Acendedor de cigarro, USB e performance da bateria

Projetos de customização e acessórios

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Hardman
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Registrado em: 16 Mai 2010, 21:02
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Bom dia!!

Estou instalando um acendedor de cigarros na minha Shadow 750.
Minha dúvida é se eu utilizar uma extensão com 3 saídas + usb (como essa abaixo), se eu estiver rodando com todas as saídas dessa extensão em funcionamento (ex. GPS e recarregando celulares ao mesmo tempo), poderia gerar algum problema ou detonar a carga da minha bateria??
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Outra dúvida aos felizes proprietário de Shadow 750: onde vocês me sugeririam que eu colocasse essa extensão, porque ela teria que prover fácil acesso, e ao mesmo tempo se proteger de chuva e não ficar muito chamativa (complexo, não?)??

Obrigado desde já.
Abraços. :)
Álvaro Hardman

Rio de Janeiro, RJ
jirschik
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Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Caramba! Tu vai precisar de todas essas tomadas mesmo!? Tudo ao mesmo tempo? 1 GPS + 1 TV + 1 carregador de celular + 1 bomba de encher pneu ?

Hehehehe...

Tenho certeza que se ligar muitas coisas, vais comprometer o retificador e alternador. A bateria descarrega, mas depois ela se carrega novamente. Mas o retificador não deve ter "power" para tudo isso se tiver mais algum farol auxiliar, por exemplo. Precisa calcular a potência que todos os carregadores vão consumir e verificar no manual do proprietário, se há uma margem de potência de sobra. Por exemplo, um par de faróis auxiliares devem consumir uma potência de uns 110W (2 lâmpadas H3 de 55W cada).

Com relação à instalação eu fiz da seguinte forma: Instalei uma tomada no circuito elétrico da moto. Um "rabicho" como se fosse uma extensão elétrica usada em casa para ligar eletrodomésticos. Esse rabicho tem comprimento suficiente para alcançar o alforge lateral e assim os carregadores ficam protegidos dentro do alforge, assim como o GPS, quando eu não estou utilizando.

Tenho um colega que instalou uma tomada USB sob o tanque, bem próximo do banco. Ficou interessante, mas questiono com relação aos dias de chuva.
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dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
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Só lembrando que o consumo de qualquer dispositivo USB é de apenas 5W... nunca mais do que isso, tenho quase certeza...

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
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Hardman
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Mai 2010, 21:02
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Bomba de encher pneu? Putz! Eu sabia que havia esquecido de alguma coisa no meu planejamento... acho que vou precisar de duas extensões... :P
heheh

Obrigado pela ajuda! Coomo o Dan ressaltou, USB puxa em torno de 5w... e acho que celular e GPS puxam pouco da bateria.
Mas é bom eu fazer alguns cálculos porque pretendo colocar alarme e farol auxiliar.

Uma dúvida, jirschik: onde eu vejo a margem de potência de sobra da minha menina? Estou fuçando aqui o manual dela (Shadow750), na parte sistema elétrico.

A única coisa que refere à potência é o Alternador: 0,4kW/5000rpm. Isso significa que eu tenho 400W brutos "disponíveis"?? Daí reduzindo todos os itens que consomem (sistema de iluminação), eu tenho um valor que poderia ser usado (respeitando uma margem de segurança)??

É isso mesmo ou me enrolei todo?! heheh
Álvaro Hardman

Rio de Janeiro, RJ
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Hardman escreveu:...A única coisa que refere à potência é o Alternador: 0,4kW/5000rpm. Isso significa que eu tenho 400W brutos "disponíveis"?? Daí reduzindo todos os itens que consomem (sistema de iluminação), eu tenho um valor que poderia ser usado (respeitando uma margem de segurança)??...
A energia elétrica (E = P.t) gerada pelo alternador é gerada em função da velocidade em que gira o rotor (tem outras limitações, mas vamos dar foco nesta variável). Então, este alternador será capaz de gerar 400W de potência, quando o motor estiver à 5000rpm. Ou seja, em rotações menores, a potência gerada será menor. Quer um exemplo? Já viu como as luzes do farol ficam fracas e oscilantes quando o motor está em marcha lenta? Então, respondendo à sua pergunta, você está certo, desde que esteja com o motor à pelo menos 5000rpm, o que para uma custom, já é uma rotação média~alta.

Não lembro de ter visto valores de margem de segurança ou potência disponível para instalação de acessórios em motocicletas. Por uma questão comercial, o fabricante irá sempre te aconselhar a comprar e fazer a instalação de acessórios originais em oficinas da rede autorizada. Quando você vai na concessionária, dificilmente irá encontrar um "Farol Auxiliar Original da Honda" (até com o selinho!), pois isso é admitir que o farol original é fraco. Traduzindo: Dá-se um tiro no próprio pé! :wink:

Então a saída que vejo é conversar com amigos e consultar aqui no MotosCustom - por exemplo - quem já fez experiências ou medições práticas. Eu não instalo um farol auxiliar na Mirage (2x55W), pois tenho certeza que vou fritar o retificador e talvez até o alternador, que foram dimensionados para um farol original de 35W. Eu já uso uma lâmpada de 55/60W, então já estou no limite.

Há casos onde você pode reformar o alternador, aumentando a quantidade de espiras de fio, que irá induzir uma corrente maior e gerar mais potência elétrica. Mas adivinha de onde virá a energia extra para gerar essa energia elétrica extra? :?

Energia mecânica do motor, claro! Parte do que iria para a roda, agora irá para o novo alternador para gerar a energia elétrica extra que você quer. Menor potência mecânica nas rodas e maior consumo de combustível, pois você irá acelerar mais para manter a velocidade que sempre rodou. 8)
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Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Eu nunca tive sorte com esses tipos de "instalações" minhas baterias logo pediam arrego e uma vez chegou ate a queimar o retificador... :(

Mas espero que o seu dê certo e estou curioso para ver ele funcionando! :D
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Andrefox
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Registrado em: 24 Nov 2010, 00:22
Localização: Balneário Camboriú

Saudações aos companheiros de jornada...Eletricidade é assunto gostoso e divertido ao mesmo tempo em que classifico como "MUITO SÉRIO",considerando sempre as consequencias que podem ter alguns erros cometidos desde a instalação dos acessórios.Como técnico já há alguns anos,posso garantir que tudo deve ser planejado com a maior cautela,sempre buscando auxilio de profissionais conhecidos e acima de tudo "RESPONSÁVEIS" pela tarefa e pelos resultados dela também.Em baixa tensão como são os circuitos alimentados por bateria,os cuidados devem ser redobrados,sempre levando em conta que um simples esquecimento ou mau contato,pode até desencadear um princípio de incendio ou danos bem onerosos na bela máquina...Essa é minha primeira observação a todos,muita calma nesse planejamento. Ao inicair,pergunte-se sempre:O que ou quais aparelhos precisarei ligar ou levar nesta viagem?
Em geral,precisamos de uma tomada 12V,(com tampa pra nao molhar e oxidar os contatos internos)para que se possa conectar a ela um carregador de celular,(dá perfeitamente pra vc carregar um celular por vez,entre um trecho e outro de seu passeio,caso nao possa fazer isso antes de sair..Também é bom ter uma tomada extra p/ligar um Ipod,um MP3,ou mesmo um GPS,portanto,geralmente duas saídas 12V atendem a maioria das necessidades de um casal em viagem.Assim,peça ao instalador sempre fios paralelos de 2 ou 2,5mm(mais grossos,não esquentam caso o consumo seja meio elevado)e use sempre conectores de cobre vazados,que possam receber um parafuso em seu meio para um melhor contato elétrico.Se possível,depois de instalado o conector,complete sempre o bom contato soldando o local com solda de boa qualidade.Nada de "enrolar" fios vindos da bateria com os dedos e depois passar fita isolante "pra dar firmeza"...Isso nao garante nenhum bom contato,pois com o calor do motor ou na moto a fita isolante vai folgando e tb os fios de cobre se soltando do principal.Essa é uma "gambiarra porca" que muitos técnicos e curiosos fazem por aí a fora,pegam seu dinheiro e voce usa um tempinho,bem feliz,e de repente vai dando mau contato,tudo começa a se complicar.Contatos tem de ser firmes,secos,sem oxidações nem fraturas,nada de "cabelinhos de fio" pra segurar vários ampéres de corrente...Então,dê preferencia em parafusar nos bornes da bateria seu cabo de energia que vai até suas tomadas 12V...E não esqueça de pedir tb para por um fusível no caminho,em caso de um curto ou problemas no seu novo acessório,vc nao perde nem compromete sua instalaçao original da moto.Finalmente,use sempre o bom senso em eletricidade,nada de exageros tipo querer ligar um aspirador de pó ou um "secador de cabelos" pequeno... Prefira esperar um pouco mais pra usar seus confortos e nao arriscar os circuitos eletricos e eletronicos de sua moto com superaquecimentos desnecessários. Lembre-se que sua viagem ou passeio deve ser um momento de prazer em contato com a natureza que Deus lhe ofereceu e nao um dia de aborrecimentos.Me desculpem se fui repetitivo pois já devem ter postado muitas dicas semelhantes,até mesmo por colegas mais experientes.Mas a prevençao ainda é a melhor remédio. Grande abraço a todos no Forum,e ficamos sempre as ordens pra auxiliar no que for preciso. 8)
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Andrefox isso foi uma verdadeira aula!

:wink:
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DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
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Andrefox, isso foi realmente uma aula!! Já da pra chegar sabendo alguma coisa quando (e se) for instalar esses acessórios. Parabéns!! 8) 8)

Abraços!!
André

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pauloheman
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Mai 2010, 18:55
Localização: Blumenau
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Desculpem-me se postei no lugar errado, mas não achei nenhum tópico que se encaixasse no meu propósito.

Não considero um "problema elétrico", e sim uma "solução elétrica", hehe

vamos lá:

Há tempos que penso na comodidade de uma tomada na moto. Pra carregar o celular, pra ligar alguma gambiarra, enfim. Aqueles devaneios de "o que dá pra botar na moto pra melhorar?" que só quem tem moto custom sabe como é...

Eu tinha um GPS da Orange, o 350M, e funcionava muito bem até um problema elétrico que queimou alguma coisa no tal do cabo e não carregava mais o aparelho. Fiquei com aquele troço inútil na moto por algum tempo, e agora mudei: instalei uma TOMADA USB. Propriamente dita.

Já tinha visto isso na moto do Sky, na viagem a Foz do Iguaçú na Páscoa, mas confesso que não me senti muito seguro em fazer uma gambiarra com eletricidade quando a moto é meu único veículo e, costumeiramente, fica exposta a chuvas (como chove em Blumenau!!!).

Fuçando na internet, comprei um suporte para o meu celular (que tem GPS) impermeável (diz a lenda) e um cabo feito pra isso: ser uma tomada numa moto (ou num barco, que teoricamente, pega mais água que uma moto em Blumenau. TEORICAMENTE).

Enfim, vou parar de conversa e mostrar as fotos de como ficou:

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fixei a tomada na tampa lateral, entre o tanque e a bengala, de moto que ficou bem discreto e nem aparece.

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Aqui, a visão superior. Como tirei a foto agora há pouco (noite), o flash acabou ofuscando um pouco. Enfim, é uma tomada com uma robusta capa de plástico/borracha, bem firme e não abre sem a vontade de alguém que se esforce pra isso...

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Nesta foto, a visão geral: a tomada, discreta, e o suporte pro celular...


Comprei os dois equipamentos na Amazon.com, uma mistura de Buscapé e MercadoLivre gringo. Paguei algo em torno de 20 dólares na tomada (reforçada, com boa tampa, cabo longo e bem acabado) e uns 10~12 dólares no suporte. Enfim, contabilizando o frete, o custo total foi de cerca de 60~70 reais. Fiquei satisfeito com o resultado e o benefício.

A fiação foi ligada diretamente na bateria, ela carrega mesmo com a ignição desligada. Questão de tomar cuidado para não deixar nada pendurado muito tempo e descarregar a bateria. No entanto, como são só 5v, acho que precisaria de alguns dias de celular carregando para descarregá-la... :lol: :lol: :lol:


Como não ficou muito boa a foto da tomada em si, vou postar também uma só dela:

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Alguém tem outras idéias/projetos/instalações parecidos? Palpites? Opiniões?

Abraços a todos, e se quiserem os contatos dos vendedores ou dicas, é só mandar uma DM!
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