Adaptação de câmbio

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Russo escreveu: Depois soube que ele estava desenvolvendo para a moto um sistema para acionamento do câmbio no punho esquerdo, através de botões que acionavam dois êmbolos, que eram dois acionadores automáticos (bendix) de motor de arranque de Opala, que funcionam com 12 V, são pequenos mas tem força mais que suficiente para acionar o câmbio da moto.

Imagem
Essa idéia eu já tinha comentado por aqui, mas pendei em usar eletromagneto ou solenoide ou algo parecido, pois quando trabalhei com TELEX, tinha uns pequenos que faziam o serviço de travar o teclado, mas era bem leve, pra puxar a alavanca de cambio precisa de um mais potente. O acionamento seria na propria alavanca porém, um uma micro chave, a que tem nas motos mais novas poderia ser usada, ao invés de desligar o circuito de partida faria essa função.

Só não pensei ainda como trocar as marchas, poderia ser um motor de passo (potente também) o tipo usado em computador não teria força. Talvez o mesmo componente elétrico (eletromagneto ou solenoide) pude-se fazer esse papel, mas penso que teria que ter 2, uma pra baixar as marchas e outro pra subir, e onde colocar, pois dependendo do tamanho pode ocupar muito espaço dentro da tampa lateral.

Imagem
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

A grande maioria das motonetas atuais tem cambio automatico, seria mais facil (ou menos trabalhoso) adaptar esse sistema ou um cambio desses na moto?
Inclusive a Burgman 400cc(motor com cilindrada alta) tambem é cambio automatico.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

BetoCB escreveu:A grande maioria das motonetas atuais tem cambio automatico, seria mais facil (ou menos trabalhoso) adaptar esse sistema ou um cambio desses na moto?
Inclusive a Burgman 400cc(motor com cilindrada alta) tambem é cambio automatico.
São sistemas completamente diferentes. As motos usam câmbio sequencial com engrenagens permanentemente acopladas, integradas ao bloco do motor e os Scooters usam câmbio CVT com polia e correia, separado do motor.

Câmbio de Moto:
Imagem

Câmbio de Scooter:
Imagem

A única moto que eu conheço que usa motor de moto e câmbio de Scooter e a Ridley (EUA), mas isso só e possível porque ela usa motores similares aos das Harleys, que tem a caixa de marchas separada do motor.

Imagem

No caso do Kamerad WGIL ssa adaptação seria muito cara e complicada, pois a moto dele é uma CB 360, com configuração padrão(caixa integrada ao bloco do motor).

Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

HEHEHE essa foto aí é a solução mais barata.. hehhe :lol: :lol: :lol:
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

WGIL escreveu:Caro Neto:Sou deficiente físico, (perna esq amputada parte inferior - uso prótese) e tive 1 problema semelhante para usar 1 Honda CB 360. Descobri a alavanca de cambio da Turuna, com sistema de calcanhar como foi dito pelos colegas( é só verificar se o eixo é da mesma espessura ou se deva ver alguém ( soldador)para serrar e soldar nos dois lados e está resolvido seu problema ...
Bem, existe outra solução que a tempos venho pensando na possibilidade e gostaria de ver se alguém teria alguma sugestão:
1) - Usar o sistema das lambreta ou Vespas, (cambio manual), através do punho e sistema de cabos e capas. Teria de encontrar alguém com habilidade para fazer e instalar tudo, o que não é tão difici. Viável é, pois funciona e muito bem nas lambretas e vespas, até hoje e continua funcionando...
2) - Um outro sistema que esse sim, tenho duvidas e gostaria de sugestões e auxilio e seria mais adequado para as motos que fazem somente o movimento de subir e descer, para mudar a marcha: Se fosse elétrico, com 2 botões, teclas e que cada um acionasse 1 pistão, embolo,(com acionamento por eletricidade, na moto, 12 Volts) e que este estivesse em contato com a alavanca das marchas, pedal, acionando para cima e para baixo, efetuando as machas? Isso seria possível? Creio que sim apenas não tenho conhecimento de eletricidade o suficiente para saber como seria isso. Alguém que sabia poderia dar sugestões sobre isso e de repente, patentear a ideia?
Bem, fica ai a sugestão. Tenho interesse proprio nisso, para meu uso e aguardo por opiniões sobre o assento e ficaria muito grato para qualquer sugestão. Abraços WGIL
Acho que a solução mais fácil... seria um cambio suicida... e ainda pode dar um estilo legal na moto... pode ser igual ao postado anteriormente, que usa inclusive um manete de embreagem na alavanca...

ou um destes:

CAMBIO NA MÃO DIREITA... DAÍ USA A EMBREAGEM NORMALMENTE NA OUTRA MÃO
FONTE:http://customland.blogspot.com.br/2013/ ... obber.html
FOTOS:
Imagem

Imagem

Imagem


uma virago:
Imagem

ps: cros olha onde o cara colocou a chave de ignição da moto
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

rafaeladvogado escreveu: ps: cros olha onde o cara colocou a chave de ignição da moto
Se não me falha a memoria (nem olhei fotos) acho que a chave fica ali mesmo, mas as bobinas sim, ficaram re-alocadas...
Imagem
Responder