Bolha ou pára-brisa

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Demo
Mensagens: 218
Registrado em: 12 Nov 2008, 13:58
Localização: Curitiba

Quando eu coloquei a bolha na minha mirage o cara disse que a 100/110Km/h o vento que bate no peito exerce uma força de aproximadamente 10Kg, imagina ficar uma, duas horas suportando isso, não é nada confortável. Depois da viagem pra Barra Velha (minha primeira com mais de 80Km) fiquei com uma dor terrível no braço, resultado de todo esse vento.

Pois bem, depois que coloquei a bolha, percebi:

- Melhora notávelmente a aerodinamica, vc anda mais rápido consumindo menos gasolina, além disso a moto fica mais estável e dá mais conforto na estrada.

- Gera uma turbulência no capacete que até onde eu sei, é normal e se resolve com uma bolha maior, que jogue o ar pra cima do capacete, mas na mirage, uma bolha muito grande fica feia e desproporcional. Também percebi que essa turbulência no capacete aumenta com garupa, não sei pq, talvez a ciência explique... hehehe
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

Demo escreveu:- Melhora notávelmente a aerodinamica, vc anda mais rápido consumindo menos gasolina, além disso a moto fica mais estável e dá mais conforto na estrada.
Isso é psicologico.
Ja foi comprovado que colocando bolha vc almenta a area frontal, almentando a força de arraste.
A moto anda menos e bebe mais.
Mas antes a bolha tomando vento do que eu. hehehe.
O conforto eu concordo.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
Demo
Mensagens: 218
Registrado em: 12 Nov 2008, 13:58
Localização: Curitiba

Vegasus escreveu:
Demo escreveu:- Melhora notávelmente a aerodinamica, vc anda mais rápido consumindo menos gasolina, além disso a moto fica mais estável e dá mais conforto na estrada.
Isso é psicologico.
Ja foi comprovado que colocando bolha vc almenta a area frontal, almentando a força de arraste.
A moto anda menos e bebe mais.
Mas antes a bolha tomando vento do que eu. hehehe.
O conforto eu concordo.
Aí eu descordo, dependendo do tamanho e da inclinação da bolha, ela pode tanto ajudar, diminuindo o arrasto, como prejudicar, aumentando o arrasto. Cada caso é um caso, não dá pra generalizar. :wink:
Marcio Feitosa
Mensagens: 72
Registrado em: 07 Jun 2009, 01:31
Localização: Fortaleza

Prezados,

Quero colocar uma bolha ou para brisa, na minha mirage 250 2010 (que ja paqei e ainda nao recebi).. Qual o melhor modelo, marca etc.. Prefiro uma que eu no peque vento( Acho que seria um medio ou alto?)

Sds
Marcio
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Marcio, uma bolha média já resolve alguns problemas. E lembre-se que se usar uma alta, ela irá interferir em sua visão, então precisará estar sempre limpa.
Uso uma bolha da Custom Klein, mas o modelo da sua deverá mudar um pouco, devido aos pontos de fixação. A minha é fixada nas laterais e no farol da 2010 a fixação é sob o farol. Acredito que você poderá usar modelos universais que são fixados no guidão.
Imagem
Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
Contato:

A minha tem um modelo pequeno, mas essencial... Tirei a bolha estes dias atras enquanto colocava led's no painel e tive que pegar pista enquanto estava sem o para brisa. Caraca, como é ruim ficar sem ela na frente, já achava ruim o vento com ela, sem ela então é impossivel.

A marca da minha eu não sei, mas vi uma igual a ela em uma concessionária da Suzuki aqui de Campinas, em frente ao taquaral. A unica diferença é que a minha é transparente e a que eu vi era fumê.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Vegasus escreveu:
Demo escreveu:- Melhora notávelmente a aerodinamica, vc anda mais rápido consumindo menos gasolina, além disso a moto fica mais estável e dá mais conforto na estrada.
Isso é psicologico.
Ja foi comprovado que colocando bolha vc almenta a area frontal, almentando a força de arraste.
A moto anda menos e bebe mais.
Mas antes a bolha tomando vento do que eu. hehehe.
O conforto eu concordo.
O efeito da bolha para a melhora do coeficiente aerodinâmico não é "psicológico". O aumento da área frontal com o uso da bolha é muito pequeno ou nulo já que o cálculo é feito pela projeção do objeto num plano perpendicular à direção do movimento. Sendo assim, colocando o pára-brisa ou bolha você esta apenas mudando a inclinação desta área, já que dificilmente uma bolha vai ocupar mais área que a do corpo do piloto. Uma das variáveis no cálculo do coeficiente aerodinâmico é a inclinação do plano da área frontal e quanto mais inclinado este plano melhor a aerodinâmica, portanto, a bolha ajuda e bastante na melhora do coeficiente aerodinâmico.
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

jbrigagao escreveu:O efeito da bolha para a melhora do coeficiente aerodinâmico não é "psicológico". O aumento da área frontal com o uso da bolha é muito pequeno ou nulo já que o cálculo é feito pela projeção do objeto num plano perpendicular à direção do movimento. Sendo assim, colocando o pára-brisa ou bolha você esta apenas mudando a inclinação desta área, já que dificilmente uma bolha vai ocupar mais área que a do corpo do piloto. Uma das variáveis no cálculo do coeficiente aerodinâmico é a inclinação do plano da área frontal e quanto mais inclinado este plano melhor a aerodinâmica, portanto, a bolha ajuda e bastante na melhora do coeficiente aerodinâmico.
:shock: :shock: :shock: :shock:

O João é o Cara!!!! :wink:
Paulo Moura
JR Casareggio
Mensagens: 183
Registrado em: 17 Abr 2008, 16:18
Localização: São Paulo

[/quote]

:shock: :shock: :shock: :shock:

O João é o Cara!!!! :wink:[/quote]


O João é dono do Discovery, mano!!!! rsrsrsrsrsr

:lol: :lol: :twisted:
VIRU´S Pirituba Custom!!

883R ("R" de ROCK!!!!)

SELVA!!!!

Agora secando o suvaco!!!!!
polaka
Mensagens: 439
Registrado em: 25 Jul 2008, 11:23

kkkkkkkkkkkk
Viagem longa - SP/GO/DF- Dezembro
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... highlight=

Ditado custom: Quando morrer quero ser cromada!!!!

ISRA # 30842
Responder