Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

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rklein
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Esta semana eu estava achando que o amortecedor traseiro de Suzana Vieira tinha ido pro espaço, ao passar em asfalto irregular ela estava esquisita, tipo quicando.

Quando abasteci e calibrei o pneu é que vi que o ultimo frentista inverteu a calibragem, em vez de 40 no dianteiro e 28 no traseiro, mandou 28 no dianteiro e 40 no pneu traseiro.

Sempre acompanho a calibragem, eu regulo o calibrador e o frentista cuida do pneu, dessa vez acho que fui fazer algo na loja enquanto ele calibrava.

Bastou rodar alguns metros que o amortecedor "voltou" a ficar bom de novo!!!!
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rklein
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Hoje fiz um BV para a estrada do Vinho, fui Com Vera Fischer e um colega com Suzana Vieira. Pelo Google Maps o roteiro dá 122 km.

Vejam o hodômetro das duas, foram zerados num posto bem próximo aqui de casa.

V-Rod

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Vulcan

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Andaram sempre juntas, mas uma marcou 128,6 kms e a outra 118,7.

A V-Rod gastou quase a metade do tanque de 18,5 litros, já a Vulcan, menos de 1/4 do generoso tanque de 20 litros. Aí tem a influencia não só do tamanho do tanque de cada uma, mas tambem do consumo (média de 15 km/l na V-Rod vs 19 km/l na Vulcan).

1- 9,9 km de diferença no hodômetro entre elas.

2- A V-Rod "rodou" 6,6 kms mais que o Google estimou, já a Vulcan 3,3 km a menos.

Provavelmente essa diferença se deva aos pneus maiores que coloquei na Vulcan, sei que alterar o diâmetro dos pneus engana o velocímetro e hodômetro, pelo que li:

1 - Quanto maior o pneu, maior será a distância percorrida em certa rotação.

2- O hodômetro vai registrar menos km rodados que o real. Bate com o que ocorreu.

3- A velocidade registrada no velocímetro é menor que a real, mas como todo velocímetro registra mais que o real, acho que vai "corrigir". Antes de trocar os pneus da Vulcan, fiz um teste com um colega rodando nela e ao lado da V-Rod (bastante científico e preciso :roll: ) e percebi que o velocímetro da Vulcan é mais "generoso" com nosso ego que o da V-Rod, a Vulcan marca que está a 120 enquanto a V-Rod a 110 km/h.

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rklein
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Recebi da Kawasaki esta carta:

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Abri e gostei mais ainda, mesmo que ainda falte uns 5.000 km para Suzana Vieira precisar trocar o óleo, aí é que vi que só vale até 29/02/2016 :cry: , aí pensei, troco antes do tempo :wink: afinal, é de graça né?

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Abri mais uma aba e... :shock: que pisada na bola, é exclusivamente pra "minha" Ninja 650... que troquei pela Vulcan numa concessionária Kawasaki... há quase dois anos atrás!!! São tão bagunçados assim? Não sabem que fiz a troca numa concessionária deles? E cadê a da Vulcan??? Me deram um presente que não posso receber? Assim fica fácil presentear sem gastar, né? Vou te contar viu? :evil:

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KIDMLIRONMAN
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Complicado!
Esta virada de ano com previsão de muita chuvas no sitio fiquei com medo de cair e encalhar no barro com a grandona, peguei minha XR 200 amarrei tudo e fui, viajar de moto a tempos não tinha aventura igual moto velha e pequena, recomendo para quem nunca fez e para quem tem medo, outra coisa e a humildade com os outros motociclistas de motos menores não percebemos mais com moto grande acabamos ficando alheios a isso, na ida fui no ritmo da margina (50-60) de pois Dutra e Fernão Dias ai começa a aventura sempre olhar nos espelhos procurando carretas e veículos rápidos que sofrimento estava andando forte (80-100), vibração, falta de potencia, vazamento de óleo, corrente precisando de óleo, baixa autonomia, farol fraco, banco duro, no caminho encontrei com uma turma de motos pequenas com mulheres pilotando foi legal se cumprimentamos e conversamos no pedágio valeu o passeio agora tenho certeza que tenho na VN900 a moto ideal só não pode ter barro, a quem fale nas big trails até são boas mais pesadas e pneu liso serve para nada no barro neste caso fica igual as motos custom , agora cansado depois das festas quero andar com a grandona de novo.
KIDML IRONMAN
rklein
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KIDMLIRONMAN escreveu:... que sofrimento estava andando forte (80-100), vibração, falta de potencia, vazamento de óleo, corrente precisando de óleo, baixa autonomia, farol fraco, banco duro...
kkkkk, Supra sumo da sofrência :mrgreen: eu não tenho mais coragem de pegar uma moto com menos de 600 CC, nem em estrada nem em avenidas. Considero torque e potencia como item de conforto e principalmente segurança.

E que beleza a previsão do tempo para Gothan City essa semana, até sexta não há previsão de chuva, faz tempo que não sei o que é um dia sequer sem chuva, quanto mais 5 dias inteiros. Rodar com moto limpa então nem se fala. :lol:

O ruim é que a danada volta no sábado e domingo :cry:

Que inveja dos camaradas motociclistas de Lima - Perú, lá nunca chove... e não falta água!!!
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rklein
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Até que a diferença de consumo do ultimo tanque das duas (Vulcan e V-Rod) em que metade foi gasto rodando juntas na estrada e a outra metade se alternando indo para o trampo não foi tão grande assim, a Vulcan fez 19,3 km/l e a V-Rod 16,4.

A média da Vulcan está em 19,0 e da V-Rod em 15,3. Já os ultimos 10 abastecimentos, 18,0 e 15,1 respectivamente.

Hoje vinha eu na V-Rod numa rua toda remendada de pista simples já perto de casa, sossegado, seguindo o transito, uns 30 km/h, quando de repente duas motos 125 cc, uma de cada lado, colam do meu lado, quase que levanto as mãos e me cago todo, aí um dos felas fala : "bela moto, aí sim" e o outro completa "Aí sim mesmo", e seguiram em frente pela contra mão! Que susto! Pensei que ia perder Vera Fischer :(
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KIDMLIRONMAN
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Fosse a Ninja já era, agora estas motos custom são desajeitadas pesadas enormes , existe roubos mais o furto ainda e o maior perigo.
KIDML IRONMAN
rklein
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Eu até estava em duvida se foi tentativa de assalto, mas a opinião do pessoal do trampo e do grupo do ZapZap é que olhando por trás, os vermes acharam que era um speed e resolveram faturar, mas quando encostaram e viram que era uma Custom, e para sacramentar, HD, desistiram da empreitada.

Custom e HD estão para os ladrões como alho e água benta estão para os vampiros :mrgreen:

Speed é mesmo tampa de caixão, alegria das funerárias, vade retrus :evil:
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rklein
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Hoje eu acho que encontrei uma explicação do porque a média de consumo de Suzana Vulcan Vieira em algum momento aumentou de 20 km/l para 19 km/l.

Após eu mudar os pneus para dois de maior diâmetro, o hodômetro, enganado pelo pneu (dianteiro) maior, passou a marcar menos kms do que marcava antes com o pneu original menor, e aí mesmo ela continuando consumindo a mesma coisa e rodando os mesmos km de antes, o denominador do calculo litros/km rodados, diminuiu, e daí a explicação que me parece mais lógica.

Por exemplo, se antes para ir e voltar do trampo o hodômetro registrava 60 km, agora pode estar registrando algo como 57 km, e o que era, por ex numa semana de 5 dias, 300 km/15 litros=20 km/l, após a troca, continuo rodando os mesmos 300 km, mas o hodômetro só marca 285 km, aí vai dar 285 km/15 litros = 19 km/l... :roll: Será?

Essa linha de raciocínio, de que aumentar largura e diametro do pneu altera tambem o velocimetro, que passa a registrar menos km/hora, bate com a impressão de um colega meu, que me disse que depois que trocou o pneu original da XJ6 dele por uma maior, ele acha que a velocidade maxima dele diminuiu, se antes ele chegava a uns 220 km/h agora mal chega a 210.

Falei pra ele, que além dele ser maluco de correr tanto, que ele deve estar chegando na mesma velocidade de antes, apenas o velocímetro dele é que passou a marcar menos por causa dos pneus maiores. Se bem que ele trocou apenas o traseiro, e o velocímetro deve estar conectado a roda dianteira... Será que no caso dele é a roda "pesando" e o motor não dar conta?
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JocaMartins
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Caro Rklein,

Para ter uma final de velocidade maior o que se faz, é conta matematica...

Você tem um pinhão com o diametro X e a coroa com o diamento Y, você faz a conta matematica e chega a um resultado, de fabrica. formula de matematica.

Se sua coroa for menor do que a original, você terá uma final maior mas perde torque

Se sua cora for maior do que a original, você terá uma final menor mas terá muito torque.

Mas você não mexeu na coroa e nem no pinhão, onde deve estar o calculo de km para o seu velocimetro, a unica coisa foi o diametro do pneu. Então você ira ter no velocimetro uma medida ireal, se você antes tinha uma medida de km 50 e hoje você faz o mesmo percurso e tem 53 km, vc só acresceu na medida final, além disso acreceu um peso maior e vai forçar um pouco mais a coreia.

Podendo diminuir a vida util desta peça.

Espero ter ajudado ....

Bele ...
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