Essa idéia eu já tinha comentado por aqui, mas pendei em usar eletromagneto ou solenoide ou algo parecido, pois quando trabalhei com TELEX, tinha uns pequenos que faziam o serviço de travar o teclado, mas era bem leve, pra puxar a alavanca de cambio precisa de um mais potente. O acionamento seria na propria alavanca porém, um uma micro chave, a que tem nas motos mais novas poderia ser usada, ao invés de desligar o circuito de partida faria essa função.Russo escreveu: Depois soube que ele estava desenvolvendo para a moto um sistema para acionamento do câmbio no punho esquerdo, através de botões que acionavam dois êmbolos, que eram dois acionadores automáticos (bendix) de motor de arranque de Opala, que funcionam com 12 V, são pequenos mas tem força mais que suficiente para acionar o câmbio da moto.
Só não pensei ainda como trocar as marchas, poderia ser um motor de passo (potente também) o tipo usado em computador não teria força. Talvez o mesmo componente elétrico (eletromagneto ou solenoide) pude-se fazer esse papel, mas penso que teria que ter 2, uma pra baixar as marchas e outro pra subir, e onde colocar, pois dependendo do tamanho pode ocupar muito espaço dentro da tampa lateral.