Customizações (reversíveis) by Russo

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerads:

Eu cheguei "ontem" no fórum e gostei do que ví.
O pessoal por aqui realmente curte o estilo e tem muito interesse por customização.

Então, se me permitem, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da experiência que adquiri nos últimos 6 anos customizando minhas motokas.

Ao longo desse tempo, acabei desenvolvendo um estilo que tornou-se uma espécie de marca registrada, eheheh... que é o de fazer transformações nas motos cuja principal característica é a reversibilidade, ou seja, a possibilidade de retornar, a qualquer tempo, com maior ou menor esforço, a moto ao seu estado original.

Tenho visto por ai muita customização feita sem critério, sem projeto, que acabam virando uma verdadeira salada-russa, cujo resultado tanto do ponto de vista visual qualto funcional é de de gosto meio duvidoso.

O meu método de customização é simles, emboa meio trabalhoso. Implica em primeiro lugar na definição do estilo. Eu faço a seguinte pergunta a mim mesmo: o que eu quero? Valorizar o visual ou valorizar o conforto?

Respondido isso, passo à fase seguinte que é a de pesquisa. Começo por uma pesquisa "visual" na internet, buscando fotos e especificações de motos parecidas com a que tenho em mente. Depois disso, desmonto a moto que vai ser transformada e estudo todos os detalhes necessários à fabricação da nova moto, dando muita atenção para a questão do encaixe e fixação das novas peças. Nesse ponto procuro preservar 100% da originalidade, para poder voltar a moto ao estado original sem dificldades, se assim desejar.

O próximo passo é a pesquisa dos materiais e acessórios que serão utilizados na customização. eu evito ao máximo comprar peças prontas, prefiro fabricar ou mandar fabricar tudo artesanalmente. Eventualmente compro algo pronto como um farol ou um mata-cachorro, mas sempre acabo reformando essas peças para deixá-las do jeito que eu quero.



Por último, passo à fabricação das peças e à montagem da moto. Esse processo é demorado, chego a levar uns 3 meses fabricando uma peça e, se concluir que o resultado não ficou bom, gasto outros 3 meses fabricando-a novamente.

É divertido pegar um encosto de cabeça de banco de carro, por exemplo, e transformá-lo num sissy-bar para o garupa ou num encosto ou apoio lombar para o piloto.

Da mesma forma, é interessante transformar uma carcaça de extintor de incêndio num suporte de velocímetro ou numa ponteira de escape, eheheh...

Ou então, transformar um par de "necesseires" da esposa num par de bolsas rígidas laterais.

No final das contas obtenho um produto único, diferente de tudo que se vê. As minhas motos customizadas parecem que não foram customizadas, pois acabam parecendo que saíram de fábrica daquele jeito, eheheh... muitaz vezes perguntam "que moto é?" e eu digo que é uma "série especial", eheheh...


E posso lhes garantir que, na ponta do lápis, o custo da brincadeira acaba saindo igual ou menos que uma customização de "boutique" ou de loja, eheheh...

(...continua)
" A smooth sea never made a skilled mariner "
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Russo escreveu: Tenho visto por ai muita customização feita sem critério, sem projeto, que acabam virando uma verdadeira salada-russa, cujo resultado tanto do ponto de vista visual qualto funcional é de de gosto meio duvidoso.
O Que eu entendo por custumização é o mesmo que personalização, ou seja, aquilo que tu deseja, contratar um decorador para mexer na casa não tem graça nenhuma, a não ser para o decorador que vai enfiar a faca na pessoa sem personalidade que contrata un serviço que ele não sabe o que quer...

Então, se o cara quer mudar sua moto e deixou aos meus olhos um gosto duvidoso, isso é pra mim, pra ele é o que ele desejava.

Sem falar no altissimo custo que é deixar nas lojas/oficinas de custumização...

sem resentimentos
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Russo tu é o Mac´givver das customizações..hehehe

quando puder posta fotos aí.. :wink:
Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

cros escreveu:
Russo escreveu: Tenho visto por ai muita customização feita sem critério, sem projeto, que acabam virando uma verdadeira salada-russa, cujo resultado tanto do ponto de vista visual qualto funcional é de de gosto meio duvidoso.
...Então, se o cara quer mudar sua moto e deixou aos meus olhos um gosto duvidoso, isso é pra mim, pra ele é o que ele desejava...
Ae kamerad cros:

Eu também pensava assim, mas com o tempo comecei a perceber que não é bem por aí... grande parte das customizações de estilo duvidoso, ou seja das motos mal customizadas, tipo "salada de estilos" na verdade não eram o que o cara "desejava" mas sim o que ele "conseguiu" fazer.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

É verdade, existe uma distância grande entre o que você quer e o que você pode...

Tinha uma Zing 150cc, tentei customizar ela, reformando e alterando, tinha idéia exata do que queria, depois de 1 ano, vendi a moto desmontada por uns trocados, não consegui...

A moto tinha muita coisa legal, marcador no tanque e etc... e depois de um monte de gente por a mão na moto vendi faltando peça e não consegui o que eu queria... perdi dinhiero e perdi a moto.

Daí comprei a Mirage, recentemente falei aqui no fórum de uma customização forte que quero fazer na minha, mas com exceção do Edu da Dunas que realmente tem me ajudado é muito difícil ir à frente com esse projeto... outra hora vou fazer um tópico com o que quero fazer para que vocês todos possam opinar e ajudar, mas não sei se vou conseguir fazer o que eu quero... :roll: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Essa discução é perigosa porque é muito pessoal.
Se eu quero a parede da minha sala verde vou contratar um pintor pra fazer.
Quando quiser customizar minha moto com certeza vou procurar algo que seja o mais próximo do meu desejo e mandar fazer. Se não tenho pra pagar não faço, se for fazer eu mesmo vai sair merd*, então não faço.

Se contrato e deu errado, reclamo.

O Russo é do ramo(acho), ou gosta de fazer isso. Eu gosto de gastar meu tempo em outras coisas, apesar de trabalhar com mecânica (não motos).

Não podemos julgar a personalização de uma moto. É pessoal e o dono da moto fez pra ele e não pros outros. O máximo que podemos dizer é se faríamos igual ou diferente. Mais nada.

Exemplo: Gostei do visual que ficou a moto do Cros sem o banco do carona, mas não faria na minha pelo preço de abrir mão do carona.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Vale o ditado né: "Gosto é igual bunda, cada um tem a sua", gosto é gosto, isso realmente não se discute... mas qualidade acho que podemos opinar, se fora aberto à opiniões...

Tem motos da OCC que eu acho feia pra caramba... mas é meu gosto, não a idéia da OCC, a qualidade deles, e etc que estaria comentando... :idea: :idea:

Mas, Russo não deixe de terminar o tópico, estou curioso para ver o resto.... rsrsrsr :arrow:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

rgallas escreveu: Exemplo: Gostei do visual que ficou a moto do Cros sem o banco do carona, mas não faria na minha pelo preço de abrir mão do carona.

A moto do Cross não tem banco pro garupa???e o que tem no lugar? nada? tem a foto da moto dele no forum?
Paulo Moura
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

rgallas escreveu: Exemplo: Gostei do visual que ficou a moto do Cros sem o banco do carona, mas não faria na minha pelo preço de abrir mão do carona.
Na verdade é basicamente o que o russo diz, reversivel, tirei o banco, mas é só um parafuso e ele está no lugar... e como não tenho o privilégio de ter UMA GarupA, então personalizei ao contrário... quem não tem, tira...

Se bem que num futuro eu quero transformar ela numa turing, mas pra isso teria que primeiro colocar os alforges de fibra e depois mudar o banco DA Garupa e o encosto, tipo Gold Wing,

mas isso num fututo muito distante, e até lá muita agua a de passar por baixo da ponte
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Moura escreveu: A moto do Cross não tem banco pro garupa???e o que tem no lugar? nada? tem a foto da moto dele no forum?
Estou esperando um momento (acho que nesse fim de semana) pra tirar uma foto dela no gramado da casa...
Imagem
Responder