Bolha ou pára-brisa

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
pmachado
Mensagens: 143
Registrado em: 05 Abr 2009, 19:06
Localização: Brusque

jbrigagao escreveu:
O efeito da bolha para a melhora do coeficiente aerodinâmico não é "psicológico". O aumento da área frontal com o uso da bolha é muito pequeno ou nulo já que o cálculo é feito pela projeção do objeto num plano perpendicular à direção do movimento. Sendo assim, colocando o pára-brisa ou bolha você esta apenas mudando a inclinação desta área, já que dificilmente uma bolha vai ocupar mais área que a do corpo do piloto. Uma das variáveis no cálculo do coeficiente aerodinâmico é a inclinação do plano da área frontal e quanto mais inclinado este plano melhor a aerodinâmica, portanto, a bolha ajuda e bastante na melhora do coeficiente aerodinâmico.
Quisso?????? :shock: :shock: :shock: :shock:
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Isso é para detonar a clássica visão de uma oficina, onde só via-se pôster de mulher pelada na parede.
Na oficina do Brigagão deve ter Tabela Periódica de Elementos, Diagrama de Spins, Vista Explodida da Discovery, Figuras de Lissajous, Série de Fourrier e mais um monte de coisinhas interessantes... 8)

Portal de entrada do Paraíso dos Engenheiros e Técnicos :shock:

Valeu Brigagão !!!
Imagem
Demo
Mensagens: 218
Registrado em: 12 Nov 2008, 13:58
Localização: Curitiba

jbrigagao escreveu:O efeito da bolha para a melhora do coeficiente aerodinâmico não é "psicológico". O aumento da área frontal com o uso da bolha é muito pequeno ou nulo já que o cálculo é feito pela projeção do objeto num plano perpendicular à direção do movimento. Sendo assim, colocando o pára-brisa ou bolha você esta apenas mudando a inclinação desta área, já que dificilmente uma bolha vai ocupar mais área que a do corpo do piloto. Uma das variáveis no cálculo do coeficiente aerodinâmico é a inclinação do plano da área frontal e quanto mais inclinado este plano melhor a aerodinâmica, portanto, a bolha ajuda e bastante na melhora do coeficiente aerodinâmico.
Viu Vegasus? Eu te disse, eu te disse... hehehehehe

Só precisava de alguém com embasamento científico pra confirmar... :wink:
pmachado
Mensagens: 143
Registrado em: 05 Abr 2009, 19:06
Localização: Brusque

Olha, essas coisas aí de coeficiente aerodinâmico e diabo a quatro aí eu nao entendo, mas agora que a colocação de uma bolha na minha pretinha melhorou bastante a pilotagem isso é verdade.

apesar de ser uma bolha pequena dá pra sentir que a força do vento contra o peito é bem menor,melhorando bastante a pilotagem!!
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

Demo escreveu:
jbrigagao escreveu:O efeito da bolha para a melhora do coeficiente aerodinâmico não é "psicológico". O aumento da área frontal com o uso da bolha é muito pequeno ou nulo já que o cálculo é feito pela projeção do objeto num plano perpendicular à direção do movimento. Sendo assim, colocando o pára-brisa ou bolha você esta apenas mudando a inclinação desta área, já que dificilmente uma bolha vai ocupar mais área que a do corpo do piloto. Uma das variáveis no cálculo do coeficiente aerodinâmico é a inclinação do plano da área frontal e quanto mais inclinado este plano melhor a aerodinâmica, portanto, a bolha ajuda e bastante na melhora do coeficiente aerodinâmico.
Viu Vegasus? Eu te disse, eu te disse... hehehehehe

Só precisava de alguém com embasamento científico pra confirmar... :wink:
Eu descordo.
Observe o que foi comentado no comparativo entre as bandit com semi carenagem e pelada.
http://www.motonline.com.br/testes/test ... t650n.html

"Só por curiosidade, para quem pensa nas versões nua ou vestida, a Bandit 650S foi mais lenta na velocidade máxima, atingindo 212 km/h, o que considero desprezível e pode ser determinado por condições diferentes de vento e altitude. É fantasiosa a idéia de que carenagem melhora a penetração aerodinâmica a ponto de determinar maior velocidade, porque o elemento humano em cima da moto representa um tremendo problema de arrasto. Além disso o aumento da área frontal elimina qualquer eventual vantagem aerodinâmica em motos dessa potência. O consumo também foi ligeiramente pior, fazendo médias entre 14,1 e 18,3 km/litro, também desprezível. Só citei porque eu sei que alguém vai perguntar!"

Observe que ele ja fala que em motos de pouca potencia como a bandit a semi carenagem ja atrapalha, imagina na Mirage que tem um menos de um quarto da potencia e pesa o mesmo tanto.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

Putz, qta informação importante!

To qse pegando minha Trudinha e com certeza pretendo colocar um parabrisa o qto antes, pois vou pegar mto estrada. Esse tópico tá mto bom!

Agora eu tenho outras 2 dúvidas pra quem manja aí de aerodinâmica e pra quem tem experiência com motocas:
- Será q se fizermos pequenos furos (talvez dois ou no máximo quatro) no parabrisa, na área de contato com o vento (porém não bem no meio. Mais próximo das bordas...) não diminuiria o arrasto, já que o vento teria onde passar?
- Será q se colocarmos algum objeto, ligeiramente pontiagudo, na frente do parabrisa (não grande, pra ficar mais discreto e com a ponta um pouco arredondada, pra evitar acidentes. De repente, até, de borracha...) não cortaria o vento mais fácil, diminuindo o atrito do parabrisa com o ar?

Entenderam minhas dúvidas? Ficou confuso né! rs... :roll: Bom, qq coisa eu tento desenhar :lol:

Abraços!
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

tigdias escreveu:Putz, qta informação importante!

To qse pegando minha Trudinha e com certeza pretendo colocar um parabrisa o qto antes, pois vou pegar mto estrada. Esse tópico tá mto bom!

Agora eu tenho outras 2 dúvidas pra quem manja aí de aerodinâmica e pra quem tem experiência com motocas:
- Será q se fizermos pequenos furos (talvez dois ou no máximo quatro) no parabrisa, na área de contato com o vento (porém não bem no meio. Mais próximo das bordas...) não diminuiria o arrasto, já que o vento teria onde passar?
- Será q se colocarmos algum objeto, ligeiramente pontiagudo, na frente do parabrisa (não grande, pra ficar mais discreto e com a ponta um pouco arredondada, pra evitar acidentes. De repente, até, de borracha...) não cortaria o vento mais fácil, diminuindo o atrito do parabrisa com o ar?

Entenderam minhas dúvidas? Ficou confuso né! rs... :roll: Bom, qq coisa eu tento desenhar :lol:

Abraços!
Cara, não tem como, fazendo isso não vai ajudar nada.
Se quer por bolha ponha pois o conforto é otimo.
Mas se vc tem uma intruder 125 eu acho que seria só estetica pq a moto não anda tanto assim pra precisar de proteção contra o vento frontal.
Alem do que vc tem de concordar comigo que a intruder tem um "ar" mais choper e não classico. Então não acho que parabrisa combine com o estilo dela.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

Vegasus escreveu:
Cara, não tem como, fazendo isso não vai ajudar nada.
Se quer por bolha ponha pois o conforto é otimo.
Mas se vc tem uma intruder 125 eu acho que seria só estetica pq a moto não anda tanto assim pra precisar de proteção contra o vento frontal.
Alem do que vc tem de concordar comigo que a intruder tem um "ar" mais choper e não classico. Então não acho que parabrisa combine com o estilo dela.
Ah, cara, eu acho que o parabrisa ajuda na Intruder sim, hem!? Temos vários relatos aqui no fórum. A galera aqui q tem a Trudinha e pega bastante estada diz q ela pode passar dos 100~110 Km/h. O que eu particularmente acho que já deve dar uma canseira na estrada, se pegar aí mais de 1:30 de estrada (o q, com certeza, eu farei!).

Concordo contigo que ela tem um ar mais chopper, mas acho na verdade que é bem customizável tb. Trocando o guidom por um mais custom, o banco por um pouco mais largo e com o garupa mais alto (e mais confortável, é claro), colocando Sissy-bar e parabrisa e ela fica totalmente custom. Agora alongando a bengala, abaixando-a um pouco atrás e colocando um guidon mais para t-bar, acho q ela fica totalmente chopper.

Eu vi uma trudinha com parabrisa, protetor de motor e sissy-bar e achei q melhorou 75%. ficou show!

Bom, na verdade, as minhas idéias foram justamente pensando em compensar a pouca potência (normal de uma 125) mexendo um pouco na aerodinâmica.

Será que essas alterações que citei não ajudariam um pouco, seja lá qual motor em questão?

Abraço
Avatar do usuário
Bon Jovi
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jan 2009, 20:03
Localização: Valinhos

Galera, seguinte...

To pensando em colocar uma bolha (para brisas) na minha 535...
Quem tem recomenda...?? Melhora pra pilotar mesmo?? Algum modelo expecifico fica melhor na Virago??

Abraços...
balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Bon Jovi escreveu:Galera, seguinte...

To pensando em colocar uma bolha (para brisas) na minha 535...
Quem tem recomenda...?? Melhora pra pilotar mesmo?? Algum modelo expecifico fica melhor na Virago??

Abraços...
Também vou colocar na minha Mirage, um cara que tem disse que pra viajar é a melhor coisa que tem, agora, no verão pra andar na cidade acho que não tem necessidade. Abs
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
Responder