,453 km/h no Great Salt Lake, no estado de Utah, nos EUA. A velocidade medida dentro da milha marcada foi de 331 km/h (205,67 mph).
2015 Indian Scout
Este feito está registrado no filme “The World’s Fastest Indian”, onde Munro é interpretado pelo grande ator inglês Sir Anthony Hopkins (vale a pena assistir!).
A Indian Scout ficou dormente por mais de 60 anos, até tornar a ser produzida, desta fez pela Polaris Industries, a nova dona da marca.
Já que as duas motocicletas são os modelos de entrada de suas respectivas marcas, a comparação é inevitável.
H-D Custom 1200 e Indian Scout, sendo testadas na Califórnia
Os primeiros números já indicam as semelhanças e diferenças entre as duas: em ordem de marcha, ambas se parecem, com a Sportster pesando 257,8 kg e a Indian com 256,1 kg.
A Sportster tem mais torque (9,008 kg-m @ 3800 rpm) do que a Scout (8,783 kg-m @ 5900 rpm). A Indian precisa de uma rotação muito maior para atingir seu torque mais elevado.
Por outro lado, a Scout tem mais potência (84,88 HP @ 7900 rpm) do que a Sportster (60,78 HP @ 5800 rpm). De novo, a Indian Scout precisa de mais rotação do que a H-P Sportster para atingir o ponto máximo.
Com relação ao consumo de combustível, a Indian Scout é mais econômica (16,84 km/l) do que a Sportster (16,2 km/l), mas a Scout tem menos autonomia por tem um tanque de menor capacidade (12,5 litros), do que a Sportster (17,03 litros).
O primeiro teste foi de frenagem, na velocidade de 60 mph (96,6 km/h); a H-D 1200 Custom parou em 44,5m, enquanto a Indian Scout precisou de 46,1m para parar.
Os pilotos que fizeram o teste gostaram mais do conforto proporcionado pela Sportster 1200 Custom, do que a Indian Scout, considerando a altura do banco, posição dos pedais e do guidão, mas isto é muito pessoal.
H-D 1200 Custom em primeiro plano e Indian Scout ao fundo
Na cidade, a Sportster é melhor de pilotar, com o motor respondendo precisamente no trânsito de para-e-anda.
Na rodovia, porém, o desempenho da Scout foi considerado melhor; a Sportster 1200 Custom vai de zero a 60 mph em 5,6 segundos, enquanto a Scout consegue atingir esta velocidade em 4,9 segundos. Esta diferença é basicamente devida ao atraso no engate das marchas, com a Scout respondendo mais rapidamente. Ademais, a Sportster tem uma transmissão de 5 marchas, enquanto a Scout oferece 6 marchas. A Sportster também perde da Scout no desconforto devido ao calor, por ser resfriada a ar, enquanto sua concorrente tem resfriamento a líquido.
Pilotando em estradas sinuosas, ambas comportaram-se muito bem, mesmo nas curvas mais fechadas.
A Harley-Davidson Sportster 1200 Custom tem custo mais baixo, sendo oferecida a um preço de lista de US$10.700,00. Já a Indian Scout é mais cara, com o preço sugerido de US$11.300,00.
A conclusão do teste comparativo é que a Harley-Davidson Sportster 1200 Custom tem a melhor frenagem e preço menor, o desempenho na cidade é mais responsivo e o conjunto banco/posição de pilotagem é mais confortável, especialmente em viagens mais longas.
Por outro lado, a Indian Scout é mais potente, com melhor manejo, consumo e suspensão.
O Duvida boa.
KIDML IRONMAN
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Jogaram água na fervura, bem lembrado, tanque de 12,5 litros não tem condições, imaginando um consumo de 17 km/l, estes 12,5 mal rende 212 km, e isso até a última gota, coisa que ninguém com juízo arrisca. Na vida real esse tanque não vai render nem 200 km. Não dá pra trocar pelos 20 litros da Vulcan que me permitem rodar, no pior dos casos, 300 km, sem medo de ficar na rua sem combustível. Pra quem, como eu, usa a moto diariamente, e roda 60 km/dia, grande autonomia é fundamental.

A HD 1.200 Custom não me agrada, a começar pela refrigeração a ar.

Difícil encontrar uma substituta para uma moto com tantas qualidades como a Vulcan.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
KIDMLIRONMAN
Mensagens: 183
Registrado em: 26 Fev 2014, 19:24
Localização: São Paulo

Desculpa os puristas a Vulcan 650s está mais atrativa que estas duas Sportster 1200 Custom e Indian Scout, e custando a metade do preço as Vulcans nas categorias estão quase imbatíveis sem puxar saco.
KIDML IRONMAN
rklein
Mensagens: 440
Registrado em: 22 Dez 2013, 08:14
Localização: São Paulo

Verdade Kid, pra quem como eu, não é conservador, e usa a moto diariamente, a Vulcan S é a melhor opção, inclusive li uma reportagem que era só elogio a ela. Só resta ver como ficará o seguro dela, pois por dividir muitos componentes com a Er6, Ninja 650 e Versys, pode vir a ser uma moto visada...
Imagem
Imagem
Responder