Farol, Lanterna & Pisca

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

jirschik escreveu:Existem relés de pisca que funcionam seguindo o conceito do par-bimetálico, que são duas chapas de materiais diferentes e com dilatações diferentes. Nesses tipos de relés, a potência da lâmpada influencia na frequência das piscadas. Uma solução seria a troca por um relé eletrônico, que é mais caro, mas imune a esses problemas. A frequência da piscada é regulada por transistores, capacitores, circuitos integrados, etc.

Nunca usei destas lâmpadas feitas com leds. Mas se são LEDs (Light Emmiting Diode), são polarizados, salvo algum circuito extra dentro dessas lâmpadas. Se são polarizados, os leds não acenderão se estiverem com a polaridade invertida. Ímagina-se que o negativo esteja ligado ao soquete da lâmpada, e o negativo no terminal central da lâmpada. Mas isso só irá funcionar se o rabicho da lanterna estiver corretamente ligado ao chicote.
Obrigado pela explicação jirschik, vou procurar um eletricista de confiança.
Ac.
Douglas
Moraum
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Mar 2011, 22:31
Localização: São Paulo
Contato:

Mas a duvida persiste!
Onde comprar aki no Brasil um farol duplo?
Alguem sabe?

Grato...
- Honda CB450 Bobber -
http://moraum.blogspot.com/
edu.ramos
Mensagens: 82
Registrado em: 25 Jan 2011, 20:41
Localização: David Canabarro

Seguinte pessoal, sou técnico em eletrônica, portanto tenho conhecimento em elétrica também. Minha dúvida é quanto ao nível de luminosidade dos faróis. Faróis de motos siferentes com o mesmo tipo de lâmpada tem uma luminosidade diferente, a mesma lâmpada em uma moto clareia super bem, em outra não tem jeito de clarear. A minha está mediana, porém gostaría de aumentar um pouco mais a luminosidade, porém penso que a diferença esteja mesmo na concepção do farol, que nas motos mais novas aproveita melhor o faxo de luz, neste caso não tem jeito mesmo. Alguém com alguma solução ninja para o caso?
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Edu, minha Mirage veio com uma lâmpada original de 35/35W. Troquei para uma comum de 55/60W e a diferença foi muito boa. Depois coloquei uma Cool Blue de 55/60W e ficou ainda melhor. A Cool Blue queimou e voltei a usar uma comum de 55/60W. Mas está ruim e o motivo é que o refletor é de plástico e já apresenta algumas bolhas devido ao aquecimento das lâmpadas de 55/60W que usei.

Então, comprei um farol redondo "de milha" usado em carros, caminhonetes. Este farol é metálico, com lente de vidro e tenho certeza que irá iluminar muito mais.

O que você pode tentar fazer que é mais prático é instalar uma lâmpada com temperatura de cor maior, como a Cool Blue. Se estiver pensando na possibilidade de instalar faróis auxiliares, avalie bem as potências das lâmpadas e se o retificador aguentará e o alternador será capaz de fornecer energia para alimentar o sistema. Procure no manual da Marauder a capacidade de fornecimento de carga do alternador em função da rotação (W à 'n'RPM).
Imagem
edu.ramos
Mensagens: 82
Registrado em: 25 Jan 2011, 20:41
Localização: David Canabarro

Não, definitivamente não irei instalar faróis auxiliares, nem o retificador, nem a bateria aguentariam. Coloquei lâmpadas 99/100W mas também me preocupa o aquecimento. Vou experimentar polir o refletor, se conseguir, também pretendo puxar um cabo direto da bateria para alimentação e colocar um relé. A lâmpada que tenho não é a Cool Blue, mas é dessas de temperatura mais baixa.
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Na minha antiga motoca eu tb coloquei uma lampada mais forte e acabou derretendo o bloco que era de plástico

Imagem

A solução foi colocar o bloco e a lente da YBR 2006, bloco de ferro e lente de vidro! foi necessario algumas adaptações, mas nada de mais, tive que furar o bloco para colocar a meia luz e travei o bloco com 3 pedaços de raio de moto...

Imagem

Fotos copiadas do site Vbladers, do qual eu fazia parte... :D
Imagem
Avatar do usuário
jfreitas89
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:47

Galera , alguem tem o esquema de como colocar o farol da Twister na mirage 250 ???
Algum explicativo ????

Abraços !!!! :D
Moto: Kasinski Flash 150 "General LEE"/ Mirage 250 2006 "CORVO"
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Freitas, será que não vale à pena trocar a peça inteira, assim como eu expliquei acima? Se não me engano, o refletor do farol da twister serve na Mirage, mas não cheguei a ver isso.
Imagem
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Semana passada precisei pegar estrada a noite com a minha sombra e resultado, constatei q preciso melhorar a luz do farol dela... Alguém já fez?!
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Você já deve estar com uma lâmpada 55/60W. Então, a CoolBlue da mesma potência deve melhorar um pouco.

Para melhorar ainda mais, tem o Xenon, mas tem que se limitar à temperatura de cor da luz que é aprovada.

Se precisar de mais, pode instalar faróis auxiliares mas neste caso precisa usar com cautela, pois ele consome energia extra e, como nosso amigo Américo, ficar "na mão" na hora de dar partida no motor depois de ter dado uma volta à baixa velocidade no bairro. Faróis auxiliares devem ser usados na estrada, quando o gerador está trabalhando no máximo e desligar o farol um pouco antes de parar a moto.
Imagem
Responder